Há muito tempo atrás, todas as pessoas que gostavam de jogar jogos online tinham o mesmo problema: para conversar com colegas, precisariam utilizar plataformas pesadas e não tão funcionais, como TeamSpeak e Skype, sendo essas as duas únicas opções disponíveis. Essas pessoas também queriam poder conversar com colegas de jogos sem que estivessem jogando, já que muitas vezes eram amizades para além do 2D. 

Felizmente, uma nova ferramenta foi lançada no mercado pensada especialmente para esse público em 2015. O Discord prometia aposentar para sempre o Skype e o TeamSpeak para gamers, permitindo mensagens via texto e chamadas de voz para toda uma comunidade que se organizava em torno de jogos online.

Você já deve ter ouvido falar sobre o Discord ou até mesmo utilizado, porém você sabe como aproveitar essa ferramenta ao máximo? Pensando em te ajudar a iniciar sua própria comunidade gamer, criamos um guia completo sobre essa ferramenta! Aprenda a utilizá-la corretamente com os tópicos que preparamos para você:

Vamos lá, e boa leitura!

O que é Discord?

Discord é uma ferramenta grátis de conversas via chat, vídeo e voz muito utilizada pela comunidade gamer, mas que também serve para outros fins. O Discord reúne diversas comunidades de vários tamanhos e com variados propósitos, indo desde projetos escolares até ajuda para saúde mental. 

Grande parte das comunidades disponíveis são privadas e as pessoas usuárias necessitam de um convite para se juntar a elas. Entretanto, algumas comunidades maiores são abertas e reúnem muitas pessoas, geralmente para tratar de assuntos mais amplos. 

O Discord dá a possibilidade da pessoa usuária controlar totalmente com quem ela quer interagir e de que forma, sendo uma plataforma bem segura. Segundo a página de informações do próprio Discord, não existe um algoritmo por trás manipulando o que as pessoas devem ver, não existe uma rolagem infinita de tela, nem feed de notícias, ao contrário de outras plataformas e redes sociais. 

Quantos usuários tem o Discord?

Após a pandemia, o Discord ultrapassou mais de 300 milhões de usuários registrados, sendo que, de acordo com a empresa, 70% deles utilizam o Discord para atividades que não envolvem jogos, ou então um misto entre jogar e atividades do dia a dia. 

Você pode utilizar o Discord em sua versão Desktop ou Browser para Windows ou Mac, e também em seu aparelho smartphone, seja ele iOS ou Android. 

Como funciona o Discord?

Alguns termos utilizados na plataforma podem causar uma confusão inicial para quem não costuma usar o Discord, mas não se preocupe! Vamos conhecer agora um pouco melhor sobre o funcionamento da ferramenta.

Servidores

No Discord, servidor é o nome dado às comunidades. São nichos específicos de algum assunto formado por pessoas que são amigas ou conhecidas entre si e que, geralmente, têm algum interesse em comum. Como dito anteriormente, grande parte dos servidores são pequenos e acessíveis apenas por convite. Alguns maiores são públicos, porém, com interesses mais gerais, como Minecraft, Free Fire ou Fortnite. Qualquer pessoa usuária pode criar um servidor novo e convidar colegas para entrar.

Canais

Os servidores do Discord podem ser organizados em Canais, a depender de seu tópico específico e diferentes regras, sendo eles de dois tipos:

Canais de Texto

Nesse tipo de canal, as pessoas usuárias do Discord podem postar mensagens, fazer upload de arquivos e compartilhar imagens para que as outras pessoas presentes vejam a qualquer momento.

Canais de Voz

Nessa categoria, as pessoas usuárias do Discord podem se conectar via chamadas de voz ou vídeo e compartilhar a tela de seu dispositivo a qualquer momento com membros — recurso esse chamado de Go Live.

DM e GDM

É possível enviar mensagens para qualquer pessoa usuária em uma conversa privada no estilo um-a-um, chamadas como DM (Direct Message). Existe também a possibilidade de criar um grupo privado com até dez pessoas, chamado GDM (Group Direct Message). Esses grupos são secretos e normalmente exigem que você tenha um convite de alguma pessoa integrante para entrar. 

Cargos e Permissões

Os servidores do Discord são organizados em Cargos, e cada cargo tem suas permissões. Isso ajuda a pessoa que criou o servidor a organizar melhor quem pode fazer o que dentro dele. Como criador do servidor, você não precisa se dar um cargo e nem nenhuma permissão, você já tem acesso a todas as funções automaticamente. 

