É comum sentirmos que não estamos alcançando os resultados desejados e perdermos a motivação para estudar. Para reverter isso, cada pessoa deve optar por métodos de estudo distintos e que combinem mais com seu perfil.

Dessa forma, fica mais fácil conquistar seus objetivos, sejam eles boas notas, aprovação no curso desejado ou aprendizagem de uma nova linguagem de programação.

Para te auxiliar na escolha do método de estudo ideal, elencamos 10 maneiras que podem ajudar nos estudos. Se interessou? Então, confira quais técnicas apresentaremos neste post:

Vamos lá? Boa leitura!

O que são os métodos de estudo e qual a importância?

Os métodos de estudo são maneiras encontradas por estudantes, e muitas vezes disseminadas pelos professores, para assimilar um determinado conteúdo de maneira mais fácil. Para quem já passou pela fase escolar, é comum sentir dificuldades para fixar um assunto em específico ou, até mesmo, para se manter concentrado nas tarefas.

O interesse de quem ensina pelas formas de estudar tem crescido cada vez mais. Além disso, as pessoas estudantes já passaram a criar consciência de que esse tipo de fórmula pode ajudar a compreender o conteúdo de maneira mais simples. Sendo assim, ambos os lados se ajudam a evoluir intelectualmente e a encontrar formas assertivas de aprender.

É válido dizer que estudar é estabelecer uma relação entre os conteúdos repassados em sala de aula, seja ela virtual ou on-line. Dessa maneira, para que um bom desempenho relacionado à preparação para uma prova seja visto, é necessário saber administrar o tempo e não apenas estudar de formas convencionais.

Sendo assim, a importância dos métodos de estudo está, justamente, na facilitação do aprendizado e na possibilidade de administrar melhor o tempo voltado para os estudos. Dessa forma, o foco fica garantido, além de manter a determinação da pessoa estudante em alcançar algum objetivo em específico.

Quais os maiores desafios de estudar de maneira eficiente?

Existem muitos fatores que estão por trás de um estudo eficiente, principalmente para quem deseja colocar o aprendizado em dia dentro de casa. Atenção é o maior desafio, principalmente quando o assunto requer foco nos mínimos detalhes. Criar e seguir um planejamento de estudos também é uma dificuldade de muitas pessoas, porém é extremamente necessário para que o conteúdo aprendido em um determinado período seja assimilado facilmente.

Antes de mais nada, a pessoa estudante deverá compreender qual pilar precisa ser melhor desenvolvido, seja ele o de concentração, assimilação ou gerenciamento de tempo. Para definir melhor esse tipo de divisão, veja, abaixo, porquê esses pilares podem acabar virando um grande empecilho caso não sejam bem administrados.

Assimilar

Na maior parte dos casos, as dificuldades em assimilar um novo conteúdo são enormes e, algumas vezes, podem até desestimular a pessoa estudante a continuar com o seu planejamento. Até porque todos os discentes já tiveram uma certa aversão a uma determinada disciplina, seja ela Física, Matemática ou Português.

Dessa forma, um dos maiores desafios de estudar de maneira eficiente é a assimilação. No entanto, será preciso se manter resiliente e enfrentar todas as barreiras colocadas no meio do caminho, porque, em algum momento, o esforço valerá a pena. Lembre-se, também, que nem sempre haverá alguém para te ajudar a superar alguma dificuldade. Vença por conta própria!

Focar

Focar também é um grande empecilho, principalmente para quem estuda em casa. Com tantas distrações espalhadas, tais quais celulares, televisões e celulares, fica realmente difícil prestar atenção em uma determinada matéria. É por isso que os métodos de estudo eficazes precisam ser bem idealizados.

Além disso, ainda há outros problemas relacionados ao foco como, por exemplo, ter que dividir o mesmo ambiente com outra pessoa. O ideal é tentar encontrar um local onde não haja grandes interrupções e manter o celular desligado até que o horário de estudar tenha chegado ao fim.

Gerenciar

Por fim, ainda há uma grande dificuldade: o gerenciamento de tempo. Independente de qual seja a idade do aluno, será necessário dividir os horários em vários blocos a fim de encontrar uma maneira de encaixar todas as atividades ao longo da semana. Quase tudo precisa ser organizado: interações com amizades, familiares, atividades do cotidiano e estudos da escola ou da faculdade.

Para que o tempo seja administrado de maneira produtiva, é necessário que haja disciplina e determinação por parte da pessoa estudante. Ele também precisará usar ferramentas capazes de ajudá-lo a dividir suas tarefas do dia a dia, ajudando-o a manter o foco e, também, assimilar o conteúdo de maneira simples.

Quais as principais vantagens de usar métodos de estudo?

Os métodos de estudo apresentam muitas vantagens para a vida dos estudantes, principalmente para aqueles que têm dificuldade de assimilação e concentração. O principal benefício de começar a aplicar a tática na sua vida é trazer uma melhor compreensão do conteúdo e, consequentemente, se dar melhor nas provas.

Outro ponto muito importante sobre essa metodologia ágil é o desenvolvimento mútuo de várias capacidades por parte de quem estuda. Com um conhecimento mais amplo e as ferramentas certas, essa pessoa se torna capaz de demonstrar outras habilidades como aquelas voltadas para a expressão oral e para a escrita.

Além disso, com toda a preparação e organização voltada para os métodos de estudo, ainda há um aumento significativo da produtividade e do desempenho, ajudando quem estuda a conseguir boas notas na escola ou na faculdade. A desenvoltura para resolver provas discursivas e formular argumentos também fica nítida.

Quais os melhores métodos de estudo e como aplicar?

Depois de conhecer melhor as vantagens desse tipo de estratégia de aprendizado, por que não conhecer os melhores métodos adotados ao redor do mundo? Com diversas possibilidades, ficará muito mais fácil escolher as mais confortáveis e testá-las de acordo com a sua disponibilidade.

