O mundo está cada vez mais conectado, informações e dados importantes são compartilhados constantemente pela internet e arquivos confidenciais são armazenados digitalmente. Não é à toa que a área de segurança da informação, principalmente o setor de cibersegurança, tem se tornado uma das áreas tecnológicas mais importantes da atualidade.

Da mesma forma que a tecnologia avança, as ameaças virtuais também se tornam mais sofisticadas e perigosas, sendo preciso combatê-las. Mas você sabe o que é cibersegurança, qual sua real importância e como é possível aplicá-la para se proteger contra ataques cibernéticos?

Mostramos isso e muito mais neste post! Então, veja os tópicos que preparamos para explicar tais pontos:

Tenha uma boa leitura!

O que é cibersegurança?

De forma simples, podemos definir a cibersegurança como um conjunto de ações e medidas tecnológicas aplicadas para a proteção de redes, sistemas, computadores e dados contra ataques cibernéticos. Em geral, esses ataques são utilizadas em crimes virtuais, como sequestro de dados, acesso indevido a servidores, fraudes em transações financeiras, etc.

Para realizá-los, pessoas mal intencionadas utilizam diferentes meios, como o uso de phishing, ransomware e malware. Assim, a grande variedade de técnicas aplicadas nos ataques cibernéticos aliada a evolução tecnológica tem tornado esse tipo de crime cada vez mais sofisticado, o que dificulta a detecção e o combate de tais ameaças.

Por isso, a área da cibersegurança se preocupa em encontrar as melhores soluções tecnológicas para mitigar os riscos aos quais pessoas físicas e jurídicas estão expostas nas redes, protegendo informações sigilosas e tornando o ambiente virtual mais seguro.

Antes de prosseguir, aproveite e faça o download do Guia Hacker. Aprenda a automatizar tarefas, criar atalhos, melhorar sua segurança online e a descobrir como evitar spam no seu email.

banner para download de ebook sobre hacker imagem como botão escrito "baixar"

Quais as principais categorias de aplicação da cibersegurança?

Com o grande crescimento das empresas e a evolução dos softwares na internet, mais ataques começaram a acontecer. Sendo assim, utilizar a tecnologia depende cada dia mais de padrões rígidos de segurança. Por isso, foi necessário a dividir a área de cibersegurança em categorias:

Segurança de rede

Trata-se da proteção de toda a rede computacional. É responsável por evitar intrusos com más intenções em redes.

Segurança de apps e sistemas

Tem como objetivo a segurança do software. Dessa forma, ela evita que dados sensíveis sejam espalhados ou até mesmo que cheguem em mãos de pessoas mal intencionadas. É por essa razão que a segurança na aplicação deve começar antes da ideia ser implementada.

Segurança de dados e informações

É uma categoria bastante importante, responsável por cuidar de todos os dados de um software, desde aqueles que estão em um banco de dados até aqueles que estão em transição para pessoas usuárias.

Segurança operacional

É todo o processo de tomada de decisão em relação ao gerenciamento e proteção de dados. Também é responsável pelas permissões e procedimentos de onde os dados serão armazenados.

Recuperação de desastres 

Com a grande quantidade de incidentes que podem acontecer na rede, a categoria de recuperação de desastres é responsável por definir como uma empresa agirá de acordo com um desastre em potencial, evitando ao máximo que o prejuízo seja grande e ajudando a empresa a restaurar os dados.

Educação do usuário final

Por mais que muitas vezes tentamos evitar, é bastante comum ocorrer um acidente no qual a pessoa usuária acaba colocando um vírus em um determinado sistema. Por conta disso, é de grande importância saber e seguir as boas práticas de segurança para que se possa evitar esse prejuízo.

Qual a diferença entre cibersegurança e segurança da informação?

Apesar de serem conceitos distintos, é muito comum que as pessoas confundam a cibersegurança com a segurança da informação, acreditando tratar-se da mesma coisa. De fato, há semelhanças entre as duas, mas a diferença pode ser entendida facilmente.

Isso porque, enquanto a cibersegurança lida com a proteção de softwares, hardwares, redes e demais infraestruturas tecnológicas, a segurança da informação se preocupa em proteger todos os dados da empresa

Ou seja, ela é mais abrangente, uma vez que está envolvida em processos de segurança no geral, como o armazenamento físico de informações, políticas de trocas de senhas ou procedimentos para o controle de dados que são gerenciados por pessoas.