Você pode criar seus cargos e o conjunto de permissões que cada um terá. Os cargos têm um nome, um conjunto de permissões e um conjunto de membros que receberão eles. Múltiplos cargos podem ser atribuídos a qualquer membro, tanto a nível do servidor quanto a nível de um canal dentro do servidor.  

Como usar o Discord?

Já abordamos sobre o que é Discord e suas especificidades, agora está na hora de botar a mão na massa! Confira a seguir uma sequência de tutoriais que vão te auxiliar a utilizar e configurar o Discord da melhor maneira possível:

Como baixar o Discord para Windows, macOS, Android e iOS?

  1. Windows

Para fazer o download do Discord no Windows, devemos fazer os seguintes passos: 

página de download do Discord
  • Clique em Baixar para Windows;
Baixar para WIndows na tela de download do Discord
  • A configuração do Discord começará a ser baixada. Quando o download estiver concluído, execute-o clicando duas vezes nele.
  • A configuração do Discord será executada e instalada. Insira suas credenciais usadas para criar uma conta no Discord e clique em Login.
Colocar email e senha para logar no Discord
  1. macOS
Tela de download Discord
  • Feito isso, descendo um pouco mais a tela, haverá a opção para realizar o download no MacOS. Clique em Baixar: 
Opção de download para Mac
  • Iniciará a instalação do arquivo Discord.dmg. Quando o download dele for finalizado, clique nele.
  • Por conseguinte, você deverá arrastar o programa do Discord recém instalado para a pasta “Applications”:
Mover Discord para a pasta Applications
  1. Android

Para instalar o Discord no Android, devemos acessar a loja de aplicativos dele, a Play Store. Dessa forma: 

  • Abrimos a Play Store em nosso smartphone, se ele for Android:
Play Store
  • Pesquisamos o aplicativo do Discord na área de pesquisa especificada. O aplicativo é localizado facilmente: 
Buscando Discord
  • Clicamos no botão Install, para adicionar o aplicativo ao nosso equipamento:
Instalando Discord no Android

Com a instalação sendo bem sucedida, você poderá fazer o login com suas credenciais em seu smartphone. 

  1. iOS

Para instalar o Discord no iOS, devemos acessar a loja de aplicativos dele, a App Store. Dessa forma: 

  • Abrimos a App Store em nosso iPhone ou similar, da Apple:
App Store do iOS
  • Pesquisamos o aplicativo do Discord na área de pesquisa especificada. O aplicativo é localizado facilmente: 
Buscando por Discord no App Store
  • Clicamos no botão GET, para adicionar o aplicativo ao nosso equipamento:
Baixando Discord no Apple

Com a instalação sendo bem sucedida, você poderá fazer o login com suas credenciais em seu smartphone. 

Como usar o discord no navegador?

Para acessarmos o Discord pelo navegador, devemos fazer os seguintes passos: 

  1. Vá para a página inicial do Discord e, no canto superior direito, clique no botão Entrar, se você já tiver uma conta. 
Botão entrar na tela inicial

Caso não tenha uma conta, não se preocupe, será exibido nas seções seguintes como criar sua conta.

  1. Após isso, será aberta a tela de login do Discord e, nela, você deverá fornecer as credenciais de e-mail e senha de sua conta. Com as credenciais fornecidas, clicamos no botão Entrar: 
Colocando as credenciais
  1. Após isso, será aberto o Discord em sua conta:
Tela do Discord aberta

Como criar uma conta no Discord?

  1. Vá para a página inicial do Discord;
Tela inicial do Discord
  1. Clique em “Abra Discord no seu navegador”;
Abra o DIscord em seu navegador
  1. Coloque o nome de usuário que deseja utilizar no Discord e clique na seta;
Colocando nome de usuário no espaço definido
  1. Confirmar sua identidade no captcha:
Confirmando a identidade no Captcha
  1. O Discord vai te redirecionar para uma aba, em que você deverá colocar sua data de nascimento. Coloque e feche a seguir quando o Discord oferecer para criar um servidor;
Data de Nascimento
Fechando a aba
  1. Logo em seguida, aparecerá outra aba indicando que você vincule sua conta a um e-mail e adicione uma senha;
Termine seu registro
  1. Ao fazer isso, um e-mail de confirmação será enviado para sua caixa de entrada. Vá até seu e-mail, clique na mensagem enviada pelo Discord e confirme sua conta clicando em “Verificar e-mail”.
Verifique seu email
  1. Uma vez que você tiver confirmado seu e-mail, sua conta já está pronta para ser utilizada! Você pode baixar o aplicativo para desktop — ou para o dispositivo que estiver utilizando — ou continuar utilizando no navegador;
Botão baixar para windows na tela inicial do DIscord
  1. Você também pode clicar na engrenagem logo ao lado do seu nome de usuário na parte inferior da tela para entrar no menu “Configurações”. Lá, é possível personalizar com suas próprias preferências e adicionar uma foto de perfil!
Engrenagem de opções
Tela de configurações da conta

