A leitura é uma das habilidades mais importantes para quem deseja ingressar na área de tecnologia. Por isso, desenvolver o hábito de ler, por meio de livros de programação, é uma excelente estratégia para entrar no mundo do desenvolvimento de software.

Além disso, nem conteúdo está compilado em vídeos, o que torna os livros uma opção ainda mais atraente para quem deseja estudar no transporte público ou nas horas onde a conexão de internet está instável.

Confira agora nossa lista com 4 livros de programação essenciais para iniciantes e aprenda também como estudar programação de forma eficiente:

  • Saiba porquê livros de programação são interessantes para iniciantes
  • 4 livros de programação essenciais para iniciantes
  • Veja como estudar com livros de programação

Saiba porquê livros de programação são interessantes para iniciantes

Como dissemos anteriormente, os livros de programação são excelentes fontes de conhecimento para quem deseja iniciar seus estudos na área, já que eles oferecem conteúdo de qualidade de modo acessível — e que muitas vezes não está disponível em outros formatos.

Listamos abaixo alguns motivos pelos quais os livros de programação são interessantes para quem está começando seus estudos. Confira:

Praticidade

Um dos principais motivos para adotar a leitura nos estudos é sua praticidade. Como a rotina de quem está começando a aprender programação costuma ser bastante intensa, os livros permitem estudar nas horas vagas, mesmo quando os meios tecnológicos falham, afinal você não precisa de conexão, nem mesmo de energia elétrica para ler um livro.

Além dos livros físicos, em papel, existem também os e-books, que podem ser lidos em dispositivos móveis como celulares e tablets, além dos leitores de e-book, aparelhos dedicados para esse tipo de leitura, como o Kindle. Isso oferece maior praticidade e também evita peso na mochila, sendo uma ótima opção para o transporte público.

Possibilidade de estudar em qualquer lugar

Outra vantagem dos livros é que eles permitem que você estude em qualquer lugar. Isso significa que é possível ler no metrô, no ônibus, na fila do mercado ou em qualquer outro lugar.

Aprendizado além do conhecimento técnico

Também vale destacar que a leitura de conteúdos de programação permite absorver e conhecer, além do conteúdo técnico, dicas de carreira, de desenvolvimento profissional e pessoal, a história de profissionais da área e da própria linguagem de programação e até mesmo servir como motivador profissional.

Conhecimento compilado de forma lógica

Por último, vem o fato de que os livros de programação costumam trazer todo o conhecimento básico a respeito de um determinado tema. Esse é um ponto importante e que que auxilia nos estudos, já que eles são organizados de forma a apresentar o conteúdo conforme o desenvolvimento da temática e dos pontos tratados.

Conheça 4 livros de programação essenciais para iniciantes

Agora que você entendeu as vantagens de estudar utilizando livros, é a hora de conhecer alguns dos principais títulos para quem está iniciando seus estudos na área. Listamos abaixo 4 livros de programação essenciais para iniciantes. Confira!

1. O Programador Apaixonado – Chad Fowler

Escrito pelo desenvolvedor Chad Fowler, renomado internacionalmente, O Programador Apaixonado ensina como construir uma carreira na área de desenvolvimento, contando o passo a passo para essa tarefa, de forma leve e inteligente.

Principais lições que você irá aprender

Fowler mostra como estruturar uma carreira de sucesso na área de desenvolvimento por meio de estratégias de empreendedorismo, autopromoção e estudos.

Para quem se destina esse livro

Esse título é uma excelente leitura para pessoas que estão começando seus estudos na área de programação e desejam seguir uma carreira no mercado de desenvolvimento, já que ele ensina, de forma prática, como estudar, como se preparar para o mercado e como estruturar seu plano de carreira.

2. Expressões Regulares: Uma abordagem divertida – Aurélio Marinho

O livro de Aurélio Marinho é outra obra essencial para quem está iniciando seus estudos na área de programação, sendo uma excelente escolha para quem deseja entender desde os conceitos mais básicos até as ideias mais estruturadas na área de programação.

Principais lições que você irá aprender

O livro aborda diversos assuntos relacionados ao universo da programação, destacando as expressões regulares, que dão nome à obra, estão presentes em uma série de linguagens de programação e podem ser utilizadas pelos mais diversos profissionais, não somente pessoas da área. Ele também se destaca por tratar de questões técnicas de forma leve, com estrutura diferente de outros livros tradicionais da área de desenvolvimento.

Para quem se destina esse livro

Para quem deseja conhecer mais sobre o mercado de programação e está buscando por informações mais aprofundadas a respeito da profissão, mas, que ainda assim, deseja uma leitura mais leve e divertida.

3. Domain Driven Design: Atacando as complexidades no coração do software – Eric Evans

Essa obra, escrita por Eric Evans, é uma excelente pedida para quem deseja entender o universo da programação de forma mais aprofundada. Ele apresenta um conjunto de práticas, princípios e técnicas fundamentadas em experiências, visando facilitar o desenvolvimento de projetos de software.

Principais lições que você irá aprender

O livro trata principalmente do chamado Domain-Driven Design, também conhecido por DDD, sendo uma excelente maneira de conhecer mais a respeito desse universo através de uma abordagem sistemática e eficiente.

O conceito de DDD permite o desenvolvimento de software para atender necessidades complexas, de forma a oferecer a pessoa usuária as ferramentas necessárias para a execução dos processos esperados do software de forma eficiente.

Para quem se destina esse livro

Essa obra é recomendada para quem desejam se aprofundar nas práticas, técnicas e conceitos do Domain-Drive Design e que buscam uma obra completa e detalhada.

4. Código Limpo: Habilidades práticas do Agile Software – Robert Cecil

Por meio de uma obra técnica, mas acessível, Robert Cecil demonstra que um código “ruim” pode funcionar, mas seu resultado não será tão positivo quanto um código escrito de forma eficiente e cuidadosa.

Principais lições que você irá aprender

O autor traz em sua obra a importância de um código limpo para o desenvolvimento de projetos de qualidade e para o funcionamento de uma empresa, oferecendo também diversas técnicas e dicas úteis a respeito do assunto.

Para quem se destina esse livro

Para quem deseja entender o que é um código limpo, o impacto de códigos ruins nos projetos de programação e como desenvolver códigos de qualidade.

Veja como estudar com livros de programação de forma eficiente

Agora que você já conferiu os principais livros de programação para iniciantes e entendeu como cada um deles pode contribuir para seus estudos, veja como utilizá-los dentro de sua estratégia de estudos:

  • desenvolva uma rotina de estudos organizada, com planejamento de tópicos e realização de exercícios práticos para complementar a leitura teórica;
  • busque entender quais são as suas necessidades e interesses na área de programação. Isso permite direcionar os estudos de forma inteligente e desenvolver habilidades alinhadas com sua carreira profissional;
  • além dos livros indicados em nossa lista, existem muitos outros autores excelentes para quem está começando a estudar programação. É interessante falar com profissionais da área e pedir indicações de obras que eles considerem importantes para seu desenvolvimento!

Além disso, ao estudar através dos livros que indicamos acima, é possível compreender as bases da programação, entender quais os principais desafios que você irá enfrentar e também como desenvolver uma carreira de sucesso na área.

Quer mais dicas interessantes como a que demos neste artigo? Então, não deixe de conferir uma lista com 10 podcasts de tecnologia para acompanhar!

10 Shares:
Você também pode gostar