Não há como negar que os “nerds” romperam com todos os esteriótipos do passado. Se algum dia essa tribo foi associada a pessoas de óculos, extremamente inteligentes e com roupas descombinando, hoje ela tem outra representação.

Filmes de super-heróis, livros de ficção científica, muita tecnologia e games, são elementos que normalmente caracterizam uma pessoa “nerd”. Essa comunidade consome produtos e gera conteúdos de forma tão ativa que atualmente existe até uma data para prestar uma homenagem. 

Quer saber mais sobre o mundo nerd e seus elementos? Então não deixe de conferir:

  • O que é dia do orgulho nerd e como surgiu? 
  • O que fazer no dia do orgulho nerd? 

Boa leitura! 

O que é dia do orgulho nerd e como surgiu? 

O famoso dia do orgulho nerd, ou orgulho geek, celebrado no dia 25 de maio, surgiu como uma homenagem ao lançamento de Star Wars: Episódio IV — Uma Nova Esperança, feito em 1977.

A data, oficializada em 2007, ganhou grande destaque com o aumento da relevância das redes sociais por todo o mundo. Em 2008, depois da comemoração passar a fazer parte do calendário norte-americano, virou uma grande febre. 

Além de homenagear a saga, o dia do orgulho nerd passou a ser chamado também de dia da toalha. Isso aconteceu após a morte de Douglas Adams, autor da sequência O Guia do Mochileiro das Galáxias, umas das grandes obras do mundo “nerd”. Por isso, é comum encontrar pessoas andando por aí com toalhas penduradas nos ombros no dia 25 de maio.  

Cultura nerd e geek 

As palavras que inicialmente referiam-se a dois grupos distintos, acabaram convergindo em um mesmo significado. Isso porque os “nerds” e os “geeks” já foram símbolos de culturas diferentes. Enquanto o primeiro era relacionado a pessoas estudiosas, fanáticas por computadores e ciência, o segundo tinha um lado mais pop, ligado a games, filmes e jogos de tabuleiro. Entretanto, com o tempo e a disseminação dessas tribos pelo mundo, os termos acabaram representando a mesma coisa.

As pessoas “nerds” ou “geeks”, em geral, não têm problema algum em assumir sua identidade. Inclusive, elas gostam mesmo é de desfilar com camisetas e produtos característicos dos jogos, filmes e livros que consomem. Inclusive, segundo a Rakuten Digital Commerce, o público nerd consome até 40% a mais que a média nacional. Estima-se que o mercado geek movimenta, atualmente, mais de R$ 130 bilhões. 

Você, nerd de carteirinha, deve estar se questionando como aproveitar esse dia em uma época em que sair pelas ruas ou se reunir com amigos não é mais tão simples por conta do Covid-19. 

Confira algumas dicas de como aproveitar essa data!

Como aproveitar o dia do orgulho nerd

Veja algumas dicas para curtir o dia do orgulho nerd em grande estilo!

Maratone sua saga favorita 

Uma boa pessoa nerd ou geek sempre tem sua saga favorita, certo? Então, aproveite o seu dia para maratoná-la! Seja Harry Potter, Star Wars, Senhor dos Anéis ou outra, sempre vale a pena rever a sequência que mudou o jeito como você se relaciona com a comunidade nerd. 

Vista-se como uma verdadeira ou verdadeiro “nerd” 

Desengavete a sua camiseta de super-herói ou do seu personagem favorito. Adicione adereços e monte um look especial para celebrar! Tenho certeza que suas redes sociais estarão repletas de amigos e amigas vestidos a caráter.  Agora é a hora de abusar dos filtros e das hashtags.

Junte-se a outras pessoas “nerds”

Nada melhor do que bater um bom papo com quem entende a importância dessa data, não é mesmo? Infelizmente, após o começo da pandemia do Covid-19, as reuniões presenciais não serão possíveis. Mas existem alguns aplicativos de videoconferência, como o Zoom, que permitem você se conectar com outros e outras nerds ao redor do mundo. Já imaginou conversar com uma pessoa de outra cultura e língua sobre o seu jogo ou filme favorito? Pode ser um ótimo jeito de celebrar essa data!  

Conecte-se 

Outra plataforma que pode te conectar com outros nerds é o Twich. O site, que recebe mais de um milhão de tráfego simultâneo, foi criado com o intuito de reunir pessoas com interesses comuns, entre eles, viagens, esportes, músicas e principalmente jogos. Os conteúdos são gerados ao vivo e alguns deles chegam a rolar durante 24 horas ou mais. Uma ótima oportunidade para se conectar com outros “nerds”. 

Existem diversas possibilidades para aproveitar o dia 25 de maio como uma boa pessoa nerd. Essas foram algumas de nossas dicas para não passar essa data sem comemorações, mesmo que você esteja em casa. E claro, não entre em pânico. Que a força esteja sempre com você! 

0 Shares:
Deixe um comentário
Você também pode gostar