Entender o que é PHP e como essa linguagem funciona é fundamental para quem desenvolve sites para web. Trata-se de uma linguagem de script com alta popularidade e que é utilizada por grandes empresas da internet, como Facebook, Yahoo, Wikipédia, WordPress e muitas outras.

O PHP é uma linguagem open source, ou seja, de código aberto e conta com uma grande comunidade de pessoas desenvolvedoras. Além disso, tem uma sintaxe simples e fácil de aprender, o que a torna ainda mais popular e requisitada pelo mercado de desenvolvimento web. Neste artigo, falaremos tudo sobre o PHP nos seguintes tópicos:

  • O que é PHP e como ele funciona?
  • Quais são as características da linguagem PHP?
  • Quais são os principais exemplos de código PHP para iniciantes?
  • O que dá para fazer com PHP?

Quer saber mais sobre essa poderosa linguagem? Continue a leitura!

O que é PHP e como ele funciona?

O PHP é uma linguagem de scripts cliente/servidor utilizada para o desenvolvimento de sites e aplicações web, embora também tenha outras funcionalidades como a criação de scripts para linha de comando e aplicações de desktop.

Seu processamento funciona do lado do servidor, que chamamos de Back-End, ou seja, suas instruções são processadas no servidor em que o site está hospedado, e o resultado é devolvido ao navegador, que carrega tudo que foi processado, como foi feito com essa página que você está lendo agora.

O PHP foi criado em 1994 e, desde então, sofreu uma grande evolução. Isso porque, a cada versão, foram adicionadas novas funcionalidades responsáveis por tornar a linguagem ainda mais poderosa. Atualmente, ele está na versão 7.4.4.

A linguagem PHP é uma linguagem de script, isso significa que ela é processada no momento que é executada e esse poder da linguagem fez ela funcionar muito bem para construção de páginas HTML.

Com isso, o código PHP pode ser inserido entre o código HTML, dentro de tags que o interpretador reconhece, assim você sabe exatamente onde um código PHP começa e termina.

Quais são as características da linguagem PHP?

Existem muitos sites que utilizam essa linguagem. De acordo com estatísticas apresentadas pelo W3Techs, a escolha por ela corresponde a 78% entre as linguagens de programação web. A razão para essa popularidade são as suas características. Confira as principais a seguir!

Simplicidade

A sintaxe utilizada no PHP é simples e fácil de aprender, pois é similar a outras existentes no mercado. Ele pode ser utilizado com diferentes metodologias de desenvolvimento: a procedural, que utiliza funções e métodos, e a orientada a objeto, que usa classes e objetos.

Essa característica permite escolher formas diferenciadas para desenvolver uma aplicação, uma vez que possibilita a utilização de diferentes conceitos de programação web.

Eficiência

Outra característica relevante do PHP é o seu excelente desempenho. A transformação digital requer o desenvolvimento de aplicações robustas e eficientes. Por isso, é importante utilizar uma linguagem que ofereça essa característica para garantir a estabilidade da aplicação.

O PHP oferece integração com diferentes bancos de dados, como MySql, MariaDB, Oracle, SQLite e muitos outros. Além disso, ele suporta o processamento de um grande volume de dados com o consumo de poucos recursos do servidor.

Multiplataforma

Outra necessidade do mercado são as aplicações multiplataformas, ou seja, que possam ser acessadas a partir de qualquer dispositivo, como notebook, smartphones ou tablets.

As aplicações em PHP podem ser desenvolvidas e utilizadas em Windows, Linux, UNIX e MacOS. Além disso, ela também pode ser instalada em plataformas de computação em nuvem e acessado por diferentes navegadores.

Código aberto

O PHP é uma linguagem de código aberto, onde sua licença permite o uso da linguagem sem que você precise pagar por isso. Portanto, basta fazer o download e a instalação no ambiente desejado.

Ele conta uma comunidade ativa de pessoas desenvolvedoras voluntárias que ajudam a oferecer suporte em dúvidas com relação a sua utilização. Além disso, a comunidade também disponibiliza bibliotecas com códigos PHP, que podem ser utilizados no desenvolvimento de qualquer projeto.

Quais são os principais exemplos de código PHP para iniciantes?

Como dissemos, a linguagem é simples e fácil de entender e de utilizar. A seguir, vamos mostrar alguns exemplos de PHP que podem ser usados em projetos para iniciantes.

Junto com HTML

<html>

 <head>

  <title> Como funciona o PHP em uma página HTML</title>

 </head>

 <body>

 <?php echo "<p>Vamos programar em PHP?</p>"; 

/* Exemplo de um parágrafo em PHP */

?>

</body>

</html>


Exemplo de código sem HTML

<?php

// exemplo de for em PHP 

for ($i = 1; $i <= 10; $i++) {

    echo $i;

}

// o resultado será a exibição dos números de 1 a 10

/* exemplo de estrutura if / else em PHP 

   verificar se a variável número é maior ou menor que 20 */

$numero=10;

      if ($numero < 20){

        echo "O número ".$numero." é menor que 20";

      }

      else{

          echo "O número ".$numero." é maior que 20 ";

      }

// Resultado : O número 10 é menor que 20

// exemplo de while em PHP

$numero = 1;

while ($numero <= 10) {

    echo $numero++;}

// Resultado: Será a exibição dos números de 1 a 10

?>


O que dá para fazer com PHP?

A programação em PHP pode ser utilizada para diversos tipos de desenvolvimento web. Na sequência, confira para que serve.

Desenvolvimento de sites dinâmicos

Basicamente, os sites podem ser estáticos ou dinâmicos. Os estáticos são aqueles em que não há necessidade de alterações constantes em suas informações e, quando elas são necessárias, é preciso alterar o código-fonte da página.

Já os sites dinâmicos são aqueles que permitem alteração constante de seu conteúdo de forma automática, ou seja, sem a edição do código-fonte. O PHP oferece recursos para o desenvolvimento de gerenciadores de conteúdo e outras possibilidades onde você pode deixar seu site dinâmico.

Criação de plugins

No mercado, existem diversos CMSs — Content Management System — disponíveis, que são sistemas gerenciadores de conteúdo. Muitos deles são desenvolvidos em PHP, como o WordPress, o Drupal, entre outros.

Quem domina a linguagem pode desenvolver plugins para esses gerenciadores e, inclusive, criar versões básicas para serem disponibilizadas gratuitamente no site da plataforma e versões completas para a venda.

Desenvolvimento de aplicações para a internet

O crescimento da computação em nuvem possibilitou que as empresas passassem a utilizar diversas aplicações por meio da internet. Portanto, há a necessidade do desenvolvimento de sistemas complexos, como ERPs, CRMs, entre outros. O PHP é uma linguagem que oferece todas as condições para a construção dessas aplicações.

Entender o que é PHP e para que ele serve é importante para que a pessoa desenvolvedora compreenda todo o potencial que a linguagem oferece. Além disso, é preciso se manter em dia com as novidades sobre as atualizações e investir em seu próprio desenvolvimento. 

Gostou do nosso conteúdo sobre o que significa PHP? Então, saiba mais sobre programação neste post sobre o que é framework, como ele funciona e quais são suas vantagens!

0 Shares:
Você também pode gostar