Nos últimos 6 meses, tive o privilégio de conviver, ensinar e aprender com estudantes das turmas do curso de Desenvolvimento de Software da Trybe. Sem dúvida alguma, é o maior aprendizado de habilidades pessoais e socioemocionais que tive a oportunidade de viver até hoje.

Quando começamos a Trybe em meados de 2019, fui apresentado ao desafio de compor a equipe de aprendizado que, dentre outras responsabilidades, é encarregada de criar conteúdos, elaborar projetos, automatizar as correções, montagem e execução das aulas ao vivo, além da realização dos plantões de dúvidas.

O time atua como mentor dos nossos estudantes. Sempre preocupados tanto com suas competências técnicas, como lógica de programação, qualidade do código e code review, quanto com o desenvolvimento de habilidades “soft”, como trabalho em equipe, colaboração e comunicação.

Por ter me dedicado nos últimos 9 anos à carreira de tecnologia sendo 3 deles para a construção de habilidades de liderança, entendi que poderia contribuir bastante no papel de mentor. Ao mesmo tempo, percebi que seria uma experiência desafiadora.

Os principais desafios que enxerguei foram:

  • Me tornar um excelente instrutor especialista, que compreende as demandas de quem estuda na Trybe e as endereça de maneira eficiente;
  • Ser uma fonte de inspiração, aprendizado e conduta em habilidades técnicas e pessoais;
  • Modelar dinâmicas de interação com estudantes, mantendo a extrema qualidade da formação, com a escala necessária para cumprir nossa missão.

Todos esses pontos tinham uma única premissa: QUALIDADE. Para nós, esse item é inegociável, faz parte do nosso manifesto de cultura e é discutido e vivido todos os dias.

Posto isso, aqui vão algumas das principais experiências que me propiciaram grandes aprendizados e têm me tornado uma pessoa e um profissional melhor.

Experiência #1 – Primeiros dias de aula

Os minutos que antecederam a primeira aula, pelo menos para mim, foram de um nervosismo bem incomum. Surgiram diversas perguntas na minha cabeça sobre como eu agiria em cada uma das situações que imaginava que poderiam acontecer nas próximas semanas. Por saber o nível de preocupação, trabalho e obsessão por qualidade que todo o time da Trybe tem em qualquer iniciativa que toma frente, eu me tranquilizei e tive a certeza de que junto deles todas as perguntas teriam respostas.

A experiência desses dias me trouxe diversos reforços de aprendizado:

  • Ter uma equipe com alinhamento incondicional ao propósito da companhia, que te apoie, confie em você e, sobretudo, que acredita profundamente nas pessoas da organização é, sem dúvida, um grande tranquilizador;
  • O medo é passageiro. Suavizá-lo é simples: preparação, preparação e mais preparação. Isso vale para palestras, apresentações e qualquer situação que demande falar em público;
  • Se você errar ou não souber alguma informação, tenha humildade e tranquilidade para deixar claro que você vai buscar o conhecimento de forma adequada para resolver os pontos em aberto. Transparência com as pessoas que estão com você na caminhada é fundamental.

Experiência #2 – A busca incansável por suavizar a curva de aprendizado

Sem dúvida, um dos principais desafios que temos na formação da Trybe – que dura aproximadamente 12 meses distribuídos em torno de 1450 horas de curso – é suavizar a curva de aprendizado de diversos tópicos que são complexos por natureza. O curso certamente não é fácil e exige muita dedicação e resiliência.

O trabalho de quem é especialista consiste em garantir que os feedbacks das pessoas, em conjunto com as percepções pessoais, sejam transformados em insumos para melhoria contínua do curso. Isso é feito através do entendimento profundo do conteúdo que é ensinado, da flexibilidade para mudar as dinâmicas de interação quando necessário, e da postura da pessoa especialista.

A busca por suavizar a curva, que nada mais é que melhorar cada vez mais a qualidade do conhecimento que passamos, me trouxe alguns aprendizados:

  • As demandas das pessoas são diversas. Enquanto umas aprendem de uma forma, outras assimilam de outra. O ponto principal aqui é ser maleável para encontrar formas que ensinem às pessoas com qualidade. Para isso, é necessário ter muita atenção às pessoas que você está ensinando e, mais ainda, criar uma relação de confiança que as deixe seguras psicologicamente para serem completamente abertas a explicar suas dores e dificuldades. Esse ponto remonta a uma habilidade de liderança muito importante que é passar segurança psicológica;
  • É fundamental que a pessoa especialista tenha a habilidade de diminuir a ansiedade de cada estudante ao longo da formação. Existem momentos em que essa curva é íngreme e gera incerteza. Essa é a hora em que você precisa ensinar a como transpor esses desafios através de gerenciamento de tempo, entendimento do tamanho do desafio e tranquilidade para quebrar o problema em várias partes. Tudo isso aliado, obviamente, a um apoio técnico que seja justo com o que é cobrado.

Experiência #3 – Sua trajetória vale muito

É impressionante como cada história que contamos, seja ela profissional ou pessoal, influencia diretamente na formação das pessoas.

Uma das principais coisas que quem está aqui, estudando conosco, quer é ter noção de como será a vida profissional pós-formação na Trybe. Quando contamos experiências anteriores e orientamos sobre como isso pode influenciar ou modificar a conduta dessas pessoas, muitas vezes não temos a dimensão do quanto isso impacta suas futuras ações. Temos o privilégio de assistir, quase que como em um filme, a evolução das pessoas, mas com uma diferença: somos parte do elenco e ajudamos no roteiro. 

Com essa experiência de ser uma referência para quem estuda na Trybe, tive alguns aprendizados:

  • O que você sabe e viveu tem muito mais valor do que você imagina. Saiba contar seus aprendizados e histórias de forma a inspirar as pessoas que estão à sua volta. Essa é uma habilidade que vai te ajudar muito como profissional de mercado;
  • É fácil ter o foco e obsessão pelo sucesso da pessoa estudante no contexto que vivemos na Trybe. As pessoas que estudam conosco são fantásticas, têm brilho nos olhos, querem mudar de vida e entregam a responsabilidade de guiá-las em nossas mãos. O compromisso que essa relação traz é absolutamente assustadora. Sempre aplicar essa visão em qualquer que seja o negócio certamente será um diferencial para sua carreira.

Os desafios do início do texto foram vencidos?

Todas as pessoas especialistas da Trybe estão constantemente trabalhando para vencer os 3 desafios que descrevi acima, além de inúmeros outros.

Hoje somos uma equipe de excelentes profissionais que apoiam as pessoas estudantes:

  • Escutando com cuidado e endereçando tudo que é passado por elas;
  • Ajudando em suas demandas, inspirando, orientando e ensinando com paixão e obsessão por qualidade;
  • Criando dinâmicas que melhoram as interações entre elas e especialistas com escala e qualidade.

Venha ser especialista na Trybe!

Se você se identificou com os desafios, ficou com vontade de viver as experiências e quer ter os aprendizados que compartilhei aqui, inscreva-se para nosso processo seletivo de especialistas que vão ter a oportunidade de participar da formação de quem estuda aqui!

#goTrybe

0 Shares:
2 comments
  1. Nossa, muito legal mesmo saber mais dos seus pensamentos Lucas! Você é um cara que sempre está lado a lado com a gente, demonstrando preocupação e se disponibilizando a nos ensinar!

    Obrigado por tudo!

    Abraços.

Deixe um comentário