Pensamento Crítico: o que é, importância e como desenvolver!

Apesar do termo “pensamento crítico” ser cunhado apenas no final do século XX, a exploração desse conceito e de todos os seus segmentos vem sendo modificada por mais de 2.500 anos, desde a Grécia Antiga. Acredita-se que pensamento crítico desperta o intelecto para a possibilidade de estudar o próprio interior

Atualmente, pensamento crítico tem surgido como uma importante característica que se faz presente no conjunto de habilidades subjetivas denominadas soft skills. Sua utilização em ambientes profissionais e pessoais acarreta uma larga variedade de benefícios e vantagens que auxiliam a alcançar todos os objetivos propostos. 

Quer saber mais informações sobre pensamento crítico? Então, confira só o que preparamos para você:

Vamos lá!

O que é pensamento crítico?

Pensamento crítico pode ser definido de forma bem direta como a capacidade intelectual de conceitualizar, aplicar, analisar, sintetizar e quantificar informações que são reunidas por meio de observações, experiências, reflexões e trocas comunicativas

Ele pode ser dividido em duas definições principais; primeiro, um conjunto de informações e crenças que geram e processam habilidades diversas; e, segundo, um hábito de compromisso intelectual que utilizará tais habilidades para guiar o comportamento individual

Em sua essência, o conceito envolve fazer com que o cérebro aprenda ativamente ao invés de apenas ser um armazenamento passivo de informações. Pessoas que se utilizam do pensamento crítico não aceitam tão facilmente qualquer ideia ou definição logo que são apresentadas. Elas preferem questionar e averiguar se tais informações representam o quadro geral, além de sempre estarem abertas para completá-lo caso acreditem que algo esteja errado ou incompleto.

Além do mais, por meio do pensamento crítico é possível analisar e resolver problemas de forma sistemática ao invés de contar unicamente com a intuição ou o instinto. 

Qual a importância do pensamento crítico?

Todo mundo é capaz de pensar por natureza. Entretanto, poucas dessas pessoas utilizam-se do pensamento sem que este seja autocentrado, parcial, distorcido, mal informado e repleto de preconceitos. Isso porque nosso pensamento parte das nossas experiências e pontos de vistas pessoais e não representam com totalidade a verdade de todas as pessoas. 

Por conta disso, utilizar-se do pensamento crítico faz com que seja possível superar tais pontos de nosso próprio pensamento e focar em ser direto, objetivo, imparcial e ainda poder se auto monitorar e corrigir quando necessário. Isso faz com que a comunicação seja muito mais efetiva e que problemas ou conflitos sejam superados com maior facilidade. 

Além disso, uma pessoa que pensa criticamente ainda desenvolve uma série de habilidades que lhe serão úteis em diversas áreas da vida, por exemplo:

  • identifica problemas relevantes não antes percebidos, formulando-os de forma precisa e assertiva;
  • distingue quais informações são relevantes, independentemente de quão abstratas forem;
  • utiliza as informações para alcançar resultados e respostas coerentes, testando-as por meio de critérios diversos;
  • é capaz de sempre expandir sua mente para formas distintas de pensamento, implicações e argumentações, levando a uma melhor compreensão das outras pessoas a sua volta.

Essas habilidades são essenciais para qualquer pessoa, seja no ambiente acadêmico ou para sua carreira. Colegas e pessoas superiores conseguem perceber quando alguém é capaz de resolver problemas com facilidade e que sabe questionar quando necessário. Isso faz com que se destaque dentre as demais pessoas. 

Quais os principais pilares do pensamento crítico

O pensamento crítico se ancora em algumas bases de sustentação que são muito importantes de serem consideradas na hora de colocá-lo em prática. Vamos conhecer alguns destes principais pilares agora:

Resolução de problemas

Talvez o maior e mais importante pilar de sustentação do pensamento crítico seja a resolução de problemas. Em síntese, resolução de problemas é a ação de se definir um problema, determinar sua causa, e com isso identificar, priorizar e selecionar quais são as alternativas mais viáveis para levar a uma solução

Caso a empresa que trabalhe esteja em apuros por conta de alguma situação imprevista, uma pessoa cujo pensamento seja crítico consegue colocar em prática sua habilidade de resolver problemas para ajudar a superar o momento difícil. Certamente isso será reconhecido posteriormente por pessoas superiores. 

Pode parecer muito vaga essa forma de resolver problemas, já que na prática não é tão simples e demanda muito mais esforço do que parece. Entretanto, existem alguns passos que podem ser seguidos para ajudar nesse processo:

1. Defina o problema

Conseguir dar um diagnóstico certeiro da causa para um obstáculo é o primeiro passo na busca da solução. Uma boa estratégia é utilizar gráficos e fluxogramas para organizar as informações e deixar tudo mais evidente. Ao olhar tudo de uma forma mais ampla, será possível enxergar onde pode estar acontecendo o problema. 

2. Gere soluções alternativas

Quando identificar o problema, muito provavelmente uma solução acabe se destacando. Entretanto, por mais óbvia que ela possa parecer, nem sempre ela será a melhor solução. Por conta disso, é importante juntar uma equipe e fazer um brainstorm para gerar diversas outras soluções.