Mapa mental: organizando o conteúdo em um diagrama!

Diagrama de mapa mental, mostrando um círculo ao meio onde está escrito "tema central", ao redor há outros círculos onde está escrito "subtema" e linhas ligando esses círculos

O mapa mental é uma ferramenta que auxilia na organização do tema de estudo. Ele é atrativo para as pessoas com mentes mais visuais e que querem usar um método simples de ser construído. Diferentemente do mapa conceitual, essa técnica permite maior liberdade para estruturar qualquer que seja o tema e facilita na visualização do conteúdo.

Para estruturá-lo, primeiramente, você terá que definir onde o seu mapa mental será feito. Existem algumas plataformas online que podem auxiliar nesse processo, mas a folha de papel continua sendo a preferida de muitas pessoas.

Depois de decidir isso, você deverá escrever, no centro, a palavra-chave que indica a ideia central do tema que precisa ser estudado. A partir dessa palavra serão feitas ramificações que se direcionam às laterais da folha. Cada uma delas deve indicar uma informação relevante e que se relaciona com a ideia central. Em seguida, ramificações secundárias podem ser ligadas às principais, caso o tema central englobe vários assuntos que merecem sua atenção.

Lembre-se que a quantidade de ramos criados é definida por você e eles podem ser editados de acordo com o conteúdo.

Como funciona?

A criação do mapa mental consiste na listagem dos assuntos aprendidos em uma folha ou programa de celular/computador de forma a facilitar o aprendizado. A adição de desenhos, gráficos e símbolos irá ajudar a compreender melhor o conteúdo, possibilitando a associação entre imagem e texto.

Como aplicar na prática?

Na prática, esse método de estudo pode ser utilizado em qualquer conteúdo que a pessoa tenha dificuldade. Graças à facilidade de sua criação, poderá ser feito da maneira mais confortável e com os símbolos escolhidos pelo discente, realizando uma associação entre frases, datas, conteúdos e imagens para ampliar o entendimento.

Quais as vantagens de usar esse método?

Existem muitas vantagens em utilizar o mapa mental como principal método de aprendizado como, por exemplo, a memorização e a retenção de conteúdo. Os diagramas conseguem ser facilmente assimilados pelo nosso cérebro, principalmente quando assumem formatos de representação acerca de um conteúdo em específico.

Além disso, os mapas mentais se mostram uma maneira bem mais envolvente de colocar o aprendizado em prática. Muitos termos científicos podem ser aprendidos rapidamente graças ao envolvimento da pessoa com aquela atividade de criar relações e, ainda por cima, fazer desenhos ou colagens sobre determinado conteúdo.

Estudo intercalado: aprenda vários conteúdos de uma forma produtiva!

HorárioMatéria
8:30 às 10 hJavaScript
10 às 11:30 hC
11:30 ao 12:30 hIntervalo
12:30 às 13:30 hRust

Suponha que você esteja iniciando na área de programação e queira se dedicar a três tipos de linguagem — JavaScript, C e Rust. Uma das formas de aprendê-las com eficiência e evitar a procrastinação é utilizar o método de estudo intercalado. Ele consiste em dividir os temas que precisam ser estudados em um determinado período — duas horas por dia para cada matéria, por exemplo.

É essencial que você utilize esse tempo de forma leve, sem passar um longo período em um conteúdo apenas, pois isso faz com que você se canse e enjoe dele mais rapidamente. Portanto, você deve separá-los igualmente nos horários disponíveis e intercalá-los. Com isso, todas as vezes que você retomar uma matéria, sentirá necessidade de rever o que foi estudado anteriormente.

Como funciona?

O estudo intercalado é um dos métodos de estudo mais simples e abrangente dentre os demais. Essa técnica consiste em fazer uma distribuição das matérias do plano de estudos da pessoa estudante de uma forma que seja possível não estudar um mesmo conteúdo por longas horas, o que acaba causando irritabilidade e perda de concentração.

O ideal é que os assuntos sejam distribuídos de maneiras diferentes entre eles. No lugar de passar o dia inteiro estudando apenas Matemática, é possível intercalar a matéria com História e Física, por exemplo. Evitar estudar matérias de cálculo no mesmo dia também pode ser uma boa ideia.

Como aplicar na prática?

O método de estudo funciona de maneira fácil, assim como foi especificado anteriormente. No entanto, é necessário saber como aplicá-lo no dia a dia para obter sucesso. Dessa forma, o passo a passo de aplicação consiste em:

  1. Realizar um planejamento de estudos;
  2. Estabelecer um período para estudar cada um dos conteúdos;
  3. Aproveitar outras técnicas ao longo da rotina de estudo;
  4. Seguir o próprio ritmo, sem forçar.

Quais as vantagens de usar esse método?

O estudo intercalado traz muitas vantagens para a vida dos estudantes, principalmente para aqueles que têm dificuldade em aprender um mesmo conteúdo ao longo do dia. Um dos maiores benefícios do método é o aumento da produtividade, visto que mais de uma matéria é aprendida nesse meio tempo.

Mais um dos pontos positivos do método está diretamente relacionado com a possibilidade da continuidade do ato de aprender. No lugar de ter picos de produtividade em um baixo desempenho, será possível manter um rendimento bem satisfatório ao longo do cronograma de estudos, o que estimula a aprender ainda mais e não desistir de sua rotina.

Método pomodoro: se recompense durante os intervalos!

Diagrama da técnica pomodoro, mostrando um círculo composto de tomates e setas, intercalados. Onde há tomates, está escrito "25 minutos de foco" e onde há setas, está escrito "5 minutos de descanso"

O nome dessa técnica foi inspirado naquele cronômetro em formato de tomate, já que pomodoro significa tomate em italiano. O próprio nome já indica que esse método de estudo utiliza o tempo como seu principal aliado.

