A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação, divulgada pela EBC, em 2020, mostrou que 79% dos brasileiros possuem aparelhos de celulares, com ou sem internet. Esse resultado mostra que a telefonia móvel está cada vez mais presente no dia de brasileiros e brasileiras. Sabemos que os aparelhos não se limitam às chamadas telefônicas, os smartphones oferecem uma extensa gama de funcionalidades e possibilidades por meio de aplicações.

A mesma pesquisa mostra que o celular é o principal meio de acesso à internet de pessoas brasileiras. Além disso, somos um dos países que a população passam mais tempo no celular, principalmente dedicadas aos aplicativos. Muitas vezes, esses apps tem objetivos de entreter e comunicar. Entretanto, muitos usuários e usuárias já utilizam o celular para auxiliar na aprendizagem, seja utilizando uma plataforma ead, aplicativos de cursos livres ou assistindo vídeos com conteúdos educacionais. Nesse contexto, surge o conceito de mobile learning, uma modalidade que surgiu para facilitar a vida de estudantes.

Neste texto, separamos as principais informações para você ficar por dentro do assunto:

O que é mobile learning?

O mobile learning é uma modalidade de ensino que faz uso de dispositivos móveis, ou seja, utilizando a internet por meio de smartphones, notebooks e tablets, os estudantes têm acesso ao conteúdo para aprendizagem. O termo é inglês e pode ser traduzido para “aprendizagem móvel”.

O mobile learning facilita a vida de diversas pessoas estudantes, a partir dele é possível estudar de qualquer lugar, bastando ter um dispositivo móvel e uma conexão de internet.

No Brasil, a modalidade é relativamente recente, já que a popularização das tecnologias móveis no nosso país é também uma novidade. Mas, engana-se quem pensa que o mobile learning só acontece com através de um sistema ead robusto, a modalidade pode ser percebida em outros suportes, como citaremos abaixo:

Aplicativos de celular

Como citamos no início deste texto, o Brasil é um dos campeões quando o assunto é downloads de aplicativos para o celular, e nos últimos tempos, os aplicativos com foco em aprendizado e desenvolvimento de novas habilidades vêm ganhando cada vez mais força. Eles podem ter conteúdo em vídeo, jogos interativos e outros formatos de mobile learning.

Livros digitais

Os livros digitais já fazem parte da vida de milhares de pessoas. Com eles, podemos perceber como o mobile learning facilita a vida dos estudantes também na área financeira. Os livros eletrônicos ou e-books costumam custar bem menos que os livros físicos, em alguns casos, eles podem sair até sem custo.

Conteúdo audiovisual

As videoaulas são suportes potentes para o aprendizado, já que o conteúdo audiovisual pode ser mais interativo, o que ajuda a prender a atenção dos alunos e fixar melhor o conteúdo.

É importante ressaltar que o modelo mobile learning não precisa acontecer necessariamente no ensino à distância, ele pode acontecer também no ensino presencial, em ocasiões em que estudantes utilizam, por exemplo, o smartphone para complementar o conteúdo. 

Como e quando surgiu o mobile learning?

O mobile learning surge no período em que a Educação a Distância está ganhando força. À época, as Tecnologias da Informação e a Comunicação Móvel Sem Fio também estavam em ascensão, tudo por volta do início dos anos 2000. Durante esse tempo, a possibilidade da utilização de navegadores em dispositivos móveis estava se desenvolvendo.

Graças ao surgimento de aparelhos, como os laptops e outros tipos de internet sem fio, como é o caso do wireless, acabou se tornando possível aprender em qualquer ambiente e em qualquer horário, tornando o aprendizado muito mais acessível e democrático, principalmente para quem precisava adotar outras rotinas além da de estudos.

Muito embora esse tipo de conceito tenha surgido bem no começo do século XXI, a ideia é bastante antiga e data da década de 1970. À época, Alan Kay já tinha dado a descrição de um aparelho que poderia ser utilizado como uma espécie de livro portátil que visava fortalecer o aprendizado das crianças.

Qual a importância do mobile learning na era digital?

O mobile learning vai muito além do que um passo a mais na história da tecnologia. O mundo vem se tornando muito dinâmico e as pessoas precisam aprender, mas não necessariamente têm tempo para se sentar em uma sala de aula e ficar por horas observando o professor diante do quadro.

Então, é possível dizer que esse tipo de ferramenta acaba facilitando a vida de muitas pessoas. A sua importância é inestimável para quem tem uma rotina corrida, mas não deseja abrir mão da educação, que é um dos principais pilares da humanidade. Então, por isso, a utilização da internet como meio de estudo é indispensável.

Além disso, de acordo com dados apresentados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação (PNAD Contínua TIC), cerca de 88,5% dos brasileiros com 10 anos ou mais utilizam o celular para ter acesso à internet e, consequentemente, para buscar informações.

