MVC PHP: o guia inicial dessa arquitetura de desenvolvimento!

O planejamento necessário para aplicações complexas pode variar a cada projeto. Muitas pessoas desenvolvedoras atuantes no mercado sabem disso e ficam completamente perdidas quando precisam projetar alguma aplicação, ainda mais quando utilizam o PHP como linguagem. Uma solução disponível para esse problema é a aplicação de uma arquitetura MVC PHP.

Com esse recurso, buscaremos facilitar a escalabilidade da ferramenta desenvolvida, incorporando maior valor ao nosso produto. Veremos, durante a exploração, que muitas vezes, a organização é o segredo para o bom andamento das ferramentas que desenvolvemos.

Mesmo se você já tiver encontrado dificuldades para entender sobre o tema, não se preocupe. Isso porque trazemos um guia completo para que você entenda tudo sobre a prática do MVC em PHP, suas implementações, vantagens e desvantagens. Tudo explicado de maneira simples e mais aproximada para você, iniciante no mundo do desenvolvimento ou não.

Como verá, o conteúdo foi dividido nas seguintes partes:

Vamos lá?

O que é o MVC no ambiente de desenvolvimento em PHP?

O MVC é um modelo de arquitetura de software que separa as responsabilidades do aplicativo em três componentes: Model, View e Controller. Isso permite às pessoas desenvolvedoras se concentrar em uma parte específica da construção de um aplicativo — sem afetar o código em outras áreas.

Quais os principais componentes dessa arquitetura?

Além disso, o MVC também pode ser explicado como um reconhecido padrão de arquitetura de software, o qual separa a lógica do negócio da interface do usuário, resumidamente. Ele organiza e divide a aplicação em três componentes essenciais e de maneira integrada, para que uma parte não interfira, necessariamente, na outra.

Por meio de seus componentes, o modelo representa os dados, a lógica de negócios e as regras de validação. A visão representa a interface do usuário com o sistema, enquanto o controle manipula as solicitações do usuário e gerencia as interações entre os modelos e as visualizações. Veremos os detalhes sobre cada uma, um pouco mais adiante, em nosso conteúdo.

Qual a história do MVC em PHP?

O MVC foi criado por Trygve Reenskaug, um engenheiro de software norueguês que trabalhava na Xerox PARC, durante o fim dos anos 1970. O MVC é baseado no “Modelo Visão-Controlador”, um modelo de arquitetura de software desenvolvido originalmente para a linguagem Smalltalk.

Smalltalk, por sua vez, é uma linguagem de programação orientada a objetos, criada na mesma época do MVC, por Alan Kay, Dan Ingalls e Adele Goldberg. A Smalltalk foi originalmente desenvolvida como um meio para ensinar conceitos de programação orientada a objetos para estudantes e profissionais da área.

A linguagem ganhou mais popularidade em meados dos anos 1980, com a introdução do sistema operacional Smalltalk-80, sendo amplamente utilizada em aplicações corporativas no início dos anos 1990. Nos últimos anos, a Smalltalk tem sido usada como uma plataforma para aplicações Web e para a criação de ambientes de desenvolvimento integrado (IDEs).

Qual a importância do MVC em PHP?

O MVC é importante durante o desenvolvimento de aplicações em PHP porque fornece uma estrutura base para construção de aplicações desenvolvidas na linguagem. Pode ser facilmente mantida e escalada com ajuda do planejamento arquitetural do software.

Quais são os benefícios do uso do MVC no desenvolvimento de produtos de software?

Os benefícios principais do uso do MVC são maiores em diversos aspectos: flexibilidade, reusabilidade de código e testabilidade. O MVC também facilita para as pessoas desenvolvedoras trabalharem em equipe, pois cada profissional pode se concentrar em uma parte específica do aplicativo sem afetar o restante do código. Veremos mais informações sobre essas vantagens, durante o artigo.

Que tal saber mais sobre as três camadas do MVC?

A seguir, exploraremos cada uma das camadas presentes durante a aplicação do modelo MVC, o Modelo, a Visão e os Controles, confira!

Modelo

O Modelo é responsável por acessar os dados da aplicação. Ele pode ser dividido em classes de domínio, que representam o estado dos objetos (dados) e as regras do negócio aplicadas neles, além das interfaces para os repositórios, usados para manipular esses objetos no banco de dados.

