De acordo com o relatório do SuperData, o mercado de jogos movimentou em 2019 mais de 120 bilhões de dólares. Em termos práticos, o que essa informação quer dizer? Que os jogos eletrônicos não são apenas consumidos por muitas pessoas, mas também que existe bastante gente desenvolvendo esse tipo de aplicação.

Vale também destacar que, em termos de faturamento, os games mobile lideram essa lista, seguidos pelos jogos de PC e de console. Se você deseja saber como criar um jogo, este conteúdo é para você!

Ao longo do artigo, apresentamos:

Boa leitura!

Jogue bastante: inspiração e experiência são essenciais!

Concorda que, para uma pessoa ser uma boa escritora ou boa cozinheira algum dia, ela precisa praticar bastante? Para criar seu jogo, não é diferente. Você precisa praticar bastante, para poder ter uma noção geral do que um jogo precisará ter.

Em outras palavras, você terá que verificar, com muita prática, os pontos chaves que um jogo precisará ter, como os detalhes de design, o enredo em si, etc.


Quer dizer que eu vou ter que ficar o dia todo jogando? Não exatamente. Porém, sim, utilizar o jogo como um objeto de estudo e de análise. 

Tenha um planejamento para criar o jogo

Antes de desenvolver um game, a primeira coisa a se fazer é o planejamento. É nessa primeira etapa que você terá o brainstorming, de modo que muitas ideias surgirão. Importante: seja um jogo como o do Dino, Akinator, Cobrinha, Axie Infinity ou até um jogo indie, é necessário fazer o planejamento.

Depois disso, tudo o que foi colocado no papel deve ser refinado para dar origem ao planejamento do jogo. Ao planejá-lo, leve em consideração os seguintes itens:

Mecânica

A mecânica consiste nas regras do jogo, bem como no seu funcionamento como um todo. Caso você ainda seja iniciante, é importante começar com algo simples, para que os projetos se tornem naturalmente mais complexos com o passar do tempo.

Ressaltamos ainda que a mecânica é em função do tipo de jogo que será desenvolvido. Dentre as principais categorias, podemos citar:

  • aventura;
  • estratégia;
  • ação;
  • simulação;
  • tabuleiro;
  • esportes;
  • corrida;
  • RPG.

Além das regras do jogo e da sua categoria, é importante definir o número de fases que ele terá, quantidade de jogadores e se funcionará online e offline.

Enredo para jogos

Muito provavelmente os games que você joga são cheios de histórias, não é? Saiba que esse componente é indispensável quando pensamos em como criar um jogo, uma vez que uma boa narrativa (ou enredo) tem o poder de cativar as pessoas, fazendo com que elas queiram de fato passar boa parte de seu tempo jogando aquele game.

Para criar um bom enredo, é preciso definir primeiramente qual será a história central para que outros aspectos secundários sejam também definidos. Dentre os elementos que você precisa criar, estão inclusos:

  • protagonista da história, bem como antagonista;
  • personagens secundários;
  • cenário — se dentro de uma casa, castelo, ou em uma floresta, por exemplo;
  • definição temporal — se ele remeterá ao passado, presente ou futuro.

Vale ressaltar que, se você for desenvolver o seu jogo pela primeira vez, leve em consideração que a história pode conter ou não os elementos que citamos.

Em outras palavras, optar pela simplicidade em um primeiro projeto fará com que você adquira uma maior expertise com o passar do tempo. Dessa forma, em um futuro próximo será possível desenvolver narrativas parecidas com as dos games mais conhecidos pelo público.

Linguagem e tecnologias usadas

Depois de criar uma boa narrativa, é chegada a hora de definir as tecnologias e as linguagens. No tocante ao primeiro aspecto, você deve planejar a dimensão do jogo (se será em 2D ou 3D).

Além disso, é necessário saber onde esse game rodará, se no smartphone, computador ou no console.