O mobile learning não é apenas a prova de que um passo a mais foi dado na história da tecnologia. Ele é uma maneira de democratizar todo o acesso à educação que se faz necessário nos dias de hoje. A necessidade de aprender deve estar aliada devidamente às rotinas de pessoas que precisam trabalhar, mas não querem abrir mão do conhecimento.

Qual a diferença entre mobile learning, b-learning e e-learning?

O mobile learning permite que atividades mais curtas e interativas sejam realizadas no dia a dia. O formato é capaz de produzir atividades que devem ser executadas em um espaço curto de tempo, visto que o celular oferece uma grande quantidade de distrações.

Já o b-learning nada mais é do que uma modalidade de ensino híbrido capaz de combinar as práticas pedagógicas estabelecidas tanto no ensino presencial quanto no ensino a distância. Seu principal objetivo é conseguir aliar ambas as metodologias e, consequentemente, alcançar um maior engajamento por parte dos alunos.

Por fim, o e-learning pode ser visto como uma maneira de educar a distância e que, para isso, acaba utilizando os recursos disponíveis em computadores e outros materiais audiovisuais para promover a compreensão de uma determinada pessoa ou de um grupo de pessoas. Também pode ser visto como “aprendizado eletrônico”.

De uma maneira geral, as principais diferenças entre cada um deles estão diretamente ligadas com as metodologias adotadas para que o sistema dê certo. Enquanto uma utiliza o celular como base, a outra já abrange maiores funcionalidades a fim de utilizar a tecnologia, de um modo geral, para o aprendizado.

Qual a relação entre mobile learning e EaD?

O mobile learning é encarado, de uma maneira muito direta, como uma tendência extremamente forte do EaD. Isso significa que um complementa o outro a fim de disseminar o conceito de aprendizado por meio da tecnologia e tudo o que ela tem a oferecer para os alunos e professores.

Assim como na Educação a Distância, esse método acaba utilizando dispositivos móveis ou computadores para estabelecer um vínculo de aprendizado. Dessa forma, dá para afirmar que um sobrevive ao lado do outro, pois estabelecem uma conexão com quem estuda e estimula o aprendizado por meio da tecnologia.

Além de tudo isso, é válido dizer que o mobile learning surge como um verdadeiro facilitador na vida dos brasileiros, assim como o EaD. Por meio da utilização de dispositivos móveis, principalmente os smartphones, uma linha de conhecimento é estabelecida, ajudando às pessoas que possuem uma rotina corrida, mas não abrem mão dos estudos.

Metodologias de ensino e o mobile learning

Metodologia de ensino são as ferramentas e métodos que as pessoas educadoras utilizam para disseminar o conhecimento. Definir os métodos de ensino é fundamental para o sucesso de um curso e consequentemente, o aprendizado.

O mobile learning é uma modalidade inovadora por si só, por esse motivo, acreditamos que as metodologias de ensino utilizadas também devem ser inovadoras. A seguir, iremos listar  alguns modelos ativas de ensino e suas conexões com o mobile learning.

Gamification (ou gamificação)

O gamification vem de game, palavra em inglês que significa jogo. Como o próprio nome já diz, essa metodologia é baseada em trazer a lógica dos jogos para contexto educacional, assim, as aulas podem ficar mais dinâmicas e ter mais envolvimento das pessoas estudantes. 

Usando essa metodologia associada ao mobile learning, é possível pensar em aplicativos de jogos digitais com objetivos exclusivamente educacionais, pode ser uma forma de estudantes mais jovens demonstrarem mais engajamento nas aulas. 

Ensino Híbrido

A metodologia de ensino híbrido é aquela que mescla a aprendizagem online com a offline.

Ela pode potencializar o aprendizado e a troca de conhecimento, através de tecnologias. O ensino híbrido pode, por exemplo, ter um pouco de gamification. 

Vale lembrar que, não basta colocar colocar smartphones ou notebooks para estudantespara exercer o ensino híbrido, é preciso ter um planejamento estruturado, com um plano de aula que contemple as atividades que farão com que estudantes alcancem os resultados esperados. 

Sala de aula invertida

O que você pensa quando escuta o termo “sala de aula invertida”?

Se veio em sua cabeça uma sala de aula com o layout diferente, não é bem por aí.

A sala de aula invertida é uma metodologia em que, ao contrário do ensino tradicional, as pessoas estudantes já vão para a aula tendo um conhecimento prévio da disciplina, o professor ou professora não é o primeiro vetor de conhecimento. 

O mobile learning pode facilitar essa aprendizagem antecipada de estudantes que poderão adquirir esses conhecimentos por meio do seu smartphone, com vídeos, áudios e outros materiais. 

