Para uma pessoa desenvolvedora, o raciocínio lógico é uma habilidade essencial para o sucesso e a qualidade do trabalho — especialmente quando se diz respeito à construção de algoritmos eficientes. É por isso que as empresas de desenvolvimento buscam pessoas analíticas e estratégicas. Para encontrar esse perfil, é comum que elas utilizem o famoso teste de lógica.

Mas você se sente preparado para esse tipo de prova? Sabe como ela funciona ou qual é a importância de treinar o pensamento lógico frequentemente? Caso a resposta seja negativa, não se preocupe. Neste post, vamos explicar cada um desses aspectos nos seguintes tópicos:

  • Teste de lógica: como funciona?
  • Onde os testes de lógica são usados?
  • Quais são os tipos de raciocínio lógico?
  • Como aprimorar o raciocínio lógico?
  • 5 testes de lógica online para treinar!

Fique conosco e tenha uma excelente leitura!

Teste de lógica: como funciona

De forma simples, podemos dizer que os testes de lógica são desafios usados para avaliar a capacidade analítica de uma pessoa. Para isso, dado um contexto, é necessário determinar a resposta correta analisando as informações de um enunciado, fazendo eliminações combinatórias ou desvendando sequências.

É importante lembrar que, em geral, os testes de lógica não são usados para aferir o seu domínio sobre matemática. De fato, existem questões nas quais é preciso realizar algum tipo de cálculo, mas, nesse caso, a matemática entra como uma auxiliar no processo do raciocínio. Afinal, há uma série de habilidades que devem ser aplicadas para se resolver um teste de lógica, como:

  • interpretação de texto;
  • raciocínio rápido;
  • capacidade para seguir procedimentos;
  • habilidade para fazer comparações e conexões. 

Dessa forma, o teste de lógica consegue verificar como uma pessoa se comporta diante de um problema, quais caminhos ela busca para resolver o desafio, que tipo de raciocínio ela tem e quais estratégias ele propõe como solução.

Outra característica que vale ser citada é que esse tipo de teste geralmente é cronometrado, sendo que em alguns casos há um tempo limite para finalizar a prova, já em outros é contado o tempo para resolver cada questão. Além disso, o grau de dificuldade costuma ser organizado do início para o final, ou seja, questões fáceis primeiro e difíceis por último.

A importância dos testes de lógica

Ser capaz de resolver problemas de forma lógica é uma habilidade muito requisitada no mercado. No entanto, desenvolver essa capacidade é um trabalho diário que envolve esforço, paciência, concentração e poder de observação. Pois saiba que realizar testes de lógica com frequência é uma excelente ferramenta para descomplicar todo esse processo.

Isso acontece porque nosso cérebro tem uma capacidade conhecida como neuroplasticidade. Basicamente, isso significa que ele é capaz de se adaptar a mudanças, reorganizando os neurônios e criando novas conexões de acordo com os estímulos externos recebidos.

Em outras palavras, um teste de lógica é para o cérebro o que uma atividade física é para o corpo. Sendo assim, essa ginástica mental gera uma série de benefícios para quem a pratica, como:

  • melhora a memória;
  • promove a criatividade;
  • desenvolve a paciência;
  • aumenta o foco;
  • diminui o estresse;
  • aprimora a persistência.

Com essas habilidades desenvolvidas, além de conquistar uma mente mais ativa, é possível desenvolver um raciocínio lógico poderoso, sendo capaz de avaliar situações sob diferentes perspectivas para encontrar soluções mais criativas e eficientes.

Onde os testes de lógica são usados

Os processos seletivos são os principais focos de aplicação dos testes de lógica. Lembrando que isso não se restringe às seleções para vagas de trabalho, pois, em algumas instituições, ele também é aplicado em programas de bolsas de estudo. 

Concursos públicos, vagas de estágio e programas de trainee também são processos nos quais o teste de lógica é frequentemente utilizado. Afinal, muitas vezes é necessário diminuir o alto volume de candidatos e o teste de lógica é uma maneira eficaz de fazer esse afunilamento, garantindo a qualidade das pessoas selecionadas.