A escolha da plataforma está diretamente relacionada com a mecânica do jogo. Isso significa que, se você desenvolveu um game para console, por exemplo, precisará ter em mente a experiência do jogo não será igual em um outro dispositivo, como um tablet.

Para quem domina linguagens de programação, o desenvolvimento de jogos pode ser feito com mais autonomia, explorando ao máximo a criatividade. Convém destacar, no entanto, que as pessoas com pouco ou nenhum conhecimento em programação também podem desenvolver os seus games.

É justamente para isso que existem as chamadas engines, que são plataformas dotadas de recursos para quem desejar criar um jogo.

Faça um protótipo do jogo

O protótipo consiste em uma versão simplificada do jogo. Com isso, é possível implementar todas as suas funcionalidades e verificar se ele está apto ou não para a próxima etapa. Caso o seu projeto tenha patrocínio ou apoio, o protótipo será de grande importância.

Assim como no caso do desenvolvimento em si, você pode utilizar engines para fazer o protótipo. Algumas delas você pode conferir nas subseções a seguir.

RPG Maker

Se você deseja prototipar um jogo RPG, essa é uma engine bastante recomendada. Além disso, quem está iniciando na criação de games encontra várias facilidades nessa ferramenta. Antes, o RPG Maker MV rodava em Ruby, mas atualmente os plugins são desenvolvidos em JavaScript.

Game Maker

Assim como o RPG Maker, o Game Maker permite o desenvolvimento de jogos sem precisar de muitos conhecimentos em programação. Além de ser uma engine com um leque grande de possibilidades para jogos em 2D, o Game Maker tem uma versão gratuita.

Conheça um pouco sobre Design

Para as pessoas jogadoras terem uma experiência positiva, o design precisará ser bem trabalhado, concorda? Pois, de nada adianta criar um jogo que funcione bem, se ele não tiver um design atraente.

Então, para criarmos um design para o nosso jogo, precisamos antes de mais nada, ter foco. Um bom começo seria fazer um jogo com um assunto que você domine, pois, se você fizer algum assunto que você saiba, isso será gratificante para você, quando ver o resultado.

Conforme foi explicado acima, a utilização de protótipos é recomendada para o desenvolvimento de um game, visto que, se formos direto para codificação sem nem ao menos termos um norte de quais cores serão utilizadas no jogo, isso poderá causar uma frustração ou retrabalhos desnecessários no futuro.

Para um game ser feito da melhor forma possível, o designer de games precisará verificar alguns pontos, que serão os seguintes: 

  • Qual o roteiro que o jogo seguirá? Ou seja, qual a história, o enredo por trás dele;
  • Em qual cenário o jogo ocorrerá? Quais personagens? Aqui entram as possíveis animações, vídeos, a parte visível que o jogo terá. Também haverá a definição se o jogo será em 2D ou 3D;
  • Toda a parte auditiva do jogo (trilhas sonoras, sons do jogo, etc);

Basicamente, o designer de games verificará os pontos acima para dar continuidade no jogo. Com a verificação feita, ele encaminhará para a equipe programadora codificar o jogo.
Uma curiosidade é que, em algumas faculdades, há um curso específico para uma pessoa ser designer de games, para a pessoa fazer se especializar e cuidar dessa parte na criação de jogos. 

Aprenda a programar ou contrate um(a) profissional

Para a programação, que será a etapa em que tudo acontecerá, você precisará utilizar ferramentas específicas de codificação, como o Unity — que será explicado mais adiante — para utilização de ambientes específicos no desenvolvimento.

Além disso, os programadores e programadoras precisam ter em mente qual linguagem utilizarão. As linguagens mais utilizadas para os jogos serão explicadas mais adiante, mas as principais seriam C++, C# e Python.

Contudo, da mesma forma que há uma profissão de designer de jogos, há também pessoas dedicadas a fazerem a lógica do código e a codificação. Ou seja, se ninguém da sua equipe souber nenhuma linguagem de programação para games, não tem problema! Você poderá contratar uma pessoa para esse fim.