Como adicionar um banner no Discord?

O recurso de adicionar um banner em nosso perfil do Discord é um recurso permitido apenas no Discord Nitro, sendo uma versão paga do aplicativo, que será detalhada adiante. 


Caso você não possua uma versão paga do Discord, ao ir nas configurações do perfil, no canto inferior esquerdo:

Clicando na engrenagem

E, clicar no botão de Editar Perfil de usuário:

Editando perfil do Usuário

Aparecerá a seguinte mensagem:

Mensagem de Discord Nitro para colocar banner no perfil

Caso você possua uma versão paga do aplicativo, você poderá trocar o banner nessa mesma seção acima:

Mudando banner do Perfil

E, depois disso, salvar as alterações: 

Salvando alterações

Como criar um servidor no Discord?

  1. Ao abrir o Discord da forma que preferir, você notará alguns ícones no lado esquerdo da interface da ferramenta;
Criando um servidor no Discord
  1. Clique no ícone de “+”;
Clicando no ícone de +
  1. A aba “Criar um Servidor” vai aparecer. Nessa aba, você pode começar um servidor do zero, criar a partir de um molde pré estabelecido a partir de suas intenções ou juntar-se a um, caso já tenha um convite;
Criando um servidor
  1. Ao clicar em “Criar o meu”, outra tela aparecerá, perguntando se você quer criar um servidor privado somente para pessoas próximas ou para um clube ou comunidade. Escolha sua preferência, ou, caso não saiba a resposta, clique em “Pular essa pergunta” na parte inferior;
Clicando no botão criar o meu
Clicando em pular essa pergunta por enquanto
  1. O Discord direcionará você para a parte de personalizar o servidor. Lá, adicione um nome e uma imagem de perfil para seu servidor — essas informações poderão ser ajustadas mais tarde, caso necessário. Com o preenchimento dos campos acima, clicamos em Criar, para o servidor ser criado;
Personalizando o servidor
  1. Seu servidor estará criado e novas funções estarão disponíveis dentro dele. 
Visão geral do servidor

Como criar Categorias e Canais no Discord?

As categorias são utilizadas para organizar os diferentes canais em seu servidor. Para criar um canal ou uma categoria, siga os seguintes passos:

  1. Procure pela aba “canal de texto/ canal de voz” no lado esquerdo e clique com o botão direito do mouse ou no sinal de “+” ao lado da opção desejada; 
Clicando na opção de +
  1. Você pode escolher entre criar uma categoria e nomeá-la, um novo canal de texto ou voz para um assunto diferente, a depender dos temas explorados, ou ocultar um ou mais canais que estejam silenciados;
Alterando o nome do canal
criando o canal
  1. Adicione membros no canal ou canais na categoria desejada;
Adicionando membros no canal do Discord
Convidando pessoas via link
  1. Você pode tornar um canal ou categoria privada clicando na opção “privada” no menu de criação da categoria/canal.
Como tornar o canal do Discord privado

Como adicionar amigas ou amigos ao meu servidor no Discord?

Em um computador:

  1. Selecione o servidor ao qual você deseja inserir membros;
Entrando no servidor
  1. Clique com o botão direito do mouse no nome do servidor na parte superior esquerda para abrir o menu oculto;
Convidando pessoas
  1. Clique em “Convidar pessoas”;
Clicando em convidar pessoas
  1. Na nova aba, clique em “Fazer com que esse link nunca expire” caso você não tenha certeza se a pessoa utilizará o código dentro dos próximos dias;
Link do servidor gerado
  1. Copie o código e envie para a pessoa que deseja convidar ao seu servidor.
Convidando amigos e amigas

Em um dispositivo móvel:

  1. Selecione o servidor ao qual você deseja inserir membros na barra lateral;
No dispositivo móvel
  1. Clique em “Convidar membros”;
Botão "Convidar membros"
  1. Caso queira, você pode alterar as configurações do link clicando na engrenagem próxima a ele; 
Compartilahndo link e fazendo que ele nunca expire
  1. Clique em “Compartilhar Link” e escolha um meio de compartilhamento dentre os diferentes aplicativos disponíveis.
Clicando no botão compartilhar

Como enviar uma mensagem direta no Discord?

