Quantas vezes você já ouviu pessoas próximas a você dizerem que não está fácil lidar com as demandas do mundo moderno? Você também já deve ter pensado que parece que está mais difícil viver nos dias de hoje, como uma fase de videogame mais complicada que a anterior. Talvez não seja só uma impressão. Mais pessoas também perceberam isso e realizaram uma análise da conjuntura atual, a qual chamaram de mundo VUCA.

VUCA é um acrônimo de palavras exportadas da língua inglesa cujos componentes definem exatamente como o mundo se encontra atualmente. O fato é: nenhuma liderança, nem mesmo as de empresas grandes ou pequenas, estão, por si só, preparadas para lidar com esse mundo. Portanto, é necessário analisá-lo minuciosamente para conseguir desenvolver uma forma de sobrepuja-lo.

Nesta leitura, você entenderá melhor o que é essa análise, quando e porque foi realizada, além de conferir estratégias de como você também pode se preparar para enfrentar essa insustentabilidade do mundo. Confira:

Boa leitura! 

Mundo VUCA significado: afinal, o que é Mundo VUCA?

Em sua tradução literal, VUCA tem em sua construção de nome a primeira letra de quatro palavras bastante importantes e que ao longo do texto darão um enorme sentido à sua proposição. 

Pensando na volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade, esse termo foi construído na década de 1990 ainda no universo militar e pós-Guerra Fria para analisar cenários de possíveis ataques e, a partir daí, pensar e traçar planos de contingência para agir perante situações. Basicamente, a criação do termo VUCA surgiu para que fosse possível explicar a complexidade e as incertezas da situação geopolítica mundial.  

Entretanto, em um contexto mais atual (em específico, a partir de 2008) o mundo VUCA passou a ser utilizado no ambiente corporativo por conta da crise econômica. Sendo um conceito bastante comum no ramo dos negócios para definir a falta de previsão a curto e longo prazo que as empresas enfrentam até os dias atuais. 

Características do mundo VUCA

Explicaremos agora cada uma das letras que compõem o termo VUCA, dando ênfase às suas características.

Volatilidade (Volatility)

A volatilidade do mundo VUCA se refere ao fato de que o mundo está em constante movimento de mudança. Por conta de sua instabilidade cada vez maior, pequenas e grandes mudanças já se tornaram completamente imprevisíveis, uma vez que estão se tornando cada vez mais expressivas e acontecendo muito rápido. Por conta desses eventos estarem tomando rumos diferentes e incertos, determinar o que causa e quais são os efeitos de cada mudança está se tornando uma tarefa muito difícil. 

Dessa forma, a volatilidade se refere à velocidade em que as coisas se renovam e mudam — inclusive no ponto de vista profissional. Como se preparar para um mundo que, em pouco tempo, pode não precisar mais de você ou da sua função?

Incerteza (Uncertainty)

Cada vez mais, nota-se a dificuldade de prever quais serão as consequências dos eventos atuais e quais rumos eles tomarão. Uma famosa frase diz que a história costuma se repetir ao longo da existência humana, mas nem mesmo o que aprendemos com ela está sendo suficiente para nos ajudar a enxergar o que vem a seguir. Essa é a incerteza no atual mundo VUCA.

Assim, a incerteza desse mundo faz com que seja altamente difícil planejar uma rota de investimento, crescimento e desenvolvimento profissional. Como podemos construir nossa carreira e criar planos para nosso futuro em um mundo tão incerto?

Complexidade (Complexity)

Essa complexidade do mundo VUCA não indica que o mundo agora está mais complexo. Pelo contrário, ele sempre apresentou um grau de complexidade muito grande. Entretanto, em uma era digital pós globalização, a complexidade está mais nítida e evidente do que nunca! 

Problemas que antes, devido a uma visão de mundo local e limitada, não tinham tantas vertentes nem tantos impactos diferentes, agora se mostram expandidos por mais informação sob a ótica global. Conseguimos sentir o impacto de nossas ações aqui, em nosso país, mas também ao redor do mundo! Cada escolha implica em algo, que pode ser positivo e negativo.

Como conseguir compreender e tomar as ações corretas para impactar positivamente o mundo ao nosso redor?  

