Tecnologia é um conceito que sobrevive por meio de adaptação e aprimoramento. O tempo todo se busca inovar um produto pré-existente ou até mesmo surgir com uma novidade que tornará os antecessores obsoletos. Foi com essa ideia em vista que o economista austríaco Joseph Schumpeter cunhou o termo “inovação incremental” em 1939, a partir de sua obra “Business Cycles”.

Esta é uma das diversas definições que o autor traz em seu livro e que serão importantíssimas para o cenário econômico e empresarial do final do século XX, suas ideias impactam até os dias de hoje. Quer conhecer um pouco mais sobre o assunto? Então confira o que veremos nessa leitura:

Boa leitura!

O que é inovação?

Inovação nada mais é do que fazer algo novo, seja por meio de uma ideia, um produto ou até mesmo um serviço. Também pode estar diretamente relacionada com algo já conhecido, mas realizado ou apresentado de uma forma diferente. É como buscar algo já existente e adicionar uma nova perspectiva sobre isso — isso é inovar.

Levando em consideração os novos conceitos, como inovação incremental, podemos encarar esse tipo de método como um reajuste do que já existe. As empresas, para conseguirem se destacar entre as demais, precisam reformular um produto ou serviço de acordo com as tendências do mercado.

Sendo assim, a inovação passa a ser vista como uma forma de melhorar algo que já existe, fazendo com que uma ideia seja diretamente aplicada no que deseja ser modificado. Melhorar processos, metodologias ou jeitos de atuar em uma determinada área também pode ser considerado uma forma de inovar.

Na maior parte dos casos, a palavra “inovação” está diretamente ligada com o sucesso. Ainda assim, é necessário estudar muito bem a aplicação das modificações para que todos saiam beneficiados, desde pessoas colaboradoras até clientes. Por isso, uma boa pesquisa de satisfação poderá ajudar a chegar a uma resposta.

O que é inovação incremental?

Inovação incremental é um novo produto ou tendência que surge do melhoramento de uma tecnologia, processo ou produto já existente no mercado. Portanto, é uma nova combinação a partir de fatores já presentes e inventados.

Por mais que essa pergunta pudesse ser respondida diretamente, o mais interessante é entender todas as nuances por trás dela. À vista disso, começaremos definindo inovação, conceito fundamental para entender o restante.

Apesar da palavra “inovação” só começou a ganhar popularidade com os textos do economista Schumpeter, que define inovação como uma nova combinação de conhecimento, recursos, ferramentas e outros fatores que podem ser novos ou não

Segundo o autor, ainda é necessário distinguir tal definição da de “invenção”, já que a inovação é uma atividade social específica que ocorre dentro do campo econômico para fins comerciais, e as invenções podem estar em qualquer campo sem nenhum intuito mercantil.

Quais as diferenças entre a inovação incremental e a radical?

Outro conceito apresentado pelo economista é a inovação radical, que diverge em estratégia da inovação incremental. Ela é tida como algo mais drástico, em que sua imposição acarreta a mudança dos rumos do mercado.

Para ser uma inovação radical, o produto precisa ser diferente de tudo que já foi visto até então, ser diferente de qualquer outra coisa que esteja atualmente em voga, além de servir de base para futuras disrupções e inovações

Apesar de ambas inovações serem quase opostas, a recomendação é que trabalhem juntas, tendo em vista que existe uma tendência empresarial de investir somente na incremental por segurança e deixarem a radical um pouco de lado. Atualmente, as startups são responsáveis por grande parte das disrupções radicais.

Na questão estrutural, existem outras diferenças entre os tipos de inovação. A inovação radical demanda mais anos de duração da implementação do projeto e possui uma trajetória mais longa e lotada de contratempos. 

Podemos entender mais sobre as diferenças entre inovação incremental e radical neste diagrama da Aveo:

Diagrama que mostra uma linha horizontal chamada "novas tecnologias" perpendicular a uma vertical chamada "impacto no mercado", dentro do espaço há os conceitos de inovação incremental e inovação radical

Qual a melhor? 