Em um computador:

  1. Clique no logo do Discord no canto superior esquerdo da tela e, depois, em “Amigos”;
Clicando no logo do DIscord e depois em "Amigos"
Clicando em amigos
  1. Você pode filtrar por amigas e amigos online no momento ou trocar para “Todos”;
Filtrando por pessoas no canal do DIscord
  1. Clique na pessoa para quem quer enviar uma DM e logo uma janela se abrirá, permitindo que você digite a mensagem e envie.
Janela para conversar na DM com alguém no DIscord

Em dispositivos móveis:

Para dispositivos móveis, o processo é igual. Você só precisará clicar no balão de chat logo abaixo do nome da pessoa para iniciar uma conversa.

OBS: para dispositivos iOS, talvez seja necessário clicar nas três barras brancas paralelas no canto superior para abrir o menu. O ícone de “amigos” estará na barra inferior dessa tela. 

Como compartilhar tela no Discord?

  1. Selecione um servidor;
Selecionando um servidor
  1. No servidor, selecione um canal de voz;
Selecionando um canal de voz
  1. Na parte inferior, clique em “Tela”;
Clicando na opção "Tela"
  1. Caso esteja a partir de um navegador, um pop-up aparecerá indicando que o site quer compartilhar conteúdo da sua tela e qual sua preferência — se quer compartilhar a tela toda, só uma guia do navegador ou a janela de um aplicativo aberto. Não esqueça de marcar a caixa “selecionar áudio” na parte inferior do pop-up caso vá mostrar algum tipo de vídeo ou algo que necessite de som; 
Definindo o que compartilhar no Discord
  1. Caso esteja no aplicativo para Desktop, uma tela aparecerá e você poderá selecionar entre aplicativos ou telas específicas;
Selecionando aplicativos
  1. Clique em “Ao Vivo”.
Clicando em "ao Vivo"

OBS: ainda não existe a possibilidade de compartilhar a tela de dispositivos móveis no Discord, somente na versão Desktop. 

Como compartilhar documentos e imagens no Discord?

  1. Selecione o servidor desejado;
Selecionando o servidor no Discord
  1. Na parte inferior, ao lado da caixa de diálogo em que se digitam as mensagens para enviar no servidor, clique no símbolo “+”;
Clicando no símbolo de +
  1. Selecione o arquivo que deseja fazer upload;
Selecionando o arquivo que deseja enviar
Janela de upload do Windows
  1. Uma conta padrão do Discord permite upload de um arquivo de até 8MB.

OBS: nas versões mobile, o símbolo será substituído pelo ícone de uma câmera (para tirar uma foto) ou uma imagem (para selecionar uma foto na galeria).

Como fazer uma videochamada com o Discord?

  1. Selecione um servidor;
Servidor
  1. No servidor, selecione um canal de voz;
Selecionando o canal
  1. Na parte inferior, clique em “Vìdeo”;
Clicando em vídeo
  1. Uma janela abrirá com seu vídeo e outras pessoas que também estiverem com a função vídeo ligada.
Janela de cahamda em vídeo
  1. Caso queira fazer individualmente, você pode selecionar a opção vídeo ao repetir os passos para enviar mensagem para uma pessoa via DM. Você pode também clicar com o botão direito em cima do nome da pessoa;
chamando individualmente
Ícones de chamada no Discord
  1. Para deixar a ligação, basta clicar no grande botão vermelho. 
Desligando uma chamada

Para a versão mobile, é só entrar no servidor, selecionar o canal, clicar nos três pontinhos no canto esquerdo da tela e selecionar a opção “Chamada de vídeo”.

Como criar e delegar Cargos no Discord?