O método pomodoro valoriza não somente o período destinado aos estudos, como também o tempo livre. Ao optar por essa técnica, você deve seguir os seguintes passos:

  1. Escolher os temas a serem estudados;
  2. Definir a ordem em que eles serão vistos;
  3. Se dedicar completamente ao primeiro deles por 25 minutos;
  4. Depois de 25 minutos, fazer uma pausa de 5 minutos no máximo;
  5. Repetir todo o processo quatro vezes;
  6. Depois de realizar quatro pomodoros, realizar uma pausa de 30 minutos.

Esse ciclo pode ser realizado diariamente e em qualquer que seja a tarefa, o importante é eliminar todas as distrações e manter o foco enquanto você estuda. Além disso, busque relaxar durante os momentos livres e não realizar nenhuma atividade que exija concentração.

Como funciona?

O método de estudo é muito simples e possui uma duração de 2 horas. Para que seja possível colocá-lo em prática, será preciso que a atividade realizada leve 25 minutos para ser concluída. Após a finalização desse período, o estudante terá direito a 5 minutos para descansar a mente.

O procedimento dos 25 minutos deverá ser repetido até que as 2 horas estejam completas. A principal recompensa ao concluir esse ritmo de assimilação é ter meia hora de descanso. É importante lembrar, também, que a pessoa estudante deverá se manter focado a todo o momento e, caso termine antes, é válido dar início à próxima atividade.

Como aplicar na prática?

A aplicação do método Pomodoro, na prática, é bem mais simples do que parece. Seguindo os passos abaixo, você conseguirá assimilar uma nova técnica de concentração e estudo:

  1. Antes de mais nada, faça uma lista de tarefas;
  2. Coloque um cronômetro com 25 minutos;
  3. Realize uma pausa de 5 minutos que também deverá ser contabilizada;
  4. Repita esse mesmo ciclo até que o processo complete 4 pomodoros;
  5. Realize uma pausa de 30 minutos após a finalização das 2 horas e recomece;
  6. Mantenha-se focado durante toda a atividade;
  7. Defina os objetivos de estudo.

Quais as vantagens de usar esse método?

Dentre as principais vantagens do método Pomodoro, é possível mencionar o aumento da produtividade, dos resultados e da motivação como os maiores benefícios. Também é possível dizer que, ao utilizar a cronometragem de um período, as distrações são facilmente evitadas ao longo da rotina de estudos.

Método Robinson: explorar, perguntar, ler, rememorar e repassar!

Sigla do método Robinson: EPL2R. Abaixo de cada letra, há a palavra referente a ela: E = explorar; P = perguntar; L = ler; 2R = rememorar e repassar.

Esse método de estudo foi criado pelo psicólogo norte-americano Francis Robinson e é dividido em cinco etapas que contemplam os pontos principais para atingir um bom aprendizado. Veja a seguir!

  1. Explorar: esse é o momento para ter um primeiro contato com o tema que será estudado. O ideal é ler superficialmente sobre ele e seus principais tópicos. Com isso, surgirão dúvidas sobre o assunto, as quais serão levantadas no segundo passo do método;
  2. Perguntar: depois de observar brevemente o conteúdo, é hora de elencar quais os questionamentos sobre ele — escreva em um caderno ou folha de papel para não esquecê-los;
  3. Ler: nessa etapa você deve se dedicar à leitura aprofundada do tema com o objetivo de encontrar as respostas para cada uma de suas dúvidas;
  4. Rememorar: assim que as dúvidas forem cessadas, é hora de ler novamente todo o conteúdo;
  5. Repassar: o passo final consiste em repassar todo o conteúdo — pode ser feito em grupo ou individualmente — o ideal é destacar os pontos importantes em voz alta.

Como funciona?

A metodologia de Francis Pleasant Robinson foi criada com o intuito de permitir que combatentes conseguissem se ler de forma mais assídua e proveitosa.

A técnica consiste, principalmente, nos cinco passos que já foram mencionados acima, fazendo com que a aquisição de conhecimento seja realizada de maneira mais fácil. As etapas se baseiam na ideia de que a repetição é a melhor forma de compreender algo e obter um bom desempenho nos estudos.

Como aplicar na prática?

Para que este método de estudo seja aproveitado da melhor maneira possível, é necessário ter uma compreensão de tudo o que está ao seu redor, porque nem sempre a concentração e o foco estarão ao lado de quem estuda. Dessa maneira, é preciso:

  1. Entender como o cérebro funciona e como assimila novas informações;
  2. Identificar quanto tempo e quais são os horários disponíveis para o aprendizado;
  3. Definir quais as matérias devem ser estudadas;
  4. Montar um cronograma ou, de preferência, um ciclo de estudos;
  5. Imprimir um cronograma ou desenhar em algum local visível.

Quais as vantagens de usar esse método?

O método Robinson é um dos métodos de estudo mais direto entre os demais. Além de incentivar a organização, ele também tem como principal vantagem a estimulação ao estudo, o aumento de produtividade e, por fim, a ampliação da concentração para compreender um determinado conteúdo.

Estudo mnemônico: memorize de forma fácil e divertida!

É provável que, em algum momento da sua vida acadêmica, você tenha se deparado ou utilizado alguma daquelas frases divertidas para decorar um tema, certo? É dessa forma que o método de estudo mnemônico te ajuda a memorizar um conteúdo.

Imagine que você tenha dificuldade em lembrar os planetas do sistema solar em ordem de distância do sol. Uma opção para recordar é memorizar a frase:

Minha Vó Terminou Minha Janta Sem Usar Nozes

Marte Vênus Terra Mercúrio Júpiter Saturno Urano Netuno

Essa técnica é ideal para as pessoas que querem memorizar um conteúdo por um curto período ou têm pouco tempo para decorar o assunto.

