PNL: O que é programação neurolinguística e qual benefício

Dentre as mais diversas ferramentas e metodologias utilizadas por profissionais da área do Coaching, a Programação Neurolinguística, mais conhecida como PNL, é uma das que mais estão em ascensão. 

Diante de um mundo cada vez mais caótico e um mercado de trabalho competitivo, é natural que muitas pessoas se sintam ansiosas, estressadas, ou até mesmo desmotivadas com seu trabalho e estudos. 

Assim, a PNL é uma abordagem que possibilita que uma pessoa possa construir suas próprias soluções e melhorar seus relacionamentos interpessoais, tanto no ambiente profissional, quanto pessoal, por meio do gerenciamento de emoções, causando um impacto enorme em sua produtividade e desenvolvimento em todas as áreas. 

Curtiu essa linha de pesquisa e atuação? Então, vamos conhecer mais sobre ela abaixo! Trouxemos um conteúdo completo para que você tire todas suas dúvidas acerca da PNL. Veja:

Vamos lá!

O que é PNL (Programação Neurolinguística)? 

A Programação Neurolinguística (PNL) nada mais é do que a prática de compreender como as pessoas organizam seus pensamentos para realizar determinadas atividades ou até mesmo ao ter comportamentos. Tudo isso se desenvolve também por meio de sentimentos, escolhas e emoções. 

A PNL tem como intuito fornecer às pessoas uma metodologia que, baseada em suas características e atividades, pode garantir um desempenho excepcional que, em geral, é alcançado somente por pessoas extremamente inteligentes. Por exemplo, uma característica muito forte de liderança. A metodologia também é muito usada em outros aspectos, como o desenvolvimento pessoal e como auxílio no avanço de uma carreira.

A seguir explicaremos o que cada uma dessas palavras significa.

Programação 

A programação, nesse sentido, refere-se à mudança de nossos estados corporais e mentais. Muito provavelmente em algum momento de sua vida você ouviu o termo “vivendo no piloto automático”, correto? Para alguém que compreende a construção e ideia que traz a metodologia PNL, a frase significa que uma pessoa está vivendo de acordo com sua programação, ou seja, ela consiste em pensamentos, sentimentos, crenças, tradições, cultura, entre outros. 

Neuro

A palavra Neuro é muito facilmente relacionada à mente ou cérebro, e é sobre isso que ela se refere. Dentro da PNL, é refletido sobre a relação da mente e do corpo na comunicação e comportamento. A metodologia ensina, de maneira estrutural, a visualização dos estados da mente e do corpo, trabalhando no desenvolvimento de mapas mentais que mostram como acontecem os ciclos, auxiliando na mudança de curso.  

Linguística 

Significando que nossos estados corporais e mentais são revelados por meio de nossa linguagem e comunicação não-verbal: a linguística é a ferramenta que utilizamos para obter livre acesso à região interna da mente, facilitando a compreensão de seu funcionamento. O padrão e metodologia de linguagem de programação neurolinguística ensina como acessar informações inconscientes e que de outra forma continuariam no patamar de desconhecidas

Qual o uso da PNL?

A PNL é utilizada para que alguém possa compreender e ficar “fluente” na comunicação com sua própria consciência e mente para que o nosso “servidor interno”, o inconsciente, finalmente compreenda aquilo que queremos em nossa vida.

Logo, a PNL é utilizada primariamente como uma metodologia para melhoria da comunicação consigo e com as outras pessoas. A pessoa practitioner ou coach (nome da pessoa profissional que aplica essa abordagem) será responsável por auxiliar quem procura essa abordagem a ser capaz de construir novas soluções na vida. Essas podem incluir:

  • Desenvolvimento de Inteligência Emocional;
  • Aprimoramento da autoestima;
  • Alívio de dores e traumas;
  • Resolução de conflitos;
  • Desenvolver uma habilidade de tomada de decisão mais efetiva;
  • Melhorar a assertividade e a produtividade na vida pessoal e profissional;

Como a PNL funciona?

Quando se trata de palavras-chave para a PNL, estamos falando primariamente de comunicação efetiva e de ação. A ideia é que alguém possa compreender como uma determinada pessoa age, por qual motivo age e como ela realiza uma tarefa. Dessa forma, esse processo pode ser copiado e transferido para que outra pessoa também consiga realizar essa mesma tarefa. 