Para que seja possível decidir qual é o melhor tipo de inovação para uma empresa, é necessário levar em consideração todos os seus pontos e aliá-los às necessidades das organizações. No entanto, observando sob uma ótica geral, é possível definir qual delas é a melhor.

Ainda que haja uma ideia comum de que a inovação surge como uma forma de desestabilizar o mercado, as coisas não funcionam bem assim. A inovação incremental pode ser muito útil para as empresas e, também, para as pesosas consumidoras. O importante é se manter a atualização.

Um dos principais objetivos da inovação incremental é, sem dúvida alguma, promover o fortalecimento da competitividade da empresa dentro do mercado. Sendo assim, sempre haverá a possibilidade de estimular as pessoas colaboradoras a chegarem a um resultado ainda melhor, em prol do desenvolvimento do negócio.

Além disso, a diversificação do portfólio de inovações também é um fator muito atrativo que torna esse tipo de inovação a mais viável para uma empresa. Isso quer dizer que, com o investimento em melhorias constantes para um produto ou serviço lançado, os negócios apenas tendem a crescer.

Quais os objetivos da inovação incremental?

Um dos principais objetivos da inovação incremental é ser uma fonte de receita recorrente. Ainda que o potencial de retorno financeiro e o impacto de outros tipos de inovação possam ser chamativos, há uma incerteza sobre o sucesso dessas outras metodologias. Isso porque a maior parte das pessoas opta por comprar produtos mais atualizados no lugar dos novos.

O diferencial competitivo também é um ponto a ser levado em consideração. Com as novas exigências, que sempre estão mudando graças à volatilidade, todas as melhorias devem ser aplicadas para garantir que uma empresa esteja à frente da concorrência. Por isso, essa inovação poderá ser o ponto chave para o crescimento.

A inovação incremental também tem por objetivo ser uma diversificadora de portfólio de inovações. Isso porque não adianta apenas criar algo novo, mas sim investir em melhorias. Com o equilíbrio certo dos investimentos em inovação, é possível alcançar bons resultados a curto e a longo prazo.

Quais as vantagens da inovação incremental?

Por ser mais simples e menos arrojada que a inovação radical, a incremental é a preferida de muitos investidores e empresas. Confira aqui as vantagens que ela apresenta:

  • mais barata;
  • exige menos investimento na fase de desenvolvimento e pesquisa;
  • maior garantia de sucesso;
  • muitas vezes consegue substituir de maneira eficaz uma inovação radical;
  • processo mais linear e controlável;
  • qualquer organização pode realizá-la, desde que tenha criatividade.

5 exemplos de inovações incrementais!

O que não falta no mercado atualmente são bons exemplos de inovações incrementais que são sempre um completo sucesso. Evidenciaremos aqui alguns dos mais conhecidos:

Smartphones

É incrível pensar o quanto esse aparelhinho já mudou desde seu surgimento, no final da década de 90. E todo ano somos bombardeados com mais propagandas sobre novos modelos que chegam no mercado, com mais câmeras, mais megapixels, maior conjunto de funcionalidades, entre outros.

Os smartphones são um ótimo exemplo de inovação incremental, pois estão sempre em constante adaptação, sem mudar o conceito original! A cada nova inovação tecnológica surge um novo modelo que vai deixando o anterior obsoleto. 

evolução dos smartphones da Samsung linha Galaxy J de 2013 a 2018

Videogames

Segundo pesquisas, o Brasil é o 13º maior mercado de games do mundo e o maior da América Latina. Isso faz com que jogos e consoles estejam sempre em criação, sofrendo uma alteração atrás da outra para proporcionar às pessoas jogadoras a melhor experiência possível.

Empresas multinacionais como Nintendo, Sony e Microsoft lideram nessa constante busca por inovação. O objetivo final é sempre tentar fazer com que a imersão seja mais completa. A realidade aumentada já não é mais coisa de filme de ficção científica, e quem joga já está utilizando inclusive o movimento de seus corpos como controle.