Ambiguidade (Ambiguity)

Por conta de toda a evolução tecnológica e o acesso à informação, coisas que antes pareciam ser bem definidas e pragmáticas, atualmente podem ser questionadas, indicando que a verdade absoluta está cada vez mais longe de ser uma realidade. Isso faz com que os limites se tornem mais difusos, levando à ambiguidade. Nada é o que realmente parece ser, e a ausência de definição por vezes leva à confusão e ao caos. 

Como estabelecer-se em um mundo cujas definições não são nítidas e sólidas? 

Quais consequências o Mundo VUCA apresenta para o mercado de trabalho?

É nítido que o mundo vive sob constante mudanças e dentro do mercado de trabalho essa realidade não é diferente. Com o avanço da tecnologia e as crises políticas e econômicas, é importante sempre se atentar às novas exigências que o mercado impõe. E acredite, elas são extremamente versáteis. 

Sendo uma via de mão dupla, os desafios para empresas e para pessoas colaboradoras são inúmeros, entre eles:

  • O surgimento e aparecimento repentino de cargos;
  • A obsolescência de alguns equipamentos e tecnologias;
  • A exigência por um número cada vez maior de competências;
  • A necessidade de dominar mais línguas estrangeiras;
  • A necessidade de desenvolver soft skills;
  • A importância de conhecer mais sobre geopolítica e cultura de outros países;

Entretanto, com o efeito imediato causado por grandes mudanças, é necessário ter em mente possíveis abordagens que possibilitem colocar você no eixo de “atualidades” novamente. Isso deve ser feito a partir da criação de estratégias para reagir rapidamente a essas situações, utilizando métodos para compreensão da realidade e análises.

Portanto, estar sob atenção imediata e buscar sempre capacitações disponíveis voltadas a áreas como as de liderança, logística e controle de crises pode ser uma saída interessante para fugir ou amenizar as consequências que o Mundo VUCA apresenta no mercado de trabalho.

Como administrar negócios e conduzir a liderança quando tudo que vimos até agora parece não ser mais suficiente? Continue lendo esse texto e vá anotando as dicas! 

Mundo VUCA: porque é importante entender e qual é o impacto no pós pandemia

No ano de 2020, o mundo se viu em meio a uma guerra contra um inimigo invisível. O coronavírus é um exemplo de incerteza que o mundo VUCA nos traz. Ninguém imaginou que o mundo teria que parar por completo para lidar com uma pandemia, por exemplo. 

Consequentemente, a pandemia amplificou ainda mais todas as características desse nosso mundo VUCA. Toda a forma de trabalho teve de ser reinventada, assim como a estrutura de serviços básicos. A dificuldade em se adaptar a essa nova realidade demonstrou que o mundo não está preparado para lidar com toda essa complexidade, incerteza, ambiguidade e volatilidade. Assim, compreender que o mundo é VUCA poderia ajudar a nos prepararmos para mais eventos desse porte

Assim, após a pandemia, precisamos entender que a forma como atuamos não é suficiente. É necessário prestar atenção e ter muita cautela com o mundo VUCA, pois não se sabe o que esperar a seguir — qualquer possibilidade pode se tornar real. Dessa maneira, é preciso aprender a lidar com essas características para garantir que impactos semelhantes aos da pandemia não ocorram, ainda mais em um período tão fragilizado quanto o pós pandemia. 

Como se adaptar ao mundo VUCA?

Apesar da volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade, nem tudo está perdido! Ainda podemos aprender a nos desenvolver para sobreviver a esse período instável e aqui vão algumas dicas.

Para sobreviver à Volatilidade

Como dissemos, a volatilidade expressa as mudanças constantes e tendências instáveis do mercado e da sociedade. Além da resiliência em não deixar se abalar por essas mudanças, é indicado que você pratique e desenvolva ainda mais suas habilidades de:

  • Criatividade: para conseguir criar e reinventar-se sempre que necessário.
  • Comunicação: para evitar que as mensagens não sejam entregues incompletas ou confusas, o que contribui para a volatilidade das informações;
  • Colaboração: para ser capaz de enxergar o momento de ajudar outra pessoa em um período volátil, criando uma rede de apoio para quando você precisar também.

Para sobreviver à Incerteza

A incerteza de saber como agir e que decisão tomar, pois não se sabe o que acontecerá no dia de amanhã, é um dos maiores desafios do mundo VUCA. Para conseguir driblar essa característica, você pode se preparar desenvolvendo:

  • Tomada de decisão:para saber distinguir dentre as diversas opções quais delas apresenta o menor número de incertezas e consequências negativas;
  • Pensamento crítico: para conseguir enxergar e ler o mundo ao redor com um pensamento mais lógico e mais exato, auxiliando na redução das incertezas. 

