No mercado de trabalho, é cada vez mais difícil ser aprovado em uma entrevista de emprego e assumir uma vaga que não exige que um colaborador trabalhe em contato com outras pessoas.

Até mesmo programadores, que costumam ter longas horas de trabalho solitárias, contam com uma equipe ou grupo para trabalhar em conjunto.

Isso porque, nos últimos anos, pesquisas de mercado provam que companhias que alcançam melhores resultados promovem ambientes em que o espírito colaborativo e harmônico estão presentes.

Ou seja, time que trabalha “junto”, trabalha melhor.

A preocupação com o relacionamento entre pessoas colaboradoras é levado tão a sério que é muito comum ter uma fase dedicada à dinâmica de grupo em processos seletivo. Nele, profissionais de RH costumam avaliar se os perfis de candidatos encaixam na cultura da empresa.

Mas quais são as melhores dinâmicas de grupo?

É sobre isso que vamos falar neste post. Fique ligado para conhecer as principais atividades utilizadas para o recrutamento de talentos e para momentos de promoção de integração de equipes no ambiente de trabalho — seja ele digital ou não.

Confira!

O que é dinâmica de grupo?

Em linhas gerais, uma dinâmica de grupo consiste na reunião de um grupo de pessoas com o intuito de fazer elas desenvolverem alguma atividade, geralmente não ligada ao papel que elas de fato desempenham naturalmente. A ideia, geralmente, é fazer com que elas saiam de sua zona de conforto. 

A definição das dinâmicas variam a partir do intuito com o qual elas são aplicadas. Uma dinâmica de grupo, por exemplo, pode ser uma metodologia para reconhecimento das soft skills de pessoas candidatas em uma entrevista de emprego

Antes de prosseguir, aproveite e faça o download do checklist de currículo para aprender o passo a passo para fazer um currículo completo e atraente para as empresas.

banner para download de checklist. imagem como botão escrito "baixar"

Voltado ao assunto… geralmente, em processos seletivos, a dinâmica de grupo é uma das últimas e mais decisivas etapas, em que a pessoa entrevistada deve ser capaz de demonstrar todas suas competências para a pessoa avaliadora. Dessa forma, ela será o que definirá quem ficará com a vaga e quem não receberá a aprovação. 

Ou, ainda, essas dinâmicas podem ser descritas como ferramentas poderosas para tornar o ambiente de trabalho mais saudável, lúdico e estimulante, além de fazer com haja uma interação entre elas, facilitando a comunicação e colaboração.

Ainda, dinâmica de grupo pode ser uma forma de aliviar a tensão de reuniões importantes. Por exemplo, muitas pessoas podem se sentir coagidas em reuniões com pessoas superioras e acabam guardando ótimas ideias para si. Ao aplicar uma atividade completamente desconexa e divertida antes de uma reunião importante, as pessoas vão se sentir mais à vontade para falarem e interagirem com as lideranças, melhorando o fluxo de trabalho. 

Geralmente, cada dinâmica conta com uma pessoa intermediadora, que participa da dinâmica explicando as regras e garantindo que todas as pessoas cumpram com elas. Essa pessoa é responsável por dar movimento à dinâmica. 

As dinâmicas são naturalmente aplicadas em empresas, pois elas contêm muitos grupos de pessoas diferentes que precisam trabalhar juntas. Porém, isso não é uma regra. Qualquer grupo, independentemente do contexto, pode se beneficiar de uma dinâmica. 

Quais os benefícios da dinâmica em grupo?

As dinâmicas de grupo apresentam uma série de benefícios, tanto para a empresa quanto para as pessoas colaboradoras que participam. Veja só uma listagem:

PARA QUEM PARTICIPA:

  • Menores índices de stress;
  • Maior interação com colegas de trabalho;
  • Uma forma de conhecer melhor suas habilidades interpessoais;
  • Maior motivação para desempenhar sua função;
  • Aumento da autoconfiança e possibilidade desenvolvimento pessoal;

PARA QUEM APLICA:

  • Maior fluidez nas equipes;
  • Uma forma de manter as pessoas empenhadas e motivadas;
  • Permite um ambiente descontraído, sem perder a seriedade;
  • Aumenta a colaboração entre as pessoas;

Como funciona a dinâmica de grupo?