Entendido isso, podemos dizer que a cibersegurança faz parte da segurança da informação, mas sua atuação é limitada à proteção das informações armazenadas em meio digital.

Qual é a importância da cibersegurança?

Com o avanço da transformação digital, fica cada vez mais evidente a importância da cibersegurança para empresas e pessoas. Nesse cenário, a redução das ameaças virtuais que comprometem o sigilo e a integridade de dados e informações estratégicas é crucial para o sucesso de uma organização.

Afinal de contas, muitas empresas trabalham com estratégias de Big Data e Data Science, fazendo com que dependam de análises e dados confiáveis para realizar suas operações e planejar ações decisivas. Assim, a perda de tais informações poderia comprometer não só os seus planos, mas também os lucros e resultados desejados.

A ciberespionagem, por exemplo, é uma prática que, usando técnicas de malware e cracking, visa roubar dados confidenciais, seja de empresas ou governos, para obter vantagem econômica, estratégica ou política.

Para pessoas físicas, a importância também é grande. Estamos o tempo todo fornecendo inúmeras informações, como números de documentos ou cartões, senhas e endereço, a diferentes empresas por meio da internet. Caso sejam roubados, esse tipo de dados podem ser usados em golpes e fraudes.

Quais os 7 principais tipos de ataques cibernéticos?

Os ataques cibernéticos estão cada vez mais presentes no dia a dia das empresas e até mesmo em situações cotidianas. Sendo assim, falaremos sobre os 7 principais ataques para que você possa se proteger ou manter sua empresa protegida.

DDoS Attack

Considerado uma das principais ameaças nos dias de hoje, o DDoS Attack faz com que todos os recursos utilizados por uma rede se torne inacessíveis para as pessoas usuárias.

Toda a rede que costuma ser composta por computadores e até mesmo dispositivos móveis acaba infectada e, partindo disso, o agente invasor começa a ter total controle.

Cavalo de Troia

Também conhecido como Trojan Horse em inglês, é um ataque que existe há muito tempo mas que continua presente até nos dias de hoje. Ele trata de um programa malicioso executado após as pessoas realizarem o download dele.

Na maioria das vezes, é difícil identificar que você sofrerá um ataque ao acessar determinada página ou executar determinado arquivo infectado com esse vírus.

Ransomware

O Ransomware nada mais é que um “sequestrador de dados”, ou seja, ele realiza um sequestro de dados sensíveis e, após isso, pede dinheiro para o resgate das informações coletadas. O valor poderá ser bem elevado e as atividades, congeladas enquanto os dados estão sob a posse de criminosos. Por isso, esse ataque pode trazer grandes prejuízos para as empresas, pois faz com que a empresa pare sua operação até que tudo seja resolvido.

Cryptojacking

O Cryptojacking, como o próprio nome já diz, está bastante relacionado com criptomoedas. Por sua vez, esse ataque trata-se da utilização não permitida do dispositivo de outra pessoa para a realização de mineração de criptomoedas. O maior problema para a pessoa usuária é que os dispositivos que estão sendo utilizados para a mineração acabam ficando bastante lentos por conta do consumo de hardware.

Port Scanning Attack

O Port Scanning Attack é um ataque realizado por um malware que tem como objetivo realizar uma varredura em sua máquina procurando vulnerabilidades que possam ser atacadas. O encontro dessa vulnerabilidade no sistema pode acabar se tornando um problema, pois todas as informações encontradas podem ser roubadas.

Phishing

Considerado um ataque com um grande número de vítimas, o Phishing é uma estratégia utilizada por pessoas mal intencionadas que costumam criar páginas falsas e roubar informações confidenciais, como dados de login e senha. Esse tipo de ataque costuma acontecer com mais frequência no contexto pessoal, porém existe também a possibilidade de uma empresa ser atacada.

Ataques de força bruta

É um ataque bastante antigo que se baseia em tentativa e erro, mas que é utilizado até os dias de hoje. O ataque de força bruta tem como objetivo tentar descobrir senhas, nomes de usuários e até mesmo informações que são ocultas em páginas. Para obter sucesso, a pessoa hacker costuma ficar de olho no sistema durante um tempo para depois realizar as tentativas de ataque de força bruta.