Para conseguir isso, a PNL conta com uma série de técnicas e metodologias em sua abordagem. Vamos conhecê-las:

1- Ancoragem

Ancoragem, dentro da PNL, refere-se ao processo de associação de reações internas causadas por algum gatilho. Sendo assim, a metodologia permite a possibilidade de acesso novamente a esse tipo de reação. Por exemplo: ao ver uma imagem em especifica, a âncora (termo usado para referir-se a ancoragem) pode permitir que a pessoa tenha alguma fantasia mental; ou ao ouvir algo, a âncora pode possibilitar uma reação de exaltação. 

2- Exercícios de Respiração

A PNL utiliza métodos de respiração para ajudar a manter o foco e a calma. Por meio de uma respiração monitorada e controlada é possível reverter um quadro de ansiedade, por exemplo.  

3- Rapport

Pode ser definida como uma instantânea conexão e sintonia com outra pessoa ou um círculo de pessoas. A PNL possui técnicas de construção de Rapport, o que faz com que a confiança aumente na relação entre indivíduos. 

4- Metáforas

Metáfora é conhecida como a figura de linguagem de construção de imagens similares que sobrepõem estabelecendo comparações que antes não eram explícitas. Da mesma forma, a PNL utiliza essa figura de linguagem para que a pessoa cliente consiga estabelecer novas comparações, revelando conteúdos ocultos no inconsciente

5- Metamodelo de linguagem

É referente a uma técnica que utiliza uma sequência de perguntas para fazer com que a pessoa cliente consiga sair de sua estrutura superficial (aquela com que nos expressamos diretamente) e acesse a estrutura profunda (onde ficam filtros, valores, crenças, medos, etc) para que possa descobrir a intenção por trás de um sentimento. 

6- Espelhamento

O espelhamento para PNL significa reconhecer e “modelar” a pessoa ou o grupo com o qual está sendo aplicada a metodologia. Essa prática é bastante utilizada na programação neurolinguística e tem como principal intuito a seleção de palavras baseadas no senso apropriado, causando assim uma maior objetividade e melhor harmonia. 

7- Metodologia Disney

Essa metodologia foi fortemente inspirada em como Walt Disney conseguiu atingir suas metas e objetivos na vida. Nessa técnica, a pessoa precisa colocar em evidência qual seu maior plano na vida e colocá-la em teste por meio de três estilos diferentes de pensamento. Dessa forma, é possível saber se a ideia é robusta, abrangente e realista o suficiente.  

8- Linguagem Hipnótica

A linguagem hipnótica possibilita o aumento na capacidade emocional, criando uma facilidade maior ao lidar e administrar determinados problemas, como ansiedade e estresse, além de auxiliar no empoderamento pessoal. 

9- Movimento Provável dos Olhos

Exemplo de Movimento Provável dos Olhos
Fonte: Golfinho — O portal da PNL no Brasil

A PNL utiliza o movimento provável dos olhos para indicar se alguém está utilizando imagens construídas, palavras, sons ou pensamentos quando estão aprendendo, lembrando-se de algo, ou refletindo. 

Benefícios da PNL

São inúmeras as áreas onde é possível a aplicação da metodologia de programação neurolinguística. Sendo uma ferramenta bastante usada para o desenvolvimento pessoal, a prática permite uma projeção positiva em muitos aspectos da vida. 

A PNL garante ajuda para que a pessoa que a busque se torne ciente dos padrões no subconsciente que são expressados na linguagem por meio dos sentidos, e alterando esses padrões quando foram percebidos. 

O treinamento auxilia no desenvolvimento de uma melhor definição de seus objetivos e também torna você consciente de seus valores atuais, orientando seus comportamentos, apresentando alternativas para possíveis mudanças para um modo de vida mais energético, por exemplo.    

Limitações da PNL

Apesar de todas as pesquisas iniciadas na área da PNL e o grande número de pessoas que utilizam essa abordagem, ainda não existem dados científicos suficientes para que a PNL possa ser considerada uma modalidade terapêutica, ou seja, que possa ser utilizada para tratar com eficácia distúrbios na saúde mental. 

Além disso, por ser uma abordagem muito nova, a ausência de uma instituição que regulamente a metodologia faz com que surjam muitas pessoas que não possuem experiência ou credibilidade para atuar na área, fazendo com que haja ainda bastante preconceito e resistência

Entretanto, nada disso anula sua eficácia enquanto ferramenta de motivação e construção de soluções na área do Coaching, por exemplo, uma vez que a intenção de Coaches e de Terapeutas seja completamente diferente. 

História da PNL!