Automóveis

Outra indústria que tem como aliada a inovação incremental é a automobilística. Carros podem ser trocados anualmente e novas funções surgem com seus novos modelos. Nessa questão, o que vale é o conforto e a segurança

Geralmente, as tecnologias usadas costumam ser algo como um sensor mais potente de distância, um airbag melhorado, maior conectividade com smartphones e outros dispositivos, entre outros. 

Foto ilustrativa da evolução dos carros Volkswagen Gol de 1980 a 2017

Faber-Castell

A famosa empresa de materiais escolares, a Faber-Castell, é exemplo de criatividade e inovação incremental.

Seus produtos contam sempre com uma adaptação pensando no público consumidor. Lápis de cor são aprimorados com material antiderrapante, as canetinhas hidrográficas são dotadas de pontas retráteis para crianças que têm o costume de aplicar uma maior força na hora de desenhar, e assim por diante.

Conjunto de lápis da Faber Castell

Gmail

No começo, o Gmail era exatamente o que prometia: uma caixa de mensagens. O serviço de e-mail ganhou então diversas atualizações que foi lhe conferindo uma maior quantidade de ferramentas. Nos dias de hoje, pode-se alcançar uma variedade de serviços sem sair do Gmail, como ter acesso a calendário, notas, cronogramas e até mesmo iniciar uma reunião através do Hangouts e Google Meet. 

Tela antiga do Gmail

5 exemplos de inovações radicais!

Antes de mais nada, é preciso desmistificar uma constatação: a inovação incremental não é uma cópia do que já foi feito, mas sim uma melhoria de projetos com alto potencial. Graças às séries de aprimoramentos e atualizações, um produto ou serviço pode ser visto com novos olhos e perspectivas.

Levando isso em consideração, é possível afirmar que esse tipo de inovação transforma um produto ou serviço em uma forma mais competitiva e assertiva para quem consome. Dessa forma, o desenvolvimento dos produtos é o principal objetivo desse tipo de modelo, trazendo a possibilidade de criação para as marcas.

Veja, abaixo, alguns exemplos inspiradores de aplicação de inovação radical para o seu negócio.

Riot Games

É muito provável que já tenha ouvido falar de um jogo chamado “League of Legends”, muito conhecido como “LOL”. Após se tornar um grande fenômeno mundial, ganhando até mesmo campeonatos com uma boa remuneração, a Riot Games, que iniciou em 2006, decidiu mudar os seus hábitos de investimento por meio da inovação radical.

No ano de 2014, a empresa passou a se inserir em um novo mercado, algo completamente diferente de seu foco inicial: o mercado musical. Nos últimos anos, com o objetivo de difundir ainda mais o seu trabalho com o League of Legends, a empresa passou a produzir clipes para fazer com que os jogadores se sentissem estimulados a comprar.

Para que fosse possível divulgar as skins de quatro personagens de seu jogo, toda a metodologia de divulgação foi diferente. Ganhando videoclipe, perfil nas redes sociais e um álbum na plataforma do Spotify com selo de verificação e apresentação ao vivo com hologramas, um novo grupo surgiu: K/DA.

Ainda que pareça algo muito distante da realidade, não é. O quarteto musical acabou recebendo vozes de cantoras reais e abriu portas para novos sucessos como, por exemplo, a outra banda da Riot Game: True Damage. Inclusive, um dos dubladores de uma das skins da True Damage é o cantor Emicida, que dubla o personagem “Ekko”.

League of Legends no Spotify

PicPay

Criada no ano de 2012, aqui no Brasil, o PicPay acabou mudando a visão de todo mundo sobre pagar boletos e enviar dinheiro para os amigos. Nos últimos anos, o crescimento da empresa tem se mostrado surreal, chegando a fechar parceria com o Governo Federal, com o intuito de receber benefícios sociais durante a pandemia de Covid-19.

Este é um dos maiores exemplos de inovação radical, pois a empresa chegou a desenvolver parcerias com marcas de renome, fazendo com que boletos, estacionamentos e, até mesmo, cash em jogos pudessem ser efetuados e comprados. Tudo isso sem sair do aplicativo.