Como é possível se proteger contra ataques cibernéticos?

Agora que você já sabe o que é cibersegurança e porque ela é tão importante, vamos mostrar alguma dicas de ações que podem ser empregadas para reduzir os riscos virtuais. Confira!

1. Mantenha os softwares atualizados

As atualizações de softwares trazem correções de falhas e melhorias na segurança que são importantes para diminuir os riscos virtuais aos quais seus sistemas estão expostos. Portanto, é essencial mantê-los sempre atualizados, a fim de evitar maiores problemas.

2. Controle quem acessa a sua rede

Para prevenir que alguma ameaça se infiltre em sua rede, é importante verificar constantemente quem está acessando. Algumas ferramentas podem ajudar nessa questão. 

O scanner de rede, por exemplo, faz uma varredura na rede para verificar quais dispositivos e equipamentos estão conectados a ela. Logo, é possível identificar acessos de pessoas estranhas, prevenindo possíveis ameaças.

3. Utilize certificados e assinaturas digitais

Esse é um recurso importante para empresas que precisam garantir a legitimidade das informações e cumprir exigências legais. Afinal, as assinaturas e certificados digitais têm validade jurídica. Fora isso, há uma identificação para cada pessoa que utiliza o recurso, o que aumenta ainda mais o nível de segurança. 

4. Faça backups regulares

Mesmo com todo o investimento em cibersegurança, nem sempre é possível eliminar totalmente os riscos de invasões, ataques e perdas de dados. Por isso, para atenuar os riscos de vazamentos e perda de informações importantes é fundamental realizar backups regulares.

Nesse caso, também é necessário estabelecer uma política de segurança para o processo. As cópias, por exemplo, devem ser checadas constantemente e o acesso a elas deve ser restrito e bem protegido.

5. Configure uma VPN

Configurar uma rede VPN, além de ser um investimento importante para a cibersegurança, ainda garante mais flexibilidade no trabalho das pessoas da empresa. Isso porque a rede VPN é mantida pela equipe de TI e tem acesso restrito, o que garante mais segurança.

Assim, caso alguém precise acessar arquivos importante de outro local, pode-se utilizar a VPN que foi configurada e não uma rede desprotegida, já que ela comprometeria a segurança.

6. Use a criptografia

Outro cuidado interessante que pode ser empregado é a criptografia. Por meio dela, os arquivos e dados são protegidos com uma espécie de código e somente quem tem a chave correta pode descriptografá-los. Dessa forma, mesmo que alguém consiga acessar dados confidenciais, eles serão inúteis, uma vez que não poderão ser compreendidos.

7. Tenha um plano de contingência

Como pode um ataque cibernético pode acontecer mesmo com diversas precauções sendo tomadas, é fundamental que a empresa saiba o que fazer nesses casos, uma vez que os serviços não podem ficar parados enquanto um servidor está fora do ar.

Nesses momentos, as equipes precisam estar preparadas e ter um orientação específica do que deve ser feito para contornar a situação. Deste modo, o problema pode ser resolvido com mais agilidade e os danos são menores.

8. Faça testes de segurança

Além de investir em ferramentas para garantir a cibersegurança, também é interessante verificar o quanto tais investimentos são eficazes e se existem brechas que podem ser aproveitados por pessoas mal intencionadas. 

Para isso, vale investir em empresas especializadas nesse tipo de serviço. A ideia é que elas apliquem testes de segurança, ou seja, tentem invadir os sistemas, buscando encontrar falhas e melhorias que podem ser aplicadas.

Alguma dessas ações também podem ser aplicadas por pessoas físicas que querem se proteger virtualmente. Fora elas, outras dicas essenciais são:

  • usar senhas fortes: elas precisam ter grande variedade de caracteres, conter letras maiúsculas e minúsculas e devem evitar números sequenciais;
  • evitar utilizar redes de WiFi públicas: isso porque redes não seguras facilitam os ataques conhecidos como Man-in-the-Middle; 
  • não abrir anexos de e-mail de pessoas desconhecidas: eles podem estar infectados por software maliciosos.

9. Utilize gerenciadores de senha

Utilizar um gerenciador de senhas pode evitar ataques que usam desse mecanismo e, assim, prevenir prejuízos enormes. Muitas vezes, costumamos guardar nossas senhas em blocos de notas, documentos no computador ou até mesmo adesivos próximo ao computador. Todas essas opções não são seguras o suficiente. 

