Aprender a Aprender: o que é e como turbinar seu aprendizado?

Passamos grande parte de nossa vida dentro de um modelo curricular escolar que nem sempre reflete aquilo que realmente sabemos ou que deveríamos saber. Muitas competências e habilidades se aprendem fora do ambiente escolar já que não fazem parte do currículo habitual. Estamos falando das habilidades subjetivas, as soft skills.

Aprender a aprender é um passo para a compreensão de nosso próprio método de absorção de conhecimento, além de ser base fundamental para a construção das demais habilidades necessárias no atual mercado de trabalho, que vão desde pensamento crítico até empatia e autodesenvolvimento

Neste artigo, apresentaremos para você o conceito de aprender a aprender, tendo em vista que muitas vezes nos é mostrado apenas um método de fazê-lo. Portanto, confira a seguir:

Vamos começar?

O que é aprender a aprender?

Absolutamente ninguém nasce sabendo tudo. Até mesmo as coisas que parecem naturais para gente, como falar ou respirar, tiveram que ser em algum momento processadas e compreendidas pelo nosso sistema cognitivo. Tendo isso em vista, por qual motivo o ato de aprender seria diferente?

Por conseguinte, aprender a aprender é mais uma atitude. A pessoa aprendiz deve estar disposta a aprender e para isso deve ir atrás de seu conhecimento, da forma como lhe convém. Isso significa que não há uma forma única de se alcançar o conhecimento, mas diversos procedimentos que podem ser utilizados para aprender. 

Aprender a aprender e o construtivismo

Jean Piaget foi um grande nome por trás dessa ideia. Ele foi um pesquisador e biólogo importante da segunda metade do século XX, além de ser também considerado um dos fundadores do construtivismo no âmbito da educação. 

Mas afinal, o que é construtivismo e o que tem a ver com “aprender a aprender”? É uma teoria do desenvolvimento do conhecimento que tem como premissa básica a ideia de que o conhecimento é um elemento construído, ou seja, depende de uma ação ativa de quem está aprendendo, logo, uma interação entre sujeito e meio.  

Essa teoria ainda afirma que são necessárias situações problemas que levarão a um determinado conflito que colocará em teste as habilidades de quem se aprende. A partir delas, surge a capacidade de se desenvolver a aprendizagem, o conhecimento, o pensamento crítico e outras tantas habilidades essenciais para qualquer situação futura, seja no âmbito profissional ou educacional. 

Porque é importante aprender a aprender?

A resposta para essa pergunta é simples: o conhecimento é o item mais valioso dentro do mercado de trabalho. Aqueles que aprenderam a aprender e, portanto, são capazes de adquirir maior conhecimento em menor quantidade de tempo, apresentam maiores vantagens em relação às demais pessoas concorrentes. 

Outro grande argumento se mostra quando o assunto é estudar melhor. O cérebro não deixa de ser um grande músculo em nosso corpo, e assim como demais, também pode ser exercitado. Quanto mais utilizamos ele, mais tarefas ele consegue fazer simultaneamente em menor tempo, levando assim a uma maior produtividade, sem perder o foco

Sem falar também que uma grande vantagem de aprender a aprender é conseguir desenvolver novas formas de adquirir conhecimento, como falar uma segunda língua ou aprender a programar, com uma facilidade muito maior do que alguém que utiliza métodos tradicionais e engessados. 

Como aprender a aprender? 4 dicas!

Agora que você já sabe tudo sobre o que é aprender a aprender e seus benefícios, está na hora de colocar a habilidade em prática. Tenha em mente, assim como qualquer outra soft skill, os resultados podem não ser imediatos. Por isso é importante manter-se em constante prática. Confira:

1. Desperte sua curiosidade

O primeiro e primordial passo para começar a aprender a aprender é ser curioso. O conhecimento nas escolas muitas vezes é encarado como um fardo ou uma obrigação a ser cumprida, e logo a vontade de aprender desaparece. Para despertar sua curiosidade novamente, comece a pesquisar dúvidas pequenas e aleatórias como “Qual a distância daqui ao Japão?” ou “Quem inventou o primeiro aparelho celular?”. Ao se deparar com uma dúvida dessas, não hesite em dar um Google e ler sobre.

Com o tempo, você verá que suas dúvidas ficarão mais sofisticadas e complexas, e assim, estará aprendendo sobre conteúdos diversos e importantes em sua formação. E o melhor de tudo: estará gostando de estudar

2. Entenda como seu cérebro funciona

Normalmente, o cérebro tem dois modos, um mais “focado” e outro “difuso”. O focado consiste na tarefa de permanecer com a atenção focada em determinada tarefa, como ler esse artigo, por exemplo. Já o difuso é o estado em que seus pensamentos estão vagos e podem ser carregados sem destino específico, fazendo com o que cérebro crie novas conexões neurais.

É por esse motivo que muitas pessoas têm grandes pensamentos filosóficos e epifanias durante o banho, já que é um momento em que o cérebro e o restante do corpo podem relaxar. A mesma coisa acontece durante o sono, o que demonstra a importância de uma boa noite de sono para o funcionamento do cérebro.

Entender essa distinção é fundamental para saber quando é o momento de relaxar e deixar as ideias fluírem ou então sentar e focar no que se está fazendo

3. Apenas faça

Aprocrastinação é algo que atrapalha nosso progresso e muitas vezes não somos capazes de evitá-la. Para conseguir aprender a aprender de forma efetiva, é necessário que você consiga fazer o que se dispôs a fazer. Para tal, existem algumas técnicas, como a Pomodoro, uma técnica que consiste em se dedicar estritamente a uma determinada tarefa durante 25 minutos e depois tirar 5 minutos de descanso. 

4. Crie o seu próprio método

Após você entender como seu cérebro funciona e colocá-lo em prática, experimente diferentes formas de tentar atribuir conhecimento, partindo da premissa de seus interesses despertados na primeira dica. Assim, você será capaz de construir seu próprio conhecimento por meio de situações cotidianas e conflitos. 

Aprender a aprender é uma importante soft skill que ajudará você a se desenvolver ainda mais, auxiliando nos estudos, no trabalho e até mesmo a alcançar o tão almejado emprego dos sonhos e uma carreira de sucesso.

Gostou do nosso artigo? Veja agora como desenvolver outra soft skill muito importante para o mercado, a autogestão.