Para que haja um funcionamento adequado da dinâmica de grupo, alguns componentes são necessários. Vamos conhecê-los:

Um grupo

Pode parecer óbvio, mas o componente principal são as pessoas. Sem elas, não há como fazer uma dinâmica. É importante, entretanto, garantir que todas as pessoas estejam dispostas a participar, pois uma pessoa que não está no clima não levará a dinâmica a sério e poderá estragar a experiência para outras pessoas. 

Uma pessoa mediadora

Alguém precisa explicar as regras e aplicar a atividade, assim como garantir que a atividade ocorra como planejado. Essa pessoa pode ou não participar da atividade, vai depender de qual a escolhida, afinal, algumas atividades exigem que alguém trabalhe nos bastidores para que ela funcione. 

Um propósito

Independentemente de qual seja a dinâmica escolhida, é importante que haja um motivo por trás de sua aplicação. Mesmo que ele não fique nítido no princípio, é essencial que a pessoa mediadora confirme ou explique cada razão pela qual essa atividade foi escolhida. Dessa forma, as pessoas podem refletir e adequar tudo que aprenderam na dinâmica para seu próprio crescimento individual.

Caso não fique bem explícito, isso poderá fazer com que as pessoas sintam que tiveram seu tempo desperdiçado em atividades não produtivas e isso tornará ainda mais difícil de realizar outra dinâmica quando necessário. 

Qual a importância da dinâmica de grupo?

A dinâmica em grupo é muito importante a depender do contexto em que é aplicado.

Para equipes, ela é uma forte ferramenta que potencializará a colaboração entre uma pessoa e outra, criando vínculos significativos, que se traduzirão em um fluxo de trabalho otimizado, fluido, e saudável. Isso fará com que a produtividade aumente e também haja maior motivação no trabalho. Além disso, é uma ótima forma de suavizar a entrega de feedbacks, flexibilizar a participação em reuniões e criar relações entre níveis hierárquicos distintos. 

Em um processo seletivo, a dinâmica de grupo fará com que seja possível a pessoa entrevistada demonstrar suas habilidades interpessoais e técnicas, além de demonstrar que está apta para adentrar em uma equipe. Além do mais, a pessoa entrevistadora será capaz de conhecer mais sobre como a pessoa pensa e quais são seus ideais

Qual a importância da dinâmica de grupo no Home Office?

Durante os anos em que ocorreu a pandemia do coronavírus, houve uma grande migração das atividades presenciais para as virtuais. Isso fez com que muitas equipes deixassem de existir na prática e passassem a se relacionar por meio de ferramentas online, como Slack, Zoom, entre outras.

Por conta disso, criou-se uma maior distância entre as pessoas, que passaram a atuar de maneira mais solitária. Desse modo, as dinâmicas de grupo no Home Office servem para reestabelecer esses vínculos que podem ter se enfraquecido com a distância virtual. 

Outro motivo essencial para isso é conseguir manter a pessoa motivada, mesmo em seu ambiente de trabalho remoto. Essa tem sido uma grande dificuldade para lideranças que precisaram se adaptar a um novo modelo de trabalho, e as dinâmicas de grupo podem representar parte da solução. 

As melhores dinâmicas de grupo para processo seletivo e outros tipos!

Dinâmicas de grupo

Como já dissemos anteriormente, existem vários formatos de dinâmicas em grupo, cada qual com um diferente intuito. O tipo é correlacionado com o contexto e objetivo delas. 

Separamos uma lista com as melhores dinâmicas de grupo para você fazer com um grupo, seja ele na empresa, para processos seletivos ou qualquer situação, até mesmo para Home Office, afinal, mesmo à distância é possível fazer dinâmicas em grupo, utilizando ferramentas para reuniões e videochamadas. Confira:

a) Processos seletivos

Essas dinâmicas devem sempre ser pensadas para receber um número variado de pessoas que não se conhecem entre si. Dessa forma, dinâmicas que envolvem responder perguntas ou opinar sobre outras pessoas participantes podem não funcionar nesse caso. Normalmente, essas dinâmicas são mais rápidas e curtas.

O intuito principal da dinâmica em grupo de entrevistas de emprego é fazer com que a pessoa entrevistadora identifique quais das pessoas têm comportamento e habilidades compatíveis com as buscadas pela empresa em questão, testando o famoso Fit Cultural.

