Abrir o Google diariamente é uma tarefa automática: muitas pessoas até adotam o site de busca como página inicial do navegador. Em algum momento do dia, todo mundo que utiliza a internet acabará acessando a página mais conhecida do universo online.

O mais interessante é que podemos utilizar alguns truques no google para tornar as pesquisas melhores. Preparamos um post especial para que você conheça algumas dessas dicas para utilizar o navegador de forma mais completa. Aqui, você vai ler sobre:

  1. Sites relacionados
  2. Filtros de palavras
  3. Busca em jornais de papel
  4. Pausa para Atari Breakout
  5. Pesquisa por imagens
  6. Pesquisa por termos específicos
  7. Utilização da própria voz
  8. Ações da bolsa de valores

Acompanhe conosco!

1. Sites relacionados

O primeiro truque do google que veremos pode ser útil para ajudar você a refinar as suas pesquisas. Digamos que você tenha um site favorito — pode ser sobre qualquer assunto, no entanto, essa página não está oferecendo os resultados que você realmente procura.

Dessa forma, ao digitar related:domínio do site, o Google apresentará sites semelhantes à página pesquisada, o que fornece uma visão mais ampla de determinado assunto. Além disso, você acaba sendo apresentado a conteúdos que ainda não conhecia.

Suponhamos que o seu site favorito seja o Stack Overflow, um domínio bastante importante para estudantes e pessoas na área de programação em geral. Você pode testar com o seguinte comando:

  • related:stackoverflow.com/

Um dos resultados encontrados é o GitHub, outra plataforma bastante interessante para profissionais da área. Para que o comando funciona, é importante digitar sem nenhum espaço entre os dois pontos e as palavras, ok?

Antes de prosseguir, aproveite e faça o download do Guia Hacker. Aprenda a automatizar tarefas, criar atalhos, melhorar sua segurança online e a descobrir como evitar spam no seu email.

banner para download de ebook sobre hacker imagem como botão escrito "baixar"

2. Pesquisa de páginas internas

Caso você esteja encontrando dificuldade para achar o que quer em um determinado site, você pode utilizar o Google para refinar essa busca, . Para isso, você deve digitar “termo + site”, seguido pelo domínio.

Dessa forma, se você quiser encontrar tudo sobre a linguagem de programação Javascript no blog da Trybe, por exemplo, basta digitar “javascript site:https://blog.betrybe.com”.

3. Pausa para Atari Breakout

Esse truque serve tanto para quem quer um pouco de nostalgia como para as pessoas que querem passar um período descontraído no computador — durante uma pausa em um trabalho de programação, por exemplo.

Todo mundo que gosta de jogos já ouviu falar do Atari, um dos consoles mais icônicos da história. O mais legal é que dá para curtir um dos games que fizeram a história dessa empresa a partir do Google. Estamos falando de Breakout.

Para jogar por meio do site, acesse a página inicial e clique em “Imagens”. Depois, digite “Atari Breakout” e clique no primeiro resultado que aparecer. O layout do jogo tomará toda a tela.

É muito divertido:bater nos blocos laranjas e vermelhos, por exemplo, concede mais pontos, mas aumenta a velocidade da bolinha.

4. Pesquisar imagens no google

Em uma época em que fake news têm se tornado cada vez mais frequentes, é necessário se proteger contra notícias falsas e boatos obscuros. Entretanto, poucos sabem que é possível realizar essa tarefa também com a ajuda do Google Imagens — e, assim, encontrar outras instâncias da mesma foto em sites confiáveis. Dessa maneira, fica mais fácil fugir de manipulações.

Uma dica é arrastar e soltar uma imagem até o campo de pesquisa: isso faz com que você possa encontrar imagens semelhantes no google. Além disso, é um ótimo meio de encontrá-las com resoluções superiores, principalmente se o objetivo for publicá-la em algum lugar (com os devidos créditos, obviamente).

Além disso, com o Google Chrome, fica ainda mais interessante. Isso porque o navegador tem uma funcionalidade similar: quando você clica com o botão direito em qualquer imagem que esteja disponível em uma página, aparece a opção “Procurar imagem no Google”.

Dessa forma, você pode realizar, automaticamente, uma pesquisa inteira baseada naquela figura que você encontrou.

5. Pesquisa por arquivos específicos

Com o Google, você consegue encontrar imagens e sites variados, mas não para por aí. Também é possível buscar documentos específicos em PDF, além de apresentações em Power Point e outros formatos que você queira encontrar.

Para isso, adicione o comando filetype:pdf (ou a extensão que você deseja pesquisar, como .ppt ou .jpeg). No primeiro exemplo, você limita os resultados a arquivos PDF que contenham aquele termo — o que é ideal para você agilizar trabalhos de faculdade ou mesmo atividades do seu curso online, não é mesmo?

6. Utilização da própria voz

Esse truque do google é mais comum com a utilização de dispositivos móveis, que já oferecem a capacidade de usar a própria voz para fazer uma pesquisa. A boa notícia é que o recurso também é acessível nos computadores de mesa e notebooks.

Para isso, basta abrir a página inicial do Google em seu navegador e procurar o ícone de “Microfone” na caixa de busca. Assim, você vai abrir uma página separada, que estará preparada para receber o seu comando de voz para iniciar a busca.

Dependendo das configurações próprias do seu navegador, você deverá concordar com o pedido para que o Google tenha acesso direto ao seu microfone. Esse truque é especialmente valioso para aqueles momentos nos quais você não conhece a grafia exata de palavra, mas sabe pronunciá-la.

7. Encontrar informações e gráficos de ações da bolsa

Essa dica é muito útil para investidores ou curiosos no mundo dos investimentos.

Usando o códido “Stock:códigodaaçao” ou “Stock:nomedaempresa”, no segundo caso pode não funcionar se a empresa tiver diferentes stocks listados na bolsa.

Percebeu como o mecanismo de busca oferece diversos truques para facilitar a sua vida? Agora que você conhece esses truques e códigos do Google e suas respectivas aplicações, pode otimizar o seu tempo e refinar as suas pesquisas.

Gostou deste conteúdo que preparamos? Então não deixe de conferir outros conteúdos sobre tecnologia.

0 Shares:
Deixe um comentário
Você também pode gostar