Criar cargos:

  1. Clique no servidor desejado;
Clicando no servidor
  1. Depois, clique no nome do servidor na parte superior esquerda para abrir o menu oculto;
Menu oculto
  1. No menu, clique em “Config. do Servidor”;
Configuração do Servidor
  1. Depois, clique na aba “Cargos”
Aba Cargos
  1. Para adicionar um cargo, clique em Cargos Criados;
Cargos Criados
  1. Dê um nome para o cargo e personalize suas configurações (como cores, se outras pessoas poderão ver o cargo de cada pessoa, entre outros);
Dar o nome do cargo, cor e personalizá-lo
  1. Na parte superior, marque quais permissões esse cargo terá;
Administrando permissões do cargo no Discord
Vendo canais
  1. Crie quantos cargos forem necessários e não esqueça de salvar!
Salvando alterações

Delegar Cargos:

  1. Ainda em “Config. do Servidor”, clique na aba “Membros”;
Delegando cargos
  1. Clique no símbolo “+” na frente do nome do membro;
Clicando na frente do nome da pessoa no símbolo de +
  1. Selecione qual cargo que essa pessoa terá — pode ser mais de um.
Vendo cargos disponíveis no Discord
Colocando um Cargo

Como entrar em um Grupo no Discord já existente?

Caso você queira entrar em um grupo existente, a pessoa administradora do grupo precisa fornecer um link de entrada e enviá-lo por qualquer meio (WhatsApp, e-mail, etc). Ao clicar no link em questão, será exibida uma confirmação na tela se você realmente deseja entrar no grupo desejado:

Entrando em um servidor do Discord já existente

Como colocar Bots no Discord?

Um Bot é um software criado para adicionar funcionalidades a um servidor do Discord, graças à API aberta do programa. 

Para adicionar um bot, você precisa ter ao menos um servidor de sua autoria e ter permissões de administrador no servidor em questão.

  1. Entre no site Discord Bot List;
Site Discord Bot List
  1. No campo de pesquisa, você pode procurar por um bot específico ou encontrar um na parte de categorias;
Explorando Bots
  1. Clique em Invite (Convidar) para acessar a página de identificação do Discord;
Adicionando ao servidor
  1. Depois, clique no menu “Selecionar um servidor” e clique no servidor desejado;
Selecionando o servidor desejado
  1. Selecione as permissões que você quer que o Bot tenha em seu servidor;
Clicando em Continuar
Concedendo permissões ao Bot
  1. Clique em autorizar.
Autorizando o bot do Discord

Como colocar Gif no perfil do Discord?

Para adicionar um Gif na foto de perfil, devemos fazer os seguintes passos: 

  1. Ao lado de nosso perfil, no canto inferior esquerdo, clicar na Engrenagem de Configurações:
Engrenagem configurações
  1. Depois disso, clicaremos em Editar perfil de usuário:
Editar perfil do Usuário
  1. À direita, clicamos no nosso avatar do perfil:
Avatar do Perfil
  1. Por conseguinte, clicamos em Escolher avatares animados:
Escolher avatares animados
  1. A partir daí, aparecerá uma tela com uma listagem de alguns GIFs animados e, você deverá escolher qual utilizar em seu perfil, conforme a categoria:
Escolher GIF para Discord

Quais os 5 melhores Bots do Discord?

  1. Chip Bot
Chip Bot para Discord

Chip é um bot de reprodução de música dedicado que fornece áudio gratuito e de alta qualidade. Ele permite que você reproduza faixas diretamente do Spotify. Ele também vem com alguns botões integrados que você pode usar para controlar facilmente sua música. 

Além disso, possui recursos adicionais, como players 8D, reforço de graves, loops, mudanças de tom, entre muitos outros.

  1. Dank Memer Bot
Dank Memer Bot Discord

O bot Dank Memer permite que você se divirta e dê boas risadas enquanto usa o Discord.  Ele permite que você jogue jogos diferentes, peça imagens diferentes, envie memes e solicite postagens engraçadas ou piadas usando o bot.

  1. MEE6
MEE6 Bot Discord

MEE6 é um bot de moderação que permite receber novas pessoas usuárias, gerenciar seu servidor e criar comandos personalizados. Você também pode configurar alertas de streaming e mídia social, distribuir funções e um sistema de nivelamento para todas as pessoas presentes no servidor.

  1. ProBot
ProBot

O ProBot é um bot Discord altamente personalizável que fornece diferentes serviços e ajuda você a criar um servidor Discord com aparência profissional. Ele suporta designs de boas-vindas personalizados e prontos para uso, suporte para mais de 13 idiomas e um assistente automático para palavras-chave específicas.