1) Caixa de Pandora

  • Quantidade de pessoas: Indefinido
  • Duração: 5 a 10 minutos 
  • Como funciona: Leve uma caixa para o processo de seleção e faça com que cada pessoa se sente em uma das cadeiras previamente organizadas em círculo. Peça inicialmente para cada um falar um pouco sobre objetivos e sonhos próprios. Quando todas as pessoas tiveram a chance de falar um pouco, entregue a caixa para uma das pessoas da roda. Faça uma provocação e pergunte até onde elas estariam dispostas a ir para realizar seus sonhos. Peça para que as pessoas imaginem que dentro da caixa estarão todas as realizações e conquistas almejadas e pergunte se a pessoa abriria a caixa. Porém, explique que, em caso positivo, haveria consequências. Ao abrir a caixa, ela estaria imediatamente impedindo que outra pessoa — que ela não conhece — realizasse seus sonhos, fazendo com que ela ficasse fadada ao fracasso. Dê, no máximo, 1 minuto para cada pessoa pensar e realizar uma ação. Você pode colocar objetos ou pequenos cartões de cartolina para a pessoa pegar para depois ficar mais fácil de lembrar quem decidiu o quê. Ao final, peça para que cada pessoa explique sua decisão.
  • Propósito: Esse é um tipo “dilema”, em que a pessoa deverá escolher entre seu benefício próprio e o de uma pessoa terceira que ela não conhece ou tem empatia. Não existe resposta certa para os dilemas, de modo que o que será interessante de ser observado é a explicação para a decisão. Essa atividade serve para descobrir como as pessoas reagem a escolhas difíceis e se elas são capazes de tomar decisões assertivas e pertinentes em curtos períodos de tempo. 
  • Modalidade: No modelo presencial há maior impacto, mas pode ser adaptado para processos seletivos virtuais. 

2) Folha em Branco

  • Quantidade de pessoas: grupos de 5 a 10 pessoas
  • Duração: de 5 a 10 minutos.
  • Como funciona: Separe todas as pessoas candidatas em lados opostos em uma sala ampla ou um ambiente aberto. Entregue para cada participante uma folha de papel sulfite em branco e uma caneta marca texto. É essencial que cada pessoa tenha uma cor distinta. Anote, em uma prancheta ou relatório a parte, qual foi a cor destinada a cada pessoa, isso será essencial ao final da dinâmica. Com o material entregue, explique essa dinâmica consistirá em uma única tarefa muito simples: garantir que sua folha continue em branco. Peça para que todas as pessoas coloquem suas folhas no chão, em frente aos seus pés. Elas precisarão estar em pé durante toda a dinâmica, somente agachando-se para proteger sua folha. Explique que não é permitido tocar em nenhuma outra pessoa candidata. Agora, o ponto crucial de toda a dinâmica: em momento nenhum diga que as pessoas devem utilizar as canetas para riscar a folha de outras pessoas. Porém, é muito capaz que isso ocorra. Dê 5 minutos para a dinâmica acontecer. Ao final, explique o propósito e tome nota de todas as cores de canetas que foram utilizadas para riscar uma folha de papel. 
  • Propósito: Essa atividade serve para identificar quem são as pessoas que estão dispostas a sabotar ou eliminar concorrência se necessário, afinal, elas entenderam por conta própria que poderiam utilizar as canetas para riscar as folhas das pessoas concorrentes e, consequentemente, retirá-las do processo para conseguir a vaga. 
  • Modalidade: presencial

3) Venda absurda

  • Quantidade de pessoas: Funciona melhor com grupos menores, com 3 a 5 pessoas, para que não se torne cansativo. 
  • Duração: 5 minutos de preparação e, no máximo, 5 minutos para cada apresentação.
  • Como funciona: Deixe disponível material de papelaria, como cartolinas, folhas de papel, lápis de cor, canetas, etc. Explique que tudo poderá ser utilizado durante a dinâmica. Para cada pessoa, entregue um papel com o nome de objeto absurdo escrito nele que provavelmente não teria valor algum no mercado, exemplo: televisão quebrada, meia usada, garrafa vazia, sapato furado, etc. Explique que todas as pessoas terão 5 minutos para pensar em uma estratégia para vender o objeto escrito de papel para você. Deixe que as pessoas fiquem confortáveis para utilizar o que quiserem (ou não utilizarem nada). Algumas pessoas se sentem mais confiantes utilizando conteúdo visual para expressar ideias enquanto outras preferem somente utilizar palavras. Ambas formas são válidas, o objetivo final é que elas consigam ao menos chegar perto de convencer você a comprar o produto. Ao final do tempo, deixe com que cada pessoa apresente algo que explicite o motivo pelo qual você deveria adquirir cada objeto. Qualquer estratégia é válida. Analise por quais caminhos cada pessoa segue e, sempre que possível, apresente resistência ou aponte possíveis furos na estratégia de cada pessoa, para ver como ela reage.  
  • Propósito: Essa dinâmica é muito versátil. Ela pode ser utilizada para equipes de venda, Marketing ou para qualquer recrutamento de vagas que necessitem de habilidades de comunicação, flexibilidade, negociação e criatividade. A ideia é observar qual escolha a pessoa tomará para tornar o produto comercializável. 
  • Modalidade: presencial

