A leitura é uma das habilidades mais importantes para quem deseja ingressar na área de tecnologia. Por isso, desenvolver o hábito de ler, por meio de livros de programação, é uma excelente estratégia para entrar no mundo do desenvolvimento de software.

Além disso, nem conteúdo está compilado em vídeos, o que torna os livros uma opção ainda mais atraente para quem deseja estudar no transporte público ou nas horas onde a conexão de internet está instável.

Confira agora nossa lista com 16 livros de programação essenciais para iniciantes e aprenda também como estudar programação de forma eficiente:

Por que livros de programação são interessantes para iniciantes?

Como dissemos anteriormente, os livros sobre programação são excelentes fontes de conhecimento para quem deseja iniciar seus estudos na área, já que eles oferecem conteúdo de qualidade de modo acessível — e que muitas vezes não está disponível em outros formatos.

Listamos abaixo alguns motivos pelos quais os livros de programação são interessantes para quem está começando seus estudos. Confira:

Praticidade

Um dos principais motivos para adotar a leitura nos estudos é sua praticidade. Como a rotina de quem está começando a aprender programação costuma ser bastante intensa, os livros permitem estudar nas horas vagas, mesmo quando os meios tecnológicos falham, afinal você não precisa de conexão, nem mesmo de energia elétrica para ler um livro.

Além dos livros físicos, em papel, existem também os e-books, que podem ser lidos em dispositivos móveis como celulares e tablets, além dos leitores de e-book, aparelhos dedicados para esse tipo de leitura, como o Kindle. Isso oferece maior praticidade e também evita peso na mochila, sendo uma ótima opção para o transporte público.

Possibilidade de estudar em qualquer lugar

Outra vantagem dos livros é que eles permitem que você estude em qualquer lugar. Isso significa que é possível ler no metrô, no ônibus, na fila do mercado ou em qualquer outro lugar.

Aprendizado além do conhecimento técnico

Também vale destacar que a leitura de conteúdos de programação permite absorver e conhecer, além do conteúdo técnico, dicas de carreira, de desenvolvimento profissional e pessoal, a história de profissionais da área e da própria linguagem de programação e até mesmo servir como motivador profissional.

Conhecimento compilado de forma lógica

Por último, vem o fato de que os livros de programação costumam trazer todo o conhecimento básico a respeito de um determinado tema. Esse é um ponto importante que auxilia nos estudos, já que eles são organizados de forma a apresentar o conteúdo conforme o desenvolvimento da temática e dos pontos tratados.

Conheça 16 livros de programação essenciais para iniciantes

Agora que você entendeu as vantagens de estudar utilizando livros, é a hora de conhecer alguns dos principais títulos para quem está iniciando seus estudos na área. Listamos abaixo 4 livros de programação essenciais para iniciantes. Confira!

1. O Programador Apaixonado – Chad Fowler

livros de programação O Programador Apaixonado

Escrito pelo desenvolvedor Chad Fowler, renomado internacionalmente, O Programador Apaixonado ensina como construir uma carreira na área de desenvolvimento, contando o passo a passo para essa tarefa, de forma leve e inteligente.

  • Principais lições que você vai aprender: como estruturar uma carreira de sucesso na área de desenvolvimento por meio de estratégias de empreendedorismo, autopromoção e estudos.
  • Para quem se destina esse livro: para pessoas que estão começando seus estudos na área de programação e desejam seguir uma carreira no mercado de desenvolvimento.

2. Expressões Regulares: Uma abordagem divertida – Aurélio Marinho

Expressões regulares

O livro de Aurélio Marinho é outra obra essencial para quem está iniciando seus estudos na área de programação, sendo uma excelente escolha para quem deseja entender desde os conceitos mais básicos até as ideias mais estruturadas.

  • Principais lições que você vai aprender: expressões regulares que estão presentes em uma série de linguagens de programação.
  • Para quem se destina esse livro: Para quem deseja conhecer mais sobre o mercado de programação e está buscando por informações mais aprofundadas a respeito da profissão, mas, que ainda assim, deseja uma leitura mais leve e divertida.

3. Domain Driven Design: Atacando as complexidades no coração do software – Eric Evans

Domain Driven Design Livros de programação

Essa obra, escrita por Eric Evans, é uma excelente pedida para quem deseja entender o universo da programação de forma mais aprofundada. Ele apresenta um conjunto de práticas, princípios e técnicas fundamentadas em experiências, visando facilitar o desenvolvimento de projetos de software.