Como funciona?

O método não tem muito segredo: há uma simplificação de um determinado conteúdo ou informação sequenciada, transformando-a em uma única palavra ou expressão. Para isso, basta juntar as primeiras letras ou alguns prefixos do conceito que você precisa memorizar em uma única palavra, aliando uma boa sonoridade ao método.

Como aplicar na prática?

A prática no dia a dia já está explicada no funcionamento do método. Uma maneira muito simples de aplicar esse tipo de método de estudo em sua rotina é buscando algumas dessas pequenas expressões na internet, relacionada a um determinado conteúdo que está estudando naquele momento.

Você também pode criar o seu mnemônicos como“Parei No Museu” para definir os períodos da Pré-História (Paleolítico, Neolítico e Mesolítico).

Mnemônimo "parei no museu", indicando a atribuição de significado de cada inicial da expressão: P = paleolítico; N = neolítico; e M = mesolítico.

Quais as vantagens de usar esse método?

Existem muitas vantagens ao utilizar o método mnemônico como, por exemplo, o aprendizado de uma grande quantidade de conteúdo de maneira compacta. Então, saber memorizar por uma estratégia curta e extremamente divertida pode estimular o seu cérebro a lembrar mais rapidamente do que foi estudado.

Outro bom ponto do método é que estimula a criatividade, abrindo algumas portas relacionadas ao estímulo do cérebro e, também, ao desejo de aprender mais rapidamente. A produtividade também pode ser observada com a constante aplicação da metodologia.

Autoexplicação e auto interrogação: explique para si mesmo em voz alta!

Foto de Barbara Maidel.

Pessoas questionadoras são grandes fãs desse método de estudo! Ele pode ser divido em três etapas: ler, questionar e explicar. Ao colocá-lo em prática é essencial que se duvide de tudo aquilo que se lê e, na sequência, busque encontrar respostas no conteúdo lido por meio da autoexplicação.

Muitas pessoas utilizam marca textos, post its ou até mesmo explicam a matéria em voz alta para si mesmas. Independente da forma de aplicação, o propósito desse método é permitir uma interação entre a pessoa estudante e o conteúdo. Além disso, a auto interrogação permite um aprendizado profundo e de fixação alta.

Como funciona?

Esta metodologia de aprendizado é muito simples e não apresenta nenhum segredo: basta repetir o conteúdo para si, algumas vezes. Acredita-se que a repetição é a principal responsável por fazer com que um determinado assunto esteja fixado em sua mente, evitando qualquer perda de informação.

Perguntar algo para você, internamente, também pode ser uma boa ideia, visto que há uma forma simplificada de conseguir oferecer respostas diante de questionamentos de outra pessoa. Quando a pessoa estudante pergunta e, ao mesmo tempo, oferece uma resposta, ela esá mais preparado para estabelecer um diálogo e fazer uma prova.

Como aplicar na prática?

No dia a dia, a aplicação desse método é bem simples. Tenha em mente o que você deseja estudar e, principalmente, aquilo que tem grande dificuldade. Dessa maneira, planeje algumas perguntas e anote as suas respostas. Diante de um espelho, ou no seu quarto, comece a repetir tanto as perguntas quanto as respostas.

O nosso cérebro se adapta facilmente às repetições, forçando-nos a memorizar algo que já foi passado várias vezes. É claro que essa técnica pode ter resultados diferentes de pessoa para pessoa, podendo apresentar maior ou menor tempo de assimilação de acordo com o empenho e com a frequência de sua aplicação.

Outra forma de aplicar é realizando comentários nos textos que você lê ou fazendo fichamentos, explicando o que você acabou de aprender com outras palavras.

Quais as vantagens de usar esse método?

As principais vantagens deste método de estudo estão diretamente relacionadas com a desenvoltura do aluno, bem como com a ampliação da sua capacidade de raciocínio e memorização. Isso acontece porque o cérebro é estimulado, a todo o momento, a repetir uma informação até que ela esteja fixada.

Sendo assim, além de todas essas vantagens diretamente ligadas ao funcionamento cerebral, o aluno também consegue desenvolver uma maior desenvoltura em suas linhas de raciocínio, tornando seus argumentos muito mais lúcidos, coesos e coerentes para formular respostas para as provas.

Associações: relacionando imagens a conceitos abstratos!

Imagem de mitocôndrias em microscópio
Imagem de Superinteressante.

Quando alguém te pergunta qual cor representa o amor, provavelmente você responde “vermelho”, correto? Isso porque, na cabeça de muitas pessoas, essa cor está completamente associada a esse sentimento determinado. Assim, não é preciso se esforçar para responder essa questão, uma vez que a associação “vermelho e amor” já é uma ideia fixa em sua mente.

É dessa forma que o método de associação ajuda na memorização de um conceito, principalmente aqueles que são abstratos — números, por exemplo. No entanto, para que essa técnica funcione, deve-se relacionar uma imagem forte e marcante com um tema abstrato. É preciso criatividade para colocar esse método em prática!

Como funciona?

O nosso cérebro funciona de uma maneira mais simplificada quando conseguimos aplicar a técnica da associação. Isso quer dizer que, quando buscamos uma palavra e a associamos diretamente a uma figura, a nossa mente tende a se focar naquilo e, consequentemente, guardar a informação com maior facilidade.

Assim como no mapa mental, a técnica de associação pode ser utilizada para lembrar de um conteúdo em específico que, até certo ponto, foi complexo para quem estava estudando. Por exemplo, respiração celular e todos aqueles nomes complexos de biologia. Esse tipo de tática também pode ser utilizada para matérias que exigem uma diferenciação entre períodos históricos ou as fases pela qual a Terra passou, por exemplo.

Como aplicar na prática?

