Pode parecer brincadeira — ou enganação — quando alguém diz que é possível obter renda apenas jogando um jogo. Afinal, esse é o desejo de muitas pessoas. Porém, saiba que isso é uma realidade e, inclusive, o jogo ajudou muitas famílias a saírem da crise em países como as Filipinas e Venezuela. Estamos falando de Axie Infinity, o jogo que utiliza tecnologia blockchain e se baseia em NFTs.

Essa nova tendência aproxima os mundos da tecnologia financeira e dos games, proporcionando uma possibilidade única de conseguir aumentar a renda e ainda divertir-se jogando. 

Entretanto, será que é tão fácil quanto parece? E, será que é seguro investir no jogo e nessa nova modalidade de investimentos? A resposta para todas essas perguntas, além de como funciona e como jogar Axie Infinity você encontra neste artigo. Confira:

O que é o jogo Axie Infinity?

Axie Infinity é um jogo online que utiliza como fundamento a tecnologia blockchain. Seu formato é inspirado em jogos do gênero RPG (Role Playing Game), amplamente difundido por nomes como Pokémon. No jogo, o conceito utilizado é o de “jogue para ganhar”, no qual quanto mais o jogador ou jogadora se empenha em contribuir para o funcionamento e desenvolvimento do jogo, maior é a chance de receber dinheiro. 

O jogo permite coletar diferentes animais, os axies, que podem ser evoluídos conforme o jogo vai avançando, o que os auxilia em batalhas e, posteriormente, em trocas. 

Axie Infinity foi construído de maneira a proporcionar às pessoas jogadoras uma experiência divertida, acessível e educativa acerca das possibilidades e flexibilidade da cultura blockchain. 

O que são os Axies?

Assim como na famosa franquia de games Pokémon, os Axies são criaturas únicas que podem ser adquiridas, evoluídas e reproduzidas, com o intuito de torná-las mais fortes para batalhas dentro do jogo e possibilitar a troca entre jogadores e jogadoras. 

Cada Axie dispõe de quatro estatísticas básicas que descrevem como são suas habilidades e ajudam a definir qual é seu valor dentro do jogo; elas são: 

  • Saúde (Health)
  • Moral (Morale)
  • Habilidade (Skill)
  • Velocidade (Speed).

Além dessas especificações, cada Axie pode ter até seis partes do corpo diferentes e são categorizados em classes distintas. Essa permutação de características faz com que cada uma dessas criaturas seja única. Dessa maneira, cada pessoa deverá formular estratégias para conseguir criar o melhor Axie e vencer batalhas. 

Como o jogo se relaciona com Blockchain e criptomoedas?

Para conseguir dar início ao jogo, você deve adquirir no mínimo três Axies. A grande questão é que o jogo não aceita moedas centralizadas e tradicionais, apenas criptomoedas. Dessa forma, para adquirir Axies, você necessita conectar juntamente uma carteira de criptomoedas, normalmente ligadas ao blockchain Ethereum. 

Isso significa que, ao criar uma conta no jogo e adquirir seus Axies, você não está fazendo nada além de investir em uma moeda blockchain! Afinal, cada Axie corresponde a um valor em criptomoedas que pode ser cada vez maior a partir de suas especificações técnicas e características. No fim das contas, o jogo é uma forma lúdica e didática de como investir no mercado blockchain. 

O que é um NFT?

NFT é uma sigla que significa Non-fungible Token, ou, em língua portuguesa, Token não fungível. Isso significa que qualquer coisa que se converter para o status de NFT será um artigo de valor único, sem nada que tenha equivalência. Por exemplo, um real pode ser trocado por outro real que não haverá diferença, afinal, é uma moeda fungível. Um NFT nunca poderá encontrar algo que equivale exatamente ao seu valor, uma vez que é único. 

Os NFTs são conectados com tecnologia blockchain, o que faz com que seja possível registrá-los, comercializá-los e rastreá-los quando necessário. 

E por qual razão estamos abordando esse assunto nesse artigo? Pois os Axies são NFTs! Sim, cada Axie é um token não fungível, ou seja, único. Dessa forma, nenhuma troca é equivalente, e cada Axie tem seu próprio valor! Isso adiciona dinamicidade no ecossistema do jogo. 

Como funciona o jogo Axie Infinity?