Quando todas as outras soluções estiverem postas à mesa, é mais fácil olhar e entender qual delas deve ser aplicada. Mas não se engane, deduzir qual solução é a mais adequada não encerra suas tarefas. 

3. Trabalhe em cima da alternativa escolhida

Escolher uma solução mais aceitável para o problema não significa que de fato ela fará o que se é esperado. Antes disso, discorra sobre as possíveis consequências da solução e utilize isso para aprimorá-la cada vez mais. Leve em consideração os seguintes questionamentos:

  • Todas as pessoas envolvidas aceitam a solução por completo?
  • A solução não acarreta nenhum outro problema?
  • Há recursos disponíveis para se aplicar a solução?
  • A solução se enquadra dentro dos valores da instituição?

4. Implemente a solução

Caso a resposta para todas as perguntas acima seja sim, a implementação da solução já pode ser feita. Para fechar o ciclo da resolução de problemas, é importante que haja uma rodada de feedbacks para indicar o que foi proveitoso e o que poderia ter sido diferente. Isso ajuda na construção das próximas soluções. 

Tomada de decisão

É compreensível a demora para se tomar uma decisão, levando em consideração que cautela e responsabilidade são necessárias para não se cometer nenhum erro ou escolher um caminho errado para seguir. Entretanto, a indecisão pode ser algo extremamente contraproducente quando não há tempo para perder. 

Uma pessoa com bom pensamento crítico tem uma tomada de posição mais veloz, tendo em vista que consegue enxergar simultaneamente diversas alternativas e suas consequências. Isso faz com que suas decisões sejam assertivas e rápidas, otimizando qualquer processo que seja. 

Raciocínio lógico

Apesar de ser intimamente ligado à matemática, o raciocínio lógico tem seus fundamentos e essência na área da filosofia. Isso porque sua definição consiste na organização de informações e discursos mentais de forma lógica, a ponto de fornecer uma dedução para determinada situação. 

O raciocínio lógico se divide em três pontos: 

  1. Dedução: a partir de uma tendência geral, se conclui algo particular. — “Aquela biblioteca só tem livros sobre literatura. Esses livros são daquela biblioteca, portanto esses livros são de literatura.”
  2. Indução: oposto da dedução, já que conclui-se o geral a partir do particular. — “Esses livros são todos de literatura. Esses livros são daquela biblioteca, portanto aquela biblioteca só tem livros de literatura.”
  3. Abdução: intermediário entre ambos, procura-se concluir informações por meio de informações incompletas. — “Esses livros são de literatura. Aquela biblioteca só tem livros de literatura. Portanto, esses livros são daquela biblioteca.”

O raciocínio lógico é importante para o pensamento crítico, pois ele serve como engrenagem para fazer com que as outras habilidades possam ser executadas. Sem o raciocínio lógico, dificilmente será possível resolver problemas ou tomar decisões de forma rápida e assertiva. 

Uma boa tática para exercitar o raciocínio lógico é realizar testes de lógica e jogar jogos de estratégia e quebra-cabeças. Exercitar a memória pode ser uma boa ideia também, já que ambos são conceitos que estão relacionados. 

Como desenvolver o pensamento crítico? 4 dicas práticas!

Agora que sabe o que é pensamento crítico, quais são seus pilares fundamentais, além do impacto de sua utilização em nossas vidas, chegou o momento de responder a pergunta que possivelmente está em sua mente neste momento: como posso desenvolver o pensamento crítico? Para responder a essa pergunta, confira as cinco dicas que disponibilizamos para você:

Questione-se

O ponto mais importante do pensamento crítico é o questionamento. Seja uma pessoa curiosa, pergunte, vá atrás daquilo que lhe interessa. Uma pergunta bem feita é capaz de motivar e levar você a estudar e pesquisar mais sobre o assunto, o que levará a um bom repertório e a um conhecimento vasto e variado. 

Colete informações

Como dito no tópico anterior, ter bastante informação sobre um determinado assunto faz com que saiba daquilo que está falando. Isso é importante pois, além de ser algo que é bem reconhecido no mundo acadêmico e empresas como startups, faz com que novos questionamentos surjam a partir do momento que você passa a conhecer melhor determinado assunto

Compare as informações coletadas

Conforme você coloca uma informação aparentemente não muito conectada junto com outra, novos pontos de vista surgem e ampliam ainda mais nosso campo de visão. Por esse motivo, é sempre muito relevante confrontar dados e ver o que se pode extrair da comparação entre eles. 

Ouça opiniões de outras pessoas

Um erro muito comum que cometemos é acreditar que nosso ponto de vista é completo e único. Ao conversar com outras pessoas que pensam diferente de você, muitas formas de pensar um determinado assunto aparecem e se complementam. Por isso, é sempre muito qualitativo procurar saber quais são as outras opiniões e em que pontos elas convergem e divergem das suas

O pensamento crítico é uma soft skill muito importante na hora de se resolver conflitos e problemas, seja nos estudos ou para se alcançar o sucesso profissional. Para que consigamos desenvolver tal característica, é importante sempre questionar-se e manter-se interessado a descobrir mais e ouvir as demais pessoas.

Muito interessante, não é? Que tal agora descobrir o que é Mindfulness, outro conceito interessantíssimo na hora de cuidar da nossa saúde mental?