Se você é uma pessoa apaixonada por tecnologia, deve tentar regularmente ficar por dentro dos lançamentos das empresas da área. Saber quais são as tecnologias do futuro é uma ótima forma de se preparar para o que fará parte do seu dia a dia em alguns anos.

Se você quer trabalhar com TI, inclusive, é algo fundamental: ter uma visão sobre as áreas que estão prestes a se tornar tendência te ajuda a pensar a sua carreira e evitar uma escolha desfavorável. Acompanhe o texto e veja como as seguintes tecnologias do futuro mudarão sua vida:

  • Maior presença de robôs domésticos
  • Supervisão
  • Ruas digitalizadas
  • Redes de internet 6G
  • Governos digitais
  • Carros autônomos

Quer saber mais sobre o tema? Então, continue a leitura deste texto e entenda como será a tecnologia no futuro!

1. Maior presença de robôs domésticos

Se você já viu o desenho Jetsons, Família do Futuro e outros bem futuristas, certamente se pegou pensando em como seria ter um robô em sua casa pronto para ajudar com tarefas domésticas. Fato é que, em alguns anos, isso será uma realidade: empresas de TI já demonstraram interesse na tecnologia e planejam lançar, em breve, seus robôs domésticos no mercado.

Os robôs domésticos poderão ser moldados para diferentes fins. Há aqueles, por exemplo, que servirão de companhia para pessoas idosas. Seu papel será ajudar em pequenas tarefas e enviar alertas para as autoridades médicas caso algo ocorra.

Outras soluções, mais gerais, podem fazer esse trabalho e ainda auxiliar na proteção e na limpeza da casa. Imagine um robô que pode manter seu chão livre de poeira e ainda ajudar a identificar rapidamente se há alguém no seu quintal? Pois isso já é possível: já há no mercado soluções com esse fim, e a tendência é que elas ganhem cada vez mais funcionalidades.

2. Supervisão

Durante séculos, as lentes de contato serviram apenas para nos ajudar a ver um pouco melhor ou alterar a cor dos olhos. Mas, em alguns anos, essa realidade será modificada. Graças à miniaturização de equipamentos, nós teremos acesso a lentes computadorizadas.

O que isso significa? A lente de contato conseguirá ampliar nossa visão a níveis que até então só eram possíveis com o auxílio de equipamentos específicos. Ao mesmo tempo, poderá fornecer informações via realidade aumentada, evitando o uso excessivo de celulares.

Uma tecnologia do futuro que permitirá você a ter uma super visão é bem interessante, concorda?

3. Ruas digitalizadas

A Internet das Coisas é uma das principais tendências de TI dos últimos anos. Junto com ferramentas de análise de dados, esse tipo de gadget transformou empresas e também mudará nossas cidades: o poder do Big Data e as soluções de alta conectividade colocarão toda a sociedade em um mundo mais automatizado e inteligente e contribuirão para que as tecnologias do futuro fiquem cada vez mais próximas.

As ruas das nossas cidades, por exemplo, se tornarão grandes ambientes de coleta, envio e recebimento de dados. Por sua vez, eles poderão ser aproveitados por profissionais de gestão pública para otimizar políticas estatais e melhorar a vida das pessoas que moram no município. Em um único ambiente, esses profissionais poderão:

  • identificar quais são as ruas que ficam mais congestionadas ao longo do dia;
  • verificar os ambientes com maior poluição sonora;
  • mudar o tempo dos semáforos para reduzir engarrafamentos e o tempo que cada pessoa passa no trânsito;
  • avaliar quais lugares precisam mais de uma ciclovia;
  • ter uma visão completa sobre as ruas mais violentas e como cada política pública impactou o dia a dia das pessoas.

4. Redes de internet 6G

A Internet das Coisas (IoT, ou Internet of Things) é movida pela conectividade. Nenhum aparelho da IoT funciona plenamente sem o apoio de uma boa infraestrutura de rede. Mas não há como espalhar modems Wi-Fi por toda a cidade, não é mesmo?

Para atender ao desafio de colocar bilhões de pequenos sensores conectados em rede, uma tecnologia será crucial. As redes 6G serão as responsáveis pela tarefa. Além de conseguir conectar bilhões de aparelhos, como é o caso das redes 5G, as infraestruturas de internet mobile 6G poderão entregar uma velocidade elevadíssima de modo contínuo e escalável, algo fundamental para as cidades do futuro.

O quão distante você acredita que está essa “tecnologia do futuro” ? Considerando que 5g já está sendo usando em alguns países, talvez o 6g não esteja tão distante.

5. Governos digitais

A digitalização dos governos não se dará apenas na gestão do tráfego. Pelo contrário, nos próximos anos, pessoas que ocupam cargos públicos investirão na contratação de profissionais capazes de programar sistemas para atuarem em diferentes frentes. Essa tendência, inclusive, já tem um nome: governos digitais.

A era dos governos digitais será marcada por uma administração pública mais conectada a meios virtuais. O poder público compartilhará dados de maneira aberta para permitir que pesquisadores e ativistas auxiliem na verificação de resultados e busca por fraudes. Além disso, manterá novos canais de atendimento e resolução de problemas.

Em alguns anos, portanto, será cada vez mais comum o uso de aplicativos e sistemas web para resolver problemas com o governo. Já quem resolve investir na formação na área de tecnologia poderá aproveitar os dados públicos para desenvolver projetos pessoais, ou seja, toda a sociedade ganhará um maior retorno sobre os impostos pagos.

6. Carros autônomos

Os carros autônomos terão um grande impacto em nosso dia a dia. Veículos com recursos de rastreamento de objetivos, Inteligência Artificial e automatização poderão reduzir acidentes, melhorar a performance de empresas de logística e ainda tornar o mundo mais sustentável. Afinal, eles sempre conseguirão escolher a melhor forma de nos levar de um ponto a outro.

Essa tecnologia está avançando a passos largos. Hoje em dia, vários veículos do mercado têm recursos de automação básicos. O grande desafio será entregar automóveis 100% automatizados: vencida essa etapa, todos poderão ir de um lugar a outro sem se preocupar em colocar a mão no volante.

Como podemos ver, as tecnologias do futuro prometem tornar o nosso dia a dia mais eficiente, inovador, convergente e automatizado. O uso de dados será mais comum, assim como o apoio da Inteligência Artificial na tomada de decisões. Ao mesmo tempo, manter-se conectado à internet será algo tão comum quanto respirar.

Por isso, se você quer trabalhar com TI, é importante começar a pensar na sua formação agora. Bons cursos de programação, análise de dados e Inteligência Artificial podem ser feitos de modo a contribuir para a sua preparação para cada uma das tecnologias do futuro listadas acima. Assim, você não terá dificuldades para encontrar uma boa oportunidade e ainda poderá ajudar a construir um futuro muito mais dinâmico.

Gostou das nossas dicas? Então, não deixe de conferir qual será o perfil de profissionais do futuro.

0 Shares:
Você também pode gostar