Companhias de setores que exigem alta capacidade analítica — como empresas de desenvolvimento de software ou corporações da área financeira — são as que mais se beneficiam com a aplicação desse tipo de teste, visto que são ramos nos quais o raciocínio lógico bem desenvolvido faz toda a diferença para o sucesso.

No mercado de TI, por exemplo, uma empresa famosa por realizar testes um tanto inusitados é a Google. Em entrevistas antigas, a companhia chegou a utilizar questões como “Quantas vezes ao dia os ponteiros de um relógio se sobrepõem”, “Como você pesaria um elefante sem balança” ou “Quantas bolas de golfe cabem em uma van escolar?”.

Obviamente, além de avaliar a compatibilidade da pessoa entrevistada para o cargo em questão, o objetivo de cada uma delas é medir a flexibilidade mental, criatividade e capacidade lógica.

Vale ressaltar que o nível de dificuldade desse tipo de teste varia de acordo com a situação na qual ele foi aplicado. Assim, processos seletivos para vagas de cargos altos pedem testes mais complexos. Por outro lado, em vagas para funções iniciantes costuma-se usar questões mais simples.

Quais são os tipos de raciocínio lógico

Quem pratica testes de lógica frequentemente sabe que várias questões presentes nesse tipo de prova são muito parecidas. Isso acontece porque elas são usadas para testar dois tipos de raciocínio: o dedutivo e o indutivo.

A boa notícia é que, uma vez que tenha entendido a lógica por trás de um desses problemas e conseguido resolvê-lo, fica fácil solucionar outros desafios que seguem a mesma linha. Mas, antes disso, é essencial estar familiarizado com os tipos de raciocínio que citamos. Veja!

Raciocínio dedutivo

O raciocínio dedutivo, também chamado de inferência, é, basicamente, a capacidade de aplicar uma regra geral em uma situação particular. Por exemplo, dada a premissa: todo líquido evapora. Se avaliarmos que a acetona é um líquido, por dedução, podemos concluir que ela evapora. Entendeu?

Contudo, para aplicar essa técnica, deve-se ter bastante cautela, pois é preciso evitar que as conclusões encontradas sejam sofismos. Por exemplo: macacos têm dois olhos, elefantes também. Logo, elefantes são macacos. Veja que a conclusão parece ter seguido um raciocínio lógico, mas não tem nenhum sentido. 

Raciocínio indutivo

Agora que você entendeu como funciona o raciocínio dedutivo, fica fácil compreender o indutivo. Afinal, ele é exatamente o oposto do primeiro. Ou seja, para usá-lo, deve-se aplicar uma regra específica em um contexto geral.

Assim, podemos dizer que ele é encontrado quando observamos padrões que se repetem em um mesmo cenário. Por isso, pode ser aplicado em questões nas quais precisamos identificar qual será a próxima figura dada uma determinada sequência de imagens, por exemplo.

Como aprimorar o raciocínio lógico

Se sair bem em um teste de lógica não é uma tarefa fácil, mas também não é nada impossível. A verdade é que, como tudo na vida, trata-se de uma questão de prática e treino. No entanto, antes de chegar a essa etapa, você deve estimular seu raciocínio lógico. Quer saber como? Selecionamos algumas formas simples e divertidas de fazer isso. Confira!

Pratique atividades físicas

Para que a mente esteja bem, é fundamental que o corpo esteja saudável. Mas engana-se quem pensa que as atividades físicas favorecem apenas os músculos do corpo. Pelo contrário, elas são essenciais para uma mente tranquila, saudável e ativa.

Isso porque, além de reduzir o nível de estresse, ao exercitar o corpo, o cérebro recebe mais fluxo sanguíneo e, consequentemente, oxigênio, o que favorece a atividade cerebral. No mais, os exercícios físicos também aumentam as conexões entre os neurônios.

Utilize os jogos a seu favor

Ao longos dos séculos, a humanidade desenvolveu vários jogos para estimular a concentração, o raciocínio rápido, a habilidade analítica e a visão estratégica. Certamente, um dos mais conhecidos é o xadrez — jogo no qual é preciso tomar decisões rapidamente, ao mesmo tempo em que se antecipa as movimentações da pessoa adversária.

