Hard Skills: o que é, como desenvolver e diferença das soft skills?

O mercado de trabalho atual tem reconhecido cada vez mais a importância das soft skills para uma pessoa profissional ideal. Durante entrevistas ou no dia a dia, elas são buscadas, avaliadas e colocadas à prova. Mas para chegar até lá, é preciso comprovar sua competência por meio de habilidades que são possíveis de se medir quantitativamente: essas são as hard skills.

Apesar das soft skills tomarem o mercado pouco a pouco, nada substitui a segurança e estabilidade das hard skills na hora da contratação. Quer aprender mais sobre o assunto? Então confira os tópicos que preparamos para você:

Boa leitura!

O que é Hard Skills?

Sua definição é bem simples: as hard skills são um pacote de habilidades as quais não se é possível nascer sabendo. Isso porque elas são constituídas de atividades que só podem ser desenvolvidas por meio de treinamentos, cursos, especializações ou outros métodos de educação formais.

As hard skills são avaliadas quando uma pessoa empregadora analisa um currículo para a contratação. Logo, por extensão, as hard skills são essas habilidades específicas e técnicas necessárias para se alcançar determinada vaga

Em comparação, as soft skills são habilidades que não podem ser ensinadas ou quantificadas por meio de dados. Essas habilidades são mais subjetivas e dizem respeito ao modo como se realiza seu trabalho, sua relação com as demais pessoas e autogestão

Qual a importância das hard skills?

As hard skills são fundamentalmente importantes na hora de conseguir um emprego. São as habilidades que constarão em seu currículo ao procurar uma vaga e são elas que vão te ajudar a conseguir estabelecer uma carreira sólida e de sucesso.

Você pode ter todas as soft skills necessárias para começar a trabalhar na área de tecnologia, como criatividade, espírito de liderança, atitude e pensamento crítico. Entretanto, nada disso será útil sem um conhecimento técnico no ramo, por exemplo saber programar em determinada linguagem ou compreender a lógica por trás da programação. 

É importante frisar que soft skills e hard skills não são contrárias umas às outras — elas se complementam. Uma vez que você consiga apresentar domínio em ambas, será uma pessoa apta a realizar seu trabalho com maestria no mundo real, onde é essencial saber do que se fala e também saber explicar sobre isso para que mais pessoas entendam. 

Como desenvolver as hard skills?

Você pode estar se perguntando agora: “como posso começar a desenvolver as hard skills para alcançar meu emprego dos sonhos?”. Pensando nisso, vamos te dar algumas dicas de como aperfeiçoar o currículo com as hard skills nos próximos tópicos.

Aprenda

O ponto central em relação às hard skills é que elas são habilidades que podem ser aprendidas de alguma forma. Tendo isso em vista, procure aprender constantemente. Também é importante compreender que cada pessoa aprende de uma determinada maneira, logo, deve-se buscar a melhor forma de adquirir conhecimento. 

Para aqueles que querem uma formação mais ampla, uma faculdade pode ser uma boa escolha. Já quem não tem tanto tempo e precisa de algo mais imediato, cursos online, workshops e programas de treinamento são indicados. Existem, também, aqueles que conseguem aprender por conta própria e que traçam seu caminho pelo aprendizado. 

Uma boa dica é tentar aperfeiçoar, junto com essa hard skill, a soft skill de aprender a aprender. Ela te ajudará a passar por esse estágio de forma mais rápida e fácil! 

Informe-se constantemente

Depois de pegar seu diploma ou certificado, não cometa o erro de acreditar que já sabe tudo que poderia ser aprendido. Primeiro que isso seria impossível, já que sempre haverá algo novo a se aprender independentemente do assunto, e segundo que os conhecimentos se atualizam. Todo ano surgem novidades nas mais diversas áreas e elas podem representar uma mudança considerável em determinado assunto.

Logo, ser uma pessoa sempre atenta e manter o hábito de se atualizar em relação às novidades referentes aos assuntos que te interessam é sempre uma boa escolha e vai garantir que você nunca fique para trás ou que tal objeto de estudo represente uma surpresa durante uma entrevista de emprego.

Invista em áreas diversas

Quando focamos em determinado assunto, acreditamos que quanto mais específico for o nosso conhecimento, mais saberemos sobre. Esse é um erro muito comum. Profissionais tendem a querer ser os melhores em suas áreas de conhecimento, mas quando alguém questiona sobre outro assunto de outra área, é comum que travem e não saibam responder. 

Cada vez mais startups e empresas procuram por profissionais que sejam transdisciplinares, ou seja, que tenham domínio em mais de uma área de conhecimento. Por isso, ser uma pessoa programadora e ter conhecimentos de história da arte ou até mesmo literatura pode ajudar muito durante um pitch

Hard Skills: 5 exemplos importantes na área da tecnologia!

Neste ano de 2020, o LinkedIn listou quais eram as 10 hard skills que as companhias mais procuravam em pessoas profissionais e destas, as cinco primeiras pertenciam a carreiras de tecnologia. Tais habilidades são urgentes para suprir a atual demanda do mercado e são altamente procuradas por empregadores, sendo elas:

  1. Blockchain
  2. Computação em Nuvem
  3. Raciocínio Analítico
  4. Inteligência Artificial
  5. UX Design

Apesar de muitas dessas habilidades já terem aparecido em listas anteriores, é a primeira vez que Blockchain lidera essa pesquisa. Isso mostra na prática que é válido atualizar-se sempre em relação às demandas para saber qual é a próxima hard skill para se aperfeiçoar.

As hard skills compõem, juntamente com as soft skills, o conjunto de habilidades necessárias para uma pessoa profissional de qualquer área. Elas são habilidades técnicas e objetivas capazes de serem aprendidas e ensinadas, além de serem essenciais para construir um currículo impecável e conquistar a vaga desejada.

Se esse assunto te interessa, que tal aprender um pouco sobre o que é Personal Branding e qual sua importância para desenvolver sua carreira?