Para sobreviver à Complexidade

Para a complexidade, agora mais explícita que antes, não tem melhor remédio do que tentar, na medida do possível, compreendê-la e estudá-la. Dessa forma, é importante você desenvolver:

  • Hábitos de leitura: para que você possa ler livros, notícias e outras fontes de informação para compreender ainda mais como ler e interpretar a complexidade do mundo;
  • Hard skills: são habilidades técnicas que podem ser quantificáveis por meio de testes. Quanto mais você tiver, acompanhando as tendências, mais fácil será de lidar com essa complexidade.

Para sobreviver à Ambiguidade

Nossa visão é cada dia mais ambígua, de modo que temos que lidar com uma constante alteração de perspectiva da realidade que impacta diretamente na nossa forma de agir ou qual atitude tomar em determinadas situações. Para sobreviver a isso, podemos partir pela preparação de duas formas de agir e reconhecer o mundo:

  • Empatia:é importante observar o que acontece ao seu redor. Portanto, estar com a visão mais aguçada para os sentidos ao lidar com outras pessoas pode ser a saída para compreensão de como essas mudanças ocorrem, entender as necessidades de cada uma delas é a maneira mais adequada de se agir. 
  • Inteligência Emocional:saber administrar e reconhecer seus sentimentos a partir de situações e emoções são imprescindíveis para uma assertividade no caminho e jornada na qual seguir e desenvolver.   

Como o Mundo VUCA impacta os líderes nas empresas?

Sendo uma pessoa na liderança, você acaba se tornando responsável pela maior parte das decisões acerca do funcionamento e organização de sua empresa, escolhendo, assim, a melhor maneira de operar. 

Com o aumento da volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade, existe a necessidade de que você e sua empresa se atentem à procura e desenvolvimento de um novo método de abordagem, o Mundo VUCA desafia você a sair da zona de conforto e buscar cada vez mais um novo caminho para o sucesso.

Portanto, é importante se atentar à compreensão da psicologia para a possibilidade de aplicação de comportamentos empáticos, que visem a preocupação com os seres humanos que passam ao seu redor e suas necessidades.  

Mundo BANI: O Mundo VUCA já está ficando para trás?

Algumas pessoas acreditam — ainda mais em um contexto pós pandemia — que estamos prestes a evoluir os conceitos do mundo VUCA, passando para o próximo estágio: o mundo BANI. Esse novo acrônimo composto pelas características:

  • Frágil (Brittle): depois da volatilidade sem nenhuma base sólida do mundo VUCA, nesse momento, estaríamos vivendo um período frágil. Não há mais segurança de empregos ou de um futuro e o medo é constante. 
  • Ansioso (Anxious): atualmente existe uma generalização da ansiedade. As pessoas se encontram cada vez mais em constante estado de ansiedade acerca do que pode acontecer a seguir, com base nessa fragilidade toda do mundo.
  • Não linear (Nonlinear): se antes era difícil compreender a relação entre causa e efeito, tornando o mundo ambíguo, agora essa relação já não é mais presente, demonstrando uma desconexão total entre o que veio antes e o que acontece depois. Pequenas ações podem resultar em consequências sem tamanho e quase não há como prever esse movimento.
  • Incompreensível (Incomprehensible): depois da complexidade, o que tornava o mundo difícil de ser decifrado, há quem diga que ele é incompreensível agora. Isso é devido a um excesso de informações desnecessárias, que fazen com que se torne cada vez mais difícil identificar o que é importante e o que não é. 

Apesar dessa nova leitura de mundo, ainda há controvérsias se o mundo VUCA ficou para trás, uma vez que o mundo BANI é uma leitura para um mundo pós pandemia. Dessa forma, é importante prestar bastante atenção no mundo ao redor para perceber se essa transição já está acontecendo.  

O mundo VUCA é uma forma de analisar o momento em que vivemos, iniciado na era da globalização, pós-Guerra Fria. É importante atentar-se a esse conceito, pois ele pode ser valioso para adaptar-se às constantes mudanças da sociedade e do mundo, assim como ajudar a ter uma melhor leitura da realidade. 

Gostou deste nosso texto? Confira agora uma análise sobre a Geração Z, a geração nativa da era digital!

0 Shares:
Deixe um comentário
Você também pode gostar