Agora, como utilizo o ambiente de desenvolvimento para começar a fazer o jogo? Esse será o assunto da próxima seção. 

Desenvolvimento: é hora da mão na massa!

Como foi falado, você pode desenvolver um jogo por meio de uma linguagem de programação ou com a ajuda de uma engine. Se você domina C++ e Python, saiba que com essas linguagens é possível desenvolver qualquer tipo de jogo. Além disso, imporante dizer que é possível criar jogos em Javascript.

Já as engines mais conhecidas para a fase do desenvolvimento você pode conferir nas subseções a seguir:

Unity

O Unity é um ambiente de desenvolvimento para games. Dentre as suas características principais podemos citar:

  • a programação pode ser feita em C# ou Java Script;
  • compatível com os principais navegadores, graças à extensão Unix Web Player;
  • suporta PhysX, que é responsável por aumentar o realismo em jogos tridimensionais.

Godot

Uma característica importante do Godot diz respeito à facilidade de aprendizado na engine. Para quem tem domínio de programação, permite implementações na própria linguagem do Godot, a GDScript, em C++ e C#.

O Godot fornece suporte para o desenvolvimento de jogos em 2D e 3D em várias plataformas.

Vale ainda salientar que o código dessa engine é aberto, bem como a sua licença de uso é do tipo MIT, que permite modificar e distribuir o software.

Construct2

O Construct 2 é baseado em HTML e JavaScript. É uma boa ferramenta para o desenvolvimento de jogos bidimensionais. Para quem tem pouco conhecimento em programação, a engine permite que o game seja criado apenas visualmente, por meio de eventos e ações.

O passo a passo!

Nesse tutorial, demonstraremos como criar um jogo “Pedra, Papel e Tesoura”, utilizando o JavaScript como linguagem de programação.

a) Definindo o design da aplicação:

Nessa etapa, você deverá pensar e desenhar cada detalhe da aplicação. A nossa, como é mais simples, ficará com o design final desse jeito:

Design da aplicação ao final

b) Definindo a lógica da aplicação

Chegou a hora de pensar como será a funcionalidade do jogo. No nosso exemplo, para cada elemento do jogo (pedra, papel ou tesoura), haverá uma imagem, e o jogador ou jogadora escolherá apenas uma. Feito isso, a pessoa clicará em Realizar Jogada.
O programa, aleatoriamente, escolherá uma para contrapor a jogada e realizará as verificações necessárias:

  • Tesoura vs. Papel → Tesoura vence;
  • Tesoura vs. Pedra → Pedra vence;
  • Pedra vs. Papel → Papel vence.

No caso, se ambos os sinais forem iguais, é estabelecido um empate na jogada. Caso não for selecionada nenhuma opção, será exibido um alerta para que uma opção seja selecionada.

 c) Criando os arquivos para o projeto

Para essa etapa, você deverá criar uma pasta, em qualquer lugar de seu computador, com o nome “Jokenpo”, e, nela, criar os seguintes arquivos, conforme a foto a seguir: 

  • Criar uma pasta _css, para os arquivos de estilo;
  • Criar uma pasta _images, para as imagens que serão utilizadas na aplicação;
  • Criar uma pasta _js, para armazenar os arquivos JavaScript, que serão utilizados na aplicação;
  • Criar um arquivo index.html, que terá o conteúdo estático da página.
Criação de arquivos


Como editor de códigos, foi utilizado o Visual Studio Code. Mas, você poderá utilizar qualquer outro de sua preferência, como Sublime Text, Notepad++, Atom, PyCharm, Eclipse, dentre outros.

 d) Criando o HTML do jogo

O primeiro passo, para codificarmos, é criarmos a estrutura básica do HTML:

Criando html como criar um jogo

Na estrutura acima, já haverá a chamada ao arquivo CSS, na pasta _css e, a chamada à fonte Sans Narrow.

