A inovação tecnológica é certamente um conceito que influencia as mais diversas áreas do mercado de trabalho, inclusive programação.

Isso porque ela está diretamente conectado às soluções criadas por empresas para aprimorar seu desempenho ou para expor um produto novo à sociedade, principalmente nas áreas de TI, que são as mais afetadas pela tecnologia.

Quer saber mais sobre o que é inovação tecnológica e por qual motivo esse conceito é importante? Então, não deixe de conferir o post a seguir que traz os seguintes pontos:

  • O que é inovação tecnológica?
  • Qual a importância da inovação tecnológica?
  • Por que uma pessoa que trabalha com TI deve acompanhar as tendências do setor?

O que é inovação tecnológica?

A ideia de inovação tecnológica está ligada à habilidade de empresas entregarem soluções revolucionárias para clientes e parceiros e parceiras comerciais. Quando uma companhia lança um produto inovador, ela está promovendo mudanças de grande impacto no setor. Isso passa por mudanças como a criação de novas categorias de soluções e de padrões de qualidade.

Esse é o caso, por exemplo, do lançamento do iPhone. Quando foi anunciado, o smartphone era diferente dos produtos que tinham sido feitos até então. A sua tela respondia a toques à mão (algo pouco presente na categoria), a usabilidade era muito intuitiva e o software apresentava recursos que não eram entregues pela concorrência.

Mas para que a inovação tecnológica ocorra, não basta só lançar uma nova solução para o mercado. As empresas precisam ir além e combinar tecnologias ainda pouco testadas com um software capaz de surpreender o seu público-alvo com as suas funcionalidades. Isso criará uma experiência de uso única, capaz de encantar pessoas e posicionar a marca como referência no mercado.

A inovação tecnológica fez parte de todos os avanços marcantes na indústria de TI. São elas que a são lembradas por fãs de marcas e impactam de modo mais profundo usuários e usuárias em todo o mundo. Justamente por isso muitas companhias da área investem grande parte dos seus recursos em departamentos de pesquisa e desenvolvimento.

Se continuarmos nossa análise tomando como base o mercado de smartphones, podemos notar como as inovações mudaram (e estão mudando) a área. Desde o lançamento do primeiro equipamento, a indústria passou por grandes mudanças. Vamos relembrar algumas:

  • uma nova tecnologia de telas (Amoled) foi criada, entregando cores mais vivas para pessoas usuárias;
  • telas se tornaram dobráveis sem comprometer a experiência de uso;
  • o software empregado ganhou novos recursos apoiado em sensores mais precisos, modernos e inteligentes;
  • migramos das redes de internet mobile 2G para as de quinta geração;
  • trocamos a autenticação com senha pelo reconhecimento facial e a leitura de digitais.

Cada novidade foi atrelada à miniaturização dos componentes, o que facilitou a incorporação de novos sensores na carcaça dos aparelhos. O software, naturalmente, acompanhou as mudanças. Hoje, um smartphone consegue executar um número muito maior de funcionalidades, que vão do controle de aparelhos por meio da Internet das Coisas à edição de documentos corporativos.

Inovação tecnológica e carreira de tecnologia.

Para ter uma carreira de sucesso na área de TI, é importante acompanhar as novidades da área. Isso porque além de serem incorporadas a sua vida profissional, elas também interferem a vida pessoal. Além disso, saber o que há de novo e disruptivo ajuda você a identificar a solução mais inovadora para os seus projetos.

Boa parte do trabalho de criação de aplicativos, por exemplo, envolve criar soluções do zero, quanto mais por dentro do mercado e das novidades você estiver, maiores são as chances de desenvolver um trabalho inovador, o que aumenta as chances de sucesso na sua carreira.

Portanto, além de saber o que é inovação tecnológica, não deixe de buscar os conhecimentos necessários para promovê-la no seu dia a dia. Isso garantirá a você sucesso em todos os seus projetos!

Um dos passos fundamentais para ter sucesso na carreira de TI e estar preparado para identificar as melhores novidades para o cotidiano é ter uma formação robusta. Saiba mais sobre como conseguir isso com os nossos cursos!

0 Shares:
Deixe um comentário
Você também pode gostar