O jogo Axie Infinity oferece algumas possibilidades para seus jogadores e jogadoras. Após adquirir três ou mais Axies, cada pessoa poderá decidir se quer explorar o mundo virtual dos Axies, batalhar ou colocá-los para reproduzir e gerar outros Axies. 

Quais são os modos de jogo?

Atualmente existem dois modos de jogo. Eles são:

  • Modo aventura: nesse modo indicado às pessoas iniciantes, os Axies enfrentam outras criaturas em níveis gerados pelo próprio jogo. É possível treinar os Axies e fazer com que ganhem experiência nesse modo, o que faz com que eles consigam gerar SLPs mais rápido (esse termo será explicado posteriormente no texto). Cada nível vai gradativamente aumentando o nível de dificuldade para o jogador.
  • Modo Arena: é o modo PvP do jogo (Player vs. Player, ou jogador contra jogador). Para cada batalha vencida, um número diferente de prêmios é ofertado ao Axie vencedor. Quanto maior seu ranking na arena, maiores serão os prêmios. 

Para ambos os modos de jogo, há funcionalidades que necessitam atenção, e elas são:

  • Energia: cada partida, independentemente do modo, custa uma energia. Você ainda pode jogar os modos sem energia, mas isso significa que você não ganhará a experiência e as SLP que normalmente são ofertadas ao Axie a cada vitória. 
  • Quests: são tarefas que normalmente devem ser cumpridas dentro do prazo máximo de um dia. Ao completar todas as três, você poderá recolher o prêmio de 50 SLP diário. 

Como jogar Axie Infinity?

Decidiu que quer experimentar Axie Infinity? Então, preparamos um tutorial completo de como jogar o jogo, desde sua instalação e configuração, até seus modos de jogo! Vamos nessa!

Observação: Tenha em mente que Axie Infinity é um jogo que utiliza moedas digitais reais. Dessa forma, jogar o jogo exigirá que você use recursos financeiros reais para adquirir os personagens. A decisão de jogar Axie Infinity é de total responsabilidade da pessoa usuária.

Configurando a conta

Passo 1: Baixe a carteira de criptomoedas

Tela inciial da carteira MetaMask, utilizada em Axie Infinity

O primeiro passo é registrar-se e baixar uma carteira de criptomoedas online. Uma das mais utilizadas pelas pessoas que jogam Axie Infinity é a MetaMask. Caso decida utilizá-la, basta apenas clicar em download, adicionar a extensão para seu navegador e seguir os passos indicados no próprio site.

Passo 2: Crie uma conta em Axie Infinity

Endereço do Market Place
Fonte: Axie Handbook
  • Logue com a sua conta criada na MetaMask. Um pop-up aparecerá para que você entre com suas credenciais recém-criadas. Ainda não há nenhum custo para essa ação.
Tela de Login
Fonte: Axie Handbook
  • Sua conta está criada! Agora você pode dar um nome para sua conta e, após, inserir uma senha e um email, por meio do botão azul na parte superior da tela:
Verificação de email e senha
Fonte: Axie Handbook

Passo 3: Crie uma carteira Ronin

Essa carteira é própria para todas as transações dentro do jogo e é oferecida pela própria empresa por trás da criação de Axie Infinity. Logo, para jogar, você precisa adicionar também essa extensão ao seu navegador. Você pode acessá-la também em sua própria área no jogo. 

Conectar com a carteira do Axie Infinity, Ronin
Fonte: Axie Handbook
  • Após instalar a extensão e clicar no botão “Get Started” do pop-up, como na imagem, mostrada acima, a página redirecionará você para criar uma conta. Clique em “I’m new, let’s get set up” na página inicial. 
Tela de criação de conta Ronin
Fonte: Axie Handbook
  • Para criar uma nova carteira, você deverá seguir os 3 próximos passos, o próprio site conduzirá você para eles.
  1. Criar uma senha
  2. Copiar e guardar a Seed Phrase que será fornecida — Esse recurso é um passo de segurança. Copie e faça múltiplas cópias desse número em um lugar seguro e offline. Nunca divulgue ou revele esse código para ninguém, nem mesmo para a equipe de suporte do jogo.
  3. Confirmar sua Seed Phrase.
Seed Phrases
Fonte: Axie Handbook
  • Após seguir esses três passos, estará tudo pronto para ligar a Ronin Wallet com sua conta no Axie Infinity. Para isso, você deve clicar em Attach Ronin Account na sua área pessoal do jogo e clicar em “Confirmar” no pop-up que aparecerá.
Tela pessoas Axie Infinity, ativando o Ronin
Fonte: Axie Handbook

Pronto! Sua conta está ativada e funcionando! Basta apenas começar a jogar!