Além dele, há também o Sudoku. Trata-se de um excelente desafio para testar a paciência e capacidade de análise, no qual deve-se preencher lacunas com algarismos de 1 a 9 sem repetir os números. Outra dica pertinente é o cubo mágico, já que ele desenvolve o raciocínio matemático e a memória. Por fim, vale apostar também em palavras cruzadas e quebra-cabeça.

Pratique o hábito da leitura

A interpretação de texto é uma habilidade primordial para resolver testes de lógica. No entanto, muitas pessoas não dão a devida atenção a esse aspecto. Você não deve cair nesse erro. Lembre-se de que, por vezes, a resposta de uma questão encontra-se escondida em pegadinhas do enunciado. Assim, somente quem tem uma leitura fluida e atenta é capaz de percebê-las.

Portanto, faça da leitura um hábito rotineiro no seu dia a dia. Vale ressaltar que não precisam ser apenas leituras de conteúdos técnicos. Livros de entretenimento também são grandes aliados quando se busca desenvolver essa habilidade.

5 testes de lógica online para treinar

Agora que você já sabe como os testes de lógica funcionam e sabe qual é a importância deles, que tal manter sua mente ativa e se preparar para realizá-los? Separamos algumas opções interessantes para você treinar o seu cérebro. Confira logo abaixo!

Qconcursos

Disponibilizado no site da Qconcursos, esse teste de lógica é um dos mais completos que você vai encontrar. Isso porque ele reúne uma grande quantidade de questões de raciocínio lógico que foram aplicadas ao longo dos anos em diferentes concursos públicos.

As questões são divididas entre várias modalidades, como probabilidade, raciocínio analítico, equivalências, diagramas de Venn, implicação lógica, entre outras. Contudo, para respondê-las, é preciso fazer um breve cadastro no site.

Professor Cardy

Outro teste de lógica online que você pode usar para treinar é o simulado disponível no site Professor Cardy. Esse é um pouco mais simples, pois conta com apenas 10 questões, que são escolhidas aleatoriamente a partir de um banco de dados.

Ao finalizar o teste, você terá acesso a um relatório que informará o seu desempenho, mostrando quais perguntas acertou e qual o nível de dificuldade de cada uma. Além disso, também será exibido um link que conterá mais informações sobre as questões respondidas.

Toda Carreira

No site Toda Carreira, também são disponibilizados alguns testes para quem pretende desenvolver o raciocínio lógico. Separamos dois deles para você estudar — lembrando que ambos os testes contêm a resposta das perguntas.

O primeiro é um questionário com 30 perguntas que apresentam níveis de dificuldade diferentes, sendo que elas estão agrupadas de acordo com o seu objetivo, como identificar a relação de causa e efeito ou descobrir o próximo número de uma série. Já o segundo simulado apresenta 10 questões variadas. 

Testes Online

Para quem procura algo mais simples, o site Testes Online é uma boa opção. Nele, encontramos um questionário rápido e simples que conta com apenas 6 perguntas de múltipla escolha.

No entanto, apesar de aparentar ser um teste fácil, é importante ter atenção, pois as questões contêm algumas pegadinhas que os mais apressados não vão perceber.

Racha Cuca

Finalmente, como nossa última indicação de testes de lógica online para treinar, trazemos o Racha Cuca. Esse site reúne uma enorme quantidade de desafios lógicos com níveis de dificuldade que variam entre muito fácil até muito difícil, além de alguns jogos de raciocínio, como Sudoku e Quase Nada.

Um dos problemas mais interessantes que você pode resolver por lá é o famoso teste de Einstein — um desafio no qual deve-se descobrir qual é a cor de 5 casas diferentes, além da nacionalidade, bebida, cigarro e animal de quem mora em cada uma delas. Caso já tenha feito ele, não se preocupe, pois no site há vários outros jogos semelhantes.

Como foi possível perceber, o teste de lógica é uma ferramenta que busca avaliar, principalmente, o quanto uma pessoa está preparada para lidar com desafios de forma estratégica. Assim sendo, conseguir bons resultados nesse tipo de prova é um diferencial que coloca você à frente da concorrência e um passo mais perto do sucesso na sua carreira!

Conseguimos tirar suas dúvidas sobre os testes de lógica? Não deixe de conferir outros conteúdos sobre carreira e tecnologia.

1 Shares:
Você também pode gostar