Ainda que lidar com o dinheiro possa ser um assunto bastante delicado para algumas pessoas, principalmente quando se trata do meio digital, o aplicativo conseguiu reverter essa imagem tradicionalista. Cada vez mais pesosas usuárias têm se interessado nos serviços do PicPay, principalmente por causa de suas funcionalidades.

No entanto, o que chama realmente a atenção do público é a forma como a empresa utiliza as mídias para divulgar o produto e transmitir segurança. No ano de 2020, a organização acabou atingindo a marca de mais de 20 milhões de pessoas usuárias, o que apenas expressa a sua qualidade e zelo para com clientes.

Ilustração de antes e depois do aplicativo da PicPay, mostrando a interface antiga e a atual
Foto de divulgação oficial da PicPay

AIRBNB

A criação do AIRBNB ocorreu no ano de 2008, quando a empresa procurou promover um impacto maior e mais positivo na sociedade. Isso fez com que houvesse uma facilitação do contato entre futuros hóspedes e os anfitriões de uma forma inteiramente segura e com uma boa visão de engajamento.

Por meio da plataforma, criada a partir de uma inovação radical, é possível encontrar hotéis e pousadas de luxo. O seu principal diferencial está no fato de as acomodações serem comunitárias. Isso faz com que a ideia se mostre mais disruptiva e a empresa utilize a lógica de effectuation para o desenvolvimento de uma nova proposta.

Pelo AIRBNB, você terá acesso aos mais diversos locais apenas com o seu celular ou computador. Para as pessoas usuárias interessadas na pesquisa de locais para se hospedar, basta digitar o endereço e esperar um retorno com preços extremamente acessíveis em casas ou apartamentos comuns.

Muitos protocolos de segurança foram estabelecidos pela empresa para que essa ideia pudesse sair do papel e dar certo. Por isso, tanto as pessoas usuárias quanto anfitriãs se sentem inteiramente à vontade com esse tipo de serviço. A facilidade de usar o celular para alugar um local foi o suficiente para tornar uma simples ideia um verdadeiro sucesso.

Aplicação AIRBNB

DogHero

A Dog Hero também é um exemplo de que a inovação radical pode dar muito certo. Essa startup atua diretamente no Brasil, México e Argentina, levando em consideração a necessidade de conectar tutores e tutoras que são apaixonados por seus cães. No entanto, nem sempre a plataforma foi tão grande.

De início, a empresa disponibilizava apenas hospedagens e passeios. No entanto, com a evolução da maneira de atuar, é possível contar, atualmente, com pet sitter, creche e, também, serviços veterinários. Ao se cadastrar na plataforma, a pessoa usuária pode se registrar tanto como responsável por um pet quanto como cuidador(a).

Logo da marca Dog Hero

Rent the Runaway

Atualmente, a Rent the Runaway é considerada uma startup unicórnio, mas nem sempre foi assim. Com o seu surgimento no ano de 2009, levando em consideração a ideia de duas amigas, a empresa tinha como objetivo ser uma startup de aluguel de roupas de grife para pessoas que desejavam se vestir bem gastando pouco.

Aplicando a metodologia da inovação radical, a empresa se dirigiu para o mercado apenas com uma ideia, sem qualquer tipo de preparo prévio. A questão é que, atualmente, mesmo sem todos esses cuidados iniciais, as criadoras conseguiram atingir a marca de um bilhão de dólares em valor de mercado.

Fachada da Rent the Runaway

Quando e em quais casos aplicar a inovação incremental?

Graças à inovação incremental, a empresa poderá dar passos bem menores, gastando menos, mas que podem ser extremamente significativos quando o assunto é alcançar uma vantagem competitiva. O processo deve ser contínuo, acima de tudo, permitindo a realocação de recursos para o crescimento da empresa.

