Subtração no Excel: as principais fórmulas e como fazer!

Para fazermos um controle de estoque em um supermercado, por exemplo, devemos descontar itens que saem dele e dar baixa no estoque. Há uma maneira simples e rápida de fazermos subtração no Excel, que seria retirando valores das tabelas existentes nele. Isso também pode ser feito para calcular o lucro que ganhamos ao fazer algum serviço.

Em outro exemplo, imagine que você é um cientista de dados e tem que subtrair milhares de dados simultaneamente. Você, ao utilizar a calculadora, perderá o dia para isso e poderá se perder ao realizar as contas. Porém, utilizando o Excel para fazer os cálculos, você terá resultados mais concisos e economia de tempo. Pronto para aprender mais sobre a subtração no Excel? Vamos lá!

Para que serve e quando usar a subtração no Excel?

A subtração no Excel serve para tirar uma diferença entre dois números ou em um intervalo de linhas, ou colunas. Ela pode ser utilizada, conforme dito na introdução, para: 

  • Calcular o lucro que tivemos ao fazer determinado serviço;
  • Calcular indicadores de sucesso ou falha para determinado produto;
  • Calcular a diferença entre os preços de produtos de supermercados diferentes;
  • Dentre outros;

No caso, a subtração no Excel não tem uma função nativa para isso, como a função SOMA(), na adição. Mas, isso não será problema para você aprender como fazer subtração entre intervalos diferentes no Excel.

Como subtrair no Excel? Principais fórmulas!

Apresentamos a seguir algumas maneiras de como fazer subtração em planilhas do Excel. 

 -(subtrair): subtraindo valores em uma célula!

Vamos imaginar que você queira tirar a diferença entre duas notas, no Excel: 

subtraindo notas no Excel

Para isso, devemos utilizar o posicionamento de onde os números estão, nesse caso. O número 10 está na posição B1, enquanto que o número 6 está na posição B2, correto? 

Posições das células para fazer subtração no excel

Depois disso, devemos adicionar, conforme a foto acima, as respectivas células com o sinal de menos (-). Ao dar Enter, teremos o resultado da subtração entre esses dois números, que será igual a 4:

Apresentação da fórmula acima no Excel

Observe que a operação feita na célula é exibida no cabeçalho do campo.

=SOMA(): subtraindo valores em duas ou mais células!

Sim! Você não leu errado. Podemos utilizar a função SOMA(), para subtração de valores. Para isso, devemos utilizar valores negativos em nosso intervalo de valores que desejamos subtrair. 

Vamos verificar a tabela a seguir, de uma fábrica fictícia de desenvolvimento de software. Ao decorrer do semestre, ela teve prejuízos em seu fechamento:

Tabela com valores e meses para fazer a subtração no Excel

Para fazermos a subtração das colunas, ao final dos resultados do semestre, utilizamos a função SOMA(), passando o intervalo que desejamos consultar: 

Utilizando a fórmula SOMA para fazer subtração no Excel

A operação será a seguinte:
400 + (-300) + 200 + 500 + (-400) + 600.

Como resultado, apertando a tecla Enter, o resultado será igual a 1000 reais de lucros no semestre.

Resultado da subtração

A subtração é feita dessa forma no Excel, passando valores negativos, devido ao fato de não existir uma função como SUBTRAIR() nele, por exemplo. 

Como somar e subtrair/subtrair e somar no Excel? 

Neste tópico, mostraremos como somar e subtrair no Excel de maneira que as operações sejam feitas com a função SOMA(), de forma consecutiva. 

Para isso, utilizaremos uma tabela de venda de ovos de uma granja produtora, dos três primeiros meses do ano: 

Somar e subtrair ou subtrair e somar
  • Somar e subtrair

Para esse exemplo, devemos somar os dois primeiros meses do ano e subtrair o último mês. Na função SOMA(), nesse caso, devemos passar os dois primeiros meses do ano, normalmente:

Somar e Subtrair no Excel

Contudo, depois dos parênteses, devemos adicionar uma subtração para o último mês do ano, que seria a coluna C2: 

Adicionando a Subtração no último mês do ano

A operação seria: (1242+2055)-4011. O resultado será igual a -714, como a foto a seguir:

Resultado final
  • Subtrair e somar

Para fazermos a operação inversa, que seria subtrair e somar, basta trocar o sinal da operação entre parênteses para subtração e o sinal fora dos parênteses para adição, conforme foto a seguir: 

Subtrair no Excel e somar

A operação seria: (1242-2055)+4011. O resultado será igual a 3198, conforme foto a seguir:

Resultado

Muito interessante como é feita a subtração no Excel, não é? Apesar de não existir nenhuma função no software para que a subtração seja feita de forma similar com a soma, ela pode ser feita sem o menor problema no Excel, utilizando o sinal de (-).

Além disso, a própria função SOMA() pode ser usada para realização dos cálculos de subtração, podendo dar resultados negativos. Mas, para isso ocorrer, deverá ser passado valores negativos como parâmetros a ela. Os valores podem ser um desconto de um produto, um prejuízo que a empresa teve em um mês do ano, etc. 

Para que o seu aprendizado em Excel seja contínuo, confira esse artigo que aborda a concatenação (junção) de itens no Excel.