  • Principais lições que você vai aprender: O conceito Domain-Driven Design, também conhecido por DDD, que permite o desenvolvimento de software para atender necessidades complexas.
  • Para quem se destina esse livro: para quem deseja aprofundar nas práticas, técnicas e conceitos do Domain-Driven Design e que buscam uma obra completa e detalhada.

4. Código Limpo: Habilidades práticas do Agile Software – Robert Cecil

Código Limpo

Por meio de uma obra técnica mas acessível, Robert Cecil demonstra que um código “ruim” pode funcionar, mas seu resultado não será tão positivo quanto um código escrito de forma eficiente e cuidadosa.

  • Principais lições que você vai aprender: a importância de um código limpo para o desenvolvimento de projetos de qualidade e para o funcionamento de uma empresa.
  • Para quem se destina esse livro: Para quem deseja entender o que é um código limpo, o impacto de códigos ruins nos projetos de programação e como desenvolver códigos de qualidade.

5. JavaScript for Kids: A Playful Introduction to Programming — Mick Morgan

JavaScript for Kids Livros de programação

Não se engane, apesar do título e visual infantil, o livro é uma poderosa ferramenta para compreender de maneira simples e didática uma das linguagens de programação mais importantes, o JavaScript. Dessa forma, desde crianças até pessoas adultas podem se beneficiar desse livro. O único contraponto é que não há notícias de uma tradução para a língua portuguesa, desse modo, você deverá saber um pouco de inglês para compreendê-lo. 

  • Principais lições que você vai aprender: todos os fundamentos da linguagem Javascript, criar páginas dinâmicas HTML, jQuery, programação orientada a objetos, como animar desenhos e, ainda, como criar três tipos diferentes de jogos. 
  • Para quem se destina esse livro: Para pessoas adultas e crianças acima dos 10 anos de idade que querem aprender JavaScript por meio de exemplos didáticos, simples e ilustrativos. 

6. O Programador Pragmático: De Aprendiz a Mestre — Dave Thomas e Andy Hunt

O Programador Pragmático

Esse livro pode ser considerado um guia tanto para pessoas iniciantes da área de programação, quanto para aquelas que já atuam na área há muitos anos. O livro apresenta uma série de lições úteis e práticas para evitar os principais erros que possam ser cometidos nessa carreira, melhorando a produtividade e a satisfação de quem trabalha no ramo.

  • Principais lições que você vai aprender: escrever códigos que sejam flexíveis e dinâmicos, aprender continuamente, construir times de pessoas programadores que sejam “pragmáticas”. 
  • Para quem se destina esse livro: Para pessoas que querem se tornar programadoras pragmáticas, ou seja, que queiram desenvolver habilidades, hábitos e atitudes a longo prazo para conseguir sucesso na carreira. 

7. Estrutura e Interpretação de Programas de Computador — Harold Abelson e Gerald Jay Sussman com Julie Sussman

Estrutura e Interpretação de Programas de Computador livros de programação

Esse livro é um dos mais fundamentais para quem está começando, afinal, ele demonstra por meio de uma analogia literalmente mágica como se construir um programa de computador desde o princípio. É um livro tão importante que faz parte da bibliografia do MIT. Se você conseguir ler em inglês, você pode ler gratuitamente uma cópia disponibilizada. Originalmente, o livro utiliza Lisp, mas você pode ter acesso a uma versão com uma língua mais utilizada, em JavaScript. 

  • Principais lições que você vai aprender: fundamentos da programação genérica
  • Para quem se destina esse livro: para quem quer ter uma forte base teórica para estruturar conhecimentos de linguagem de programação e construção de software. Não é tão simples de se ler, mas com dedicação e tempo pode ensinar muitas lições valiosas. 

8. Não me faça pensar — Steve Krug

Não me faça pensar

Não me faça pensar é um livro voltado para a área de Web Design e Experiência do Usuário, com lições simples e descontraídas sobre como tornar a usabilidade de uma aplicação web mais intuitiva e interessante para a pessoa usuária. A primeira versão foi lançada em 2002 e, recentemente, foi atualizada para receber novos exemplos e um capítulo sobre mobile. 

  • Principais lições que você vai aprender: como construir aplicações que sejam de fato simples e intuitivas para quem as utiliza. 
  • Para quem se destina esse livro: Para pessoas web designers e front-end que trabalham com a construção de aplicações web e mobile desde o rascunho.

9. Code Complete: Um guia prático para a construção de software: Steve McConnell

Code Complete

Recomendado por pessoas programadoras experientes, esse livro é tido como um guia mais do que completo sobre como construir aplicações que sejam robustas, independentemente da linguagem de programação.

