Coach Financeiro: o que é e como funciona o serviço?

Uma pessoa profissional na área de Coaching pode ser muito útil quando queremos nos organizar enquanto indivíduos e chegar ao nosso máximo potencial para ter certeza que alcançaremos nossos objetivos. Isso não é diferente na vida financeira, uma vez que a forma como gerimos nosso dinheiro vai impactar diretamente na quantidade disponível para investir em nosso futuro. Assim sendo, será que você está administrando corretamente suas finanças? Para responder essa pergunta, o Coaching Financeiro pode ajudar! 

Esse ou essa profissional não será responsável somente por identificar possíveis problemas ou gastos supérfluos na vida financeira, como fará com que seu dinheiro renda mais no final do mês. Por fim, quem tiver interesse nessa área, poderá conhecer mais sobre ela em nosso artigo.

Então, vamos descobrir o que é Coaching Financeiro, o que faz uma pessoa profissional que trabalha nessa área, benefícios e valores, além de dicas imperdíveis que as próprias pessoas Coaches dariam para você? Então, veja só os tópicos a seguir:

Boa leitura!

O que é Coaching Financeiro?

Coaching Financeiro é a vertente dentro do Coaching que abarca a motivação e auxílio de organização dentro da área financeira. Uma pessoa Coach Financeira será um apoio que ajudará você a colocar metas financeiras e aplicará técnicas e ferramentas úteis que ensinam você a desenvolver habilidades financeiras como guardar dinheiro ou quitar uma dívida. 

Além disso, é comum que Coaches dessa área ofereçam suporte para a compreensão do lado emocional e comportamental que envolvem as despesas mensais e o gerenciamento de recursos. Dessa forma, o ou a Coach Financeiro pode auxiliar no entendimento de quais são os motivos e sentimentos que levam você a ter uma saúde financeira mais estável e melhores hábitos de compra

História: saiba como surgiu o Coaching Financeiro!

Assim como grande parte das vertentes do Coaching, o Coaching Financeiro teve origem a partir da atuação desses e dessas profissionais no ambiente corporativo. Seu surgimento remonta à década de 90, quando essa e outras vertentes explodiram nos Estados Unidos. Inicialmente, quem adotou tal medida foram empresários e executivos que queriam aperfeiçoar suas habilidades de investimento e administração.

Entretanto, não demorou muito para que essa modalidade atingisse também a esfera da vida privada, fazendo com que, atualmente, o Coaching Financeiro esteja em voga no mundo todo. 

O que faz um Coach Financeiro?

Uma pessoa que atua com Coach Financeiro tem como objetivo ajudar você a desenvolver hábitos saudáveis de consumo e estabelecer metas de como utilizar seu dinheiro, como, por exemplo, para quitar um débito. Ele ou ela buscará colocar em ênfase quais são as áreas que mais afligem sua saúde financeira, além de ajudar a adotar estratégias que vão ser eficazes para superar esses desafios. 

As sessões de Coaches Financeiros podem ser mensais, semanais ou duas vezes por semana. Esses encontros duram desde meses a anos, a depender da complexidade das exigências estabelecidas por você para seus objetivos. 

Além disso, outras funções do Coaching Financeiro incluem:

  • Compreensão dos hábitos de consumo;
  • Criação de um orçamento mensal;
  • Planejamento e estratégias para um plano financeiro à longo prazo;
  • Compreensão dos elementos emocionais que compõem o gerenciamento financeiro;
  • Ensinar como estabelecer um fundo emergencial;
  • Lidar com débitos.

Coaching Financeiro vs. Consultoria Financeira: Quais as diferenças?