Corpo do arquivo HTML

Feito isso, no body, ou seja, no corpo do arquivo html, haverá uma lista, nas tags <ul> e <li>, que evocam as imagens disponíveis na pasta _images. Nelas, haverá funções ao clicar nas imagens, que serão explicadas posteriormente.
Por conseguinte, haverá um botão que realizará a jogada, com a função realizarJogada(), que também será explicada mais adiante.
Por fim, terá a exibição do resultado da jogada, exibido logo abaixo do botão:

Exibição da jogada como criar um jogo


Além das imagens, terá um dizer na div ganhador, que exibirá um texto, ao dizer quem foi o vencedor da rodada.
Na última linha, antes de fechar o html, é feita a chamada ao arquivo JavaScript, disponível na pasta _js.

e) Partes lógicas


Quando você selecionar uma imagem, haverá a seguinte lógica:

var tesoura = false;
var pedra = false;
var papel = false;
 
//função que seleciona a imagem pedra
function selecionaPedra() { 
    document.getElementsByClassName("imagem_pedra")[0].src="_images/pedra_marcada.png";
    document.getElementsByClassName("imagem_tesoura")[0].src="_images/tesoura.png";
    document.getElementsByClassName("imagem_papel")[0].src="_images/papel.png";
 
    tesoura = false;
    pedra = true;
    papel = false;
}
//função que seleciona a imagem papel
function selecionaPapel() { 
    document.getElementsByClassName("imagem_papel")[0].src="_images/papel_marcada.png";
    document.getElementsByClassName("imagem_pedra")[0].src="_images/pedra.png";
    document.getElementsByClassName("imagem_tesoura")[0].src="_images/tesoura.png";
 
    tesoura = false;
    pedra = false;
    papel = true;
}
//função que seleciona a imagem tesoura
function selecionaTesoura() { 
    document.getElementsByClassName("imagem_tesoura")[0].src="_images/tesoura_marcada.png";
    document.getElementsByClassName("imagem_pedra")[0].src="_images/pedra.png";
    document.getElementsByClassName("imagem_papel")[0].src="_images/papel.png";
 
    tesoura = true;
    pedra = false;
    papel = false;
}


Todas as variáveis (pedra, papel, tesoura), inicialmente, serão falsas. No caso, se você selecionar a imagem da tesoura, ocorrerá uma troca de imagens: 

Substituição da imagem


Conforme a foto acima, haverá uma imagem com um visto marcado. Isso ocorre devido à propriedade document.getElementsByClassName, que pegará a classe correspondente à imagem e atribuirá outra foto ao atributo src, conforme foto do código. A classe seria essa, no arquivo html:

classes das imagens


Além disso, a variável tesoura mudará para true, pois foi selecionada. Essa lógica valerá também para as fotos da pedra e do papel. 


Explicada essa lógica, vamos agora conferir a lógica da função principal do jogo. A função realizarJogada():

function realizarJogada() { 
    //verificação se uma opção foi selecionada
    if(tesoura == false && pedra == false && papel == false) { 
        alert('Favor escolher uma das opções!')
    } else {
 var resultadoSorteio = Math.floor(Math.random() * 3 );
 switch (resultadoSorteio) { 
 case 0: 
 resultadoSorteio = 'pedra'
 document.getElementById("fotoComputador").src = "_images/pedra.png";
 break;
 case 1: 
 resultadoSorteio = 'tesoura'
 document.getElementById("fotoComputador").src = "_images/tesoura.png";
 break;            
 case 2: 
 resultadoSorteio = 'papel'
 document.getElementById("fotoComputador").src = "_images/papel.png";
 break;
 }
 if(tesoura == true) { 
 document.getElementById("fotoUsuario").src = "_images/tesoura.png";
 } else if(papel == true) { 
 document.getElementById("fotoUsuario").src = "_images/papel.png";
 } else { 
 document.getElementById("fotoUsuario").src = "_images/pedra.png";
 }
 
