Atitude: 5 dicas para desenvolver essa habilidade!

É normal sentirmos medo ou ansiedade quando os desafios e novas oportunidades surgem em nossa vida. No entanto, para que possamos enfrentá-los e usufruí-los de forma positiva, é importante colocar em prática uma das soft skills valorizada no mercado de trabalho e nas relações interpessoais: a atitude!

Com ela, você consegue aproveitar as possibilidades da melhor maneira sem receio de cometer erros ou de se entregar ao novo. Interessou-se e quer aprender como desenvolvê-la? Então, descubra o que abordaremos neste artigo a seguir:

Vamos lá? Boa leitura!

O que é atitude?

No dicionário, atitude é um comportamento determinado pelas experiências vividas anteriormente e pela maneira como respondemos a elas. No entanto, no campo da psicologia, o significado dessa habilidade é algo mais complexo. Para os estudiosos da área, atitude é uma predisposição aprendida e aplicada conscientemente em prol dos objetivos. Por conta disso, cada um de nós apresenta alguns tipos de atitudes que não necessariamente são as mesmas que as das outras pessoas.

Para uma pessoa profissional, algumas atitudes são mais importantes que outras, já que podem auxiliar na convivência com a equipe, na conquista do emprego dos sonhos e em uma entrevista de emprego. Por isso, elencamos as 4 atitudes essenciais para que você se destaque:

  • Empática: as pessoas profissionais que possuem esse tipo de atitude são capazes de se colocar no lugar da outra pessoa e escutá-la, sem julgamentos ou interrupções. Portanto, são excelentes colegas de trabalho.
  • Flexível: a pessoa que desenvolve a flexibilidade, principalmente no ambiente de trabalho, encara os obstáculos com facilidade e encara as mudanças de forma positiva, sem sentir dificuldade para se adaptar.
  • Proativa: essa atitude é um das mais valorizadas em uma empresa, porque demonstra independência e eficiência.
  • Colaboradora: a pessoa com atitude colaboradora coloca em segundo plano as metas individuais e busca a conquista dos objetivos da empresa. Além disso, ela procura compartilhar as informações e os conhecimentos em prol de todas as pessoas colaboradoras.

Qual a importância de ter atitude?

É provável que em algum momento da sua vida você tenha deixado de fazer uma escolha e isso tenha lhe gerado arrependimento, certo? Isso acontece também quando deixamos que alguém faça escolhas por nós. Essas situações acontecem por falta de atitude!

Quando não tomamos uma atitude e não reagimos aos desafios e oportunidades que aparecem em nosso caminho, deixamos de ser protagonistas da nossa vida, seja ela pessoal ou profissional. Esse é o motivo dessa habilidade ser considerada tão importante, porque ela faz com que você deixe o medo de lado e priorize o alcance de suas conquistas por meio das próprias preferências, sem que as outras pessoas lhe invalidem e escolham por você.

A atitude em decisões importantes

Imagine que você tenha recebido uma grande oportunidade de emprego, porém tenha que abandonar a empresa em que trabalha no momento. Para fazer a escolha correta, é necessário analisar os pontos positivos e negativos das duas opções e, em seguida, ter atitude para tomar a decisão. Sem essa habilidade, você não avança e deixa de trilhar o caminho rumo à carreira dos sonhos.

Não somente na escolha da profissão, mas também dentro de um negócio a atitude deve se fazer presente. Afinal, seja a pessoa uma CEO ou uma freelancer, ela deve ter poder sobre suas escolhas e demonstrar atitude às pessoas colegas de trabalho, já que uma pessoa que não tem medo de se posicionar é vista como influente e uma boa líder.

Como desenvolver a atitude: 5 dicas para aplicar no dia a dia!

Agora que você já sabe o que é atitude e qual a importância de colocá-la em prática, é hora de descobrir como desenvolvê-la e inseri-la em sua rotina. Por isso, preparamos essas 5 dicas para lhe ajudar a aplicá-la. Confira!

1. Confie em você

Se você não confia em si, porque as pessoas confiarão em você? Ter isso em mente é importante para que você sinta segurança em si e, consequentemente, tenha atitude na hora de tomar decisões. Além disso, uma pessoa confiante passa segurança para as outras e demonstra que sabe o que está fazendo.

2. Coloque suas ideias em prática

Mais importante que ter uma ideia criativa, é tirá-la da mente e colocá-la em prática. Quando você “vai lá e faz”, deixa de lado o discurso e comprova que tem atitude para executar aquilo que antes era só um pensamento. No entanto, é importante lembrar que toda ideia deve ser analisada e estudada antes de ser colocada em prática. Avaliar os cenários possíveis para que não haja surpresas negativas é fundamental para que um projeto seja bem-sucedido.

3. Arrisque-se

Como mencionamos anteriormente, o medo de tomar atitude pode ser o que lhe impede de conquistar seus objetivos. Por isso, compreender que todas as pessoas são suscetíveis ao erro é um grande passo para ser capaz de ter atitude. Tenha em mente que errar é algo comum e que lhe fará aprender para que isso não se repita. Caso você continue cometendo as mesmas falhas, existem ferramentas como a SWOT pessoal que lhe auxiliam a visualizar porque isso acontece.

4. Busque e compartilhe conhecimentos

Adquirir conhecimentos por meio de estudo e formação faz com que você progrida e se sobressaia das pessoas concorrentes. No entanto, essa sabedoria tem mais valor quando compartilhada. Tal atitude, demonstra que você é uma pessoa colaborativa e que valoriza o conhecimento coletivo. Além disso, quanto mais informações você souber, maior a chance de fazer escolhas corretas.

5. Deixe evidente seus objetivos

Ter suas metas em mente facilita na hora de tomar decisões que lhe auxiliam na conquista dos seus sonhos. Somado a isso, quando se tem objetivos a serem alcançados, cria-se uma motivação para tomar atitudes em prol deles. Se estiver complicado visualizar quais são suas prioridades e os pontos que merecem sua atenção para que seja possível conseguir aquilo que almeja, a ferramenta roda da vida é uma das que podem lhe ajudar a organizar suas metas.

Atitude é uma das soft skills que, ao ser desenvolvida, lhe trará benefícios para a vida pessoal e profissional. Afinal, com ela você é capaz de tomar suas próprias decisões, e estas podem lhe aproximar cada vez mais do sucesso profissional.

Viu só como é importante ter atitude? Agora, aproveite a visita ao nosso site e descubra o que é personal branding e como ele pode lhe auxiliar na carreira!