  • Principais lições que você vai aprender: como estruturar um código que seja funcional e completo a partir de todos os aspectos importantes.
  • Para quem se destina esse livro: para pessoas que queiram saber como funciona aprofundadamente a construção de software em todas as principais vertentes, desde a construção até a depuração. 

10. Aprenda a programar com Minecraft — Craig Richardson

Aprenda a programar com Minecraft livros de programação

É fã do jogo Minecraft, da Mojang, e quer aprender a programar? Por que não unir as duas coisas em uma só? Richardson utiliza funções e características do jogo Minecraft para ilustrar e explicar fundamentos da linguagem de programação Python para quem está começando de uma forma simples e descontraída. 

  • Principais lições que você vai aprender: componentes e utilização da linguagem de programação Python para criar códigos. 
  • Para quem se destina esse livro: para pessoas que gostam de jogar Minecraft e queiram aprender Python enquanto jogam. 

11. Use a Cabeça!: Padrões de Projeto — Eric Freeman e Elisabeth Freeman com Kathy Sierra e Bert Bates. 

Padrões de Projetos

O livro está focado em Padrões de Projetos (ou Design Patterns) que são padrões de softwares prontos que resolvem determinado problema, para que não seja necessário inventar algo que já foi criado, poupando tempo. Ele faz parte da série “Use a cabeça!” que utiliza conceitos da ciência cognitiva para criar um conteúdo que seja absorvido pelo cérebro mais fácil e permanentemente. 

  • Principais lições que você vai aprender: padrões de projetos mais importantes, quando utilizá-los, quando não utilizá-los e como fazer isso de maneira assertiva. 
  • Para quem se destina esse livro: para pessoas que têm dificuldade em aprender padrões de projetos e querem uma metodologia nova e mais leve.

12. Entendendo algoritmos: um guia ilustrado para programadores e outros curiosos — Aditya Y. Bhargava

Entendendo Algoritmos Livros de Programação

Um passo muito importante para qualquer pessoa que deseja aprender a programar é ter os conceitos principais associados à algoritmos bem fixados na mente. Entendendo Algoritmos é um guia ilustrado que explica em linhas gerais o funcionamento de algoritmos e como eles devem ser construídos e utilizados em programas. 

  • Principais lições que você vai aprender: conceitos principais de algoritmos e como aplicá-los cotidianamente em problemas relacionados à construção de programas.  
  • Para quem se destina esse livro: para pessoas que queiram uma abordagem mais leve e tenham dificuldade com o conceito de algoritmo e sua utilização. 

13. Java para iniciantes — Luiz Duarte

Java Para iniciantes

O livro se propõe a ser um guia inicial para qualquer pessoa que esteja ingressando no mundo da programação e deseja aprender Java, sendo muito utilizado em cursos técnicos ou superiores. O livro é prático, objetivo e apresenta o básico para a programação em Java. 

  • Principais lições que você vai aprender: fundamentos básicos da linguagem Java. Como criar programas e jogos simples e interativos utilizando JVM.
  • Para quem se destina esse livro: para pessoas que estejam no início da aprendizagem de Java em cursos técnicos ou superiores, ou ainda pessoas que necessitam um complemento para a disciplina de Algoritmos. 

14. Refatoração: aperfeiçoando o design de códigos já existentes — Martin Fowler

Refatoração livros de programação

Algo muito importante na carreira de pessoas desenvolvedoras — e que é pouco dito quando estão iniciando — é o fato de que diversas vezes elas terão que atualizar um código que já existe. Isso significa compreender o trabalho e lógica de outra pessoa para melhorá-lo, assim como também poderá acontecer com seu código. Partindo disso, Fowler apresenta um catálogo de refatorações com códigos de exemplo em JavaScript.

  • Principais lições que você vai aprender: o que é refatoração (processos e princípios básicos), como refatorar, como reorganizar códigos, por que refatorar. 
  • Para quem se destina esse livro: para pessoas que precisarão trabalhar com códigos de outras pessoas ao longo de sua carreira. 

15. 14 hábitos de desenvolvedores altamente produtivos — Zeno Rocha

14 hábitos de desenvolvedores altamente produtivos

Não somente de código vive a pessoa programadora. Você pode aprender tudo sobre como programar e se tornar uma pessoa programadora muito habilidosa, mas se cultivar hábitos incorretos você poderá se sobrecarregar e se tornar improdutiva. Assim, muitas pessoas desenvolvedoras recomendam esse livro como um manual de boas práticas dentro de um ambiente de desenvolvimento. 