Com um gerenciador de senhas você terá uma maior segurança no momento de armazenar suas senhas sem precisar memorizá-las, além de contar com uma ferramenta que solicita sua permissão para permitir acesso às senhas.

10. Sempre use a autenticação de múltiplos fatores

A utilização da autenticação de duplo fator é uma forma bastante importante para a sua proteção individual. A ideia é adicionar mais um nível de senha caso alguém tente acessar sua conta e consiga na primeira etapa. Logo, será necessário passar pela segunda camada e inserir uma outra senha. Essa autenticação geralmente é utilizada quando trata-se de contas que possuem dados pessoais ou sensíveis.

11. Use um firewall

O firewall é bastante parecido com um programa, geralmente encontrado em antivírus, já que ele tem como objetivo analisar os tráfegos na internet e permitir ou negar acessos à rede, bloqueando possíveis ameaças.

Manter seu dispositivo atualizado e o firewall habilitado são alguns dos principais pontos para manter seus dispositivos protegidos de ameaças que possam gerar grandes dores de cabeça.

12. Não clique em links duvidosos

Ao acessar um site, é bem normal que não verifiquemos a URL para a qual ele está nos direcionando, ainda mais quando se trata de uma marca conhecida ou até mesmo algo de nosso interesse. Porém, existe um grande perigo nessas situações: ao clicar e ser redirecionado para uma página parecida, você pode acabar caindo em uma ameaça.

Caso desconfie de um link ou de alguma propaganda que surgiu na tela, tente se informar melhor sobre, principalmente se são provenientes do WhatsApp ou Facebook.

13. Use um antivírus confiável

Além de se atentar bastante em relação às páginas e conteúdos que está acessando, utilizar um antivírus de alta confiança no mercado pode ser uma ótima opção para evitar ao máximo as ameaças que a internet traz para os nossos dispositivos. Os bons antivírus geralmente oferecem funcionalidades extra de proteção, como bloqueio de sites que podem estar infectados e análise de arquivos, bem úteis para o dia a dia.

Entenda o contexto de cibersegurança no Brasil e no mundo!

O Brasil vem crescendo cada vez mais em relação às pessoas conectadas. Segundo uma pesquisa realizada por We Are Social com o Hootsuite realizada em 2018, o Brasil é considerado a segunda sociedade que passa mais horas conectada no dia. 

Ainda no Brasil, as empresas estão precisando cada vez mais de pessoas profissionais relacionadas a essa área. Porém a contratação ainda não é algo bastante comum.

Em um estudo realizado dentro das empresas, cerca de 75% dos funcionários acredita que ataques e roubos de dados podem causar um grande prejuízo. Por isso, a segurança cibernética vem se tornando uma preocupação casda vez maior.

Como está a cibersegurança no mundo?

A quantidade de pessoas conectadas no mundo, obviamente, é maior que o total de pessoas conectadas em território nacional. Consequentemente, a necessidade por cibersegurança também é maior. 

Segundo uma pesquisa feita no ano de 2016, cerca de 690 milhões de pessoas sofreram algum tipo de crime digital.

Atualmente, como a cibersegurança vem sendo um assunto bastante em alta, os países e até mesmo empresas nacionais e multinacionais estão fazendo de tudo para prezar por ela em primeiro lugar, além do governo dos próprios países estarem tomando providências sobre isso.

Qual a relação das profissões do futuro com a cibersegurança?

A cibersegurança, assim como outras carreiras ligadas a tecnologias, encontra-se em constante crescimento e cada vez mais uma área vem dependendo de outra. Com a facilidade do acesso à internet e a população cada vez mais conectada, a segurança pode se tornar uma necessidade ainda maior em escala global.

Profissões voltadas para a cibersegurança vêm sendo cada vez mais requisitadas no mercado de trabalho, pois conforme as empresas estão crescendo, mais informações e dados vêm sendo armazenados. Portanto, tomar atitudes para proteger os dados corporativos é cada vez mais importante, evitando a perda deles e fazendo com que o crescimento da empresa seja ainda maior, mitigando prejuízos.

Qual a relação da LGPD com a segurança na internet?