A prática leva à perfeição. É exatamente por isso que praticar nunca é demais para fixar um determinado conteúdo, mesmo que ele seja um método de estudo para ampliar os seus horizontes. As melhores maneiras de conseguir se adaptar à metodologia são:

  • Utilizar os nomes e sobrenomes de colegas, conhecidos ou, até mesmo, de personagens que gosta;
  • Pensar em cores, dialetos, letras e números;
  • Buscar palavras semelhantes, e de uso comum, ao que foi apresentado no conteúdo;
  • Fazer um quadro, seja físico ou virtual, ligando algumas imagens aos conteúdos que estão sendo estudados para facilitar a aprendizagem.

Quais as vantagens de usar esse método?

A associação é um dos métodos de estudo mais simples que você poderá encontrar. Dentre as suas vantagens, podemos citar a permissividade de prever e criar estratégias de maneira simples, sem precisar gastar muito tempo com isso. Dessa forma, quem estuda consegue lidar melhor com determinadas situações sem sentir nervosismo.

Além disso, acaba se tornando possível assimilar determinadas situações e compará-las com estímulos, conceitos e, até mesmo, ideais. Com a prática, o aprendizado vai se tornando cada vez mais simples, fazendo com que seja possível aprender o conteúdo sem fazer tanto esforço.

Tabelas: fixando conteúdos com esse método!

MatériaSubtemas
Matéria 1Tópico 1
Tópico 2
Tópico 3
Matéria 2Tópico 1
Tópico 2
Matéria 3Tópico 1
Tópico 2
Tópico 3
Tópico 4

As pessoas com habilidade em Excel não enfrentarão grandes dificuldades ao adotar esse método de estudo. A ideia é construir uma tabela, estabelecer um tema central e em cada uma das colunas colocar os principais pontos de estudo dessa matéria.

A quantidade de colunas e de informação varia de acordo com a sua necessidade e com o conteúdo que está sendo estudado. Para completá-la, você pode utilizar livros e consultar a internet.

Depois dessa etapa, faça a tabela novamente, mas tente preenchê-la sem consultar materiais de estudo dessa vez, utilizando apenas a memória. Repita o processo até que o conteúdo esteja fixo em sua mente.

Como funciona?

Na hora de se preparar para uma prova, é muito comum que estudantes acabem passando por problemas muito semelhantes entre si, inclusive o famoso “branco”. No entanto, com o método de estudo das tabelas, torna-se muito mais simples conseguir fazer uma associação com o conteúdo que foi estudado anteriormente.

Essa teoria se aplica às pessoas que gostam de organização e são muito metódicas. Ela é ideal para otimizar a retenção de conteúdo e, também, ajuda a criar senso de responsabilidade. Basicamente, o conteúdo é dividido em tabelas, proporcionando uma fácil concentração e compreensão.

Como aplicar na prática?

Tudo na vida pode ser colocado em tabelas, desde a sua rotina de estudos até os dias que irá fazer compras. É por isso que o calendário, querendo ou não, se assemelha muito a uma tabela, dividindo os dias e as semanas em colunas horizontais e verticais para facilitar a compreensão de quem o vê.

Para aplicar essa metodologia na prática, será necessário ter um planejamento de estudos para compreender exatamente quais dados e informações serão posicionados na folha. Em seguida, você poderá dividir esse conteúdo em categorias nas colunas da folha ou do programa de computador, fazendo uma relação entre eles.

Quais as vantagens de usar esse método?

Uma das principais vantagens da divisão dos conteúdos em tabelas é a possibilidade de interpretar as informações ali contidas. Isso porque a pessoa precisará compreender o que está anotado na categoria e quais são as informações devidamente espalhadas por ela, levando-a a se questionar o porquê daquele posicionamento.

Também há a questão do apelo ao visual, visto que as tabelas são utilizadas para uma facilitação da leitura do conteúdo. Isso estimula o cérebro a trabalhar melhor e, querendo ou não, este método de estudo se liga diretamente ao da associação, ajudando quem estuda a compreender os assuntos mais rapidamente.

Releitura: leia os pontos principais do conteúdo várias vezes!

Foto de um boneco articulado deitado, segurando um pequeno livro, em posição de leitura

Já te ocorreu de estar lendo um livro ou um trabalho acadêmico e, ao final da página, você não conseguir lembrar nada do que foi lido? Isso acontece porque, muitas vezes, levamos um certo tempo para nos concentrarmos em uma atividade ou, até mesmo, nos distraímos constantemente pelas notificações do celular.

Por isso, como o próprio nome já diz, o método de releitura consiste em dedicar-se à leitura quantas vezes for preciso. Assim, quanto mais se lê com atenção um conteúdo, maior é o entendimento sobre ele e sua memorização. O ideal é que você só pare de relê-lo quando conseguir se lembrar do que está escrito sem a necessidade de consultá-lo.

Como funciona?

A releitura funciona de maneira muito simples, propiciando uma maior fixação e entendimento do conteúdo. Ao ler novamente o que acabou de ser visto, o cérebro tende a se adaptar às informações e, também, a focar nelas de maneira mais minuciosa, não perdendo detalhes que, anteriormente, passaram despercebidos.

O ideal é que a releitura seja feita imediatamente após a leitura, quantas vezes a pessoa estudante achar necessário. É importante que o conteúdo seja realmente aprendido e as informações assimiladas. Se precisar, basta anotar alguns dos fatos apresentados para não se esquecer depois.

Como aplicar na prática?

Existem muitas formas de aplicar a releitura na prática, principalmente para quem tem dificuldade para assimilar o conteúdo. Uma das maneiras mais simples é anotando ou listando as palavras-chaves mais importantes daquele texto em específico ou de um conteúdo com assuntos mais abrangentes.