Plataforma para mobile learning

Agora que você já entendeu como o mobile learning funciona e suas possibilidades, vamos falar como escolher uma plataformas de cursos online  pode potencializar as aplicações dessa modalidade. Mas, o que observar ao escolher uma plataforma?
Confira a lista de tópicos principais:

Aplicativo 

O mobile learning se vale da tecnologia móvel, então essa é a primeira característica de uma plataforma. Sugerimos escolher uma plataforma que tenha um aplicativo personalizável, que você pode adaptar inserindo a sua marca e a sua identidade visual. 

Qualidade e estabilidade

A segunda característica indispensável para a plataforma é a estabilidade e a qualidade. Vamos supor que o seu objetivo com o  mobile learning é uma plataforma de hospedagem de vídeos para treinamento empresarial em uma grande organização, é preciso garantir que mesmo com muitos acessos simultâneos a plataforma seja estável. 

Segurança

A segurança é fundamental para qualquer plataforma de aprendizagem. Confira se a plataforma oferece segurança contra a pirataria digital e se os protocolos são em https. Além disso, se o conteúdo que você vai disponibilizar é pago, é preciso garantir a segurança também na transação financeira. 

Quais as vantagens do mobile learning?

Sem dúvida alguma, um dos principais benefícios do mobile learning é poder estudar em qualquer lugar. Graças à evolução da tecnologia, bem como dos conceitos de aprendizado, há como trazer comodidade para a maior parte das pessoas que se veem dentro de uma rotina corrida, mas desejam continuar aprendendo.

Dessa forma, é possível dizer que algumas das principais vantagens do método são:

  1. Motivação: ao utilizar um dispositivo móvel, que já se tornou comum na vida de vários brasileiros, fica muito mais simples motivar os estudos e trazer alguma esperança para o aprendizado;
  2. Conteúdos variados: a utilização da tecnologia com fins de estudo é extremamente benéfica, pois pode apresentar conteúdo variado, seja ele por meio de vídeos, arquivos de áudio ou, até mesmo, algumas imagens;
  3. Conteúdo completo: levando em consideração que o tempo em sala de aula acaba não sendo suficiente para estudar e revisar todo o conteúdo, o sistema de aprendizagem móvel consegue disponibilizar materiais necessários e que podem ser acessados a qualquer momento.

Qual a relação entre o mobile learning e o mundo corporativo?

A tecnologia mobile não está voltada, unicamente, para o mundo da educação. Ela também pode ser utilizada de outras maneiras e com diversas finalidades, como é o caso de sua aplicação no mundo corporativo. Além de fazer com que a forma de comunicação seja amplificada, também há as chances de uma filtragem assertiva de possíveis colaboradores.

Graças ao crescimento de dispositivos móveis na atualidade, o mobile learning  é facilmente utilizado no âmbito corporativo não apenas para encontrar novos funcionários, mas também para preparar os colaboradores para lidar com tecnologias inovadoras. Com a disponibilização de cursos e outras ferramentas educativas, é possível criar uma cultura forte na corporação.

A criação de treinamentos personalizados acaba trazendo inúmeras vantagens para uma empresa, principalmente para aquelas que desejam crescer gradativamente. Dessa forma, a qualquer momento os colaboradores da empresa poderão ter acesso ao conteúdo e recorrer a ele em caso de dúvida, melhorando a qualidade do serviço entregue.

Como implementar o mobile learning na sala de aula? 8 dicas!

Por ser um método relativamente novo e que lida diretamente com a tecnologia, o mobile learning deve ser implementado em sala de aula de uma maneira capaz de incluir todas as pessoas estudantes e, ao mesmo tempo, oferecer estratégias inovadoras que facilitem a compreensão e o desenvolvimento de habilidades.

As maneiras mais comuns de implementar essa prática são:

  1. Livros digitais: os livros digitais têm se popularizado cada vez mais no dia a dia das pessoas, sejam elas estudantes ou não. Por isso, graças à facilidade de seu download e o baixo espaço que ocupa no armazenamento de celulares, computadores e outros dispositivos, o método tem sido cada vez mais usado;
  2. Redes sociais voltadas para educação: disponíveis para os celulares por meio de aplicativos, suas funcionalidades são muito semelhantes às redes sociais comuns, mas que focam principalmente na interação das pessoas usuárias;
  3. Gamificação: a gamificação permite que os jogos digitais sejam utilizados como estratégia para auxiliar no aprendizado e, consequentemente, ampliar os conhecimentos das pesosas alunas de maneira divertida;
  4. Cursos e-learning: esse tipo de curso é desenvolvido utilizando padrões específicos de mobilidade, fazendo com que telas pequenas sejam adaptadas em ambientes virtuais de aprendizagem;
  5. Videoaulas: as videoaulas se tornaram muito comuns, principalmente na época da pandemia. Na maior parte dos casos, têm curta duração e podem ser disponibilizadas on-line ou off-line;
  6. Aplicativos: os aplicativos também podem ser utilizados com a finalidade de ensinar. É por isso que o método do mobile learning tem utilizado com muita frequência para facilitar a integração das pesosas estudantes com os conteúdos;
  7. Palestras: as palestras servem, de uma maneira bem mais geral, para conscientizar os alunos sobre a importância do uso da tecnologia acerca desse tipo de aprendizado;
  8. Diálogo com os professores: por fim, a melhor maneira de implementar o mobile learning em sala de aula é tendo um diálogo com os professores e mostrando para eles o quão necessária é a utilização da tecnologia como ferramenta de ensino nos dias de hoje.

