Colaboração: o que é, qual a importância e como evoluir?

É muito provável que o termo “colaboração” apareça quando realizamos tarefas e jogos em grupo. Isso porque, em atividades em equipe, é preciso que cada pessoa faça sua parte para que um determinado objetivo em comum seja alcançado.

Essa soft skill é tão valorizada que é um ponto essencial a ser avaliado durante a fase de dinâmica em grupo em um processo seletivo. No entanto, essa habilidade não se limita somente à vida profissional, tendo grande importância no âmbito pessoal. Por isso, preparamos este artigo com o intuito de explicar o que é colaboração e o quão fundamental é essa capacidade. Veja o que abordaremos a seguir:

Vamos lá? Boa leitura!

O que é colaboração e qual a importância?

Derivada do latim, a palavra “colaboração” significa trabalho em conjunto. Essa habilidade tem sido cada vez mais valorizada, uma vez que a globalização interligou o mundo de forma que as ações dos Estados Unidos interferem na Ásia, por exemplo. Do ponto de vista micro, é importante em uma empresa que as pessoas trabalhadoras se relacionem de forma harmônica e sistêmica pois, somente assim, os resultados são alcançados mais rapidamente e com maior efetividade.

Ao ter isso em mente, fica fácil de compreender a importância de aplicar a colaboração no dia a dia. Em uma situação em que as pessoas que integram sua equipe trabalham de forma individualista, é provável que não haja progresso e os obstáculos para conquistar as metas aumentem. Nesse caso, a colaboração vem como ferramenta para fazer com que todo o time funcione e, consequentemente, a empresa cresça.

A mesma coisa ocorre com uma família que vive no mesmo ambiente. Caso as pessoas não façam sua parte nos afazeres da casa, haverá discussões e problemas na manutenção do local de convívio. Por isso, colaborar deve ser uma prioridade em todas as áreas da vida, já que seus resultados são positivos.

Quais os elementos pilares da colaboração?

Tão importante quanto saber o que é colaboração, é entender quais são as bases em que ela se sustenta e que lhe auxiliam na hora de colocar essa habilidade em prática. Confira alguns dos principais pilares:

Comunicação

É válido dizer que a colaboração está diretamente ligada à comunicação e a unificação de objetivos, já que estabelecer metas em comum e conquistá-las requer colaboração. Além disso, para que elas sejam determinadas, é preciso fazer uso de um diálogo prático e entendível.

Coordenação

Uma empresa com as suas metas organizadas e de fácil compreensão tem maior probabilidade de gerar nas pessoas trabalhadoras a necessidade de colaborar para que os objetivos sejam alcançados.

Percepção

Para que a colaboração seja efetiva é necessário saber interpretar o comportamento das outras pessoas. Com isso, há uma interação social melhor e, consequentemente, fica evidente qual a melhor forma de fazer com que elas colaborem entre si.

Senso de time

Colocar em segundo plano as atitudes individualistas e priorizar as necessidades da equipe é fundamental para que exista colaboração. Nesse caso, o comportamento competitivo e a resistência em compartilhar os conhecimentos obtidos não podem existir, já que eles são grandes obstáculos para a construção desse pilar.

Respeito e gentileza

Ter empatia e ser uma pessoa educada com as pessoas que estão a sua volta é essencial para que a convivência seja leve e haja um interesse das pessoas integrantes do time em ajudar umas às outras, uma vez que é criada uma relação afetuosa e positiva.

Quais os principais benefícios e desafios da colaboração?

Como qualquer outra habilidade, a colaboração tem seus pontos positivos e muitas vezes não é um processo fácil colocá-la em prática. Por isso, elencamos as vantagens e dificuldades de ser uma pessoa colaborativa. Acompanhe a seguir!

Desafios da colaboração

Dificuldade em comunicar-se

Como já foi dito anteriormente, a comunicação é uma das bases da colaboração. Sem o diálogo, os objetivos individuais se sobressaem aos da empresa e dificultam o progresso. Você provavelmente já ouviu que a “união faz a força”, certo? Pois então, quanto mais pessoas se dedicam aos mesmos objetivos, maior é a chance de conquistá-los. No entanto, para que isso ocorra é necessário que as metas sejam bem explicadas e compreendidas por toda a empresa.

Opiniões distintas

É comum que hajam diversas opiniões dentro de uma empresa, uma vez que cada indivíduo tem personalidade única. Apesar disso, é fundamental que haja um acordo entre opiniões das equipes da firma. Sem isso, o crescimento do negócio fica inviável porque as pessoas que integram a empresa não concluem quais são os objetivos almejados e, consequentemente, não progridem.

