Ao pensar nos cargos mais populares no mundo da Tecnologia da Informação, é comum que nossa mente pense em programadores ou desenvolvedores homens. A razão para isso é que a imagem da tecnologia sempre foi atrelada ao público masculino, apagando informações importantíssimas, por exemplo o fato de que a primeira programadora do mundo foi uma mulher

Para bater de frente com essa visão limitada, a arte e a televisão desempenham um papel fundamental ao representar mulheres na origem e expansão da Tecnologia como conhecemos hoje. Essa é a intenção de Halt and Catch Fire: colocar a figura feminina no cenário tecnológico da década de 80, no meio da criação do cenário digital e tecnológico. 

Quer conhecer mais sobre essa série e descobrir o que ela pode acrescentar para você? Então confira os tópicos a seguir:

Boa leitura, e vamos lá!

O que é “Halt and Catch Fire”?

“Halt and Catch Fire” é uma série televisiva do gênero drama histórico criada por Christopher Cantwell e Christopher C. Rogers, exibida no canal de TV por assinatura AMC nos Estados Unidos desde Junho de 2014, sendo encerrada em Outubro de 2017. A série conta com 4 temporadas, somando 40 episódios no total.

A série “Halt and Catch Fire” se passa em um período total de mais de 10 anos, passando uma visão interna acerca da revolução do computador pessoal, que aconteceu durante a década de 1980, e o crescimento gradativo da internet mundial no início da década de 1990. 

Porque a série se chama “Halt and Catch Fire”?

O nome da série é emprestado de um comando da programação, “Halt and Catch Fire” (HCF), que é utilizado quando algum erro ocorre e o computador precisa cessar toda sua operação. O nome é uma brincadeira metafórica que, traduzindo para a língua portuguesa, significa “Cessar Subitamente e Pegar Fogo”. Obviamente, a parte de pegar fogo não é real — como dito anteriormente, é apenas uma figuração para que o computador trave suas funções e reinicie para que seu uso volte a ser efetivo. Na série, o conceito é estendido também para as relações humanas e pessoais, bem como seus desenlaces.

Resumo do Enredo

Em sua primeira temporada, “Halt and Catch Fire” é ambientada no início da década de 80 e acompanha a trajetória de Joe MacMillan, visionário que trabalhava no setor de vendas da IBM e que acredita que o futuro está na ascensão dos computadores pessoais. 

Ele inicia sua jornada na busca para o desenvolvimento dos computadores juntamente com Gordon Clark, um engenheiro frustrado e Cameron Howe, uma programadora prodígio que está constantemente tentando provar seu valor em um mundo dominado pelos homens. Posteriormente, junta-se ao elenco principal Donna Clark, esposa de Gordon, que é engenheira de computação e largou tudo para viver a vida como mãe. 

3 fatos interessantes que “Halt and Catch Fire” aborda sobre tecnologia!

Por ser uma série que se passa ao longo de uma década, muitos aspectos da evolução da tecnologia são demonstrados de maneira fictícia, porém refletindo os eventos que ocorreram na vida real. Vamos dar uma olhada em três fatos curiosos que “Halt and Catch Fire” aborda em seu enredo:

Nascimento do Google

Na quarta temporada de “Halt and Catch Fire”, a série demonstra a dificuldade de navegar pela internet antes de existir um sistema que indexasse as páginas, permitindo que a pessoa usuária busque o que queira, como o Google

A série relembra que internautas tinham de guardar as URLs interessantes em listas de papel para conseguir acessá-las depois. Baseando-se em catálogos telefônicos, a equipe assume a responsabilidade de desenvolver um sistema de busca de páginas, rememorando como foi o nascimento do Google

Surgimento das startups

A série “Halt and Catch Fire” se passa inicialmente no Texas, depois muda para o Vale do Silício, onde aconteceu — e acontece até os dias de hoje — a consolidação de grande parte da indústria tecnológica do mundo. Logo, a série aborda uma visão macroscópica e microscópica de como se deu o surgimento das startups de tecnologia

Desenvolvimento das tecnologias

Ao longo da década de 80, a tecnologia deu avanços súbitos, desenvolvendo-se de forma exponencial. Um dos desafios — bem cumpridos, por sinal — de “Halt and Catch Fire” foi reproduzir de maneira fiel a evolução tecnológica dos computadores e dispositivos utilizados. Muitos computadores foram emprestados de museus antigos ao redor dos Estados Unidos, e outros comprados por plataformas como eBay. 

“Halt and Catch Fire” e a atuação de mulheres na área da tecnologia!

Sem ser excessivamente forçada, “Halt and Catch Fire” introduz a cena feminista no enredo de maneira impecável. A série representa o esforço das personagens femininas ao tentar criar seu nome em um campo predominantemente masculino. Nesse aspecto, a série cria um equilíbrio entre os problemas da vida pessoal e profissional delas, demonstrando como é difícil para as mulheres conseguir forjar um caminho que seja significativo nesse ramo. 

Exemplo disso é o que ocorre na última temporada, quando a engenheira Donna Clark deixa o cargo de funcionária em uma empresa para ser sócia-fundadora de uma startup de desenvolvimento de jogos com Cameron Howe. A série apresenta todas as dificuldades naturais desse tipo de empreendimento e que as duas enfrentam, além daquelas impostas pela sociedade, como a difícil tarefa de conseguir investidores sendo mulheres.

Portanto, “Halt and Catch Fire” demonstra toda a visão de negócio de Donna em um ambiente difícil de se abrir caminho, ao mesmo tempo em que mostra as habilidades prodigiosas de Cameron como programadora, desenvolvendo softwares e algoritmos, dos mais simples aos mais complexos. 

Segundo dados, apesar do crescimento de 60% da participação feminina na área de TI, elas ainda representam apenas 20% do total de profissionais no país. Portanto, essa lacuna de gênero na área ainda precisa ser preenchida, e mais mulheres devem ocupar seu lugar nesse ramo. “Halt and Catch Fire” reforça que o público feminino também pode atuar com tecnologia, dando ênfase e motivandomulheres a buscar seu espaço de direito nesse ramo.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre “Halt and Catch Fire”? Então, aproveite a visita ao nosso blog para ler sobre Black Mirror e o que essa série pode nos mostrar sobre tecnologia!

0 Shares:
Deixe um comentário
Você também pode gostar