4) Questionário

  • Quantidade de pessoas: Entre 5 e 10 pessoas
  • Duração: 10 a 15 minutos. 
  • Como funciona: Prepare, previamente, alguns questionários e coloque-os dentro de envelopes. O questionário precisa conter questões hipotéticas, como: “Quem, dentre as pessoas apresentadas, você gostaria que trabalhasse com você?”, “Se você precisasse confiar um segredo a qualquer uma dessas pessoas, quem você escolheria?”, “Quem, dentre a equipe, você acredita que é o melhor ou a melhor líder?”. Peça que todas as pessoas candidatas se apresentem em, no máximo, 2 minutos. Depois disso, entregue os envelopes e peça para que, para cada questão, seja nomeada uma pessoa que está participando, pautando-se unicamente na apresentação, e uma justificativa da resposta. Não é permitido nomear-se no próprio questionário. O resultado deverá ser dado no formato de feedback, individualmente. Na versão online, o questionário pode vir na forma de formulário do google.
  • Propósito: É uma forma interessante de descobrir quem são as pessoas que se destacam em entrevistas a partir dos olhos de outras pessoas candidatas. Se uma pessoa recebe muitas indicações, a depender da pergunta feita, é sinal de que há algo ali que necessita ser analisado com maior atenção. 
  • Modalidade: presencial ou online

5) Mascote

  • Quantidade de pessoas: Equipes de 5 pessoas cada
  • Duração: 20 a 25 minutos. 
  • Como funciona: Peça para que as pessoas candidatas se dividam em times de 5 pessoas cada. Forneça material de papelaria, como papel, lápis, canetas, etc. Explique que a tarefa de cada equipe será surgir com um mascote para a empresa. Deixe 15 minutos disponíveis para a criação da tarefa e disponibilize 2 a 3 minutos de apresentação de cada mascote. Observe o papel que cada pessoa desempenha na equipe e na apresentação, assim como a visão que as pessoas têm sobre a cultura da empresa.
  • Propósito: Além de ser um grande indicador de criatividade e liderança, essa atividade ainda destaca quem são as pessoas que conhecem a imagem da empresa e sua marca. 
  • Modalidade: presencial

b) Motivacionais

Está notando que sua equipe está cada vez menos produtiva, chegando atrasada e desmotivada? Pode ser que uma dinâmica em grupo com intuito de motivá-la funcione!

Esse tipo envolve questões pessoais, profissionais ou um misto dos dois. O objetivo desse tipo de dinâmica é que as pessoas voltem a se sentir capazes, logo, competições saudáveis, quizzes e divisão em times podem funcionar muito bem nesse caso!

6) Quiz da equipe

  • Quantidade de pessoas: A partir de 3
  • Duração: Depende da quantidade de perguntas selecionadas
  • Como funciona: Prepare um quiz especial sobre a empresa e a equipe que você trabalha, mesclando fatos, perguntas sobre as pessoas da equipe, piadas internas, entre outros. Veja quem conhece mais sobre a empresa, a equipe, o trabalho e as pessoas colaboradoras! Para tornar tudo mais dinâmico, você pode utilizar ferramentas como o Kahoot!
  • Propósito: Motivar as pessoas colaboradoras.
  • Modalidade: online ou presencial