Visão

A Visão é responsável pelo processamento e formatação da saída do programa, seja ela uma interface gráfica/textual com o usuário final, seja um arquivo texto criado com base nos dados armazenados na memória principal do computador.

Nela, podem existir diversas views para exibir informações específicas sobre um mesmo conjunto de modelagens existente no banco de dados. Também pode haver vistas compartilhadas entre mais modelos.

Controle

O Controle atua como intermediário entre visões e modelagens: busca (get), adiciona (post), altera (put) , deleta (delete). Ao receber uma requisição, ele faz todo tratamento necessário para devolver uma resposta adequada à requisição feita pelo cliente.

Paralelo a isso, ele mantém conexões persistentes (seções em que guardam valores provisórios utilizados nas interações com aquela seção), verificando permissões, etc. Seus métodos chamariam outros auxiliares presentes em mais lugares da arquitetura MVC, por exemplo:

  • fazer validação dos campos enviados pelos clientes antes de inserir os dados obtidos no banco;
  • logar erros encontrados e retorná-los à view respectiva;
  • montar conteúdos dinamicamente com base nas informações fornecidas pelas variáveis envidadas pelo cliente, entre outras funções controladoras.

O que é o Composer?

O Composer é um gerenciador de dependências para PHP. Com ele, é possível declarar todas as bibliotecas que seu projeto precisa e gerencia — ele baixa, atualiza e remove todas as dependências, automaticamente. É um recurso essencial para quem opta pela arquitetura MVC em seus projetos Web.

Como baixar e instalar o Composer? Passo a passo!

Há duas maneiras de instalar o gerenciador de dependências do PHP em nossa máquina. A primeira delas é pelo cURL, por meio do terminal de comando (o CMD, no caso do Windows).

1. Abra o terminal do seu computador e navegue até a pasta em que você deseja instalar o Composer. Para criar uma nova pasta, use o comando mkdir:

$mkdir nome da nova pasta

2. A seguir, digite o comando para baixar o composer para o ambiente PHP de sua máquina:

curl -sS https://getcomposer.org/installer | php 

3. Aguarde alguns segundos enquanto o Composer é baixado;

4. Após o download, navegue até a pasta em que o Composer foi instalado e digite o comando:

mv composer.phar 

Isso fará com que seja possível utilizá-lo de forma global no sistema;

5. Para verificar se a instalação foi bem sucedida, basta executar o comando:

composer --version 

É possível, também, fazer a instalação do Composer pelo SSH, abrindo o prompt de comando, use o seguinte código:

php -r "copy('https://getcomposer.org/installer', 'composer-setup.php');"

Siga os mesmos passos do processo anterior para finalizar a instalação. Para mais informações sobre esse assunto e ter acesso à documentação completa do Composer, acesse a página oficial.

Quais as vantagens de usar o MVC?

Como já vimos, as vantagens de usar uma arquitetura como a MVC são variadas. Entre elas, podemos apontar, principalmente, a facilidade de gerenciamento e atualizações do sistema em que é aplicada. Esse é o ponto central a ser compreendido por quem deseja utilizar essa estrutura e organização durante o desenvolvimento de aplicações, especialmente, com o PHP.

Outro ponto muito importante é que a aplicação correta do modelo estrutural do software poderá dar à aplicação desenvolvida a máxima escalabilidade requerida no mercado e, consequentemente, nos ambientes de produção mais modernos. Para inserir novos usuários, por exemplo, é necessário apenas implementar os views e controlers desenvolvidos para o novo cliente.

Ainda, sendo a construção da aplicação realizada a partir de módulos operando em cooperação, é muito mais simples operar dois ambientes de produção paralelamente, como o front-end e o back-end. A característica dessa estrutura dá independência para ambas as áreas desenvolverem seus recursos, sem a necessidade de esperar pelas outras equipes.

O mesmo funciona na hora de realizar a manutenção. Não haverá nenhuma necessidade de alterar outros pontos da aplicação que estejam funcionando bem — e as novas alterações não interferirão diretamente nos outros módulos e recursos desenvolvidos.

