Pirâmide de Maslow: entendendo a hierarquia das necessidades!

Todo ser humano tem necessidades: desde as mais básicas (acesso à água e comida), até as mais supérfluas, como ser uma pessoa reconhecida por algum feito extraordinário.

À medida que investimos em nosso desenvolvimento pessoal, buscamos conquistar um determinado terreno. Quando conseguimos, queremos dar o passo adiante.

Mas como isso funciona?

Na primeira metade do século XX, o psicólogo Abraham Maslow propôs uma pirâmide que revela uma hierarquia sobre as nossas necessidades a partir do que é essencial para viver. De tão simples, torna-se genial.

É possível para aplicá-la, por exemplo, na sua vida pessoal, numa empresa ou numa trajetória profissional.

Deseja saber mais? Confira o post.

Boa leitura!

O que é a pirâmide de Maslow?

A pirâmide de Maslow é um diagrama famoso, utilizado para ilustrar o conceito da hierarquia das necessidades humanas. Ela recebe esse nome a partir de seu autor, Abraham Maslow, que em 1943 a apresentou em sua obra “A teoria da motivação humana”. Tal hierarquia é utilizada para sugerir que há uma tendência humana natural de satisfazer necessidades mais prioritárias antes de outras mais específicas. 

Pirâmide de Maslow

A teoria da hierarquia das necessidades, a qual a pirâmide de Maslow faz parte, integra a abordagem humanista da psicologia, que é focada mais na pessoa do que em sua dor ou comportamentos problemáticos. Maslow em si é conhecido por ser o fundador dessa abordagem, ao acreditar que as pessoas nasceram com o desejo de todo o tempo desenvolverem-se e buscarem o seu melhor. 

A pirâmide estrutura originalmente cinco tipos de necessidades, desde os mais básicos na parte inferior até os mais complexos e específicos na parte superior. Mais adiante, conheceremos a pirâmide, seus níveis e quais necessidades cada um deles especifica. 

Quem foi Abraham Maslow?

Foto de Abraham Maslow, autor da pirâmide de Maslow
Abraham Maslow, autor da pirâmide de Maslow

Abraham Maslow foi um psicólogo e pesquisador norte americano, conhecido por ser um dos fundadores da Psicologia Humanista, assim como criador de seus principais pilares, a teoria das humanidades e a teoria da autoatualização. Ele ficou reconhecido por contribuir significativamente para o desenvolvimento da área da psicologia e da forma como ela vê o ser humano.

O foco de Maslow era no ser humano, por acreditar que as outras teorias possuíam uma visão demasiadamente negativa das pessoas e seus comportamentos ao focar somente no que havia de incomum ou patológico. Logo, ele voltou-se para uma abordagem mais positiva sobre a saúde mental. 

Apesar de que atualmente muitas pessoas estudiosas acreditam que suas teorias precisam ser revistas e atualizadas, é inegável que ele teve um enorme impacto no estudo da saúde mental e na forma como seres humanos são vistos na área da psicologia. Seu trabalho também teve um grande impacto em áreas como Coaching e no desenvolvimento do pensamento empresarial moderno. 

Por que é importante saber sobre a pirâmide de Maslow?

A pirâmide de Maslow desde sempre demonstrou ser um útil lembrete de como compreender qual o foco e quais são as necessidades que temos que suprir para conseguir direcionar nossas vidas para o desenvolvimento pessoal

Por meio dela, podemos compreender que pontos não estão completamente balanceados e acabam afetando todas as esferas da nossa vida, desde as relações pessoais até a nossa produtividade e motivação no trabalho. Pelo fato dela ser capaz de apreender um tema tão complexo de maneira tão sensível e didática, nós podemos enxergar as áreas que estão recebendo muito esforço e as que estão sofrendo com esses excessos. Assim, podemos voltar nosso foco ao que é realmente necessário e traçar um plano sobre o que fazer em seguida. 

Adicionalmente, a pirâmide de Maslow é uma importante ferramenta para entender teorias mais complexas, como a da autoatualização, por exemplo. Isso será especialmente importante caso tenhamos interesse em áreas como a de gestão de pessoas, recursos humanos, Coaching, ou qualquer outra que visa compreender o que faz com que uma pessoa se sinta motivada e realizada em sua vida como um todo. 

Quais são as limitações da teoria da pirâmide de Maslow?

Apesar do imenso impacto benéfico que a teoria da hierarquia das necessidades e a pirâmide de Maslow como ferramenta tiveram nos setores psicoterápico e organizacional, algumas pessoas pesquisadoras apresentam algumas críticas a esse modelo.

