2020 foi um ano incerto para muita gente. O contexto da pandemia do coronavírus pegou o mundo todo de surpresa e subitamente mudou todas as regras que conhecíamos. Muitas áreas foram afetadas e perderam rendimento, enquanto outras se mantiveram estáveis e conseguiram se adaptar para sobreviver a um mercado imprevisível. 

Entretanto, outras áreas viram nesse contexto uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento. Dentre elas a área de tecnologia, já que muitos negócios precisaram se digitalizar para conseguir se manter. Vamos conhecer agora alguns dos cargos das áreas dentro do ramo da tecnologia que mais cresceram durante o ano 2021,  segundo o veículo de empregos Indeed.

banner para download de guia das profissões digitais 2022

Vamos lá e boa leitura!

1. Programação

A pessoa programadora tem um conhecimento geral sobre programação, sem nenhuma especificação nesse cargo. Uma pessoa programadora que atua nessa função deve programar, testar, codificar as linguagens de programação mais usadas do mercado, assim como fazer correções necessárias em bugs, de acordo com as necessidades de clientes. 

2. Desenvolvimento

A pessoa desenvolvedora precisa desenvolver sistemas e soluções tecnológicas que facilitem e viabilizem o processo organizacional dentro de uma empresa. Portanto, assim como cargo anterior, a pessoa desenvolvedora aqui está mais focada em soluções gerais, sem especificidades. Essa função é muito importante dentro de empresas e corporações, pois é no desenvolvimento que se cria, compreende, executa e realiza manutenções dos sistemas e programas utilizados. 

3. Desenvolvimento Back-End

Como o próprio nome diz, a pessoa que se especializa em Back-End também ocupa um cargo de desenvolvimento de sistemas – com as mesmas características da função mencionada acima. Porém, seu trabalho será um pouco mais especializado. A pessoa que escolher focar no Back-End ficará responsável por programar, codificar e testar sistemas focando na segurança, banco de dadose outras partes que nem sempre ficam visíveis para a pessoa usuária. 

4. Desenvolvimento Full Stack

Seu nome vem de Full (que significa cheio, completo em inglês) e Stack (que significa pilha, acúmulo). Logo, para ser uma pessoa desenvolvedora Full Stack, é preciso ser capaz de lidar com todas as etapas de desenvolvimento de um projeto igualmente.

Pessoas desenvolvedoras Full Stack devem ser capazes de resolver problemas e encontrar soluções tanto para programação Back-End e Front-End, quanto para as demais áreas do desenvolvimento. Apesar disso, para ter esse cargo, a pessoa desenvolvedora não precisa ser expert em todas as áreas, apenas ter uma boa noção dos processos. 

Um bom diferencial para pessoas desenvolvedoras Full Stack é conseguir desenvolver soluções mobile, já que atualmente tal área está em alta. 

5. Análise de QA

QA é um acrônimo para Quality Assurance ou “Controle de Qualidade”, em português. Por definição, uma pessoa que trabalhe em um cargo de análise de QA será responsável por realizar testes e debug, além de encontrar falhas e reportá-las para a equipe responsável pelo desenvolvimento. Além disso, analistas de QA normalmente procuram estratégias para conseguir otimizar sistemas. 

6. Desenvolvimento .NET pleno 

.NET (sua pronúncia é dotnet) é um framework da Microsoft que visa o desenvolvimento web e oferece um ambiente de desenvolvimento controlado a quem programar nele, com pacotes de classes com soluções para os problemas mais comuns encontrados no desenvolvimento web. A pessoa programadora que escolher trabalhar nesse cargo deve dominar esse framework, sendo capaz de desenvolver, programar e testar soluções em .Net. 

7. Tester

Tester, ou Analista de Testes, é uma pessoa que cria planos e traça estratégias para testar e executar determinado serviço para uma equipe. Portanto, faz parte do cargo auxiliar no desenvolvimento de automações que testam um serviço para que as pessoas que trabalham no cargo de análise de QA consigam identificar, analisar e reportar falhas. 

8. Desenvolvimento Front-End

Uma pessoa que ocupa um cargo de desenvolvimento Front-End complementa os serviços de Back-End. O foco de quem trabalha com Front-End é na criação de interfaces gráficas em um siteou aplicação que sejam atraentes para o público em geral. Essa pessoa trabalha montando toda a estrutura da página web ou aplicação, pensando nos cabeçalhos, textos, botões, imagens, animações, focando na fluidez e funcionamento. 

9. Programação PHP

Quando uma pessoa decide se especializar em PHP para ocupar o cargo de programadora em PHP, ela se torna responsável pelo desenvolvimento de soluções que utilizam banco de dados e têm alguma interação com a pessoa usuária. Normalmente, sites e servidores são exemplos do que pode ser desenvolvido com essa linguagem. 

10. Desenvolvimento Web

A pessoa desenvolvedora web realizar a criação de páginas web na internet. Quem quer ocupar esse cargo precisa saber planejar, criar e corrigir quaisquer erros que possam aparecer nessas páginas. As pessoas que atuam com o desenvolvimento web também têm suas áreas de atuação divididas entre Back-End e Front-End

Quais as vantagens de se trabalhar na área de tecnologia?

Certamente, pessoas que estão começando ou pretendem mudar para a área de tecnologia fazem a seguinte pergunta com frequência: “vale a pena trabalhar em algum cargo de tecnologia?”. Se esse é o seu caso, confira algumas das principais vantagens de ocupar um cargo nessa área tão abrangente!

  1. É uma área que permite trabalhar remotamente de casa;
  2. As oportunidades são oferecidas do mundo todo para pessoas desse setor;
  3. Trabalho flexível, com possibilidade de criar sua rotina;
  4. Sempre é possível aprender mais e continuar evoluindo;
  5. Alta demanda de vagas no mercado;
  6. Trabalho sem rotina fixa, com desafios novos e constantes;
  7. É possível aplicar os conhecimentos profissionais no dia a dia;
  8. Há uma grande oferta de concursos públicos para a área de tecnologia;
  9. Você não precisa ter uma formação universitária ou diploma para atuar na área.

Apesar de o ano de 2020 ter sido difícil em muitos aspectos e tornado o mercado instável, muitas oportunidades se abriram para o mundo da tecnologia, já que cargos de tecnologia se tornaram indispensáveis frente a esse novo cenário, aumentando a demanda por pessoas qualificadas para preenchê-los. 

Gostou desse texto? Leia agora como você pode entrar na área de Tecnologia sem ter experiência profissional!

0 Shares:
Deixe um comentário
Você também pode gostar