 //condições que o jogador vence
 if ((pedra == true && resultadoSorteio == 'tesoura') 
 || (tesoura == true && resultadoSorteio == 'papel') 
 || (papel == true && resultadoSorteio == 'pedra'))  { 
 document.getElementById("ganhador").innerHTML = "Usuário venceu.";
 } 
 //condições que a máquina vence  
 else if((resultadoSorteio == 'pedra' && tesoura == true) 
 || (resultadoSorteio == 'tesoura' && papel == true) 
 || (resultadoSorteio == 'papel' && pedra == true)) { 
 document.getElementById("ganhador").innerHTML = "Computador venceu.";
 } 
 //se nenhum dos dois vence, será um empate
 else { 
 document.getElementById("ganhador").innerHTML = "Houve empate.";
 }
 }
}

Inicialmente, é verificado se é selecionada uma opção para realizar as jogadas. Caso não tenha seleção, é exibido um alerta para a pessoa selecionar uma imagem.


Feito isso, com a seleção feita, na variável resultadoSorteio, é sorteado um número de 0 a 2 por meio da função random(), para uma opção ser selecionada para a máquina. São três números, pois são apenas três opções (pedra, papel e tesoura).
Assim, dependendo do resultado do sorteio, por meio da propriedade document.getElementById(), ele atribui uma imagem para o id fotoComputador:

Atribuição da imagem


As condições, serão as seguintes, para o computador:

  • Se o resultado do sorteio for igual a 0, atribuir para a variável resultadoSorteio o valor pedra e sua imagem será a da pedra;
  • Se o resultado do sorteio for igual a 1, atribuir para a variável resultadoSorteio o valor tesoura e sua imagem será a da tesoura ;
  • Se o resultado do sorteio for igual a 2, atribuir para a variável resultadoSorteio o valor papel e sua imagem será a do papel;

Para quem joga, a verificação será por meio das seleções das imagens. No caso, a propriedade document.getElementById, nesse caso, atuará no id fotoUsuario:

Atribuição da imagem
como criar um jogo pedra papel tesoura
  • Tesoura selecionada pela pessoa jogadora → imagem da tesoura;
  • Papel selecionado pela pessoa jogadora → imagem do papel;
  • Pedra selecionada pela pessoa jogadora → imagem da pedra;

Depois disso, agora vamos para as condições que farão a pessoa jogadora vencer o jogo. Ela vencerá se:

  • Selecionar tesoura e o resultado do sorteio da máquina ter sido pedra;
  • Selecionar papel e o resultado do sorteio da máquina ter sido tesoura;
  • Selecionar pedra e o resultado do sorteio da máquina ter sido tesoura;

Para o computador ganhar, basta só mudar a ordem dos acontecimentos acima:

  • A pessoa jogadora ter selecionado papel e o resultado do sorteio da máquina ter sido tesoura;
  • A pessoa jogadora usuário ter selecionado tesoura e o resultado do sorteio da máquina ter sido pedra;
  • A pessoa jogadora ter selecionado pedra e o resultado do sorteio da máquina ter sido papel;

Por fim, por meio da propriedade innerHTML, na div ganhador, são exibidos os textos para os vencedores, ou caso haja algum empate. O resultado é mostrado pela seleção também da propriedade document.getElementById:

div id ganhador
Definindo quem vence


Resultado:

Resultado final aplicação

f) Estilização da aplicação

O CSS que foi utilizado nesse jogo será disponibilizado a seguir, com a utilização dos media queries, para deixar a aplicação acessível de qualquer dispositivo (celular, tablet):

body { 
    background-color: #B0C4DE;
    text-align: center;
    max-width: 1300px;
    margin: auto;
    font-family: 'PT Sans Narrow', sans-serif;
}
 
ul {     
    list-style-type: none;
}
 
li { 
    display: inline; 
    margin: 10px;
}
 
img { 
    size: 100%;
}
 
img.imagem_pedra, img.imagem_papel,  img.imagem_tesoura, input { 
    cursor: pointer;
}
 