Comprando Axies

Antes de começar a jogar, você deve comprar pelo menos três Axies no MarketPlace referido acima. Para isso, você deve inserir ETH (a criptomoeda aceita no jogo) em sua carteira digital. Você pode utilizar o próprio canal que os criadores de Axie Infinity criaram para facilitar a compra de ETH para o jogo, a Ramp Network. Dessa forma, o dinheiro convertido em criptomoeda irá diretamente para sua carteira Ronin. 

Tela Ramp Network

Note que, para o Brasil, ainda só é possível comprar em dólares. 

Uma vez adquiridos os ETH, você poderá utilizá-los em suas compras no MarketPlace. Por isso, acesse-o.

Market Place de compra de Axies
Fonte: Axie Handbook

No topo esquerdo, você poderá escolher entre ver Axies, terras ou recursos do jogo. No menu lateral, você poderá filtrar por características de Axies e, na maior janela, você verá os Axies em oferta. 

Lembre-se que você precisa de uma equipe forte e estrategicamente pensada para conseguir competir por recursos no jogo. Logo, cada Axie deverá ser escolhido com muita precisão. Para isso, atente-se às características gerais dos Axies:

  • Classe: Cada Axie tem uma classe específica que fará com que ele tenha uma vantagem ou desvantagem em relação aos outros. As classes podem ser: Planta, Réptil, Crepúsculo, Besta, Inseto, Metal, Aquático, Pássaro e Alvorada. O sistema é parecido com o habitual pedra, papel e tesoura e segue o esquema a seguir:
Esquema de Vantagens e desvantagens das classes de Axies
Fonte: Axie Handbook
  • Estágio: Cada Axie pode vir ou como adulto ou como ovo. O Axie adulto já está pronto para a batalha, já o ovo deverá ser chocado, não havendo controles de quais partes do corpo surgirão com ele. 
  • Contagem de reprodução: Cada Axie pode se reproduzir no máximo até 7 vezes. Logo, se você deseja comprar um Axie para gerar outros, você deverá comprar um com a contagem mais próxima a 0. 
  • Partes místicas: Alguns axies contam com partes do corpo místicas. Isso significa que, quanto mais partes dessas eles possuírem, mais raro eles serão!
  • Pureza: Essa característica diz respeito a quantas partes do corpo do Axie pertencem à sua classe de nascença. Como um axie pode ter no máximo 6 partes do corpo diferentes, ter 6 partes do corpo de sua classe indicará que ele é totalmente puro. 

Ainda é possível filtrar Axies pelas partes do corpo (olhos, orelhas, bocas, chifres, dorsos e caudas) ou pelas estatísticas citadas mais acima no texto (Saúde, Velocidade, Habilidade e Moral).

Baixando Axie Infinity

Depois de ter escolhido e adquirido seus primeiros Axies, está na hora de jogar! Para isso, baixe o jogo disponível no site oficial do jogo. Ao clicar em “Play Now”, você baixará a versão para o dispositivo que estiver conectado ou poderá escolher outro dispositivo, como na imagem abaixo.

Tela de download Axie Infinity

Após fazer download e instalar o jogo, você precisará fazer login no cliente. No windows, a conexão será feita automaticamente. Caso você esteja jogando em um dispositivo móvel, você precisará escanear o QR Code que está na sua área pessoal do Axie Infinity, como mostrado na imagem abaixo:

QR Code para conectar em dispositivos móveis
Fonte: Axie Handbook

Batalhando em Axie Infinity

O jogo utiliza o sistema de batalhas em turno com auxílio de cartas especiais. O objetivo principal de cada batalha é nocautear todos os inimigos do lado oposto da tela. Por isso, é importante notar os seguintes elementos da tela de batalha, seguindo a ordem exibida na imagem:

Tela de batalha Axie Infinity

Fonte: Axie Handbook

  1. A formação determina quem será atingido primeiro. Assim, o primeiro axie é aquele que deve conter mais saúde.
  2. Logo acima está a ordem dos ataques, mostrado na barra superior. O jogo segue a sequência de números. Essa ordem está sujeita a alterações a partir de cartas especiais. 
  3. A quantidade de energia disponível. A cada rodada que se inicia é dada uma determinada quantidade de energia, a depender do modo de jogo.
  4. As cartas disponíveis para serem jogadas que foram compradas da pilha de compra. Cada carta tem uma quantidade de energia necessária para jogá-la em seu topo.
  5. Quando você terminar seus movimentos, você pode pressionar o botão “End turn” para indicar que sua rodada acabou.

