As empresas estão valorizando cada vez mais investimentos em novas tecnologias, o que significa que os desenvolvedores de software também estão sendo cada vez mais requisitados no mercado.

Uma dica para identificar tendências na área de tecnologia, portanto, é acompanhar os interesses dos próprios desenvolvedores. Assim, a empresa SlashData reuniu as principais apostas desses profissionais para o segmento na pesquisa 2022 State of the Developer Nation.

O estudo foi realizado com mais de 20 mil programadores em 166 países ao redor do mundo. Alguns dos tópicos abordados nesse levantamento incluíram mobile, desktop, IoT na área industrial, eletrônicos de consumo, computação em nuvem, realidade aumentada e virtual, machine learning, entre outros. 

Uma das principais conclusões da pesquisa foi que aplicações blockchain, criptomoedas e NFTs ocupam o topo da lista entre as tecnologias que despertam o maior interesse de aprendizado entre os desenvolvedores.

Criptomoedas, NFTs e blockchain

De acordo com o levantamento realizado pela SlashData, cerca de 34% dos entrevistados afirmaram que dedicam-se ao aprendizado de criptomoedas como Bitcoin, sendo que 16% estão trabalhando ativamente em projetos relacionados a criptomoedas.

Outra tendência similar que também tem apresentado uma popularidade crescente são os NFTs (“non-fungible tokens”), devido ao seu potencial de gerar dinheiro. Segundo a pesquisa, 11% dos desenvolvedores já trabalham com a tecnologia, enquanto 32% afirmam que estão buscando aprender mais sobre o assunto. 

As aplicações blockchain também são um tópico de interesse entre os profissionais entrevistados, com 30% dos desenvolvedores afirmando que estão se dedicando ao aprendizado dessa tecnologia.

Apesar das criptomoedas e das aplicações blockchain apresentarem a maior taxa de crescimento na área de tecnologia, a adoção desta última entre desenvolvedores parece ter estagnado. 

Cerca de 12% dos entrevistados estão trabalhando atualmente em projetos de blockchain, o que representa um aumento de apenas 1% em comparação com o levantamento realizado pela SlashData no primeiro semestre de 2021. 

As três tecnologias contabilizaram as maiores taxas de adoção e aprendizado entre todos os tópicos abrangidos pelo estudo. Conforme indicam os dados, para cada uma delas, pelo menos 30% dos desenvolvedores estão ativamente aprimorando os seus conhecimentos nas respectivas áreas.

Logo em seguida, o desenvolvimento de software assistido por inteligência artificial ocupou o quarto lugar no ranking, com 28% dos entrevistados afirmando dedicar-se ao seu aprendizado.

Computador com 2 telas.
De acordo com a SlashData, o Rust construiu uma forte comunidade de desenvolvedores que se preocupam com desempenho e segurança.

Linguagens de programação

O estudo da SlashData revelou ainda alguns insights sobre o uso e a popularidade de algumas linguagens de programação, além das ferramentas mais utilizadas pelos desenvolvedores diariamente. 

A linguagem de programação JavaScript continua sendo a mais popular entre todas, sendo utilizada por um total de quase 17,5 milhões de pessoas ao redor do mundo. Python ocupou o segundo lugar, contabilizando 15,7 milhões de usuários. 

Apesar de ainda manter uma taxa de adoção modesta, a linguagem Rust tem apresentado um crescimento acelerado, triplicando de tamanho nos últimos 24 meses e passando de 600 mil usuários no primeiro trimestre de 2020 para 2,2 milhões agora em 2022. 

De acordo com a SlashData, o Rust construiu uma forte comunidade de desenvolvedores que se preocupam com desempenho e segurança. Portanto, a linguagem tem sido utilizada principalmente em projetos de software IoT e de desenvolvimento AR/VR.

Outras linguagens menos abrangentes, como Go, Ruby, Dart e Lua, ainda apresentam uma taxa de adoção modesta, com até 3,3 milhões de usuários ativos cada.

0 Shares:
Você também pode gostar