7) Feedback positivo

  • Quantidade de pessoas: Funciona melhor em grupos grandes, com 10 pessoas ou mais. 
  • Duração: 20 minutos
  • Como funciona: Peça para a equipe se organizar em um círculo. Depois, diga para uma pessoa dizer o que ela mais gosta da pessoa a sua esquerda, e lembrar um momento em que ela foi ajudada por ela ou uma memória dela que ela goste. Faça isso até que todas as pessoas tenham falado. Depois, repita o procedimento com a pessoa à direita.
  • Propósito: Os feedbacks positivos ajudam a motivar a pessoa. Muitas vezes, elas não sabem o impacto positivo que podem ter causado em algum momento para outra pessoa. 
  • Modalidade: online ou presencial

Integração

O objetivo dessa dinâmica de grupo é fazer com que um grupo de pessoas ingressantes em uma equipe se conheça ou aprofundar as relações em uma equipe já existente. Afinal, quando uma equipe se conhece bem, o fluxo de trabalho delas é bem melhor. 

Dessa forma, o principal intuito é fazer com que as pessoas necessitem trabalhar juntas em prol de algo. Dinâmicas em grupo de perguntas e respostas pessoais, ou com times competindo são uma boa escolha para essa situação. 

8) Caça ao Tesouro

  • Quantidade de pessoas: Funciona desde grupos menores até grupos grandes.
  • Duração: Varia a partir do espaço determinado e da quantidade de objetos selecionados. 
  • Como funciona: A depender da quantidade de pessoas, separe o grupo em grupos menores com no máximo três pessoas. Para cada grupo, selecione uma lista de objetos variados. A missão deles é conseguir coletar cada item mais rápido que a equipe anterior, pelos ambientes selecionados. A equipe que terminar a lista primeiro vence. Pode ser adaptado para ser jogado com os objetos que cada um tem em casa, devendo mostrá-lo para uma pessoa intermediadora na câmera. Nesse caso, não há grupos.
  • Propósito: Fazer com que haja maior coordenação e colaboração entre as pessoas.
  • Modalidade: online ou presencial

9) Em pares

  • Quantidade de pessoas: Funciona melhor em equipes numerosas, acima de 15 pessoas. 
  • Duração: de 5 a 20 minutos.
  • Como funciona: Cole nas costas de cada participante um adesivo com um nome de um personagem que compõe uma dupla famosa (Mario e Luigi, Zezé Di Camargo e Luciano, Bonnie e Clyde, Sal e Pimenta, Claudinho e Buchecha etc.). O objetivo de cada pessoa é encontrar seu par, que estará colado nas costas de outra pessoa. Caso queira aumentar a dificuldade, defina que não é permitido perguntar diretamente quem você é. Cada um poderá perguntar apenas algo que será respondido com “Sim” ou “Não”. 
  • Propósito: Fazer com que haja diálogo entre todas as pessoas da equipe.
  • Modalidade: presencial

10) Lobo em pele de Ovelha

  • Quantidade de pessoas: Funciona melhor com grupos grandes
  • Duração: 30 minutos
  • Como funciona: Distribua papéis com “O” e “L” marcados neles para sua equipe. Explique que quem recebeu “L” será um lobo e quem recebeu “O” será uma ovelha, mas que ninguém pode saber o que está no papel da outra pessoa. É importante que haja menos lobos que ovelhas no jogo para funcionar. Peça para todas as pessoas fecharem os olhos, e, então, apenas os lobos abrirem os olhos. Assim que todos os lobos se reconhecerem, peça para que indiquem silenciosamente um lobo alfa. Diga que, ao final de 5 minutos, todas as pessoas deverão votar em uma pessoa para sair do jogo. Deixe que aconteça um debate e que elas escolham quais critérios utilizar para isso. O objetivo das ovelhas é eliminar todos os lobos, e o objetivo dos lobos é sobreviver, enganando as ovelhas. Se houver um número maior de lobos do que de ovelhas, os lobos vencem. Se as ovelhas conseguirem identificar e eliminar o alfa, elas ganham instantaneamente. Para a modalidade online, a distribuição dos papéis pode ser feita por uma pessoa intermediadora via mensagem direta. Quem for eliminado deve ser mutado e desativar sua câmera, para não interferir no jogo. 
  • Propósito: Para equipes, é interessante para que elas criem vínculos ainda maiores. 
  • Modalidade: presencial e online