Outras coisas importantes para se manter em mente durante a batalha são: a rodada em que está — no canto superior esquerdo — a quantidade de cartas que você ainda tem para  comprar — no canto inferior esquerdo — a quantidade de cartas no deck do oponente — canto superior direito — e, por fim, no canto superior direito, a quantidade de cartas na pilha de descarte.

É possível ganhar dinheiro real jogando Axie Infinity?

Sim, é possível ganhar dinheiro jogando Axie Infinity. Existe uma ampla gama de ações que os jogadores e jogadoras podem realizar para gerar uma renda extra. Axies podem ser comercializados no MarketPlace, por exemplo, a partir do valor deles dentro do jogo

Desse modo, é possível comprar um Axie, torná-lo mais experiente e reproduzi-lo para criar ainda mais Axies para serem comercializados. Entretanto, para realizar essas ações, são necessários recursos dentro do jogo conhecidos como tokens. Vamos conhecer um pouco mais sobre eles a seguir!

SLP e AXS: os tokens da rede Ethereum usados no jogo!

  • SLP: Smooth Love Potion:

O primeiro token é conhecido como SLP (já mencionado anteriormente no texto), uma sigla para Smooth Love Potion — Suaves Poções de Amor. Elas são os itens necessários para procriar os Axies. Elas são adquiridas ao vencer batalhas no modo arena ou aventura. Eventualmente, jogadores podem negociar SLPs para procriar mais Axies. Conforme você reproduz um axie, a quantidade de SLP necessária para reproduzi-lo novamente aumenta. 

  • AXS: Axie Infinity Shard:

AXS significa Axie Infinity Shard, que é um token ERC-20 que serve para descentralizar os ativos em Axie Infinity. Isso significa que os jogadores ou jogadoras podem usar esses fragmentos para jogar o jogo ou conseguir recompensas com ele. Esses ativos ainda podem ser utilizados como fator de decisão em votações 

Quais são os Riscos do Axie Infinity?

Quando o assunto são ativos digitais, há diversos riscos envolvidos. O primeiro deles, obviamente, seria a segurança. Na internet, poucas coisas estão realmente fora do alcance de ciberataques. Assim, todo jogador ou jogadora deve a todo custo proteger seus ativos dentro do jogo. 

Outro ponto de risco para quem joga é a ausência de um lastro, ou algo que assegure o valor dos ativos. Se os usuários e usuárias pararem de jogar, o valor pode variar, ocasionando possíveis prejuízos. 

O último ponto é a instabilidade do programa. Como houve uma explosão de popularidade, o que acarretou muitas novas pessoas jogadoras, o sistema por vezes pode cair, tornando o Market Place inalcançável. 

3 dicas para proteger sua conta no Axie Infinity!

Para evitar ter seus ativos e recursos roubados, é importante adotar uma série de medidas protetoras. Afinal, ciberataques acontecem o tempo todo! Portanto, seguem algumas dicas que podem ajudar você a se proteger contra eles:

Não repita senhas

Sim, às vezes é mais fácil ter uma senha única, pois lembrar de uma senha diferente para cada conta criada parece improdutivo. Entretanto, é muito perigoso usar a mesma senha em diversos lugares. O motivo para isso é que, se houver uma dessas plataformas que foi vítima de um ataque e acabe expondo seus dados pessoais, você estará vulnerável em todos os lugares que utilizou a mesma senha. Desse modo, sempre utilize senhas fortes e únicas!

Utilize mais de um fator de autenticação

Os fatores de autenticação servem para atestar que é você a pessoa que está tentando acessar sua própria conta. Atualmente, diversos aplicativos já utilizam essa ferramenta, como bancos e carteiras. Logo, você pode utilizá-los para garantir que seus dados estejam seguros e que você é a única pessoa a acessá-los. Procure por essas opções de segurança na sua carteira.

Cuidado ao abrir emails e clicar em links não confiáveis

A depender da tecnologia utilizada, um clique em um link já é suficiente para instalar um ransomware ou outro vírus em seu dispositivo. Logo, você deve ter atenção com e-mails que pedem autenticação de dados ou para clicar em links. Sempre ateste a veracidade das informações e a oficialidade dos emails mandados. 