h1 { 
    font-size: 30px;   
}
h2 { 
    font-size: 19px;
}
 
div#fotosResultado { 
    display: inline; 
}
 
img#fotoUsuario, img#fotoComputador { 
    margin: 5px;
}
 
#ganhador {
    font-size: 25px;
}
 
#botaoJogada {
    font-family: arial;
    font-weight: bold;
    color: black !important;
    font-size: 18px;
    padding: 15px 37px;
    border-radius: 10px;
    border: 0.5px solid #000000;
    background-color: #00FA9A;
    cursor: pointer;
    -moz-border-radius: 10px;
    -webkit-border-radius: 10px;
}
#botaoJogada:hover {
    color: #000000 !important;
    background-color: #ffffff;
}
 
@media (min-width: 320px) and (max-width: 480px) {
    ul {
        margin-right: 40px;
    }
}

Teste seu jogo: é hora de descobrir em que você pode melhorar!

Após desenvolver o jogo, a próxima etapa é fazer uma bateria de testes. Nessa fase, você entregará a aplicação para que alguém a use, no intuito de encontrar inconsistências e bugs. Além disso, o teste ajuda em aspectos como a mecânica e o enredo.

Quem for jogar dará um feedback acerca do entendimento a respeito do jogo e se aquela história contada é de fato coerente e envolvente. Além de correções, diversas melhorias podem ser implementadas acerca da usabilidade do jogo.

A equipe de desenvolvimento não deve fazer o teste do jogo

Se o desenvolvimento do jogo foi em equipe, é conveniente que esta não faça o teste. Isso porque essa etapa envolve uma série de procedimentos.

A divisão das responsabilidades é algo que deve ser prezado em desenvolvimento de software como um todo, principalmente em metodologias ágeis.

Testar um jogo, ao contrário do que alguns podem pensar, exige bastante. É preciso, por exemplo, ficar bastante tempo testando uma única fase do game. Isso é útil no intuito de encontrar bugs e inconsistências, até identificar um padrão que se repete.

Dessa forma, o testador informa o erro à equipe de desenvolvimento e, posteriormente, alguém é notificado para corrigi-lo.

Softwares de testes para jogos

Tendo visto o grande trabalho que é uma bateria de testes para jogos, foram desenvolvidos softwares responsáveis pela automatização de algumas partes do procedimento.

Aqui podemos enxergar como uma segunda prototipagem do jogo. Além disso, é possível fazer esse protótipo de forma rápida focando em apenas um aspecto do game.

Cuidados na hora de entregar a versão de testes

Logo de início, é preciso saber se a pessoa usuária fará o teste da forma correta. Em outras palavras, a avaliação não deve levar em conta nenhum outro aspecto que não seja o de dar um feedback acerca da mecânica, enredo e outros elementos de um jogo.

Gestão de erros em jogos

O procedimento de teste pode ainda contar com um software responsável por gerenciar os erros. Um exemplo dessa aplicação é o Mantis. Essa ferramenta vai muito além de somente identificar bugs e inconsistências.

Ela fornece relatórios detalhados contendo informações sobre aspectos como o tipo e a frequência de um erro. Com isso, a equipe de desenvolvimento faz uma depuração muito mais precisa e com chances reais de obter sucesso em uma bateria de testes futura.

Cronograma de testes

De acordo com o famoso livro Manual de Produção de Jogos Digitais, os jogos desenvolvidos devem passar por um cronograma de testes, bem como itens referentes a:

  • demo, consiste na versão de demonstração do jogo. É usado também para fins de publicidade da aplicação;
  • playtest, é a equipe responsável pela bateria de testes;
  • código apto para a liberação, consiste na liberação das partes da aplicação pelo teste, com autorização da equipe desenvolvedora.

Plano de testes

Além do cronograma, deve-se lançar mão de um plano ou checklist de testes, essa é uma importante etapa quando pensamos em como criar um jogo. Nesse caso, são desenvolvidos relatórios sobre os resultados obtidos. Vale salientar a importância dos recursos visuais na hora de testar o jogo, como vídeos da sua execução e capturas de tela.