Para quem segue uma longa rotina de estudos, esse método poderá ser facilmente aplicado dentro dos conteúdos programados previamente. Adquirir o hábito de ler e, ainda por cima, de fazer anotações sobre o que foi visto oferecerá várias vantagens que serão vistas no tópico logo abaixo.

Quais as vantagens de usar esse método?

O primeiro benefício da releitura é uma compreensão mais apurada. Independente de ser um livro teórico ou prático, realizar uma segunda leitura poderá fazer com que as ideias passadas fiquem ainda mais claras. Se a primeira leitura foi boa, então tenha certeza que a próxima trará ainda mais esclarecimentos.

Este método de estudo também faz com que alguns conceitos perdidos sejam facilmente resgatados. É por meio da leitura que os processos mentais começam a ser colocados no lugar e, com o ato da releitura, alguma informação que passou sem ser percebida pode ser resgatada e mudar toda a perspectiva do aprendizado.

Teste prático: descobrindo se você aprendeu a teoria!

Muito indicado as pessoas que estão prestando vestibular ou concurso público, o teste prático é um método que auxilia a descobrir se o conteúdo estudado foi realmente absorvido. Para colocá-lo em prática, você deve preparar algumas questões — como uma prova ou teste — com os pontos que mais causaram dúvidas enquanto lia o conteúdo.

Em seguida, sem consultar seus materiais de estudo, você deve respondê-las de acordo com o que foi lido. Por fim, você utiliza seus objetos de estudo para confirmar se suas respostas estão corretas. Caso não estejam, dedique-se novamente à leitura e realize um novo teste.

Como funciona?

O teste prático nada mais é do que a simulação de uma prova, fazendo com que a pesosa esteja devidamente preparada para enfrentar a pressão de uma avaliação dentro da sala de aula. Sendo assim, é necessário que ela consiga fazer uma boa quantidade de exercícios para que o conteúdo seja aprendido.

Sua aplicação no dia a dia acabou se tornando muito simples porque consiste em utilizar diversas ferramentas que estão à mão como, por exemplo, papel e caneta. Para quem tem computadores e impressoras, também há como imprimir algumas questões para simular uma prova.

Como aplicar na prática?

No dia a dia, esse é um dos métodos de estudo mais simples de colocar em prática. Para que isso se torne possível, é preciso ter consigo algumas questões relacionadas ao conteúdo que está sendo visto em sala de aula ou que será cobrado em uma matéria específica.

Depois disso, será necessário marcar um tempo determinado para realizar todas as questões dentro do limite. Só assim, quem estuda poderá lidar com toda a pressão que acompanha uma prova, principalmente aquela que se relaciona com o tempo de resolução e, também, com a expectativa do final do exame.

Quais as vantagens de usar esse método?

Uma das maiores vantagens do método de teste prático é que ele oferece a possibilidade de rever as respostas após a finalização das questões. Dessa maneira, quem estuda terá a capacidade de refletir onde errou e no que precisa melhorar para que as atividades sejam feitas de maneira mais rápida e assertiva.

Resumos: revisando o conteúdo em seus pontos principais!

Foto de um notebook sobre a mesa e um caderno, mostrando uma mão segurando o lápis em um movimento que parece ser de copiar o que está na tela do notebook

Quem nunca fez uma atividade para “resumir” um conteúdo? Na prática, fazer um resumo significa diminuir um determinado assunto e restringi-lo, somente, às partes importantes. Dessa maneira, há uma maior chance de conseguir assimilar as informações e, também, colocar em prática a escrita.

O resumo é uma das técnicas mais antigas e utilizadas para conseguir estudar de maneira prática. Seja em cadernos, anotações ou aplicativos para celular e computador, dar destaque somente às partes importantes de um conteúdo em específico ajuda o cérebro a se preparar para o que ele deverá aprender.

Como funciona?

O resumo funciona de maneira muito simples: reduzir o conteúdo estudado, elaborando os principais conceitos e utilizando as próprias palavras para que seja compreendido. No entanto, é necessário que apenas as informações mais relevantes sejam extraídas do que foi estudado.

Como aplicar na prática?

Para que a estratégia seja aplicada com assertividade no dia a dia, é necessário exprimir, de forma objetiva, quais são os elementos mais importantes de um texto. Sendo assim, quem estuda deverá evitar comentários ou qualquer tipo de julgamento acerca do conteúdo.

As anotações feitas em um resumo deverão se ater ao significado de palavras de maior dificuldade de compreensão, fazendo com que uma leitura posterior possa ser facilmente assimilada.

Quais as vantagens de usar esse método?

O resumo funciona como um método de estudo eficaz para manter o foco e a organização de qualquer estudante. É por meio dele que as informações são sintetizadas e, consequentemente, acabam ajudando o cérebro a fixar apenas o que é, de fato, muito relevante para ser aprendido.

Pensamento difuso: deixando os pensamentos fluírem livremente!

Diagrama mostrando a diferença entre pensamento focado, em que uma bolinha leva à outra, e pensamento difuso, em que a sequência de bolinhas não tem uma ordem específica

O pensamento difuso possui uma relação direta com o modo com o qual o nosso cérebro funciona em determinadas situações. Nossos pensamentos são capazes de fluir em áreas diferentes da mente até que uma solução seja encontrada. É por isso que o pensamento difuso pode ser considerado um dos métodos de estudo mais importantes.

Quando conseguimos ter uma boa relação com a nossa mente, tudo acaba se tornando mais simples. Aprender um novo conteúdo, decorar a letra de uma música ou aprender uma nova técnica de desenho. Tudo isso tem o cérebro como base fundamental para que possamos exercer uma atividade com excelência.

Como funciona?

O pensamento difuso vai utilizar uma parte do subconsciente em nossa mente, fazendo com que algumas soluções e saídas sejam procuradas por meio dos conhecimentos desenvolvidos ao longo dos anos. Dessa maneira, a nossa mente vai pulando de uma ideia para a outra, variando de acordo com os conceitos e áreas assimilados.

