Coach profissional: o que é, o que faz e importância!

Já sentiu que você não tem mais a mesma motivação que antes em seu cargo atual de trabalho? Ou então, faz muito tempo que você está na mesma posição e não sabe o que fazer para voltar a progredir na sua carreira? Essas situações e outras podem ser solucionadas com a ajuda de uma pessoa especialista coaching: Coach profissional. 

Essa pessoa é capaz de te ajudar a analisar os pontos que estão em déficit e que podem ser os fatores que estão prejudicando seu progresso e autorrealização no ambiente profissional. Logo, Coach profissional é a pessoa que atua diretamente com motivação no trabalho e desenvolvimento na carreira. 

Quer conhecer mais sobre essa área, quem são essas pessoas coaches e o que elas fazem? Então confira o conteúdo completo que vai te guiar por todas as informações necessárias!

Vamos lá?

Coach Profissional: o que é?

A modalidade de coaching profissional pertence a uma área exclusiva do coaching de carreira. Entretanto, a pessoa especializada em coach profissional é voltada para o desenvolvimento da pessoa coachee. Ela orienta clientes que têm necessidades específicas visando possibilitar uma transformação por meio de métodos e técnicas. O objetivo é que a pessoa coachee alcance metas profissionais a curto ou longo prazo.  

O que faz um Coach Profissional?

A pessoa especializada em coaching profissional auxilia clientes na criação de um plano para execução de conquistas e objetivos, levando em consideração melhores técnicas para lidar com grandes desafios relacionados à transição profissional, desenvolvimento e liderança

A pessoa da área de coaching profissional utiliza de uma abordagem individual, ou seja pensada exclusivamente na pessoa cliente em questão. Isso possibilita um desempenho melhor das práticas e métodos utilizados para a conclusão de objetivos. 

Para entendermos mais a fundo o que faz uma pessoa especializada e licenciada em coaching profissional, listamos algumas das atividades desenvolvidas por ela, a seguir: 

  • Avaliação objetiva e individual da pessoa coachee; 
  • Identificação de experiências positivas e negativas de empregos anteriores;
  • Elaboração de propósitos de vida;
  • Projeção individual a longo prazo;
  • Criação de planos de ação e desenvolvimento;
  • Atividades para exercício do foco e liderança.

Para saber se você pode se beneficiar do apoio de uma pessoa Coach profissional, pergunte-se: para alcançar meus objetivos preciso aplicar práticas como as listadas acima? Se a resposta for sim, muito provavelmente você precisa de uma pessoa especializada em coaching profissional.

O que não faz um Coach Profissional?

Assim como em todas as áreas que auxiliam para um melhor desempenho pessoal e profissional, a área de coaching profissional também alerta acerca de técnicas e métodos aplicados por pessoas que não pertencem a modalidade no quesito profissional, mas se apresentam como pertencentes e especializados. Portanto, muita atenção ao buscar por ajuda!

A seguir, listamos o que uma pessoa especializada em Coach profissional NÃO faz:   

  • Não utiliza métodos padrões; 
  • Não faz promessas de terapia voltadas à psicologia;
  • Não utiliza técnicas pertencentes ao papel de uma pessoa profissional em aconselhamento voltados à depressão e ansiedade.

Qual a importância do Coach Profissional?

A modalidade de coaching profissional exerce um importante papel dentro do ambiente organizacional e de trabalho a nível individual. Isso significa que, em um ambiente tão dinâmico quanto o profissional, a pessoa que atua com esse tipo de coaching auxilia clientes a encontrarem satisfação e motivação em seus cargos

Outro ponto muito importante dessa profissão é que ela providencia ferramentas e técnicas para que a relação com colegas no ambiente organizacional seja mais assertiva, o que melhora as habilidades interpessoais e a confiança, eventualmente levando a pessoa coachee a um cargo de liderança.

Dessa forma, o Coach profissional éde suma importância para todas aquelas pessoas que querem prosperar e desenvolver suas carreiras, mas ainda não sabem exatamente como fazer isso. Além disso, a modalidade é importante para as pessoas que não são muito organizadas no ambiente de trabalho — o que afeta diretamente a performance e produtividade delas e de todas as pessoas ao redor. 