Além disso, o ProBot também possui um sistema de proteção anti-raid e um sistema de moderação automática que expulsa ou bane automaticamente usuários ou usuárias com base em suas ações.

  1. Poketwo Bot
Poketwo Bot Discord

Você é um grande fã da franquia Pokémon? Bem, você pode usar o Poketwo para trazer a diversão para o seu servidor Discord. Ele permite que você capture, troque e lute contra diferentes Pokémon com seus amigos ou amigas.

Poketwo é gratuito para jogar e totalmente de código aberto, tornando-o seguro e confiável. Ele gera aleatoriamente diferentes Pokémons em seu servidor Discord, que você pode capturar e adicionar à sua coleção. É um bot divertido que ajuda a aumentar o envolvimento do usuário ou usuária em seus servidores.

É possível criar um Bot no discord?

Sim, é possível. Você poderá criar bots utilizando a linguagem de programação de sua preferência, seja ela Python, JavaScript (utilizando Node.js), C#, dentre outras. 

Para verificar como funciona um bot no Discord, observemos o esquema a seguir: 

Esquema de funcionamento de um Bot do Discord

Os(as) usuários e usuárias do Discord: pessoas conectadas ao seu servidor, estão à esquerda. 

O servidor e API oficial do Discord: mantido e executado pelo próprio Discord, está no meio. 

O servidor do bot: está à direita e pode ser executado em seu computador pessoal ou em um servidor hospedado oficial que funciona 24 horas, 7 dias por semana. 

O código do bot: também está à direita. Este é o código real por trás do seu bot que permite que ele faça o que precisa fazer.

Por que o Discord faz sucesso no mundo dos jogos e dos gamers?

O Discord foi feito por  pessoas desenvolvedoras de jogos, para resolver problemas que pessoas jogadoras tinham com a comunicação enquanto jogavam online. Seus recursos foram desenvolvidos principalmente para esse fim e, por esse motivo, é usado principalmente por esse nicho.

O criador da empresa, Jason Citron, que também era desenvolvedor de jogos, enquanto estava desenvolvendo o seu próximo jogo, ele notou as dificuldades que as equipes de desenvolvimento tinham com a comunicação online enquanto jogavam jogos multiplayer e foi aí que nasceu a ideia de um serviço moderno de bate-papo.

Nesse caso, quando houve o advento da pandemia do Covid-19 em meados de 2020, a plataforma foi utilizada por mais pessoas de público jovem como um entretenimento para jogar no tempo livre e ter uma distração para a mente.

Com as atualizações tecnológicas, foi incorporado um lançador de jogos e sua própria loja de jogos no aplicativo. Agora você pode comprar jogos pela plataforma.

Quais as linguagens de programação o Discord usa?

As linguagens que o Discord utiliza, majoritariamente, são as seguintes: 

  • JavaScript;
  • Rust;
  • Python;
  • Golang;
  • C++;
  • Elixir. 

O que é o Discord Nitro?

Discord Nitro é um programa de associação pago para Discord. O Discord pede uma taxa de assinatura mensal em troca de recursos mais interessantes. A maioria desses recursos se aplica apenas à sua conta e aprimora sua experiência pessoal no Discord. Se você estiver procurando por melhorias em todo o servidor, precisará usar impulsos para desbloquear mais recursos.

Existem dois tipos de Discord Nitro: Nitro Classic e Nitro. O Nitro Classic é uma versão mais barata do Nitro, mas você obtém menos recursos e benefícios. Enquanto isso, o Nitro é a versão completa do plano de assinatura mensal.

O Discord é uma excelente ferramenta de comunicação que aproxima comunidades e agrega muitas funcionalidades e facilidades para que exista a interação entre as pessoas pertencentes a elas. Podemos, por exemplo, fazer vídeo-chamadas, compartilhamento de telas e gerenciar perfis e cargos nele.

Além disso, podemos utilizar bots nele, para que nos auxiliem no gerenciamento de servidores, para ouvirmos músicas e, até mesmo, para a criação de memes. Ele utiliza linguagens como Elixir e JavaScript em seu funcionamento, que pode ser tanto pelo navegador, como pelo aplicativo Desktop, ou ainda, pelo celular. 

Gostou do nosso guia? Que tal agora descobrir um pouco sobre o Zoom, outra ferramenta de comunicação muito utilizada para reuniões?

0 Shares:
1 comment
Deixe um comentário
Você também pode gostar