Uma das principais críticas é a ausência de evidências que suportam o fato de necessidades poderem ser estruturadas em um modelo piramidal. Outras pessoas da área contestam que não é possível afirmar empiricamente que existem necessidades que são mais “básicas” do que outras, como diz a teoria de Maslow. 

Isso se torna um desafio ainda maior quando não há possibilidade de testar a veracidade da teoria por meio de pesquisas e experiências científicas. Esse ponto se torna um problema importante quando somado ao fato de que Maslow se baseou em um recorte muito pequeno de pessoas ao formular sua teoria. 

Apesar das críticas não serem infundadas e nem refutáveis, é inegável que a teoria de Maslow ainda tem um espaço muito importante no cenário acadêmico e empresarial, sem contar que ajudou a área da psicologia a perceber que havia novos horizontes a explorar. 

Entendendo a teoria da hierarquia das necessidades e a pirâmide de Maslow!

Vamos, então, compreender em que consiste a teoria da hierarquia das necessidades formulada por Maslow expressada a partir do diagrama em formato de pirâmide. 

Primeiramente, precisamos entender que Maslow acreditava, ao formular sua tese, que as pessoas nascem com uma tendência natural de aperfeiçoamento, ou seja, elas buscam constantemente ficarem cada vez melhores e, consequentemente, tornarem-se pessoas mais evoluídas. Porém, para conseguirem chegar no último nível — a autoatualização —, elas precisavam satisfazer necessidades básicas primeiro, que seriam mais prioritárias. Sem satisfazer tais necessidades, não seria possível satisfazer necessidades mais complexas de acordo com a hierarquia. 

A pirâmide de Maslow é estruturada da seguinte maneira:

Pirâmide de Maslow

Abaixo, conheceremos melhor como funciona cada um dos estágios da pirâmide e no que consiste cada uma das necessidades em específico:

Deficiência

Os cinco diferentes estágios podem ser divididos primariamente em necessidades de deficiência e necessidades de crescimento. As necessidades de deficiência se dão a partir da ausência de algo, e motivam a ação de pessoas a partir de quão necessárias elas são. Logo, por consequência, quanto mais satisfeitas estão as necessidades de deficiência, menor é a motivação em satisfazê-las. 

Um exemplo disso é a fome. Quanto mais tempo uma pessoa ficar sem comer, maior será sua fome e, consequentemente, maior será sua motivação para comer. Uma vez alimentada, a pessoa não estará mais motivada a comer novamente. 

Necessidades básicas

No grupo das necessidades básicas estão aquelas que são fisiológicas, físicas e que afetam externamente as pessoas. Por exemplo:

Fisiológica

As necessidades fisiológicas são aquelas que são determinadas por fatores biológicos e alguns externos que são inerentes à sobrevivência de seres humanos. Isso significa que, sem eles, não seria possível viver. Dentro desse grupo, encontram-se:

  • Comida;
  • Água;
  • Oxigênio (respiração);
  • Equilíbrio corporal (homeostase);
  • Abrigo;
  • Roupas;
  • Relações sexuais.
Segurança

Após ter todas as necessidades básicas e fisiológicas do primeiro nível estando majoritariamente satisfeitas, a seguinte preocupação é com a segurança. Esse nível inclui a sensação de uma pessoa de estar segura e fora de perigo, o que inclui ordem e controle. Fazem parte desse grupo:

  • Estabilidade financeira;
  • Bem-estar;
  • Saúde;
  • Encontrar-se fora de riscos, como acidentes, zonas de perigo, etc.;

Necessidades psicológicas

As necessidades psicológicas são aquelas que impactam mais internamente e são derivadas de emoções e sentimentos. São elas:

Relacionamento/Social

Nesse grupo se encontram as necessidades de amor, aceitação, pertencimento e socialização. Problemas de satisfação neste nível incluem solidão, ansiedade e depressão. A necessidade maior é o suporte emocional providenciado por outras pessoas, por exemplo:

  • Amizades;
  • Realização amorosa;
  • Intimidade social e romântica;
  • Organizações;
  • Comunidades;
  • Família

Estima

Assim que as três necessidades abaixo foram satisfeitas, se torna necessário satisfazer as necessidades de respeito, prestígio e autoestima. Isso significa se tornar uma pessoa que é um membro valioso da sociedade, ganhando o respeito das demais pessoas e o seu próprio. 

Aqui se tornam necessárias desenvolver habilidades distintas que farão com que haja um destaque social. Por exemplo, esportes, participações acadêmicas, posição socioeconômicas elevadas, popularidade e hobbies, entre outros, são itens que ajudam a melhorar a moral e ajudam a ganhar o reconhecimento de outras pessoas. 

A não satisfação desse nível pode levar a problemas de distorção da própria imagem (como por exemplo, baixa autoestima) e sensação de inferioridade. 