  • Principais lições que você vai aprender: acompanhar novas tecnologias, como ser uma pessoa produtiva, qual foco ter, como desenvolver hábitos para ser mais feliz na área de desenvolvimento de software.
  • Para quem se destina esse livro: qualquer pessoa da área de desenvolvimento e engenharia de software.

16. Guia Prático: HTML & CSS: Aprenda os conceitos básicos de como construir páginas web — Wallace Fragoso

Guia prático HTML e CSS

Caso você seja uma pessoa programadora iniciante que deseja aprender HTML e CSS, um livro bastante recomendado é esse guia prático. Ele é reconhecido por ser um livro bastante básico e simples que potencializa os conhecimentos iniciais nas duas linguagens de programação para a construção de sites. 

  • Principais lições que você vai aprender: como construir sites, propriedades CSS, elementos e atributos HTML. 
  • Para quem se destina esse livro: qualquer pessoa que tenha interesse em começar uma carreira como desenvolvedora web. 

Quais as melhores linguagens de programação para iniciantes?

1. JavaScript

JavaScript está no topo da lista de melhores linguagens de programação para iniciantes, pois ela representa atualmente o cerne do desenvolvimento web. Para se ter uma ideia, ela está presente na programação de mais de 97% de sites na internet no lado cliente. Além disso, ela é a linguagem de programação mais popular do mundo, muito demandada em diversas empresas e organizações. 

2. Python

Python ocupa o segundo lugar nessa lista devido à sua praticidade e curva de aprendizagem baixa para pessoas iniciantes. Ela é uma linguagem muito vasta, gratuita, de código aberto e que possui uma extensa comunidade de pessoas desenvolvedoras contribuindo ao redor do mundo. Ela pode ser utilizada para integrar serviços web e criar aplicações. Atualmente, seu uso é bastante popular nas áreas de desenvolvimento de jogos, machine learning e deep learning. 

3. Go

Go, ou Golang, foi criada em 2007 pela Google para a criação de APIs para serviços web. Ela ganhou bastante popularidade desde então por sua simplicidade e familiaridade. Muitas empresas famosas adotaram essa linguagem, tais quais Google, Dropbox, Twitch, etc. 

4. Java

Java é uma linguagem de programação de múltiplos propósitos, reconhecida por sua portabilidade entre distintas plataformas. Você pode desenvolver desde infraestruturas até aplicações mobile. Também é uma linguagem utilizada no lado servidor de grandes empresas como Google, Amazon e Twitter. Ela ocupa a quarta posição nessa lista por não ser tão simples quanto as outras, no entanto, há muitas possibilidades de aprendizado por meio da extensa comunidade e bibliografia disponível. 

5. Kotlin

Kotlin também é uma linguagem de programação de propósito geral que foi lançada em 2016, ou seja, bem recente. Ela é utilizada para a construção de aplicações desktop, web, Android e também para o lado servidor. Muitas das aplicações Google são baseadas no Kotlin. 

Bônus: PHP

PHP é uma linguagem de fácil aprendizagem para pessoas iniciantes, apesar de já não ser mais tão popular quanto era antigamente. Muitas pessoas sugerem ainda aprender PHP, uma vez que diversos sites da web foram construídos nessa linguagem. Ela é utilizada, majoritariamente, para criar scripts para o lado servidor de websites. 

Veja como estudar com livros de programação de forma eficiente

Agora que você já conferiu os principais livros de programação para iniciantes e entendeu como cada um deles pode contribuir para seus estudos, veja como utilizá-los dentro de sua estratégia de estudos:

  • Desenvolva uma rotina de estudos organizada, com planejamento de tópicos e realização de exercícios práticos para complementar a leitura teórica;
  • Busque entender quais são as suas necessidades e interesses na área de programação. Isso permite direcionar os estudos de forma inteligente e desenvolver habilidades alinhadas com sua carreira profissional;
  • Além dos livros indicados em nossa lista, existem muitos outros excelentes para quem está começando a estudar programação. É interessante falar com profissionais da área e pedir indicações de obras que considerem importantes para seu desenvolvimento!

Além disso, ao estudar através dos livros que indicamos acima, é possível compreender as bases da programação, entender quais os principais desafios que você vai enfrentar e também como desenvolver uma carreira de sucesso na área.

Quer mais dicas interessantes como a que demos neste artigo? Então, não deixe de conferir uma lista com 10 podcasts de tecnologia para acompanhar!

0 Shares:
1 comment
Deixe um comentário
Você também pode gostar