A IBM lançou um guia para auxiliar na criação de aplicações em nuvem. Chamado Open Source Cloud Guide, o documento foi feito tanto para ser utilizado por desenvolvedores como para receber contribuições por parte deles. 

Segundo a empresa, a ideia de tornar o guia uma espécie de ferramenta open source é que desenvolvedores possam compartilhar seus aprendizados e casos de uso em um único espaço, reunindo esses materiais no novo documento. 

A IBM define o guia como “uma visão agnóstica de ferramentas de nuvem open source”. Assim, os objetivos da plataforma colaborativa foram classificados em dois pontos principais. 

O primeiro deles é oferecer um aprendizado detalhado para desenvolvedores de soluções de nuvem híbrida e multinuvem.

O segundo, por sua vez, é fornecer uma visão neutra de como vários serviços em nuvem estão utilizando ferramentas open source.      

Inovação e aprendizado colaborativo

A iniciativa do Open Source Guide surgiu a partir de discussões que a IBM teve com desenvolvedores que estavam construindo aplicações em nuvem híbrida. De acordo com a empresa, criar um guia colaborativo vai ao encontro dos objetivos da companhia.

IBM lança guia para criação de aplicativos em nuvem.

A IBM afirma que seu propósito é criar uma plataforma em nuvem que ofereça opções e permita a interoperabilidade para clientes, parceiros e a própria comunidade de desenvolvedores. Portanto, o guia é uma forma de trabalhar com esse ecossistema para promover inovação e aprendizado de forma colaborativa. 

Considerando a variedade de soluções em nuvem, o Open Source Cloud Guide foi dividido em quatro áreas técnicas: inteligência artificial, APIs, big data e containers. Em cada seção do guia, será possível encontrar primeiramente uma introdução aos conceitos básicos relacionados aos casos de uso.

Além disso, as seções também incluem projetos open source essenciais capazes de solucionar problemas relacionados à determinadas áreas; informações sobre como alguns serviços em nuvem tiram proveito de soluções open source associadas aos casos de uso; e recursos de aprendizado adicionais.

Desenvolvedores preferem soluções open source

Além das discussões com desenvolvedores, o Open Source Cloud Guide também foi motivado por uma pesquisa feita pela O’Reilly Media, e encomendada pela IBM, que revelou que 70% dos desenvolvedores preferem um fornecedor de nuvem baseado em open source

Outras estatística incluída no estudo indica que 94% dos entrevistados consideram softwares open source como sendo iguais ou até melhores que softwares proprietários.

Os números ainda mostram que a colaboração também é vantajosa para a carreira de desenvolvedores. Segundo a pesquisa, 65% dos entrevistados concordam completamente que as contribuições para projetos open source são vistas de forma muito positiva por recrutadores e, portanto, resultam em melhores oportunidades profissionais.

De acordo com a IBM, a adoção de soluções de nuvem híbrida e multinuvem está sendo impulsionada pela possibilidade de escolha. As empresas querem ter a chance de optar pelas melhores plataformas e serviços capazes de oferecer uma vantagem competitiva. 
Outros motivos mapeados pela IBM é que as soluções multinuvem permitem tirar proveito dos pontos fortes oferecidos por diferentes serviços em nuvem. Além disso, distribuir a carga de trabalho em plataformas diversas reduz os riscos e até mesmo os custos a longo prazo.

0 Shares:
Deixe um comentário
Você também pode gostar