Como aplicar na prática?

Existem muitas maneiras de colocar esse tipo de método de estudo em prática, mas é necessário que o estudante esteja sempre atento e se esforce para conseguir resultados relevantes. Por meio da constante tentativa, o cérebro irá se acostumar a unir pensamento focado e pensamento difuso de uma única vez.

Para conseguir aliar ambas as partes, é recomendado:

  • Meditar;
  • Fazer caminhadas;
  • Realizar pausas entre o estudo de uma matéria e outra.

Quais as vantagens de usar esse método?

Uma das grandes vantagens de utilizar o método é encontrar uma nova forma de pensar. Quando alternamos entre o modo difuso e o focado, o cérebro poderá trabalhar de maneiras diferentes. Sendo assim, a visão do mundo ficará mais ampla, ajudando a pessoa estudante a desenvolver melhor as respostas e ter um embasamento maior.

Além disso, o método também ajuda a aumentar a concentração. Para quem estuda, presta vestibular ou constantemente faz provas de concurso, é sempre importante estar concentrado para conseguir obter os melhores resultados possíveis. Sendo assim, o pensamento difuso pode ajudar.

Gravações de áudio: usando os estímulos auditivos!

Pessoa diante de folhas de papel e um celular no modo gravação de áudio

O nosso cérebro funciona com os mais variados estímulos e, na hora de estudar, isso não poderia ser diferente. O método por gravação de áudio é muito eficaz, assim como os outros, principalmente por oferecer uma repetição e um aprendizado em momentos de descontração do dia a dia.

Você já parou para notar que, quanto mais você ouve uma música, mais fácil fica de lembrar a sua letra? Então, os estímulos auditivos têm esse mesmo objetivo: por meio da repetição e dos áudios, o aluno conseguirá assimilar de maneira mais fácil e, também, lembrar de partes importantes.

Como funciona?

O funcionamento é dado pela estimulação do cérebro por meio das ondas sonoras enviadas diretamente para o processador auditivo central. Ao chegar nesse ambiente, uma espécie de imagem feita de som é criada e armazenada no cérebro para que a pessoa possa se lembrar posteriormente.

Dessa maneira, a imagem sonora será reproduzida em ocasiões onde há algum tipo de estímulo auditivo. Ou seja, quando a pessoa estudante fizer uma pergunta a si mesma e conseguir lembrar a resposta, isso significa que aquela imagem sonora ainda está em sua cabeça de maneira vívida.

Como aplicar na prática?

No dia a dia, a aplicação da técnica não é difícil. Basta pegar os fones de ouvido, tendo em vista que eles isolam os sons ao seu redor, e colocar alguma aula ou áudio livro para tocar. Dessa maneira, o aprendizado poderá ser estabelecido em qualquer ambiente, até mesmo dentro do ônibus.

Quais as vantagens de usar esse método?

Uma das maiores vantagens, sem dúvida alguma, é a possibilidade de concentração e memorização. Graças à repetição dos estímulos, bem como o estímulo por si só, o cérebro é capaz de criar uma imagem a ser reproduzida sempre que um determinado assunto é levantado.

Prática Distribuída: estudando os assuntos ao longo do dia!

Não há muitos segredos sobre a prática distribuída. Baseada na curva de esquecimento de Ebbinghaus (imagem abaixo), ela visa ajudar a assimilar um conteúdo extenso, dividindo o estudo em diferentes intervalos de tempo. 

Gráfico da curva de esquecimento de Ebbinghaus

Como funciona?

A prática distribuída funciona quando a pessoa divide o conteúdo a ser aprendido ao longo do tempo. Isso significa que será necessário estudar um mesmo tema por mais de uma vez. Nesse meio tempo, é importante que o estudo seja interrompido por algumas pausas para estimular o cérebro a aprender.

Como aplicar na prática?

A resposta para essa questão está na repetição. A prática distribuída não funciona sem o ato de repetir. Para que o cérebro seja estimulado e, consequentemente, aprenda, será preciso repetir o assunto para se acostumar com a ideia. 

De maneira simples, um conteúdo que poderia ser consumido em um período de 3 horas, pode ser dividido em três intervalos de 1 hora ao longo do dia, a fim de aumentar a retenção e evitar o esquecimento sobre o tema estudado. 

Quais as vantagens de usar esse método?

As vantagens de utilizar a prática distribuída estão diretamente relacionadas com o aprendizado a longo prazo e a fixação do conteúdo. Isso significa que quem estuda não vai apenas decorar por alguns dias, mas sim que vai aprender e levar aquelas respostas para si no decorrer de sua vida.

Assistir filmes e séries: use a diversão e lazer para aprender!

Grupo de crianças assistindo a um filme em um telão em sala de aula

Quem nunca teve um professor ou professora que, em sala de aula, trouxe algum filme para a turma assistir? Mas se engana quem acha que essa técnica não funciona, porque ela pode ser bastante eficaz, principalmente para quem tem que estudar para uma prova de assunto bem específico.

Como funciona?

Esta prática em específico funciona de uma maneira muito simples: o cérebro aprende por meio do entretenimento. Sem dúvida alguma, é bem mais fácil assimilar um conteúdo quando estamos nos divertindo ao mesmo tempo. Dessa maneira, a nossa mente fica descansada e ainda aprende de uma forma interessante e prática.

Como aplicar na prática?

Para que essa técnica seja aplicada na prática, é preciso fazer um cronograma de estudos e compreender quais assuntos precisarão ser revisados em um determinado dia. Dessa maneira, o ideal é realizar uma pesquisa para identificar quais filmes e séries estão dentro daquela temática.

Quais as vantagens de usar esse método?