Ainda sobre o plano de testes, deve-se levar em conta também se todas as condições são favoráveis para o procedimento. Em outras palavras, se um jogo for multiplayer e na ocasião só tiver um testador, por exemplo, o teste não será realizado.

Se isso acontecer, será preciso notificar a equipe desenvolvedora, de modo que essa pendência seja resolvida em um outro momento.

Registro de bugs

Aprender a como criar um jogo não é uma tarefa tão difícil. Mas dentro desse processo podem surgir problemas e bugs. Entre eles podemos citar:

  • versão em que o jogo foi testado;
  • o sistema operacional desktop ou mobile em que o erro ocorreu;
  • categoria do erro, que pode ser de design, projeto ou programação;
  • resumo e descrição detalhada do bug;
  • prioridade — informa à equipe de desenvolvimento qual erro deve ser resolvido primeiro;
  • passo a passo de como chegar àquele determinado bug;
  • capturas de tela contendo imagens relacionadas ao erro na aplicação;
  • log de interrupção — arquivo que auxilia a equipe desenvolvedora a identificar mais rapidamente onde um bug ocorreu.

Linguagens de programação para jogos: quais as principais? 

As principais linguagens de programação para criação de jogos são as seguintes: 

  • Python: Devido a sua curva de aprendizado ser alta e sua aplicação ser simples, ela cumpre o papel de entregar resultados robustos para as pessoas desenvolvedoras de jogos, mesmo sendo uma linguagem simples no desenvolvimento;
  • JavaScript: para quem quer criar jogos em páginas web, a linguagem JavaScript destaca-se por ser uma das principais que estão sendo utilizadas no mercado. Para quem está começando a desenvolver jogos, ela é uma boa linguagem, para entender os conceitos que muitas pessoas utilizam nos dias de hoje;
  • C: A linguagem C oferece uma boa base para você. Além de desenvolver jogos, ela faz com que você entenda de forma mais nítida as linguagens C++ e C#, que serão explicadas mais adiante. 
  • C++: Essa linguagem é uma das utilizadas pelos desenvolvedores para os games. Contudo, é preciso ter um bom planejamento do projeto que será feito, pois ela tem uma variedade muito grande de código, o que poderá deixar você perdido no começo. Uma curiosidade é que o famoso jogo God of War é feito com C++;
  • C#: Linguagem bastante utilizada no desenvolvimento de games pela facilidade de poder se comunicar com linguagens diferentes. Ela é uma linguagem orientada a objetos e possui uma comunidade muito grande, com muitos códigos e bibliotecas disponíveis para utilização. 
  • Java: Também é uma linguagem orientada a objetos, ela pode rodar tanto em sistemas operacionais, como o Windows, como em smartphones que utilizem o sistema Android. Ou seja, ela também faz parte do desenvolvimento de jogos em celulares.  

Essas são as principais linguagens que você pode utilizar para começar a criar um jogo hoje mesmo! Mas, como faço isso? Simples! No próximo tópico, serão explicados alguns programas para começar a criar o seu próprio jogo. Vamos lá!

Como criar um jogo simples? 4 programas para começar!

1. Scratch

Scratch

Para iniciantes no mundo da programação, esse programa pode ser um começo bem interessante, pois ele tem uma interface bem amigável e, com os comandos que são apresentados nessa ferramenta, você consegue criar animações e jogos bem legais.

2. Construct2

Construct 2


Como já foi explicado no artigo, essa ferramenta é utilizada para desenvolvimento de jogos bidimensionais, possibilitando a utilização de animações e efeitos sonoros nela, o que dará vida ao jogo que será criado. 

3. Kodu Game Lab

Kodu Game labs

Ferramenta disponibilizada pela Microsoft, que tem como finalidade ensinar crianças a fazer jogos. Ele é gratuito e qualquer pessoa pode realizar o download no site da empresa responsável. 


Mas, é possível criar jogos para celulares também? Claro!