Apesar do que parece, o Coaching Financeiro e a Consultoria não têm papéis adversos um ao outro. Ao contrário, eles podem se complementar para potencializar sua vida financeira. Para entender a diferença entre um e outro, acompanhe a tabela abaixo:

Coaching FinanceiroConsultoria Financeira
Não existe nenhuma regulamentação que exige formação para esse tipo de carreira. Para se tornar consultor ou consultora financeira, a pessoa deve ter uma formação na área.
Enfatiza o lado emocional e comportamental das finanças.Lida com dados e estratégias financeiras objetivos.
Não atuam dando conselhos sobre investimento ou mercado financeiro.Atuam com aconselhamento de investimento e mercado financeiro.
Seu foco está na organização pessoal das finanças e na criação de estratégias para resolver problemas financeiros particulares.Seu foco está na criação de estratégias e planos de investimentos, juntamente com a criação de uma carteira de investimentos.
Ajuda a administrar o dinheiro que você já tem.Ajuda a investir e aumentar seu dinheiro no mercado de ações. 

Quando e por que contratar um Coach Financeiro pessoal?

Você não precisa ser uma pessoa executiva ou empresária para precisar de aconselhamento quando o assunto é gerir seu próprio dinheiro. Na verdade, muitas pessoas se encontram endividadas hoje em dia somente pelo fato de não saberem utilizar seu dinheiro sabiamente. 

Assim sendo, um ou uma Coach Financeira ajudaria você a estruturar seu orçamento, construir um roteiro de administração de finanças e manter você firme nesse processo. Como a vida financeira pode afligir muitas pessoas, Coaches Financeiros ainda oferecem suporte para a compreensão desse tipo de sentimento.

Veja algumas situações em que Coaching Financeiro pode ser útil:

  1. Quando você tentou criar um orçamento para algo, mas não conseguiu;
  2. Quando você tem dinheiro suficiente, mas não sabe quanto nem como guardar para um fundo emergencial;
  3. Quando você tem dívidas e não sabe qual a melhor forma de se organizar para quitá-los. 

Quais os benefícios de contratar um Coach Financeiro?

Os benefícios de ter uma pessoa que atua como Coach Financeiro auxiliando no gerenciamento das suas finanças são muitos. O maior deles é, sem sombra de dúvidas, a obtenção de resultados positivos a partir de uma melhor gestão financeira, como a probabilidade de ter dinheiro para fazer o que mais se deseja. 

Outros benefícios incluem:

  • Maior rendimento do salário;
  • Menor probabilidade de endividamento por acidente;
  • Maior visão acerca dos ganhos futuros;
  • Aprendizagem de estratégias para garantir a máxima economia.

Qual o valor do serviço de Coaching Financeiro?

Assim como outras vertentes do Coaching, o ou a profissional de Coaching Financeiro atuará por meio de sessões. Isso quer dizer que o valor deverá ser pago por sessão ou por um pacote de mais de uma sessão

O valor cobrado dependerá da experiência de atuação e da autoridade de cada pessoa profissional, variando também a partir do grau de complexidade da situação da pessoa coachee e da quantidade de sessões necessárias para se atingir o resultado. Coaches iniciantes podem cobrar a partir de R$100,00, enquanto Coaches com maior autoridade podem chegar a R$500,00 a sessão

Como encontrar um bom Coach Financeiro?

É importante ter em mente que, a profissão de Coach, de qualquer vertente, não possui nenhuma regulamentação. Isso significa que ainda não há um órgão regulador que fiscalize a atuação dessas pessoas profissionais. Por conta disso, é importante ficar atento ou atenta para não cair em fraudes ou golpes de pessoas que se passam por esse tipo de profissional. 

Para conseguir contratar uma pessoa profissional competente, lembre-se:

  1. Verifique se a pessoa foi formada por alguma instituição que possui garantia de qualidade.
  2. Faça perguntas sobre a área de atuação da pessoa Coach para garantir que ela entenda do assunto.
  3. Verifique se existe a possibilidade de reembolso dos serviços prestados caso não haja uma adequação entre Coach e Coachee logo na primeira sessão, ou, se existe a possibilidade de uma amostra grátis de sessão.
  4. Peça por depoimentos e contato de outras pessoas que tenham se consultado com a pessoa Coach em questão. 

3 dicas que um Coach Financeiro daria a você para organizar suas finanças!