Uma das maiores vantagens de aprender com filmes e séries é a rapidez na assimilação do conteúdo. Graças à ludicidade da atividade, sua mente processa as informações muito mais rapidamente, além de permitir associações futuras em relação a uma parte do conteúdo quando estiver fazendo uma prova ou atividade.

Viu só como existem diversas maneiras de estudar e aprender efetivamente? O primeiro passo é encontrar o método que mais combina com você e, em seguida, colocá-lo em prática. Logo notará resultados positivos e perceberá como é simples fixar um conteúdo na mente!

Como descobrir qual o melhor método de estudo para mim?

Para quem deseja descobrir com qual método de estudo se adapta melhor, é necessário fazer algumas perguntas. Nem todas as pessoas são iguais e aprendem da mesma maneira, sendo preciso tomar como base suas individualidades.

Pensando nisso, para traçar um perfil mais sólido, tente responder a essas perguntas:

  1. Qual a forma que você costuma estudar?
  2. Suas amizades costumam te ver como uma pessoa mais prática, focada, distraída ou esquecida?
  3. Onde você gosta de estudar?
  4. Como você gosta de estudar?
  5. Você acha que precisa tornar seu estudo mais divertido?
  6. Como você costuma separar seu tempo de estudo?

5 ferramentas para te ajudar a aprimorar seu estudo!

Quem disse que a tecnologia não pode ser aplicada aos seus métodos de estudo? Existem muitas ferramentas disponíveis na internet que se mostram bastante práticas e te ajudam a organizar a rotina. Conheça, abaixo, 5 delas.

1. Forest

Tela do aplicativo Forest

O Forest é um aplicativo capaz de ajudar a manter a concentração por um tempo específico. Quando ele está aberto no celular, o aparelho fica bloqueado e algumas árvores crescem ao longo do painel dos aplicativos. Se quiser destravar a tela, as plantas morrem, gerando uma punição.

2. Monday

Tela da ferramenta Monday

Monday é uma ferramenta disponibilizada para computadores e smartphones que permite um gerenciamento amplo de tarefas. Seu visual é bastante colorido, proporcionando entretenimento para quem a acessa. Para aqueles que precisam montar um cronograma de estudos ou separar as disciplinas, a opção é uma das mais viáveis.

3. Habitica

Tela da ferramenta Habitica

O Habitica é um aplicativo muito interessante e que pode ser um verdadeiro aliado de quem precisa estudar. Ele funciona da mesma forma que um jogo de RPG e, sempre que uma nova tarefa é concluída no app, o personagem avança para a próxima fase. Isso fará com que quem estuda mantenha a concentração, foco e estímulo para continuar.

4. Asana

Tela da ferramenta Asana

Asana nada mais é do que uma plataforma on-line, que pode ser acessada por computadores ou celulares, cujo principal objetivo é relacionar atividades, separando-as por tema e, ao mesmo tempo, criando um calendário completo para estudar. As atividades podem ser gerenciadas e seus status modificados ao longo da semana.

5. Pomodoro timer

Telas da ferramenta pomodoro timer

O pomodoro timer é um aplicativo que irá te ajudar a controlar, da melhor maneira possível, o tempo que terá para estudar e descansar. As suas ferramentas permitem personalizar o tempo e ainda avisará quando cada um deles chegar ao fim. No entanto, é importante que quem estuda mantenha o foco.

  • Aproveite para conhecer, também, o Mobile Learning, que utiliza o celular e os meios digitais como forma de aprendizado!

5 boas práticas para organizar sua rotina de estudante!

Além dos aplicativos e da definição dos conteúdos a serem estudados, também é importante manter a organização para não perder o foco. Então, que tal aprender algumas boas práticas para não deixar a linha da organização de lado?

1. Escolha um local para os estudos

Ter um ambiente fixo para estudar acaba estimulando essa rotina. No entanto, é necessário que o espaço seja silencioso, não apresente qualquer distração, tenha conexão com a internet e seja bem iluminado e com uma boa ventilação.

Pessoa sentada frente a uma mesa em um local claro, com acesso a computador, cadernos, calculadoras e uma xícara

2. Tenha horários fixos

O ideal é manter horários fixos em relação às suas rotinas de estudos. Cada atividade deve estar bem relacionada e indicada para que o foco não seja perdido. Isso também evita as distrações e a preguiça.

3. Faça um cronograma

Ter um cronograma com as atividades e os conteúdos a serem estudados nunca é demais. Além de proporcionar uma maior organização, o estudante também conseguirá se sentir estimulado a manter o conteúdo em dia para aprender.

4. Realize algumas pausas

Nem só de estudos vive a pessoa estudante! É por isso que as pausas são indispensáveis, visto que auxiliam o cérebro a pensar melhor e, ainda por cima, podem aliviar um pouco a carga de tensão submetida ao aluno. No entanto, não exagere! Faça pausas de, no máximo, 30 minutos.

5. Revise!

Separar um tempo para revisar os conteúdos também é importante, principalmente porque a releitura é um dos métodos de estudo mais eficazes. Dessa maneira, não deixe de ler mais uma vez o que foi anotado ou estudado para que o cérebro se acostume com aquele conteúdo.

Conclusão

Os métodos de estudo são extremamente eficazes para manter o cérebro em constante atividade e, ainda por cima, a manter os conteúdos fixados para momentos importantes, como provas e vestibulares. Cada pessoa, dentro de sua individualidade, se enquadra em um determinado método, ajudando-a a aprender de maneira lúdica e saudável!

Mantenha-se sempre atualizado com o blog da Trybe e estimule o aprendizado nas mais diversas áreas!

Agora que você já conhece 10 métodos de estudo, aproveite a visita em nosso blog e descubra o que é brainstorming e como ele pode te auxiliar a solucionar problemas e ter novas ideias!

0 Shares:
Deixe um comentário
Você também pode gostar