11) O Vôo do ovo

  • Quantidade de pessoas: A partir de 4 pessoas
  • Duração: 20 minutos.
  • Como funciona: Divida a equipe em grupos menores, de duas ou três pessoas cada. Leve para a dinâmica ovos, um pacote de palitos de churrasco e jornais velhos. Coloque o material à disposição dos grupos e diga que o objetivo delas é utilizar somente os materiais fornecidos para garantir que o ovo sobreviva a uma queda. Disponibilize 20 minutos para as equipes formularem suas estratégias e depois leve todas as equipes para uma janela que se encontre a uma distância de no máximo dois andares do chão. Faça com que cada equipe lance seu ovo. Ao final parabenize todas as pessoas pela tentativa, mesmo que a estratégia não tenha funcionado. 
  • Propósito: Melhorar o trabalho em equipe e a resolução de problemas
  • Modalidade: presencial

12) Nó humano

  • Quantidade de pessoas: Grupos de até 10 pessoas
  • Duração: 15 a 20 minutos
  • Como funciona: Peça para a equipe formar um círculo, cada pessoa ombro a ombro. Instrua-as a levantar a mão esquerda e alcançar a mão de outra pessoa do outro lado do círculo. Depois, repita o processo com a mão direita. Ninguém pode segurar a mão da pessoa diretamente ao seu lado, ou a atividade não dará certo. Após, as pessoas devem tentar desfazer o nó humano formado sem soltar nenhuma das mãos. 
  • Propósito: Por conta da proximidade, ajuda a criar confiança e maiores vínculos. Ajuda também no desenvolvimento da resolução de problemas. 
  • Modalidade: presencial

13) Bingo da Equipe

  • Quantidade de pessoas: Indefinido
  • Duração: de 1 semana a 1 mês.
  • Como funciona: Peça para que cada pessoa envie curiosidades aleatórias sobre sua vida. Utilize um template pronto de Bingo para criar uma tabela que contenha as informações fornecidas. Essas curiosidades podem ser algo como “Gosta da série X”, “Sabe programar em Python” ou “Sabe falar uma língua não-convencional”. A ideia é que você coloque um limite de tempo — a depender da quantidade de pessoas, de alguns dias até um mês — para que a equipe possa conversar entre si e descobrir a quem pertence cada informação. Ao descobrir, a pessoa deve marcar por cima com o nome da pessoa. Ganha quem conseguir completar a tabela e gritar BINGO primeiro. Uma regra importante é que ninguém pode dar dicas ou pistas diretas sobre qual informação corresponde a si, ficando a critério de cada um quais estratégias utilizar para descobrir.
  • Propósito: Essa dinâmica é ideal para equipes recém-formadas que ainda não se conhecem muito bem e não têm um engajamento muito elevado. Por ser feito de modo assíncrono, ou seja, sem precisar que todas as pessoas estejam presentes, é ideal para estimular a conversa entre pessoas colaboradoras no home office. 
  • Modalidade: presencial e online

Quebrando o gelo

As atividades Ice breaker são essenciais para aqueles momentos em que possa existir tensão e desconforto, ainda mais se envolver relacionamento com autoridades da empresa. Elas são ótimas também em momentos de feedback ou reuniões importantes. 

O que importa para esse tipo é a descontração, logo, as atividades que proporcionam uma boa risada são bem vindas para esse tipo. Afinal, se você é capaz de rir em situações mais tensas, você será capaz de lidar melhor com a situação. Elas também melhoram o relacionamento entre pessoas de diferentes níveis dentro da empresa, proporcionando uma melhor comunicação e feedbacks. 

14) Escuta ativa

  • Quantidade de pessoas: Indefinido
  • Duração: de 5 a 10 minutos.
  • Como funciona: Esse é perfeito para reuniões com a equipe. Ao entrar na sala para reunião, comece sem dizer bom dia a dar uma palestra sobre um assunto complexo e chato, utilizando jargões e expressões que você sabe que a maioria das pessoas não vai conhecer. Após uns minutos de palestra, diga uma frase completamente aleatória e engraçada. Repita o procedimento algumas vezes. Ao final, questione as pessoas presentes para ver quem estava prestando atenção. 
  • Propósito: Criar a reflexão acerca da escuta ativa em reuniões.
  • Modalidade: online e presencial

15) Escape da sala de reuniões

  • Quantidade de pessoas: Indefinido
  • Duração: 20 minutos
  • Como funciona: Crie pistas e enigmas ao redor da sala de reuniões. Faça com que cada enigma dê a resposta que levará ao seguinte enigma. Quando as pessoas chegarem, tranque a porta e explique as regras. Faça com que todos trabalhem juntos para conseguir escapar da sala de reuniões!
  • Propósito: Fazer com que haja trabalho com toda a equipe em prol de um mesmo objetivo. 
  • Modalidade: presencial