Conheça a profissão de desenvolvedor mobile    

Levando em consideração que o mobile learning está sempre em contato com novas tecnologias, não há nada mais justo do que falar sobre as pessoas desenvolvedoras mobile. Elas são as principais responsáveis por colocar novos aplicativos no ar e, consequentemente, facilitar o processo de aprendizado.

Sendo assim, saiba, abaixo, um pouco mais sobre essa profissão e o quanto ela é relevante na atualidade.

O que faz?

A pessoa desenvolvedora mobile é responsável por trabalhar diretamente com o planejamento, concepção, desenvolvimento, divulgação e implementação de ferramentas focadas para os dispositivos móveis. Para que isso seja possível, ele deve trabalhar com conceitos-chave relacionados à área da Tecnologia da Informação.

Esse tipo de profissional deve ter curiosidade, pois será necessário estar em constante aprendizado sobre novas tecnologias e como elas podem interferir positivamente na vida de muitas pessoas. Assim, aprendendo novas linguagens, ele obterá melhores resultados e trará uma experiência única para os usuários.

Quanto ganha?

É comum que o valor atribuído para o início de carreira fique entre R$ 1.500 e R$ 2.500 em média, mas vai depender da localização do profissional e de outros vários cenários políticos e sociais do país.

No entanto, para aqueles que moram bem perto de regiões metropolitanas, o salário inicial acaba apresentando um aumento bastante relevante: R$ 4.800. Em muitos casos, é possível observar que os profissionais são contratados por projeto e não de forma definitiva. Algumas pesosas profissionais mais experientes da área chegam a ganhar R$ 7.500.

Por onde começar para ser um desenvolvedor mobile?

Para ser uma pessoa desenvolvedora mobile é necessário saber quais os primeiros passos para seguir. Não é preciso ter uma formação superior em alguma área específica. Na maior parte dos casos, as empresas exigem apenas conhecimentos avançados na área tecnológica para suprir suas necessidades no momento.

No entanto, será preciso ter cursos de formação voltados para o desenvolvimento de aplicativos móveis que tragam um maior embasamento técnico para a sua área. Além disso, ainda há os conhecimentos específicos, que devem estar voltados para:

  1. CSS;
  2. Bancos de dados;
  3. Lógica de programação;
  4. Linguagem de programação para Android;
  5. Linguagem de programação para iOS;
  6. Design e interface;
  7. User experience;
  8. Linguagem de Modelagem Unificada;
  9. Testes e Quality Assurance;
  10. Ambientes integrados de desenvolvimento;
  11. Conhecimento em marketplace.

Aproveite e saiba como ir bem sem experiência em uma entrevista de emprego!

Como está o mercado de trabalho?

O mercado de trabalho para pesosas desenvolvedoras está muito fértil, principalmente porque apresenta um crescimento considerável no Brasil. Dentre as outras nações, a brasileira é uma das que mais utiliza tecnologias móveis e, também, os aplicativos. Isso acaba facilitando, e muito, a vida dessas pessoas profissionais.

Atualmente, as empresas também estão cada vez mais interessadas em criar os seus próprios aplicativos e encontrar outras soluções tecnológicas para chegarem a resultados cada vez melhores no mercado competitivo. Dessa maneira, é possível afirmar que o mercado de trabalho está em completa ascensão.

Levando em consideração que uma das demandas do mundo contemporâneo é a otimização do tempo, o mobile learning é com certeza, uma tendência que veio para ficar. Já que por meio dele é possível aprender com mais facilidade, de qualquer lugar e em qualquer hora. Além disso,  inserir tecnologias no ensino é uma maneira eficaz para criar novas ferramentas e otimizar métodos, desenvolvendo novas estratégias educacionais.

Esse artigo foi produzido pela Sambatech, empresa referência no mercado de hospedagem e distribuição de vídeos online e plataforma EAD.

0 Shares:
Deixe um comentário
Você também pode gostar