Apesar da maior parte do crédito e mérito da criação da programação neurolinguística ser de John Grinder e Richard Bandler, a PNL foi fundada por um grupo relativamente grande de pessoas. Entre elas estavam Frank Pucelik, Judith Delozier, Leslie Cameron, entre outras. 

No início dos anos de 1970, na Universidade da Califórnia, o grupo deu início ao descobrimento de padrões de comunicação específicos que poderiam ter capacitado pessoas psicoterapeutas consideradas excepcionais para que tivessem alcançado resultados extremamente satisfatórios e avançados sobre seus pacientes.   

Por meio de uma observação constante e direta de análises de vídeos, as pessoas profissionais foram capazes de retirar o padrão eficaz de comunicação das pessoas pacientes e ensinar outro. 

Qual o impacto da PNL em carreiras de tecnologia! 

Ao pensarmos em carreiras de tecnologia, temos em mente que as habilidades necessárias para fazer com que uma pessoa da área seja competente são as técnicas, como saber aplicar linguagens e lógica de programação. Entretanto, essa visão é muito limitada. 

Uma pessoa que deseja iniciar ou já iniciou sua jornada em uma carreira de tecnologia deve ter em mente que o papel da comunicação é essencial para conseguir progredir. E é exatamente aí que a PNL atua! Ela constrói melhores habilidades de comunicação, fazendo com que seu networking e relação com seu grupo de trabalho seja ainda melhor!

Isso ajuda, por exemplo, em casos de pair programming, em que a programação é feita em duplas. Além disso, caso você atinja um papel de liderança, é primordial contar com uma comunicação assertiva, assim como uma ampla gama de soft skills, como empatia e inteligência emocional. 

Curso de PNL: como funciona?

Existem diversas organizações ao redor do mundo que são especializadas em treinamento PNL. Logo, existem vários cursos que você pode fazer para aprender essa abordagem. 

Porém, muita atenção: por ainda não existir uma regulamentação única e consistente para essa abordagem, qualquer entidade pode se proclamar especializada em PNL. Dessa forma, é essencial analisar minuciosamente o programa do curso, assim como o material oferecido. 

Outra informação relevante sobre cursos de PNL é que, muitas vezes, a forma de construir currículos entre uma instituição e outra pode ser divergente, exatamente pela ausência dessa regulamentação. Assim, é indicado continuar os estudos na mesma instituição em que começou.

Por meio de cursos, existem diferentes níveis que podem ser atingidos dentro da área de atuação da PNL, como:

  • PNL Practitioner
  • PNL Master
  • PNL Trainer
  • PNL Coach

Livro PNL: qual escolher?

Vamos conferir agora três livros essenciais para você começar sua jornada no aprendizado de PNL ou continuar seus estudos na área! Confira:

Sapos em príncipes — Richard Bandler e John Grinder

Livro PNL Frogs into Princes

Esse livro não poderia estar fora de nossa indicação, uma vez que foi escrito pelos próprios autores da metodologia PNL. “Sapos em príncipes” foi escrito no momento em que a abordagem estava sendo criada, desse modo, contém os fundamentos da teoria por trás de PNL. Logo, é uma leitura essencial para qualquer um que queira compreender toda a essência do tema.

Atravessando: passagens em psicoterapia

Atravessando passagem em psicoterapia pnl

Este livro, que também foi escrito pelos próprios fundadores da programação neurolinguística, tem como foco a hipnose. Sendo uma prática sob constante ataque por sua fama mística, os autores procuram dar uma outra visão detalhada sobre a técnica apresentada por eles. O principal foco deste livro é possibilitar a experiência para pessoa leitora, da atmosfera do primeiro seminário de PNL e da forma que trabalhavam, apresentando os primeiros métodos a serem utilizados e a indução ao transe.  

Manual de Programação Neurolinguística — Joseph O’Connor

Manual PNL

Esse livro é o guia essencial para qualquer pessoa que queira compreender PNL ou se tornar practitioner, afinal, trata-se de um manual. Dessa forma, é possível encontrar qualquer informação de maneira simples e descomplicada!

Programação Neurolinguística (PNL) é uma abordagem criada no início dos anos 70 que procura proporcionar uma melhor comunicação e resolução de problemas por meio de uma “programação” da mente e dos sentimentos. Apesar de não ter base científica para ser considerada uma abordagem terapêutica, ainda é um método muito eficaz aplicado no âmbito do Coaching, com diversas técnicas e materiais à sua disposição.

Gostou do nosso conteúdo? Aprenda agora sobre o princípio de pareto e como essa ideia pode mudar o conceito de produtividade para você!