Personalidade competitiva

A mentalidade competitiva vai contra os princípios do trabalho colaborativo. No entanto, perder essa característica é uma tarefa difícil. Muitas pessoas profissionais têm medo de serem invalidadas pelas outras da equipe e acabam optando por competir. Tendo isso em mente, as pessoas em posição de liderança na empresa devem sempre deixar explícito seus propósitos e o quão benéficos eles serão para a carreira de todas as pessoas.

Benefícios de colaborar

Integração

A integração entre todas as áreas da empresa é um dos maiores benefícios que a colaboração traz para um negócio, mas também é um dos mais difíceis de ser conquistado. A divisão em departamentos pode acabar dificultando a comunicação entre as áreas, o que leva a um trabalho mais individualizado. Quando a empresa opta pela colaboração, todas elas se tornam uma só e as metas são unificadas.

Produtividade

Uma pessoa produtiva é bem-vista no mercado de trabalho. Sendo assim, quando as pessoas que integram a firma se unem e aplicam essa competência em prol da empresa, o resultado é muito mais efetivo. Portanto, ao conectar a colaboração com a produtividade de cada profissional o progresso ocorre de forma mais rápida e assertiva.

Compartilhamento de conhecimentos

Quando o conhecimento de cada pessoa da empresa é compartilhado visando torná-lo um pensamento comum, cria-se uma inteligência coletiva e o negócio avança. Além disso, quando a informação é compartilhada e conta com a colaboração de todas as pessoas que integram a firma, fica mais fácil surgirem inovações e ideias criativas.

Como aplicar a colaboração na prática? 5 dicas!

Agora que já falamos um pouco sobre a importância da colaboração e as vantagens de inseri-la em sua rotina, vamos explicar como colocá-la em prática. Para isso, preparamos 5 dicas que vão lhe ajudar nesse processo. Confira:

1. Cultive oportunidades

Cada pessoa que faz parte da empresa tem talentos e habilidades que, ao serem compartilhados, podem permitir grandes oportunidades de crescimento. Além disso, ao ouvir o que essas pessoas têm a dizer, elas se sentem valorizadas e se dedicam ainda mais ao negócio. Por isso, é fundamental que todas as ideias sejam ouvidas, para que assim surjam oportunidades de inovação e desenvolvimento de projetos.

2. Invista em ferramentas

Tendo em vista o tópico anterior, é importante que as pessoas que fazem parte da empresa sintam-se à vontade para compartilhar seus conhecimentos. Existem algumas ferramentas que auxiliam profissionais a colaborar com o crescimento da empresa por meio de suas ideias.

Uma delas é a ferramenta de gestão de tarefas em nuvem, como o Trello. Nele todas as pessoas trabalhadoras podem organizar e compartilhar os afazeres de forma integrada. Outra ferramenta digital é o Google Colab, muito utilizado pelas pessoas programadoras, com ele é possível compartilhar códigos de forma fácil.

3. Altere a estrutura

Em uma empresa, quanto menos segregadas forem as áreas que a constituem, maior será a colaboração entre elas. Logo, para que haja essa integração, é importante refletir se as estruturas da firma facilitam a comunicação e relação entre as pessoas que trabalham no local.

Uma ideia para promover a aproximação entre as áreas é construir um ambiente comum de convivência, como um local integrado, sem muitas portas ou com salas de vidro. Assim, as pessoas que trabalham na firma sentem-se próximas uma das outras e livres para compartilhar suas ideias, independentemente dos níveis hierárquicos e das áreas distintas.

4. Estabeleça equipes cross-funcionais

Um das formas de gerar a colaboração em um empresa é integrar determinadas áreas com o propósito de desenvolver um projeto, é assim que são criadas equipes cross-funcionais. Pessoas colaboradoras de diferentes especialidades e pontos de vistas se unem e dedicam-se ao mesmo projeto. Uma forma de fazer isso é integrando áreas opostas da empresa, assim ambos os lados colocam suas habilidades na atividade e compartilham conhecimentos.

5. Escute opiniões

Não só dentro de uma empresa, mas em qualquer outro âmbito da vida é essencial saber ouvir o que a outra pessoa tem a dizer. Afinal, cada uma tem suas próprias experiências e compartilhá-las pode fazer com que a outra se identifique com uma delas e aprenda com isso. Portanto, ouvir a opinião alheia é um dos passos para colocar em prática a colaboração. A partir disso, a pessoa se sente à vontade para dividir ideias e dificuldades que podem ser um aprendizado para a empresa.

Ser capaz de colaborar é uma soft skill fundamental para um bom convívio em uma empresa e nas relações interpessoais. Ao desenvolver essa habilidade é possível promover o crescimento de um negócio e das pessoas profissionais que nele trabalham, levando ao sucesso.

Gostou desse conteúdo? Então aproveite a visita em nosso blog e descubra o que é inovação incremental e como ela está presente no seu cotidiano!