Crescimento

As necessidades de crescimento se diferem das necessidades de deficiência, que são constituídas por todos os níveis inferiores. As de crescimento são aquelas que não surgem da ausência de algo, mas da vontade de crescer e evoluir

Necessidades de autoatualização

São aquelas que nascem a partir da vontade de atingir o potencial máximo nessa vida em todos os aspectos, sejam emocionais, intelectuais, psicológicos, etc. Para a Psicologia Humanista, existe uma tendência natural dos seres humanos em buscar esse desenvolvimento. 

Realização pessoal

No último nível, encontra-se a autoatualização, autorrealização ou realização pessoal. Nesse ponto, a opinião e pensamento das demais pessoas perde um pouco a importância para nossa constituição, uma vez que a necessidade maior é atingir o potencial máximo do ser humano. 

Esse potencial máximo seria o uso completo de todas as habilidades, intelectualidades, talentos e competências que uma pessoa possa ter. Quanto maior a autoconsciência das próprias habilidades, maior é a autoatualização de uma pessoa. Logo, no último estágio, a necessidade é desenvolver-se até os limites da capacidade humana. Evidentemente, não é possível alcançar o patamar máximo, uma vez que essas necessidades vão constantemente estar em processo de expansão. 

Quais as principais aplicações de pirâmide de Maslow?

Como já dissemos brevemente em alguns trechos do texto, a pirâmide de Maslow pode ser utilizada por diversos setores e para uma grande variedade de propósitos. Confira:

Coaching

Pessoas que trabalham com Coaching são aquelas que buscam motivar e auxiliar pessoas a desbloquearem sua versão mais eficaz, equilibrada, produtiva e satisfeita. Por conta disso, a pirâmide pode ser utilizada como uma forma de identificar quais os pontos que devem ser trabalhados e quais estratégias adotar para chegar na autoatualização. 

Gestão de Pessoas

Atualmente, muitas empresas perceberam que a satisfação das necessidades das pessoas colaboradoras impacta diretamente na produtividade delas — o que, consequentemente, impacta no sucesso do negócio. Por isso, ter medidas e estratégias que façam com que as pessoas colaboradoras se sintam motivadas e realizadas no ambiente de trabalho é muito importante. Ter a pirâmide de Maslow como base disso pode ser crucial para entender as necessidades e desenvolver estratégias de como satisfazê-las. 

Marketing

Ao vender um produto ou oferecê-lo no mercado, estamos lidando diretamente com as necessidades de um público-alvo. Isso significa saber compreender para qual parte da pirâmide estamos propondo uma solução e como isso ajudará as pessoas clientes nesse processo. 

Desenvolvimento pessoal

A teoria de Maslow pode ser aplicada também para o desenvolvimento pessoal, durante sessões de psicoterapia ou acompanhamento psicológico. A psicologia humanista apresenta um enfoque direto no ser humano ao invés de em seus comportamentos não adequados, o que pode auxiliar muitas pessoas a se conhecerem melhor e evoluírem. 

Qual a influência da teoria da pirâmide de Maslow no mundo empresarial?

Com o desenvolvimento das teorias organizacionais e de gestão a partir da segunda metade do século 20, líderes e pessoas diretoras de empresas passaram a perceber que as necessidades das pessoas funcionárias, juntamente com suas emoções e expectativas, eram uma chave importante para o desempenho da empresa. 

Com isso, a relação de trabalho começou a se alterar, deixando de ser aquela que somente representa uma troca da força de trabalho por um salário e tornando-se uma em que há maior complexidade, em que a empresa passa a apresentar espaço para crescimento, desenvolvimento pessoal e satisfação de necessidades básicas. 

Muito a isso se deve à visão que Maslow criou com sua teoria e à apresentação das hierarquias da necessidade. Pouco a pouco, seu trabalho foi se incorporando nas novas lógicas organizacionais e nos modelos de gestão mais modernos. Muitas lideranças até os dias de hoje se baseiam em sua teoria para criar um espaço de trabalho que permita que as pessoas colaboradoras possam buscar satisfazer suas necessidades rumo à autoatualização. 

A teoria da hierarquia das necessidades e a pirâmide de Maslow, portanto, foram questões muito relevantes para a construção de uma visão um pouco mais humanizada sobre as pessoas e seus objetivos pessoais. Compreendê-la é de suma importância por diversas razões, como ajudar-nos a encontrar um ponto de equilíbrio entre as diferentes esferas da vida e permitir que haja desenvolvimento pessoal e profissional. 

Agora que você conheceu por trás da famosa pirâmide de Maslow, o que acha de ler sobre Storytelling, essa técnica de contar histórias e encantar audiências?