Scholarships: como funcionam e como podem ajudar?

Normalmente, uma “scholarship” é uma bolsa de estudos ofertada por uma instituição de ensino privada, garantindo a gratuidade da educação para algumas pessoas selecionadas. No Axie Infinity, a scholarship funciona de uma maneira semelhante. 

Se você quiser jogar, mas não tem condições de comprar seus próprios Axies, você pode receber uma equipe gratuitamente de uma pessoa doadora, que receberá parte dos recursos obtidos por você no jogo

É preciso cuidado, pois ainda não há uma função oficial para isso no jogo. Essa ação é realizada fora do jogo, diretamente entre a pessoa doadora e a receptora. Geralmente, são jogadores ou jogadoras que possuem muitos Axies e não dão conta de utilizar todos eles para gerar recursos. Dessa forma, os Axies são distribuídos para que possam gerar mais recursos, com a condição de que a pessoa que recebê-los dê uma porcentagem deles para a pessoa que doou. 

Muitas pessoas doadoras inclusive ensinam novatos e novatas a jogar, dando dicas estratégicas de como conseguir recursos de forma mais rápida. Para conseguir uma pessoa doadora, você deverá entrar em contato com elas nos canais oficiais do Game, no Discord, Facebook, Twitter e outras plataformas. 

É uma boa ideia investir em Axie Infinity?

Para responder a essa pergunta, você deve primeiramente se perguntar outras questões, como por exemplo:

Tenho disponibilidade para aprender cada vez mais sobre cripto jogos?

Assim como em qualquer investimento, não é uma boa ideia investir em algo que você não entende muito bem como funciona. É importante, portanto, verificar se há interesse e disponibilidade para estudar a fundo essa modalidade, para evitar que haja surpresas no meio do caminho.

Eu quero me engajar ativamente na comunidade Axie Infinity?

Aqui, o ponto não é só o investimento, como também a questão de jogar para que haja o avanço e o uso da criptomoeda. Dessa forma, se você acha que não terá muita paciência para jogar, pode ser que não seja a melhor opção para você

Você se sente confortável com a utilização de criptomoedas?

Pode parecer uma pergunta estranha, mas muitas pessoas não se sentem motivadas a utilizar moedas que são descentralizadas e não possuem lastro material. Muitos dos motivos para isso envolvem algumas desvantagens para o uso da moeda, como o fato de elas não serem tão acessíveis, precisarem ser comercializadas em uma moeda diferente do país de residência e, ainda, não serem aceitas em muitos lugares ainda por conta da existente desconfiança em relação a elas. 

AXS é pirâmide? 

Um esquema em pirâmide — ou Ponzi — é uma iniciativa que promete ardilosamente lucros altos a investidores iniciais pensando no retorno que investidores futuros e ainda não existentes darão, sem nenhuma certeza da receita gerada pelo próprio serviço oferecido. Alguns especialistas chegaram a debater se o AXS — o token utilizado dentro do jogo e também ativo ligado à criptomoeda Ethereum — seria um exemplo desse esquema.

A questão divide opiniões. Um dos analistas acredita que, caso haja decréscimo da entrada de novos jogadores, parte da economia do jogo se tornará inviável pois não haverá mais Axies sendo comercializados. Com essa fragilidade, a medida recomendada é desvincular o ecossistema do jogo dessa necessidade por novos jogadores.

Entretanto, outros especialistas atestam que, pelo fato de cada Axie ser um NFT, seu valor é fixo e invariável. Dessa forma, não haveria prejuízos, já que a desvalorização de um não influencia na do outro, já que são comprados em unidades separadas. Dessa forma, mesmo que haja desaquecimento, em outro momento esse mercado se aquecerá novamente com a entrega de novos recursos e funções no jogo. 

Conhecemos os simpáticos Axies, personagens de Axie Infinity que também movimentam o mercado financeiro das criptomoedas e blockchain. Apesar das muitas desconfianças, esse mercado está aquecido. Para participar, deve-se primeiro comprar três axies utilizando Ethereum, o que deve ser muito pensado e analisado por quem deseja participar da comunidade. 

É muito legal saber mais sobre Axie Infinity, correto? Conheça agora um pouco mais sobre os 10 jogos indie imperdíveis!

0 Shares:
Deixe um comentário
Você também pode gostar