A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação, divulgada pela EBC, em 2020, mostrou que 79% dos brasileiros possuem aparelhos de celulares, com ou sem internet. Esse resultado mostra que a telefonia móvel está cada vez mais presente no dia de brasileiros e brasileiras. Sabemos que os aparelhos não se limitam às chamadas telefônicas, os smartphones oferecem uma extensa gama de funcionalidades e possibilidades por meio de aplicações.

A mesma pesquisa mostra que o celular é o principal meio de acesso à internet de pessoas brasileiras. Além disso, somos um dos países que a população passam mais tempo no celular, principalmente dedicadas aos aplicativos. Muitas vezes, esses apps tem objetivos de entreter e comunicar. Entretanto, muitos usuários e usuárias já utilizam o celular para auxiliar na aprendizagem, seja utilizando uma plataforma ead, aplicativos de cursos livres ou assistindo vídeos com conteúdos educacionais. Nesse contexto, surge o conceito de mobile learning, uma modalidade que surgiu para facilitar a vida de estudantes. Neste texto, separamos as principais informações para você ficar por dentro do assunto.

O que é mobile learning?

O mobile learning é uma modalidade de ensino que faz uso de dispositivos móveis, ou seja, utilizando a internet por meio de smartphones, notebooks e tablets, os estudantes têm acesso ao conteúdo para aprendizagem. O termo é inglês e pode ser traduzido para “aprendizagem móvel”.

O mobile learning facilita a vida de diversas pessoas estudantes, a partir dele é possível estudar de qualquer lugar, bastando ter um dispositivo móvel e uma conexão de internet.

No Brasil, a modalidade é relativamente recente, já que a popularização das tecnologias móveis no nosso país é também uma novidade. Mas, engana-se quem pensa que o mobile learning só acontece com através de um sistema ead robusto, a modalidade pode ser percebida em outros suportes, como citaremos abaixo:

Aplicativos de celular

Como citamos no início deste texto, o Brasil é um dos campeões quando o assunto é downloads de aplicativos para o celular, e nos últimos tempos, os aplicativos com foco em aprendizado e desenvolvimento de novas habilidades vêm ganhando cada vez mais força. Eles podem ter conteúdo em vídeo, jogos interativos e outros formatos de mobile learning.

Livros digitais

Os livros digitais já fazem parte da vida de milhares de pessoas. Com eles, podemos perceber como o mobile learning facilita a vida dos estudantes também na área financeira. Os livros eletrônicos ou e-books costumam custar bem menos que os livros físicos, em alguns casos, eles podem sair até sem custo.

Conteúdo audiovisual

As videoaulas são suportes potentes para o aprendizado, já que o conteúdo audiovisual pode ser mais interativo, o que ajuda a prender a atenção dos alunos e fixar melhor o conteúdo.

É importante ressaltar que o modelo mobile learning não precisa acontecer necessariamente no ensino à distância, ele pode acontecer também no ensino presencial, em ocasiões em que estudantes utilizam, por exemplo, o smartphone para complementar o conteúdo. 

Metodologias de ensino e o mobile learning

Metodologia de ensino são as ferramentas e métodos que as pessoas educadoras utilizam para disseminar o conhecimento. Definir os métodos de ensino é fundamental para o sucesso de um curso e consequentemente, o aprendizado.

O mobile learning é uma modalidade inovadora por si só, por esse motivo, acreditamos que as metodologias de ensino utilizadas também devem ser inovadoras. A seguir, iremos listar  alguns modelos ativas de ensino e suas conexões com o mobile learning.

Gamification (ou gamificação)

O gamification vem de game, palavra em inglês que significa jogo. Como o próprio nome já diz, essa metodologia é baseada em trazer a lógica dos jogos para contexto educacional, assim, as aulas podem ficar mais dinâmicas e ter mais envolvimento das pessoas estudantes. 

Usando essa metodologia associada ao mobile learning, é possível pensar em aplicativos de jogos digitais com objetivos exclusivamente educacionais, pode ser uma forma de estudantes mais jovens demonstrarem mais engajamento nas aulas. 

Ensino Híbrido

A metodologia de ensino híbrido é aquela que mescla a aprendizagem online com a offline.

Ela pode potencializar o aprendizado e a troca de conhecimento, através de tecnologias. O ensino híbrido pode, por exemplo, ter um pouco de gamification. 

Vale lembrar que, não basta colocar colocar smartphones ou notebooks para estudantespara exercer o ensino híbrido, é preciso ter um planejamento estruturado, com um plano de aula que contemple as atividades que farão com que estudantes alcancem os resultados esperados. 

Sala de aula invertida

O que você pensa quando escuta o termo “sala de aula invertida”?

Se veio em sua cabeça uma sala de aula com o layout diferente, não é bem por aí.

A sala de aula invertida é uma metodologia em que, ao contrário do ensino tradicional, as pessoas estudantes já vão para a aula tendo um conhecimento prévio da disciplina, o professor ou professora não é o primeiro vetor de conhecimento. 

O mobile learning pode facilitar essa aprendizagem antecipada de estudantes que poderão adquirir esses conhecimentos por meio do seu smartphone, com vídeos, áudios e outros materiais. 

Plataforma para mobile learning

Agora que você já entendeu como o mobile learning funciona e suas possibilidades, vamos falar como escolher uma plataformas de cursos online  pode potencializar as aplicações dessa modalidade. Mas, o que observar ao escolher uma plataforma?
Confira a lista de tópicos principais:

Aplicativo 

O mobile learning se vale da tecnologia móvel, então essa é a primeira característica de uma plataforma. Sugerimos escolher uma plataforma que tenha um aplicativo personalizável, que você pode adaptar inserindo a sua marca e a sua identidade visual. 

Qualidade e estabilidade

A segunda característica indispensável para a plataforma é a estabilidade e a qualidade. Vamos supor que o seu objetivo com o  mobile learning é uma plataforma de hospedagem de vídeos para treinamento empresarial em uma grande organização, é preciso garantir que mesmo com muitos acessos simultâneos a plataforma seja estável. 

Segurança

A segurança é fundamental para qualquer plataforma de aprendizagem. Confira se a plataforma oferece segurança contra a pirataria digital e se os protocolos são em https. Além disso, se o conteúdo que você vai disponibilizar é pago, é preciso garantir a segurança também na transação financeira. 

Levando em consideração que uma das demandas do mundo contemporâneo é a otimização do tempo, o mobile learning é com certeza, uma tendência que veio para ficar. Já que por meio dele é possível aprender com mais facilidade, de qualquer lugar e em qualquer hora. Além disso,  inserir tecnologias no ensino é uma maneira eficaz para criar novas ferramentas e otimizar métodos, desenvolvendo novas estratégias educacionais.

Esse artigo foi produzido pela Sambatech, empresa referência no mercado de hospedagem e distribuição de vídeos online e plataforma EAD.

0 Shares:
Você também pode gostar