O famoso site de buscas Google não é apenas número um quando se trata de encontrar qualquer coisa existente na internet. O site também conta com diversos Easter Eggs e truques para aquelas pessoas que o utilizam de forma um pouco mais atenta. Um desses segredos é o Dino, um jogo de dinossauro que pode ser jogado no Google Chrome!

Ele é bem simples: consiste em um jogo com mecânica de rolagem lateral, tendo como protagonista um simpático dinossauro minimalista que corre infinitamente, se esquivando de obstáculos. O objetivo é conseguir a maior pontuação possível, obtida por percorrer distâncias sem atingir nenhum dos obstáculos. A cada segundo, o jogo vai ficando mais rápido e difícil.

Quer saber como jogar e ler mais curiosidades sobre o jogo do dinossauro? No material que preparamos você vai conferir:

Preparar e… Correr!

Como jogar o jogo do Dinossauro do Google no Chrome? Passo a passo!

Apesar de ser um jogo que serve para ser rodado quando a internet cai ou quando não há conexão disponível, também é possível acessar o jogo do Dino enquanto estiver online, navegando no Chrome, o navegador do Google. Descubra a seguir como é simples encontrar o jogo do dinossauro:

Abra uma nova aba no Google Chrome

Para abrir uma nova aba no Google Chrome, basta apenas executar o aplicativo em seu dispositivo e clicar no sinal de “+”, logo acima da barra de endereços. 

Clique na barra de endereços do navegador

Quando abrir uma nova aba, você vai ver uma barra de endereços limpa e pronta para o uso. A barra de endereços é a caixa responsável por receber os endereços de websites que serão visitados. Normalmente, ela se encontra na parte superior do navegador.

Digite “chrome://dino/”

Nesse passo, é importante você não se esqueça de retirar as aspas na hora de pesquisar, caso contrário não vai funcionar. 

Pressione a barra de espaço ou a tecla para cima no teclado

Quando a página carregar, você vai ver que aparecerá uma página de erro, com a mensagem “sem Internet” presente nela. Não se preocupe, está tudo certo! Acima, você já poderá ver o dinossauro. Para jogar, basta pressionar a barra de espaços ou a tecla para cima.

Os controles são simples: aperte a barra de espaço ou a tecla direcional para cima para fazer o dinossauro pular e a tecla direcional para baixo para abaixar. O resto é com você, divirta-se!

6 curiosidades sobre o jogo do Dinossauro do Google!

De fato, a existência do jogo do Dinossauro em um ambiente tão improvável quanto a página de erro de um navegador é algo que desperta interesse. Por isso, vamos conhecer algumas curiosidades sobre o jogo Dino nos próximos tópicos.

Quando o jogo foi lançado?

A primeira aparição do simpático dinossauro foi em setembro de 2014. Entretanto, algumas instabilidades em certas plataformas — acima de tudo em dispositivos Android antigos — fizeram com que o jogo fosse totalmente reescrito e lançado oficialmente em dezembro do mesmo ano. 

Por que um dinossauro?

Você pode não se lembrar disso, mas já houve um momento em que o acesso à internet era limitado somente a lugares onde havia conexão a cabo, sem a mobilidade atual. De acordo com Sebastien Gabriel, designer do game, o dinossauro é uma brincadeira com o fato de que ficar sem internet móvel seria a mesma coisa que voltar a um “período pré-histórico”, antes da existência do Wi-Fi.

Outra possível resposta é devido ao fato de que o dinossauro escolhido para representar o jogo seja um Tiranossauro Rex, conhecido por seus braços curtos que não conseguem alcançar muita coisa — assim como o navegador não consegue alcançar o acesso à internet. 

Projeto Bolan

Esse foi um dos primeiros codinomes que o jogo do dinossauro recebeu em seu desenvolvimento inicial. É uma referência a Marc Bolan, vocalista da banda de rock dos anos 70 chamada T. Rex.

Os cactos e o deserto foram mantidos desde essa fase do projeto, assim como sua mecânica um pouco mais enrijecida, lembrando os controles dos jogos desenvolvidos no final do século passado, mais especificamente na década de 90.

Números impressionantes

O engenheiro front-end Edward Jung afirma que 270 milhões de partidas são jogadas todo mês, incluindo ambos computadores desktop e dispositivos móveis. Ainda segundo ele, curiosamente, a maioria dos jogadores vêm de mercados caros e não muito confiáveis em relação a dados móveis, como Índia, Indonésia, México e Brasil. 

Edição especial

O jogo já contou com inúmeras atualizações e upgrades desde então, como um modo noturno, por exemplo. Uma das versões mais lembradas foi no aniversário de 10 anos do Google Chrome. O jogo do dinossauro recebeu balões, um bolo de baunilha clássico de aniversário e um chapéu de festas muito elegante!

O jogo tem um fim?

Se você espera chegar ao final do jogo, é melhor se preparar bem! Afinal, o jogo foi feito para durar aproximadamente 17 milhões de anos! Coincidentemente ou não, essa também é a quantidade de tempo estimada de vida do T. Rex na Terra. 

O jogo do Dinossauro é mais um dos Easter Eggs que os desenvolvedores do Google esconderam em suas criações. É possível ficar horas e horas desafiando a si mesmo e às pessoas de seu convívio a obter a melhor pontuação já que, assim como Edward Jung aponta, “ficar desconectado da internet não é nada divertido, a menos que você tenha um amigável dinossauro ao seu lado”.

Gostou de conhecer o Dino? Que tal saber o passo a passo de como desenvolver seu próprio jogo?

0 Shares:
Você também pode gostar