4. AppInventor

Com esse aplicativo, você pode criar jogos para celulares. No caso, é necessário ir selecionando os blocos na ferramenta e ir montando o cenário ideal para o desenvolvimento do jogo. Nessa ferramenta, não é preciso conhecer nenhuma linguagem de programação.

App inventor

No caso, conforme a foto acima, a ferramenta é dividida em dois segmentos: Designer e Blocos. 

  • No Designer, você cria a parte visual do seu jogo;
  • Já no Blocos, é o local onde será dito como toda a lógica e a interação dos componentes recém criados funcionará. 

Como criar um jogo pelo celular?

Nesse tópico, serão exibidos alguns aplicativos para que você possa baixar em seu celular e fazer jogos por eles: 

1. Max 2D

Max 2D

Principais funcionalidades: 

  • Possibilidade de gerar um APK para testes do seu jogo;
  • Possui uma visualização simples e a demonstração é feita por meio de blocos.

2. Pocket Game Developer

Pocket Game Developer

Principais funcionalidades: 

  • Ele consegue realizar a alteração da interface que a pessoa jogadora visualiza;
  • Permite que tenha um editor de imagens ligado a um editor de animações que possam ser feitas;
  • O ponto negativo dele fica por conta de não ser gerado um arquivo de testes (APK).

3. Tic 80

Tic 80

Principais funcionalidades: 

  • Possibilidade de gerar arquivos estáticos em HTML5;
  • Existência de manuais e documentações em português;
  • Comunidade grande;
  • Escrita realizada dentro do aplicativo;
  • O ponto negativo dele fica por conta de não ser gerado um arquivo de testes (APK).

4. Pocket Code

Pocket Code

Principais funcionalidades: 

  • Comunidade ativa e com muitas pessoas;
  • Permite que um arquivo de testes (APK), seja gerado;
  • Assim como o Max 2D, a programação dele é feita em blocos.

Divulgue: é hora de mostrar seu trabalho e quem sabe até vender!

Depois que o jogo passou pelo crivo dos testes, finalmente chegou a hora de divulgá-lo! Se o seu aplicativo for mobile, por exemplo, é possível cadastrá-lo para o download na Play Store ou Apple Store.

Mesmo que o jogo seja gratuito, é possível monetizá-lo por meio de anúncios que podem ser veiculados nas transições de fase do jogo, no intuito de não prejudicar a experiência da pessoa usuária. Ou ainda, pode-se vender itens adicionais dentro do próprio aplicativo.

Divulgação do jogo na Steam

Agora, caso tenha sido desenvolvido para PC, existem duas opções de divulgação. A primeira diz respeito a criar um website e disponibilizá-lo por lá para o download. A segunda forma é divulgando na Steam, que é uma loja de jogos para computador.

Outra forma interessante de tornar o seu jogo conhecido é distribuir ele para as pessoas mais próximas ou criando algum perfil em rede social ou um canal sobre jogos no YouTube para divulgá-lo às pessoas do mundo inteiro.

O mercado de games, principalmente o mobile, anda bastante aquecido. Por isso, aprender como criar um jogo pode vir a se tornar uma fonte de renda.

É muito legal a criação de jogos, não acha? Além de você praticar para ter um jogo próprio, a satisfação de ver ele no ar não tem preço. Desenvolver jogos é uma excelente forma de estudar a lógica de programação e ensinar outras pessoas a aprenderem alguma coisa jogando o jogo que foi publicado por você. 

Além disso, os games aumentam a concentração e o seu reflexo, preparando você para situações cotidianas que possam exigir um reflexo apurado. Outro ponto que é bem trabalhado no desenvolvimento de jogos é a criatividade, pois qualquer pessoa pode escrever qualquer roteiro que um jogo possua, similar a uma peça de teatro. 

Gostou do assunto? Veja agora como iniciar seus estudos em programação para que possa fazer games ainda melhores!

0 Shares:
1 comment
Deixe um comentário
Você também pode gostar