Há muito tempo atrás, todas as pessoas que gostavam de jogar jogos online tinham o mesmo problema: para conversar com colegas, precisariam utilizar plataformas pesadas e não tão funcionais, como TeamSpeak e Skype, sendo essas as duas únicas opções disponíveis. Essas pessoas também queriam poder conversar com colegas de jogos sem que estivessem jogando, já que muitas vezes eram amizades para além do 2D. 

Felizmente, uma nova ferramenta foi lançada no mercado pensada especialmente para esse público em 2015. O Discord prometia aposentar para sempre o Skype e o TeamSpeak para gamers, permitindo mensagens via texto e chamadas de voz para toda uma comunidade que se organizava em torno de jogos online.

Você já deve ter ouvido falar sobre o Discord ou até mesmo utilizado, porém você sabe como aproveitar essa ferramenta ao máximo? Pensando em te ajudar a iniciar sua própria comunidade gamer, criamos um guia completo sobre essa ferramenta! Aprenda a utilizá-la corretamente com os tópicos que preparamos para você:

Vamos lá, e boa leitura!

O que é Discord?

Discord é uma ferramenta grátis de conversas via chat, vídeo e voz muito utilizada pela comunidade gamer, mas que também serve para outros fins. O Discord reúne diversas comunidades de vários tamanhos e com variados propósitos, indo desde projetos escolares até ajuda para saúde mental. 

Grande parte das comunidades disponíveis são privadas e as pessoas usuárias necessitam de um convite para se juntar a elas. Entretanto, algumas comunidades maiores são abertas e reúnem muitas pessoas, geralmente para tratar de assuntos mais amplos. 

O Discord dá a possibilidade da pessoa usuária controlar totalmente com quem ela quer interagir e de que forma, sendo uma plataforma bem segura. Segundo a página de informações do próprio Discord, não existe um algoritmo por trás manipulando o que as pessoas devem ver, não existe uma rolagem infinita de tela, nem feed de notícias, ao contrário de outras plataformas e redes sociais. 

Atualmente, o Discord é lar de mais de 140 milhões de pessoas usuárias, sendo que, de acordo com a empresa, 70% delas utilizam o Discord para atividades que não envolvem jogos, ou então um misto entre jogar e atividades do dia a dia. 

Você pode utilizar o Discord em sua versão Desktop ou Browser para Windows ou Mac, e também em seu aparelho smartphone, seja ele iOS ou Android. 

Como funciona o Discord?

Alguns termos utilizados na plataforma podem causar uma confusão inicial para quem não costuma usar o Discord, mas não se preocupe! Vamos conhecer agora um pouco melhor sobre o funcionamento da ferramenta.

Servidores

No Discord, servidor é o nome dado às comunidades. São nichos específicos de algum assunto formado por pessoas que são amigas ou conhecidas entre si e que, geralmente, têm algum interesse em comum. Como dito anteriormente, grande parte dos servidores são pequenos e acessíveis apenas por convite. Alguns maiores são públicos, porém, com interesses mais gerais, como Minecraft, Free Fire ou Fortnite. Qualquer pessoa usuária pode criar um servidor novo e convidar colegas para entrar.

Canais

Os servidores do Discord podem ser organizados em Canais, a depender de seu tópico específico e diferentes regras, sendo eles de dois tipos:

Canais de Texto

Nesse tipo de canal, as pessoas usuárias do Discord podem postar mensagens, fazer upload de arquivos e compartilhar imagens para que as outras pessoas presentes vejam a qualquer momento.

Canais de Voz

Nessa categoria, as pessoas usuárias do Discord podem se conectar via chamadas de voz ou vídeo e compartilhar a tela de seu dispositivo a qualquer momento com membros — recurso esse chamado de Go Live.

DM e GDM

É possível enviar mensagens para qualquer pessoa usuária em uma conversa privada no estilo um-a-um, chamadas como DM (Direct Message). Existe também a possibilidade de criar um grupo privado com até dez pessoas, chamado GDM (Group Direct Message). Esses grupos são secretos e normalmente exigem que você tenha um convite de alguma pessoa integrante para entrar. 

Cargos e Permissões

Os servidores do Discord são organizados em Cargos, e cada cargo tem suas permissões. Isso ajuda a pessoa que criou o servidor a organizar melhor quem pode fazer o que dentro dele. Como criador do servidor, você não precisa se dar um cargo e nem nenhuma permissão, você já tem acesso a todas as funções automaticamente. 

