Algumas vezes, abrimos os olhos e com muito esforço nos levantamos da cama para trabalhar. Durante o dia, as horas parecem não passar. Não vemos a hora de acabar a jornada de trabalho diária para descansar, mas só o pensamento de ter que voltar a trabalhar no dia seguinte nos dá arrepios. Já passou por essa situação? Então pode ser que esteja precisando de motivação no trabalho!

Como diversas coisas na vida, estar desmotivado também é apenas uma fase ruim na sua história profissional. É natural e acontece com grande parte das pessoas. Venha com a gente e descubra o que pode ser feito para superar essa situação! Confira:

Vamos lá!

Motivação: o que é?

Essa palavra está no vocabulário cotidiano de muitas pessoas, porém, quantas realmente se atentam para a definição do termo? A motivação se define como um processo que inicia, guia e sustenta comportamentos que são adotados em prol do desejo de se alcançar um determinado objetivo. É como um combustível psicológico que leva a agir em qualquer situação, seja alimentar-se pois está com fome ou fazer um curso porque se quer aprender. 

Esse sentimento é um processo conjunto entre fatores biológicos, emocionais, sociais e cognitivos que despertam na pessoa o interesse em realizar uma ação. Portanto, estar motivado vai além de um simples comportamento. A forma como levamos nossa vida, nos alimentamos, nos relacionamos são variáveis importantes por trás da motivação.

Qual a diferença entre motivação no trabalho e motivação organizacional?

Quando falamos de estar motivado no ambiente profissional, é importante frisar que tanto a motivação no trabalho quanto a organizacional devem cumprir um papel conjunto. Apesar de ambas virem de direções opostas, elas devem trabalhar juntas para conseguir um objetivo em comum.

A motivação no trabalho vem da pessoa que colabora, aquela que trabalha ou é funcionária. Logo, essa motivação é fomentada por necessidades que são únicas e pessoais, variando de um indivíduo para outro. Apesar de ser responsabilidade de líderes ou superiores conhecer quem trabalha para eles e suas respectivas necessidades, a pessoa não se isenta de ter que correr atrás disso por conta própria. 

Agora, no que se diz respeito à motivação organizacional, tem-se um conjunto de práticas e recursos disponibilizados pela organização em que se trabalha a fim de manter o engajamento e satisfação das pessoas funcionárias. Por esse motivo, a responsabilidade em as manter organizacionalmente motivadas é inteiramente do local de trabalho. 

À vista disso, percebe-se que nenhuma das motivações no ambiente organizacional será completa sem a outra. É necessário que a empresa tenha sempre um controle da satisfação de profissionais mas também de nada adianta não se esforçar para manter o engajamento e o contentamento com seu emprego. 

Qual a importância e benefícios da motivação no trabalho?

Estar engajado naquilo que se faz é primordial na hora de construir sua carreira e alcançar o tão almejado sucesso profissional. Ser alguém comprometido a cumprir metas e alcançar bons resultados, além de pessoalmente satisfatório, é algo muito bem-visto no mercado de trabalho

Mesmo que seja freelancer ou alguém que trabalha em empresa, gostar daquilo que faz é imprescindível para ser uma referência na área em que atua. Dentro da empresa, será muito mais simples alcançar posições mais relevantes. Como freelancer, ser uma pessoa produtiva e assertiva é essencial. 

Fora que a desmotivação constante é um indicador muito forte de que talvez o ambiente em que trabalha não seja saudável ou que está desempenhando um trabalho que não lhe agrada muito. Logo, pode-se usar esse sentimento como força motriz para uma mudança de carreira e de vida, procurando algo que realmente seja motivador, como o emprego dos sonhos

Confira alguns benefícios de estar motivado com o que trabalha:

Melhora sua visão de mundo

Quando fazemos o que gostamos e estamos participando ativamente de um projeto, é comum que consigamos enxergar com maior amplitude aquilo que está a nossa volta. Ser uma pessoa motivada faz com que consigamos detectar mais saídas para obstáculos e visar aquilo que pode ser benéfico para a construção da nossa carreira.

Ajuda a tomar iniciativas

Sabe aquela pessoa indecisa que não consegue dar um passo sem antes pensar em cada aspecto possível? No âmbito profissional, em diversos momentos isso significa perder um tempo precioso. Ao estar com a motivação em alta, é fácil discernir e saber quando agir

Aumenta a sensação de satisfação e felicidade

Estar com todos os campos da vida em equilíbrio é essencial para se levar uma vida saudável, sem estresse e ansiedade. Portanto, estar em harmonia com seu lado profissional também é importante para sua vida pessoal. 

5 dicas para alcançar a motivação no trabalho!

1. Comece sendo uma pessoa positiva

Ninguém é capaz de ser feliz o tempo todo, e os sentimentos negativos são muito importantes na hora de lidar com nossa saúde emocional. Porém, não deixe com que eles tomem as rédeas de sua vida. Estar triste e cansado é comum e hora ou outra irá acontecer, mas não se sobrecarregue com pensamentos negativos.

Ao invés de pensar em como é ruim e cansativo trabalhar, pense em aspectos que fazem o trabalho valer a pena, que tragam motivação no trabalho. Pense que o cansaço e a tristeza são momentâneos e amanhã é um dia totalmente diferente. Quanto mais pensamentos positivos você tiver em relação ao trabalho, mais fácil será de realmente acreditar naquilo que está dizendo para si

2. Fixe-se em objetivos pequenos e possíveis

Ao colocar em foco metas pequenas e simples, você faz com que seja mais fácil conquistá-las. A sensação de progredir no que está fazendo é um combustível poderoso para motivar alguém. Caso seus objetivos sejam muito confusos e difíceis de se realizar, pode ser que o efeito seja contrário e a motivação seja substituída pela frustração.

3. Comemore cada resultado

Conseguiu realizar algum feito ou bater alguma meta? Não importa quão pequeno seja, comemore sempre que possível. Isso fará com que você sinta que seu trabalho é importante e que está a caminho de alcançar seus objetivos. É necessário reconhecer nossos próprios esforços sempre que possível!

4. Tire pausas regulares

Trabalhar exaustivamente pode ter consequências graves para sua saúde, o que impacta em nossa motivação. Portanto, é recomendado que sejam feitas pausas regulares em que se desconecte totalmente do serviço. Uma boa ideia é adotar o mindfulness, uma ferramenta prática e poderosa na hora de relaxar e manter-se concentrado para realizar as tarefas do dia a dia.  Esse é um ponto muito importante para regular a motivação no trabalho.

5. Saiba aonde você quer chegar

Trabalhar dia após dia sem previsão de mudança é desanimador. Tenha um sonho, um objetivo mais específico para sua vida, para que possa motivar você a trabalhar todos os dias. Ao ter em mente um propósito maior, você evita se perder e acabar desmotivado. Lembre-se sempre que todo o seu trabalho duro será recompensado ao fim. 

Viu como é possível manter a motivação no trabalho? Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a perceber que você pode ter uma relação mais saudável com sua vida profissional. 

Gostou das dicas? Veja agora o que pode ser feito para manter o foco ao estudar ou trabalhar!

0 Shares:
Você também pode gostar