16) O Jantar

  • Quantidade de pessoas: Indefinido
  • Duração: 5 minutos
  • Como funciona: Peça para que cada pessoa liste 3 pessoas famosas, vivas ou não, que ela gostaria de se encontrar em um jantar. Dê um tempo para que pensem em suas escolhas e depois questione o motivo da escolha de cada pessoa. 
  • Propósito: A atividade ajuda a conhecer melhor cada pessoa, quais são seus modelos e exemplos. 
  • Modalidade: presencial e online

17) Mural de fotos digital

  • Quantidade de pessoas: Indefinido
  • Duração: 5 a 10 minutos
  • Como funciona: Escolha uma ferramenta de edição colaborativa. Algumas ferramentas de reunião online inclusive têm quadros e lousas digitais como uma de suas funções. Ao começar a reunião, peça que todo mundo tire uma foto que represente seu Home Office. Pode ser qualquer coisa. Depois, peça que todas as pessoas compartilhem a imagem na ferramenta de edição, criando um mural de fotos online. Deixe que as pessoas comentem as fotos umas das outras por alguns minutos. 
  • Propósito: Ajuda a aproximar o ambiente de trabalho de cada pessoa colaboradora das demais, criando vínculos e amenizando a distância.
  • Modalidade: online

18) Mais provável a…

  • Quantidade de pessoas: Indefinido
  • Duração: 5 a 10 minutos
  • Como funciona: Comece a atividade fazendo uma pergunta para sua equipe no modelo “Quem vocês acham que é a pessoa mais provável a…”. Escolha uma situação diversa e curiosa. Depois, peça que cada pessoa envie o nome de outra pessoa que elas acreditam que corresponda bem à pergunta por meio de chat privado na sala de reunião. Depois de ler todas as respostas, revele o nome da pessoa mais votada. A pessoa mais votada poderá fazer a seguinte pergunta e será a vez dela de receber os nomes em chat privado. O jogo segue nessa ordem. Em uma variação, cada um pode escrever o nome da pessoa em um pedaço de papel e mostrar para a câmera.
  • Propósito: É uma ótima atividade para descontrair e também descobrir o que as pessoas colaboradoras acham uma das outras, uma vez que elas terão que encaixá-las em situações não-convencionais. 
  • Modalidade: É mais indicado para online, mas pode facilmente ser adaptado para reuniões presenciais. 

19) 2 verdades, 1 mentira

  • Quantidade de pessoas: Indefinido
  • Duração: 5 a 10 minutos
  • Como funciona: No início de uma reunião virtual, dê dois minutos para que todas as pessoas escrevam no chat 2 verdades e 1 mentira sobre elas. Quando todas as pessoas tiverem enviado, vá de uma a uma perguntando o que as outras pessoas acham que é mentira. Veja quem consegue acertar mais!
  • Propósito: A ideia é conhecer melhor cada uma das pessoas da equipe.
  • Modalidade: Apesar de funcionar muito bem em reuniões virtuais, pode facilmente ser adaptado para reuniões presenciais. 

20) Retrato falado

  • Quantidade de pessoas: Indefinido
  • Duração: 5 a 10 minutos
  • Como funciona: Escolha uma pessoa para ser a testemunha e retire ela da sala de reuniões. Mostre para ela a foto de uma pessoa aleatória, pode ser uma gerada automaticamente por essa ferramenta aqui. A pessoa escolhida deverá descrever as características da pessoa da foto. Cada pessoa deverá desenhar um retrato falado a partir das informações fornecidas pela testemunha. Ao final, todas as pessoas deverão mostrar seu desenho. Ganha quem chegar mais perto.
  • Propósito: Além de ser muito divertido e colocar o lado artístico à prova, ainda treina as competências de colaboração e comunicação da equipe. 
  • Modalidade: online e presencial

Neste texto, conhecemos mais sobre a dinâmica de grupo, e compreendemos sua importância para manter um ambiente de trabalho descontraído e saudável. Além disso, conhecemos algumas atividades muito divertidas que podem ser implementadas em qualquer contexto, sendo somente necessário ter um grupo para isso! 

Você gostou do nosso texto? Conheça agora como funciona uma entrevista técnica e como se preparar para ela!

Deixe um comentário
Você também pode gostar