Quais as desvantagens de usar o MVC?

Existe outro lado da implementação da arquitetura MVC que pode não ser muito bem recebido pelas lideranças e pessoas gestoras de equipes de desenvolvimento. A principal delas, talvez, seja uma necessidade muito maior de um pessoal técnico especializado, em comparação a outros modelos de implementação de projetos.

Outro ponto que vale a pena notar é o tempo total de implementação. A arquitetura MVC exigirá uma atenção redobrada durante o processo de modelação do sistema. Aplicações de testes e verificações do sistema sob diferentes tipos de estresses estão na lista das medidas importantes para a melhor aplicação do modelo.

Como funciona o MVC na prática?

A seguir, exploraremos o MVC na prática, utilizando códigos escritos em PHP, como uma maneira de aproximar você de como a estrutura poderá ser implementada e em que a utilização dela pode ser benéfica para seus projetos. Confira, na sequência, um exemplo de aplicação do MVC, acompanhado de uma brave explicação sobre suas diferentes e complementares funções.

Em primeiro lugar, vamos mostrar um exemplo bem simples de como aplicar o Modelo de nossa aplicação:

<?php
class User{
 private $id;
 private $name;

 public function save() {
 }

 public function update() {
 }

 public function remove() {
 }

 public function listAll() {
 }

// e assim por diante...

?>

Nesse caso, estamos implementando nossos getters e setters, usando as operações básicas de um banco de dados, como adicionar, salvar, atualizar, deletar etc. Como já vimos, todas as abstrações do banco de dados devem ser implementadas aqui.

Na sequência, temos a View:

<?php
$clientes = $_REQUEST['users'];
?>;

<html>
 <head>
 <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=UTF-8">
 <title>Implementando MVC</title>
 </head>

 <body>
 <table>

 <tr>
 <th>id</th>
 <th>Usuario</th>
 </tr>


 <?php foreach ($users as $usuario): ?>
 <tr>

 <td><?php echo $usuario->getId(); ?></td>
 <td><?php echo $usuario->getName(); ?></td>

 </tr>
 <?php endforeach; ?>


 </table>
 </body>

</html>

Aqui, nada mais temos do que uma página HTML em que nos será apresentada uma tabela, com duas colunas contendo o nome de usuário de nosso pequeno sistema e sua respectiva identificação. Como o próprio nome diz, a View servirá para apresentarmos as informações disponíveis em nossos bancos de dados.

Em terceiro e último lugar, temos o Controle:

<?php
require_once 'model/User.php';

class UserController {

 public function listing() {
 $user= new User();
 $user= $user->listAll();

 $_REQUEST['user'] = $User;


 require_once 'view/user_view.php';
 }
}

?>

O que vemos é a simples recuperação dos dados armazenados e sua apresentação, o View. Uma ilustração que permite entender a função do Controle, que é controlar os dados entre o View e o Model.

Como é observável nos exemplos práticos que abordamos, mesmo simples, a independência de cada um dos módulos é mandatória. Essa organização em cada uma das funções da aplicação, assim como a sua independência, é cada vez mais necessária e relacionada à complexidade da solução que está sendo desenvolvida.

Você pode notar, no decorrer de nosso artigo, a imensa importância que o modelo de estrutura de software MVC ocupa no desenvolvimento de aplicações, principalmente, quando tratamos de aplicações desenvolvidas em PHP. Vimos suas principais características, essenciais para uma organização mais sólida, segura e completamente escalável.

Aprendemos como começar a aplicá-la, a partir de exemplos e explorações sobre ela. Para finalizar, sabemos que ainda existe muito a ser explorado sobre o MVC durante o desenvolvimento de aplicações Web. Mesmo a linguagem PHP sendo relativamente antiga, mostra-se atualizada e pertinente para os usos dentro da realidade contemporânea, principalmente, para o mercado.

O modelo é extremamente vasto e cada dia mais utilizado no mundo da programação. Ele pode se tornar um grande aliado em nossas atividades de desenvolvimento, pois vai nos permitir melhor organização do projeto com maior flexibilidade na sua estrutura.

Gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre MVC e PHP? Acesse nosso guia completo sobre a linguagem e domine o mundo do desenvolvimento Web e aplicações em PHP!