Confira dicas especiais que pessoas Coaches geralmente dão para que você possa começar a organizar e compreender melhor suas finanças:

1- Mantenha controle da sua situação atual

Isso significa colocar na ponta do lápis todos os valores que entram mensalmente e quais são as despesas essenciais. Depois de fazer essa conta, comece a listar gastos secundários e procure por lugares em que eles poderiam ter sido menores. Pode ser uma boa ideia retirar esse dinheiro economizado e colocá-lo em uma poupança ou algo semelhante, para começar a criação de um fundo emergencial. 

2- Priorize suas dívidas

Caso possua débitos, elenque todos eles lado a lado e procure criar um ranking de quais são mais prioritários a serem pagos no momento. Critérios para isso podem ser juros mais altos por conta de atraso ou valor das multas. Certifique-se de pagar primeiro aqueles que vão lhe prejudicar mais a curto prazo. 

3- Não se esqueça de criar um fundo emergencial

Depois de quitar todas as dívidas, utilize o dinheiro remanescente para criar um fundo especial para ajudar você quando estiver com problemas financeiros novamente no futuro. Isso ajudará caso uma dívida não planejada apareça, por exemplo. Você pode inclusive colocar esse dinheiro para render com a criação de uma carteira de investimentos, para que seu dinheiro aumente. 

5 passos para se tornar um Coach Financeiro!

Você achou essa profissão interessante e quer saber mais como pode começar sua carreira na área? Confira 5 passos para tornar-se uma ou um Coach Financeiro!

1- Tenha interesse pelo mercado financeiro

Não é novidade nenhuma que a pessoa que decida seguir por essa área tenha que gostar de mexer com finanças, ter uma organização impecável e conhecer muito sobre o mercado. Dessa forma, o primeiro passo para tornar-se um ou uma profissional de Coaching Financeiro é se informando sobre. Procure notícias, leia sobre em fóruns… 

Atualmente, há uma infinidade de informações sobre o mercado financeiro na internet, logo, é importante que você se mantenha em dia com todas essas informações. 

2- Forme-se

A parte mais importante para conseguir atuar como Coach Financeiro é ter uma instituição que ateste que você tem o que é necessário para atuar. Como não existe regulamentação, muitas instituições oferecem cursos para tornar-se Coach Financeiro. Entretanto, é importante sempre verificar a grade curricular e a atuação de pessoas já formadas, uma vez que podem existir organizações fraudulentas que não garantirão nenhum suporte para você depois de sua formação. 

3- Encontre um nicho

Mesmo que você seja Coach Financeiro, que já é um nicho dentro da carreira de Coaching, é importante encontrar uma área que seja sua expertise. A dica é tentar relacionar com experiências que você já teve em vida, pois assim será mais fácil de correlacionar com os sentimentos de outra pessoa e ter empatia por eles. Um exemplo: Se você for uma pessoa divorciada, você pode ser Coach Financeira especializada em ajudar pessoas que precisam colocar sua vida em ordem após o divórcio. 

4- Parcerias são bem-vindas

Como dissemos anteriormente, consultorias financeiras não são exatamente rivais das pessoas Coaches Financeiras. Assim, é uma boa ideia tentar conexões e networking com pessoas de outras áreas para possíveis parcerias

5- Seja uma pessoa honesta com seu ramo

Não venda algo que você não é. Isso significa que, sendo um ou uma Coach Financeira, você não pode atuar fora desse espectro. Logo, não prometa milagres! Isso só fará com que sua imagem não seja tão bem vista e você poderá perder boas oportunidades por conta disso. 

Conhecemos neste post a carreira de profissionais que trabalham com Coaching Financeiro, assim como os benefícios dessa prática e as diferenças em relação a outras áreas como a Consultoria Financeira. Além disso, vimos quando e porque contratar uma pessoa profissional dessa área, assim como dicas essenciais para administrarmos melhor nosso dinheiro. 

Coaching Financeiro é uma prática que existe para fazer com que você consiga abordar sua vida financeira de maneira mais simples e descomplicada, sem ansiedade. Dessa forma, no final do mês, todas as dívidas poderão ser pagas e, quem sabe, ainda sobre um dinheiro para um fundo de investimento.

O que achou desse nosso texto sobre Coaching Financeiro? Se você se interessa por finanças, conheça nosso post sobre Tecnologia Financeira e entenda de uma vez por todas as famosas Fintechs!