Você pode criar seus cargos e o conjunto de permissões que cada um terá. Os cargos têm um nome, um conjunto de permissões e um conjunto de membros que receberão eles. Múltiplos cargos podem ser atribuídos a qualquer membro, tanto a nível do servidor quanto a nível de um canal dentro do servidor.  

Como usar o Discord?

Já abordamos sobre o que é Discord e suas especificidades, agora está na hora de botar a mão na massa! Confira a seguir uma sequência de tutoriais que vão te auxiliar a utilizar e configurar o Discord da melhor maneira possível:

Como criar uma conta no Discord?

  1. Vá para a página inicial do Discord;
  2. Clique em “Abra Discord no seu navegador”;
  3. Coloque o nome de usuário que deseja utilizar no Discord e clique na seta;
  4. O Discord vai te redirecionar para uma aba, em que você deverá colocar sua data de nascimento. Coloque e feche a seguir quando o Discord oferecer para criar um servidor;
  5. Logo em seguida, aparecerá outra aba indicando que você vincule sua conta a um e-mail e adicione uma senha;
  6. Ao fazer isso, um e-mail de confirmação será enviado para sua caixa de entrada. Vá até seu e-mail, clique na mensagem enviada pelo Discord e confirme sua conta clicando em “Verificar e-mail”.
  7. Uma vez que você tiver confirmado seu e-mail, sua conta já está pronta para ser utilizada! Você pode baixar o aplicativo para desktop — ou para o dispositivo que estiver utilizando — ou continuar utilizando no navegador;
  8. Você também pode clicar na engrenagem logo ao lado do seu nome de usuário na parte inferior da tela para entrar no menu “Configurações”. Lá, é possível personalizar com suas próprias preferências e adicionar uma foto de perfil!

Como criar um servidor no Discord?

  1. Ao abrir o Discord da forma que preferir, você notará alguns ícones no lado esquerdo da interface da ferramenta;
  2. Clique no ícone de “+”;
  3. A aba “Criar um Servidor” vai aparecer. Nessa aba, você pode começar um servidor do zero, criar a partir de um molde préestabelecido a partir de suas intenções ou juntar-se a um, caso já tenha um convite;
  4. Ao clicar em “Criar o meu”, outra tela aparecerá, perguntando se você quer criar um servidor privado somente para pessoas próximas ou para um clube ou comunidade. Escolha sua preferência, ou, caso não saiba a resposta, clique em “Pular essa pergunta” na parte inferior;
  5. O Discord te direcionará para a parte de personalizar o servidor. Lá, adicione um nome e uma imagem de perfil para seu servidor — essas informações poderão ser ajustadas mais tarde, caso necessário;
  6. Seu servidor estará criado e novas funções estarão disponíveis dentro dele. 

Como criar Categorias e Canais no Discord?

As categorias são utilizadas para organizar os diferentes canais em seu servidor. Para criar um canal ou uma categoria, siga os seguintes passos:

  1. Procure pela aba “canal de texto/ canal de voz” no lado esquerdo e clique com o botão direito do mouse ou no sinal de “+” ao lado da opção desejada; 
  2. Você pode escolher entre criar uma nova categoria e nomeá-la, um novo canal de texto ou voz para um assunto diferente, a depender dos temas explorados, ou ocultar um ou mais canais que estejam silenciados;
  3. Adicione membros no canal ou canais na categoria desejada;
  4. Você pode tornar um canal ou categoria privada clicando na opção “privada” no menu de criação da categoria/canal.

Como adicionar amigas ou a ao meu servidor no Discord?

Em um computador:

  1. Selecione o servidor ao qual você deseja inserir membros;
  2. Clique no nome do servidor na parte superior esquerda para abrir o menu oculto;
  3. Clique em “Convidar pessoas”;
  4. Na nova aba, clique em “Fazer com que esse link nunca expire” caso você não tenha certeza se a pessoa utilizará o código dentro dos próximos dias;
  5. Copie o código e envie para a pessoa que deseja convidar ao seu servidor.

Em um dispositivo móvel:

  1. Selecione o servidor ao qual você deseja inserir membros na barra lateral;
  2. Clique em “Convidar membros”;
  3. Caso queira, você pode alterar as configurações do link clicando na engrenagem próxima a ele; 
  4. Clique em “Compartilhar Link” e escolha um meio de compartilhamento dentre os diferentes aplicativos disponíveis.

Como enviar uma mensagem direta no Discord?

Em um computador:

  1. Clique no logo do Discord no canto superior esquerdo da tela e, depois, em “Amigos”;
  2. Você pode filtrar por amigas e amigos online no momento ou trocar para “Todos”;
  3. Clique na pessoa para quem quer enviar uma DM e logo uma janela se abrirá, permitindo que você digite a mensagem e envie.

