Curtir um bom filme já é uma excelente pedida em qualquer situação. Porém, quando podemos conferir uma produção cinematográfica e ainda aprender com o assunto exposto ali, é melhor ainda, certo?

Pensando nisso, preparamos uma seleção especial com ótimos filmes sobre tecnologia com opções para todos os gostos: documentário, ficção científica, ação e muito mais. O legal aqui é notar como alguns títulos lançados há mais de uma década permanecem tão atuais. Conheça as nossas indicações!

1. Do You Trust This Computer?

O documentário de 2018 conta com diversas personalidades ligadas ao mundo da tecnologia. O assunto também é bastante polêmico: a inteligência artificial, assim como a análise de dados e as ferramentas de machine learning.

O elenco é repleto de figuras célebres. Temos Elon Musk, criador de empresas como a Tesla e o PayPal, o inventor e guru da tecnologia Ray Kurzweil e o roteirista e produtor Jonathan Nolan, criador da série de ficção científica “Westworld”, da HBO.

O documentário é especialmente importante para aqueles que querem entender sobre o crescimento das tecnologias ligadas à inteligência artificial, um dos campos mais promissores do mercado.

Por ter relação com o modo com que as pessoas têm ensinado as máquinas a “pensar” e encontrar soluções para problemas computacionais por conta própria, é um prato cheio para quem deseja se especializar nessa área e aprender sobre o poderio atual dos sistemas inteligentes.

2. Minority Report

Aqui, temos um clássico do aclamado Steven Spielberg, baseado em um livro do mestre da ficção científica, Philip K. Dick. Em “Minority Report: A Nova Lei”, o personagem principal é interpretado por Tom Cruise. Ele utiliza uma interface de movimentos para traçar padrões e identificar crimes antes que eles aconteçam.

O mais interessante é que a história narrada no filme, lançado em 2002, se passa em 2054, mas já é possível dizer que a tecnologia retratada ali não parece mais tão futurista assim.

Isso porque a produção contou com diversos conselheiros especializados para ajudar nas descrições tecnológicas, como engenheiros do MIT (uma das principais universidades do mundo). O autor da própria interface do filme é o cientista John Underkoffler.

Hoje, Underkoffler é a principal mente por trás da empresa Oblong Industries. A companhia desenvolveu uma solução digital conhecida como g-speak SOE, uma tecnologia de gestos muito parecida com aquela utilizada por Tom Cruise.

Assim, o filme se torna ainda mais atraente para quem quer estudar sobre a interface de movimentos e se aventurar na área. Afinal, nem sempre o que é retratado no cinema está muito longe de se materializar.

3. Jobs

Independente o seu nível de envolvimento com a tecnologia, certamente você já ouviu falar de Steve Jobs. O filme de 2013 conta a trajetória do cientista e um dos fundadores da gigante do ramo de tecnologia, Apple. Na trama, ele é vivido pelo astro Ashton Kutcher, que adotou um visual bastante similar ao do visionário.

O longa-metragem acompanha o icônico Jobs desde a desistência da faculdade — uma escolha também compartilhada por um dos seus concorrente na indústria, Bill Gates. A obra mostra todo o caminho que marcou sua ascensão e o transformou em uma das principais personalidades do mundo da tecnologia.

É importante destacar que o filme apresenta alguns detalhes interessantes: mais do que um gênio dos computadores e dispositivos móveis, Jobs era um brilhante conhecedor do mundo dos negócios. Ele entendia como ninguém a importância das chamadas soft skills para se dar bem na indústria.

Dessa forma, o filme é especialmente recomendado para as pessoas que querem entender muito do mercado de tecnologia, mas também aprender sobre as melhores práticas para expor seus serviços e fazer contatos, por exemplo.

4. Trilogia Matrix

Uma das mais conhecidas trilogias do cinema, a saga de personagens inesquecíveis como Neo e Morpheus conta a história de um homem recrutado por rebeldes para ajudá-los a lutar contra o plano das máquinas de dominar o mundo.

Este roteiro fica ainda mais interessante quanto notamos que estamos em uma época na qual a discussão sobre equipamentos autônomos e inteligência artificial tem se tornado cada vez mais intensa. O próprio termo “matrix” passou a designar uma percepção irreal, mesmo em discussões que vão além do filme.

Além disso, a trilogia traz uma discussão filosófica muito interessante, que remete também às tecnologias atuais de realidade aumentada, por exemplo. Embora exista um período de dez anos entre o primeiro e o terceiro filme (de 1993 até 2003), é impressionante como os conceitos perduraram até hoje.

5. O Jogo da Imitação

Quando se fala sobre os principais pioneiros da tecnologia, alguns nomes vêm à mente: a programadora Ada Lovelace e o matemático britânico Alan Turing são dois exemplos. O filme”O Jogo da Imitação” narra a história da tentativa, por parte de Turing, de descriptografar um código de comunicação dos nazistas.

Tal fato ocorreu em plena Segunda Guerra Mundial, o que torna o feito de Turing ainda mais impressionante. Afinal, a Inglaterra também estava na guerra, e todos os envolvidos viviam sob constante risco de bombardeios.

O filme é recomendado para todos que se afeiçoam por tecnologia, já que narra um episódio fundamental da história da computação. Com ele, é possível ainda entender as múltiplas contribuições de Turing para a humanidade, e não somente para os sistemas computacionais.

Bônus: Silicon Valley e Halt and Catch Fire

Se você se interessa por filmes sobre tecnologia, é bem provável que também queira assistir séries sobre o tema. Tanto “Silicon Valley” como “Halt and Catch Fire” se debruçam sobre o tema, mas com perspectivas diferentes.

“Silicon Valley” é uma série cômica lançada pela HBO que narra o crescimento de uma pequena startup até seu estrelato, passando pelo surgimento de tecnologias bastante atuais, como as criptomoedas.

Já “Halt and Catch Fire” mostra o cotidiano de cientistas da computação durante a década de 1980, quando os computadores pessoais se tornaram uma realidade.

Agora que você conheceu a nossa seleção com filmes sobre tecnologia, já pode enriquecer seu repertório, combinando o melhor de dois mundos: cultura pop e conhecimentos sobre as soluções digitais.

Gostou do artigo “Filmes sobre tecnologia? Então, não deixe de conferir uma seleção completa com as melhores séries sobre tecnologia.

0 Shares:
Deixe um comentário
Você também pode gostar