Você já parou para pensar como a LGPD tem uma relação enorme com toda a segurança voltada a internet? Com alguns passos simples é possível acessar nossas contas bancárias, e-mails e até mesmo dados delicados de forma muito rápida. Além disso, não costumamos utilizar apenas um dispositivo em nossa rotina diária e sim, vincular uma única conta a diversos dispositivos.

A lei de proteção de dados (LGPD) trata-se de um aparato jurídico que pode trazer grandes benefícios para as empresas caso elas se atentem ao que a lei informa.

Podemos observar que as ameaças e ataques estão cada vez mais frequentes em nosso dia a dia. Por isso, adequar sua empresa e realizar a contratação de uma pessoa responsável pela área de segurança pode garantir grandes benefícios: além do cuidado com a violação de dados, a manutenção e análises de redes também estão incluídas na rotina desta pessoa. 

Como ser um profissional de cibersegurança?

Sabemos que a cibersegurança é considerada um conjunto de técnicas e ações que promovem a segurança do sistema, banco de dados e redes. Sendo assim, se tornar uma pessoa profissional da área demanda um bom tempo de preparação e comprometimento. 

Para se tornar profissional em cibersegurança não é necessário fazer faculdade e nem mesmo ser especialista, porém a graduação pode auxiliar no tempo de contratação. Além disso, uma faculdade em TI também pode ser de grande valor para complementar seus conhecimentos, bem como um bom curso sobre cibersegurança pode fornecer os fundamentos de que você precisa para começar. 

Como é o mercado de trabalho na área de cibersegurança?

A chegada da pandemia da COVID-19 afetou inúmeras áreas de trabalho no mundo todo e uma delas foi a cibersegurança. Afinal, o distanciamento social obrigou empresas que trabalhavam no modelo tradicional a optarem pelo home-office.

Essa mudança repentina trouxe um desafio: garantir a segurança dos dados das empresas no trabalho à distância. Desta forma, a área — que já estava em crescimento devido a expansão tecnológica — ganhou ainda mais destaque. 

A demanda é tão grande que, de acordo com um levantamento feito pelo LinkedIn sobre as profissões emergentes em 2020 no Brasil, profissionais de engenharia de cibersegurança estão em segundo lugar entre as maiores tendências, com um crescimento anual de 115%.

Apesar da alta procura por profissionais da área, existe uma grande carência de pessoas qualificadas para ocupar os cargos. Em 2018, por exemplo, o (ISC)² Cybersecurity Workforce Study revelou que faltavam cerca de 3 milhões de especialistas em cibersegurança no mundo, sendo que só na América Latina o déficit chegava a quase 136 mil cargos.

Em contrapartida, essa escassez traz vantagens em relação aos salários oferecidos, já que cargos de gerentes podem chegar a mais de R$20.000,00. No entanto, é preciso investir muito em qualificação para conquistar as melhores vagas.

O que faz um profissional de cibersegurança?

Ser profissional de cibersegurança pode demandar bastante tempo de estudo. Além de ser preciso se manter em dia com as tecnologias e novos malwares que estão em alta, normalmente uma pessoa profissional dessa área costuma ter muitas responsabilidades em sua rotina

Encontrar pontos fracos em softwares, bancos de dados e redes é uma das principais atribuições, por isso o conhecimento nesses conteúdos é muito importante. A pessoa profissional em cibersegurança também realiza a proteção desses itens, pensando nas criptografias corretas e firewalls que possam contribuir para sua proteção. 

Uma curiosidade é que é bastante comum que profissionais de cibersegurança ganhem diversos nomes em sua carreira, desde pessoa técnica em segurança até pessoa  engenheira de segurança da informação. 

Quais as habilidades necessárias para trabalhar com cibersegurança?

Como essa área agora é dividida em diversas categorias diferentes, algumas hard skills e soft skills podem se destacar. Uma boa opção para começar a analisar sua entrada na carreira seriam as hard skills, já que, como mencionamos, as habilidades técnicas são muito importantes em sua rotina diária.

As principais hard skills para a carreira em cibersegurança são:

  • Conhecimento em linguagem de programação, de preferência as que estão mais em alta, como Java, C++ e Python.
  • Entender como um Sistema Operacional funciona.
  • Apresentar domínio em antivírus, firewall e VPN.
  • Conseguir entender e avaliar uma arquitetura de rede.
  • Saber computação e nuvem.
  • Entender as habilidades de hackers, ou seja, saber como um site pode sofrer ameaças e ser violado.