Em dispositivos móveis:

Para dispositivos móveis, o processo é igual. Você só precisará clicar no balão de chat logo abaixo do nome da pessoa para iniciar uma conversa.

OBS: para dispositivos iOS, talvez seja necessário clicar nas três barras brancas paralelas no canto superior para abrir o menu. O ícone de “amigos” estará na barra inferior dessa tela. 

Como compartilhar tela no Discord?

  1. Selecione um servidor;
  2. No servidor, selecione um canal de voz;
  3. Na parte inferior, clique em “Tela”;
  4. Caso esteja a partir de um navegador, um pop-up aparecerá indicando que o site quer compartilhar conteúdo da sua tela e qual sua preferência — se quer compartilhar a tela toda, só uma guia do navegador ou a janela de um aplicativo aberto. Não esqueça de marcar a caixa “selecionar áudio” na parte inferior do pop-up caso vá mostrar algum tipo de vídeo ou algo que necessite de som; 
  5. Caso esteja no aplicativo para Desktop, uma tela aparecerá e você poderá selecionar entre aplicativos ou telas específicas;
  6. Clique em “Ao Vivo”.

OBS: ainda não existe a possibilidade de compartilhar a tela de dispositivos móveis no Discord, somente na versão Desktop. 

Como compartilhar documentos e imagens no Discord?

  1. Selecione o servidor desejado;
  2. Na parte inferior, ao lado da caixa de diálogo em que se digitam as mensagens para enviar no servidor, clique no símbolo “+”;
  3. Selecione o arquivo que deseja fazer upload;
  4. Uma conta padrão do Discord permite upload de um arquivo de até 8MB.

OBS: nas versões mobile, o símbolo será substituído pelo ícone de uma câmera (para tirar uma foto) ou uma imagem (para selecionar uma foto na galeria).

Como fazer uma videochamada com o Discord?

  1. Selecione um servidor;
  2. No servidor, selecione um canal de voz;
  3. Na parte inferior, clique em “Vìdeo”;
  4. Uma janela abrirá com seu vídeo e outras pessoas que também estiverem com a função vídeo ligada.
  5. Caso queira fazer individualmente, você pode selecionar a opção vídeo ao repetir os passos para enviar mensagem para uma pessoa via DM. Você pode também clicar com o botão direito em cima do nome da pessoa;
  6. Para deixar a ligação, basta clicar no grande botão vermelho. 

Para a versão mobile, é só entrar no servidor, selecionar o canal, clicar nos três pontinhos no canto esquerdo da tela e selecionar a opção “Chamada de vídeo”.

Como criar e delegar Cargos no Discord?

Criar cargos:

  1. Clique no servidor desejado;
  2. Depois, clique no nome do servidor na parte superior esquerda para abrir o menu oculto;
  3. No menu, clique em “Config. do Servidor”;
  4. Depois, clique na aba “Cargos”
  5. Para adicionar um cargo, clique na parte de cima no sinal “+”;
  6. Dê um nome para o cargo e personalize suas configurações (como cores, se outras pessoas poderão ver o cargo de cada pessoa, entre outros);
  7. Desça um pouco a tela e marque quais permissões esse cargo terá;
  8. Crie quantos cargos forem necessários e não esqueça de salvar!

Delegar Cargos:

  1. Ainda em “Config. do Servidor”, clique na aba “Membros”;
  2. Clique no símbolo “+” na frente do nome do membro;
  3. Vá até a opção Cargos e marque todos os cargos que essa pessoa terá — pode ser mais de um.

Como colocar Bot no Discord?

Um Bot é um software criado para adicionar funcionalidades a um servidor do Discord, graças à API aberta do programa. 

Para adicionar um bot, você precisa ter ao menos um servidor de sua autoria e ter permissões de administrador no servidor em questão.

  1. Entre no site Discord Bot List;
  2. No campo de pesquisa, você pode procurar por um bot específico ou encontrar um na parte de categorias;
  3. Clique em Invite (Convidar) para acessar a página de identificação do Discord;
  4. Depois, clique no menu “Selecionar um servidor” e clique no servidor desejado;
  5. Selecione as permissões que você quer que o Bot tenha em seu servidor;
  6. Clique em autorizar.

O Discord é uma excelente ferramenta de comunicação que aproxima comunidades e agrega muitas funcionalidades e facilidades para que exista a interação entre as pessoas pertencentes a elas.

Gostou do nosso guia? Que tal agora descobrir um pouco sobre o Zoom, outra ferramenta de comunicação muito utilizada para reuniões?

0 Shares:
Você também pode gostar