Sendo assim, para saber quando implementar esse tipo de inovação, é necessário levar em conta a escala, que visa ampliar as operações do seu negócio por meio de processos de automatização ou, até mesmo, algum outro que tenha uma representação significativa para quem o adota.

A maturidade também poderá ajudar a saber quando e em quais casos a inovação incremental poderá ser aplicada. Ela poderá depender do estágio de desenvolvimento do seu projeto. Sendo assim, novos conceitos sempre precisarão passar por mais modificações, enquanto projetos já estabelecidos possuem maior maturidade.

Quanto investir na inovação incremental?

Para saber qual o momento certo para investir nesse tipo de inovação, é necessário conhecer em que momento o seu negócio está ou o seu produto. O grau de incerteza poderá servir para validar os seus serviços à frente do mercado ou dos consumidores. Nesse caso, seu produto será visto, unicamente como uma aposta.

No entanto, quando um produto é validado e já está no mercado com um alto crescimento, este é o momento certo pra investir em inovação incremental. Neste ponto, será possível filtrar um time experiente e com um conhecimento amplo sobre os produtos, ajudando a estimular o crescimento do negócio.

3 boas práticas de inovação incremental: como aplicar?

Sabendo que a inovação incremental poderá ajudar no crescimento da sua empresa e na permanência da competitividade, é necessário aprender algumas boas práticas para aplicá-las na sua empresa e garantir a redução de riscos.

Veja, abaixo, 3 boas práticas para evoluir esse processo no seu negócio.

1. Entenda os clientes

É válido lembrar que, dentro de uma estratégia de inovação incremental, você não chegará longe se não puder reconhecer o seu público. No entanto, com uma pequena mudança em seu produto, é possível fazer com que as expectativas entre empresa e as pessoas consumidoras possam estar devidamente alinhadas.

Antes mesmo de implementar qualquer mudança no seu serviço ou produto, é necessário conduzir uma pesquisa para que seja possível compreender quais as melhorias são essenciais. Assim, basta realizar pesquisas, entrevistas com clientes, formar grupos de foco ou desenvolver um software de gerenciamento de ideias.

2. Identifique as oportunidades

Ainda que na maior parte das vezes o progresso incremental pareça mais intuitivo e simples de implementar, é necessário ter cuidado. Na maior parte das vezes, há uma série de ideias para a inovação incremental. Sendo assim, a melhor maneira de começar é procurando pelos gargalos da empresa.

A abordagem mencionada anteriormente irá ajudar a facilitar os resultados, trazendo-os de maneira mais rápida. Sendo assim, cada vez mais pessoas serão incentivadas a embarcar em uma campanha de inovação. Toda pessoa colaboradora motivada consegue produzir mais e, por isso, deve ser estimulada.

3. Implemente a inovação radical

A inovação radical, ao lado da inovação incremental, pode ser um verdadeiro guia para o sucesso. É claro que a incrementação poderá ser crucial para a eficiência e sustentabilidade de uma empresa, mas, por si só, às vezes não será capaz de dar conta do recado sozinha.

Um bom exemplo disso é a Kodak, que se tornou uma das potências mais dominantes no mercado de fotografia. No entanto, ao parar de tentar promover a inovação e deixar de lado a atualização de seus produtos, acabou tendo um futuro desastroso, acarretando no desaparecimento de sua superioridade comercial.

Conclusão

De uma maneira geral, a inovação incremental será sempre um fator significativo sob uma empresa, trazendo sucesso e, também, comandando inovações disruptivas. Por isso, ela deve ser estudada da forma correta e implementada no seu negócio para favorecer o crescimento dos índices positivos.

Todas essas ideias são simples e se tornaram referência no mundo empreendedor moderno. A inovação complementar é a forma mais simples e segura de perpetuar a vida de um determinado produto no mercado. Viu só como é simples? Basta somente que tenha criatividade e os meios necessários para torná-la realidade!

Gostou de aprender sobre isso? Que tal ler agora nosso post sobre outro conceito empreendedor muito importante, o personal branding?

0 Shares:
1 comment
Deixe um comentário
Você também pode gostar