Não menos importantes, as soft skills também pode fazem grande diferença, já que estar confortável em seu ambiente de trabalho e ter habilidades sociais pode colaborar para seu sucesso.

As principais soft skills para a carreira em cibersegurança são:

  • Boa comunicação.
  • Habilidade na escrita.
  • Comprometimento.
  • Saber fazer network.
  • Ter uma boa adaptação em relação a área escolhida e o ambiente de trabalho.

Como está o mercado de trabalho?

Você já ouviu falar que as áreas relacionadas à tecnologia estão a todo vapor? Pois bem, pode se dizer que é uma das profissões que mais estão em alta nos dias de hoje, ainda mais quando se trata de segurança de rede ou de um software.

Por mais que a cibersegurança seja uma área na qual está sendo bastante concorrida, ela ainda é carente em relação a profissionais que realmente são qualificados na área e isso faz com que a concorrência fique um pouco menor em relação a contratações.

Mas as demandas solicitadas pelas empresas vem sendo tão grande que ainda sim com uma pesquisa feita pelo Linkedin sobre profissões emergenciais a área de cibersegurança se enquadra como a segunda dessa lista.

Qual a média salarial?

A média salarial na cibersegurança varia de região para região. Em São Paulo, por exemplo, a média salarial é de R$7455.69, mas esse salário não é o exato. Como em todas as áreas, esse valor também difere de acordo com o tempo de experiência, formação, setor e até mesmo o tamanho da empresa. O que realmente dita o seu salário é o impacto deste trabalho para o faturamento da empresa.

Quais são as 5 principais empresas de cibersegurança no mundo?

Com o aumento da demanda por soluções de cibersegurança, as empresas especializadas na área vêm crescendo muito e gerando cada vez mais receita. Existem algumas que se destacam dentro desse ramo. Vamos conhecê-las, a seguir!

Cisco

Inicialmente, a Cisto tratava de uma empresa voltada apenas para a área de redes — o que já tem tudo a ver com a área de cibersegurança. Com o grande crescimento de ameaças dentro das empresas, ela optou por expandir e começar a se especializar também nesses assuntos.

McAfee

O MCAfee trata-se de uma empresa que oferece diversos serviços voltados à segurança cibernética, além da segurança na rede, segurança em bancos de dados e na web. Seu produto mais conhecido é o antivírus, bastante requisitado pelo mercado. 

IBM

A IBM é uma das empresas de primeira linha que oferece aos seus clientes grandes serviços de segurança cibernética. Sua avaliação é excelente, além de fornecer às pessoas usuárias atualizações contínuas para a proteção de seus dados.

Em seu portfólio de serviços é possível encontrar soluções que vão desde a segurança em nuvem, plataformas para incidentes e o SIEM, uma plataforma que fornece relatórios completos para auxiliar as pessoas responsáveis pela gestão de incidentes nas empresas a tomar as melhores decisões.

FireEye

Conhecida como uma empresa de segurança cibernética, a FireEye oferece uma grande quantidade de proteções, desde defesas gerenciadas até seguranças corporativos.

ESET

Conhecida por mostrar um serviço de excelente qualidade em segurança, a ESET está montando o maior escritório de segurança cibernética no mundo. Além disso, ela oferece ainda um antivírus que tem a capacidade de realizar a proteção para diversos ataques.

Conclusão

Como foi possível analisar, o crescimento das empresas e o avanço da tecnologia fez com que a área de cibersegurança crescesse ainda mais, por se tratar de uma área essencial, tanto para as empresas como para o pessoal. Esse setor apresenta uma grande potência no mercado de trabalho, gerando então mais empregos para profissionais que escolheram trabalhar com a cibersegurança.

Garantir a segurança da rede, de um banco de dados e até mesmo de um software pode ser um pouco complexo que exige grandes comprometimentos, porém pode fazer grandes diferenças para o faturamento de uma empresa, além de sua proteção.

Gostou do nosso conteúdo? Fique com a gente e você e confira nosso próximo post e saiba o que é ethical hacking!

0 Shares:
1 comment
Deixe um comentário
Você também pode gostar