Quais as diferenças entre o Coach de Carreira e o Coach Profissional?

As profissões de Coach de carreira e Coach profissional são bem relacionadas. Em alguns lugares, inclusive, você pode encontrar sobreposição desses dois termos, sendo utilizados como sinônimos. Entretanto, existem pequenas divergências nas formas de atuação dessas pessoas profissionais.

Primeiramente, Coaches profissionais também podem auxiliar em transições de carreira e na construção da mesma a longo prazo, assim como Coaches de carreira. 

Entretanto, coaching de carreira é uma área muito abrangente, com diversas ramificações. É como se fosse um “termo guarda-chuva” para todas as vertentes do coaching focadas no desenvolvimento profissional de uma pessoa coachee.

Com isso, o Coach profissional se encontra dentro desse grande guarda-chuva, e seu foco é mais na motivação e construção da imagem profissional, de maneira pontual. Logo, uma pessoa que se diz Coach profissional é mais efetiva quando atuando especificamente em uma carreira estagnada ou em um cargo já em desenvolvimento.

Enquanto a pessoa Coach de carreira pensa em todos os aspectos que envolvem uma carreira, no geral, o Coaches profissionais se preocupam com problemas e obstáculos mais objetivos, como falta de produtividade, estagnação, estresse, autoestima e gestão de tempo, por exemplo.

Como avaliar se você precisa de um Coach Profissional? 3 Sinais!

Por vezes, os limites do nosso conhecimento e capacidade em organização profissional não é muito explícito. Dessa forma, pode ser um desafio perceber que há a necessidade de uma ajuda extra em nossa vida profissional. Por conta disso, selecionamos 5 sinais a serem considerados na hora de analisar se é necessária a presença de uma pessoa especialista em coaching profissional. Confira:

1- O estresse profissional é tão grande que afeta outras áreas da sua vida

Por vezes, podemos nos sentir estressados com nossa carreira, seja por desmotivação ou por que não nos sentimos mais confortáveis fazendo o que fazemos normalmente. 

Nesse caso, como não vemos saída, a irritabilidade pode começar a influenciar outros pontos de nossa vida, como os relacionamentos pessoais. Se isso está acontecendo e você não vê maneiras de resolver a situação, pode ser uma boa ideia contar uma pessoa especialista no âmbito profissional. 

2- Sua trajetória profissional está levando você para caminhos diferentes dos seus objetivos

Por vezes, necessitamos tanto de um cargo que pague um pouco melhor que acabamos por abandonar temporariamente aquilo que nos faz bem. Na hora, pensamos que é somente um desvio rápido e, quando as coisas entrarem nos eixos, voltamos ao nosso caminho habitual. 

Porém, anos se passam e as situações se complicam. Acabamos em um trajeto que não tem nada a ver com a gente e que não sabemos qual o destino final e nem o que alcançaremos. Nossos objetivos parecem cada vez mais longe e isso começa a se transformar em situação.

Em casos assim, uma pessoa Coach profissional pode ser útil para ajudar você a pensar em uma solução para essa situação!

3- Você não consegue se manter em nenhum trabalho por muito tempo

Suponhamos que nos últimos 3 anos, você tenha tido mais de 3 trabalhos, todos completamente diferentes uns dos outros e que não agregam em nada na construção da sua carreira. Isso pode indicar que você está em um período confuso profissionalmente, ou que você ainda não decidiu de fato quais são seus objetivos profissionais

Essa é a expertise de Coaches profissionais. Assim, não perca mais tempo pulando de vaga em vaga, procure a ajuda de uma pessoa especialista para conseguir definir um caminho estável para sua carreira!

Coach profissional e pessoal: quais as diferenças e qual escolher?

É verdade que há benefícios do auxílio de Coaches profissionais na vida e desenvolvimento pessoal de coachees. Porém, é importante entender que ambas áreas são bem distintas entre si!

Coaches profissionais podem interferir em comportamentos e hábitos pessoais, porém, somente quando isso afeta de alguma forma o desempenho profissional da pessoa em questão. O foco da pessoa Coach profissional deve ser voltado por completo para a carreira da pessoa coachee.

