No século XXI, a tecnologia da informação se tornou presente em várias partes do nosso dia a dia, especialmente no ambiente corporativo. As diferentes áreas da TI auxiliam empresas a reduzirem gastos, a otimizarem as suas rotinas e a manterem um poderoso fluxo de trabalho movido a dados e inovação. Nesse cenário, os profissionais de TI são fundamentais.

Uma das responsabilidades de quem trabalha com TI dentro de uma empresa, é definir as estratégias necessárias para que as atividades funcionem em alta performance. Dessa maneira, a empresa consegue integrar as soluções tecnológicas no seu dia a dia para se manter produtiva e consequentemente mais competitiva. Por isso, a área de TI já é vista como uma das mais atrativas do mercado.

Quer saber mais sobre o tema e quais carreiras você pode seguir? Então confira:

Boa leitura!

O que é tecnologia da informação?

A tecnologia da informação é a área responsável pela criação, distribuição e gestão de soluções tecnológicas computacionais. Essas ferramentas podem ou não estar conectadas por meio de infraestruturas de rede. Desse modo, é possível enviar, armazenar, processar e compartilhar informações em ambientes digitais.

Quais são as principais áreas de TI?

O mercado de tecnologia está crescendo rapidamente. Com isso, para atender às demandas de empresas por ferramentas de maior capacidade, novas carreiras são criadas. Essas vagas são focadas em solucionar desafios dos negócios relacionados à TI (como segurança digital e planejamento de rotinas), dando a todos a habilidade de aproveitar mais os recursos existentes.

Nesse contexto, quem deseja começar os seus estudos apoiando-se em estratégias como o investimento em um curso técnico deve ter cuidado e fazer um bom planejamento. Ninguém quer investir o seu tempo em uma formação inadequada para o seu perfil, não é mesmo? Veja a seguir as principais carreiras para quem trabalha com tecnologia da informação e como elas podem se encaixar no seu projeto de vida!

1. Segurança da Informação

A pessoa que atuam em segurança da informação garante a confiabilidade, a integridade e a disponibilidade dos dados que circulam em uma infraestrutura de TI ou de rede. Ela tem um perfil analítico e precisa ser capaz de se manter atualizado com as principais tendências e ameaças existentes. Desse modo, consegue estruturar políticas de prevenção, detecção e mitigação de riscos muito mais robustas.

2. Cientista de Dados

A análise de dados ganhou um espaço de destaque no ambiente corporativo por manter empresas à frente dos seus concorrentes e alinhadas com as demandas do mercado. A pessoa que trabalha com a organização e o processamento de informações estratégicas é chamada de cientista de dados. Com conhecimentos em estatística e análise preditiva, ela consegue obter insights a partir de um grande número de registros, que possam dar uma visão mais robusta sobre o mercado para a companhia.

3. Gestor (a) de TI

O (a) gestor(a) de TI é uma pessoa que trabalha na organização do fluxo de trabalho do setor de tecnologia da informação da empresa. Ela executa o planejamento de ações, o gerenciamento de processos e a organização de equipes. Além disso, deve ser capaz de identificar oportunidades de investimento, dar feedbacks, mensurar indicadores e aplicar as metodologias necessárias para que a infraestrutura de TI e o time de técnicos sempre tenham a melhor performance possível.

4. Suporte Técnico

Nenhuma política de gestão de TI consegue se manter funcional se não existem pessoas prontas para entrar em ação quando algo acontece. Esse é o trabalho da equipe de suporte técnico. Ela entra em contato com os usuários para tirar dúvidas e encontrar a melhor maneira possível de solucionar problemas com agilidade e precisão.

5. Desenvolvimento de Software

O desenvolvimento de software foi uma das primeiras áreas de TI que surgiram. Hoje, uma das partes mais populares deste setor é a de programação mobile. Para entrar nesse mercado de números na casa dos bilhões, são necessários alguns passos: a pessoa desenvolvedora deve ter um computador moderno e os conhecimentos necessários para programar um sistema com base nas tendências do mercado, algo que pode ser adquirido em cursos de tecnologia.

6. Gestor de Qualidade de Software

Em grandes projetos de desenvolvimento, há uma pessoa responsável apenas pela manutenção da qualidade dos sistemas criados. Ela é a Gestora de Qualidade de Software. O seu trabalho é definir uma rotina de verificações e testes para identificar bugs, vulnerabilidades de segurança e qualquer funcionalidade que não esteja dentro dos requisitos definidos pela documentação do projeto.

7. Administração de Redes

A infraestrutura de rede é uma parte da TI que está ligada a várias atividades do dia a dia de qualquer empresa, como comunicações e gestão de dados corporativos. Cabe às pessoas administradoras de redes identificar problemas, otimizar configurações e aplicar mecanismos de gestão da infraestrutura. Desse modo, ela terá sempre a banda de dados necessária para enviar e receber arquivos.

8. Administração de banco de dados

Os bancos de dados auxiliam no armazenamento de informações importantes para as empresas e no uso de sistemas de gerenciamento. Para serem funcionais, é importante ter um corpo técnico que consiga definir rotinas para manter os registros íntegros, disponíveis e acessíveis apenas para as pessoas certas. A pessoa administradora de bancos de dados trabalha com esse objetivo, otimizando configurações e mantendo os softwares em ordem para que todos os times tenham as informações necessárias para o seu dia a dia disponibilizadas rapidamente e sem erros.

Por que TI se tornou uma área de trabalho atraente?

Nos últimos anos, a transformação digital ganhou o mercado. Tecnologias como a computação na nuvem e os sistemas de gestão criaram negócios em que a TI está profundamente integrada ao dia a dia de todos os setores. Nesse contexto, é fundamental que empresas tenham times preparados para lidar com as demandas e evitar que falhas prejudiquem a qualidade do trabalho executado.

Esse é o trabalho das pessoas profissionais em tecnologia da informação. Elas atuam em várias áreas de TI, otimizando recursos, verificando se existem falhas e corrigindo problemas da melhor forma possível. Além disso, executam rotinas de manutenção preventiva, voltadas para aumentar a vida útil de equipamentos e mantê-los com uma performance uniforme.

Conforme as empresas investem em novidades tecnológicas, os profissionais das áreas de TI serão cada vez mais requisitados. Entre 2019 e 2024, segundo a Brasscom, o mercado do setor deverá contratar 70.000 pessoas a cada ano. Todas elas com uma média de salários acima da nacional.

Portanto, se você está considerando entrar no mercado de trabalho ou mudar de setor, considere a tecnologia. Além de bons salários, a TI tem novos desafios sempre, algo ideal para quem procura um setor dinâmico e moderno para trabalhar.

O que achou de aprender mais sobre as principais áreas de TI? Se você gostou do conteúdo e deseja acompanhar as atualizações, não deixe de conferir nossas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram e Twitter.

0 Shares:
Você também pode gostar