Coaches pessoais, de vida ou life Coaches vão focar em aspectos que moldam a autoestima e os relacionamentos pessoais externos ao ambiente de trabalho. Portanto, são modalidades mais relacionadas ao cotidiano da pessoa coachee. 

Antes de decidir por uma modalide, pense onde é a área de maior angústia na sua vida. Se essa origem for a partir de problemas pessoais de relacionamento e autoestima, pode ser que life Coaches ajudem mais. Se o problema estiver diretamente ligado ao trabalho, prefira a modalidade de coaching profissional. 

Quais os métodos utilizados por um Coach Profissional?

Como o mercado de trabalho está em constante mudança, assim também está a metodologia do coaching profissional. Também, a área de Coach ainda não possui uma regulamentação única que organiza as metodologias utilizadas, logo, essas podem variar de profissional para profissional.

Porém, em linhas gerais, alguns métodos utilizados por todas as modalidades que o Coach de carreira abrange são:

  • Aplicação de ferramentas para auxiliar na gestão de tempo e produtividade;
  • Organização da vida profissional;
  • Aprimoramento das Soft Skills;
  • Identificação de crenças limitantes e bloqueios;
  • Criação de uma linha do tempo com metas e objetivos bem definidos.

4 dicas para selecionar o Coach Profissional ideal:

Siga essas dicas para ter certeza que a pessoa escolhida seja a melhor opção para você:

  1. Procure por profissionais que tenham uma larga experiência em auxiliar pessoas com o mesmo tipo de problema que você. Isso fará com que a pessoa Coach em si já tenha uma noção do tipo de trabalho que será desenvolvido.
  2. Procure por websites, testemunhos, depoimentos e quaisquer tipo de informações que atestem que a experiência da pessoa Coach profissional é autêntica.
  3. Peça uma “Amostra grátis”. Pode ser uma sessão ou apenas parte de uma, porém, utilize-se desse tempo para sondar a pessoa Coach e ver se vocês vão de fato se dar bem. 
  4. Verifique se de fato a certificação de seu ou sua Coach profissional é proveniente de uma instituição boa e renomada

Quanto custa um Coach Profissional?

Assim como em outras modalidades do coaching, para definição de valores específicos é necessário atentar-se ao modelo das sessões e técnicas que serão aplicadas. 

O valores médios para a modalidade de coaching profissional variam entre R$200,00 e R$600,00 por sessão, podendo ter como fator determinantes técnicas de aplicação e o nível de coaching em que a pessoa profissional apresenta estar.  

Benefícios do Coaching Profissional

Um dos ensinamentos mais utilizados e vivenciados na prática de coaching profissional é o de que a pessoa humana é responsável por ela mesma, ou seja é preciso a compreensão de limites e objetivos para que exista uma possibilidade de transformação. 

Entendendo esse princípio, nós trouxemos no tópico a seguir 4 benefícios e técnicas aplicadas por pessoas especializadas em coaching de carreira na vida e experiência com pessoas clientes. Vamos lá?

  • Desenvolvimento de melhora na comunicação;
  • Estabelecimento de um planejamento construído de acordo com necessidades e metas;
  • Desenvolvimento de inteligência emocional;
  • Possibilidade de visão e planejamento de um futuro.

Em todos os benefícios listados acima, é necessário que exista segurança e confiança na pessoa profissional que trabalha com a aplicação. Portanto, todo cuidado é pouco ao escolher o rumo que sua vida seguirá. 

Limitações do Coaching Profissional

Confira as limitações dessa área de especialização do coaching:

  • É uma área fácil de haver golpes de pessoas que não possuem certificações. Então, é importante reforçar esse ponto;
  • Por vezes, o custo é muito alto para pessoas que não estão em um período bom de suas carreiras, o que pode levar a ser um serviço não tão acessível.

Coach profissional é uma pessoa especializada em auxiliar e motivar pessoas que necessitam de mudanças em pontos de sua vida profissional. Seja para mudar de área, ocupar cargos de liderança ou aperfeiçoar foco e outras habilidades, essa pessoa profissional estará lá para isso! Entretanto, verifique se é de fato essa pessoa profissional que você precisa para potencializar sua carreira antes de tomar qualquer decisão!

Gostou do nosso texto? Conheça agora o princípio de pareto, uma teoria muito interessante sobre produtividade!