Vivemos em uma era digital, na qual qualquer coisa está literalmente ao alcance de um clique. O smartphone se tornou uma ferramenta poderosa na obtenção de conhecimento, capaz de ser mais eficaz, mais prática e mais acessível que qualquer biblioteca existente. Grande parte desse feito se deve à existência do maior mecanismo de buscas da internet: o Google

Atualmente, é impraticável imaginar uma realidade em que o Google não exista. Seja para auxiliar nos estudos, aprender habilidades como programação ou para encontrar algo para comprar, o Google está sempre fazendo o intermédio e trazendo resultados de busca mais relevantes para a pessoa usuária.

Entretanto, por mais que não pareça, o Google não esteve presente na internet desde sempre. Quer saber mais sobre sua história, funcionamento e descobrir novas dicas sobre o Google? Então, confira os tópicos que preparamos para você:

Boa leitura, e lá vamos nós!

O que é o Google?

Definir uma ferramenta cujo uso é tão difundido pelo mundo e que tem um nome reconhecido em qualquer lugar pode ser um desafio. O que nem todos sabem é que o famoso site de buscas é proveniente de uma multinacional de mesmo nome que também hospeda diversos serviços online, assim como softwares disponíveis para download

Em outras palavras, o Google vai muito além de uma ferramenta de busca, oferecendo diversas outras funcionalidades, que vão desde uma plataforma de email a serviços de armazenamento. 

O Google, assim como muitas outras empresas antes pertencentes a ele, são atualmente componentes de um conglomerado comercial chamado Alphabet Inc, que abrange diversos setores, como tecnologia, investimento, pesquisa e ciências. 

Como o Google foi fundado e quando?

Para que a gigante das buscas pudesse existir, seus criadores, Larry Page e Sergey Brin, precisaram se conhecer na universidade de Stanford em 1995. Um ano depois, a dupla formou uma parceria e, do próprio dormitório da universidade, começaram a desenvolver um programa web capaz de ordenar e priorizar as páginas existentes na internet por meio de links

Nesse momento, o serviço havia sido batizado de BackRub, mas logo eles tiveram a ideia do nome Google, baseado em Googol, como é chamada a expressão representada pelo número um seguido de cem zeros, ou 10¹⁰⁰. O objetivo de nomear o programa assim era representar a missão de categorizar e organizar todas as informações do mundo, tornando-as práticas e acessíveis.

Anos depois, o Google foi recebendo investimentos de empresas do Vale do Silício, assim como notoriedade no meio acadêmico. Com o tempo, a empresa foi crescendo e mudou-se para a atual sede, em Mountain View, na Califórnia. 

Como funciona o Google?

Seu objetivo é bem evidente: ajudar a pessoa usuária a encontrar aquilo que precisa em meio ao vasto mundo da internet e suas infinitas páginas. E como ele faz isso? Por meio de buscas especializadas e direcionadas!

Você pode procurar em categorias como imagens, mapas, artigos, vídeos, notícias, produtos, serviços, trechos de livros, peças acadêmicas, entre outros. Sabendo previamente a qual dessas categorias pertence o resultado que você busca, ele então utiliza a palavra-chave inserida pela pessoa usuária para apresentar resultados correspondentes.

A partir disso, ele utiliza um algoritmo especial para determinar a ordem mais relevante de resultados para você. Alguns fatores levados em consideração para isso são localização geográfica e histórico de buscas. Porém, outras informações sobre o algoritmo permanecem secretas para garantir que o site se mantenha acima da competição com outros serviços de busca. 

Além do mais, o Google utiliza programas automatizados chamados Web Crawlers, ferramentas que verificam códigos fonte de páginas web com intenção de mapeá-las para ajudar a gerar os resultados da busca. Como existe um grande número de palavras-chave na internet e que refletem diversas intenções das pessoas usuárias, cada uma delas deve levar a um tipo diferente de resultado, em uma sequência distinta. 

Uma das tecnologias que o Google usa para ajudar a elencar as páginas é o algoritmo PageRank, que avalia a quantidade de vezes que a palavra-chave aparece na página, quanto tempo a página da web existe e quantas outras páginas linkam para esse texto em questão. Por meio desses três tópicos, uma nota é gerada para a página da web e a coloca em vantagem na página de resultados em relação às demais. 

6 Tecnologias incríveis do Google

Como dito anteriormente, o Google vai muito além de um simples serviço de buscas. Ele oferece produtos e soluções tecnológicas que auxiliam em diversas áreas no cotidiano. Vamos conhecer algumas delas?

Google Maps

O Google Maps é um serviço disponibilizado pelo Google que utiliza da navegação GPS para ajudar a localizar os melhores trajetos para destinos diversos. Além disso, ele fornece informações sobre o trânsito, tempo de locomoção em diferentes tipos de transporte, disponibilidade de linhas públicas e funcionamento de estabelecimentos.

Google Tradutor

Por meio do Google Tradutor, é possível falar, escrever, digitalizar textos e até mesmo desenhar caracteres, tudo para que uma palavra ou frase possa ser traduzida para uma gama de mais de cem línguas

Google Chrome

O Chrome é o navegador disponibilizado pelo Google para diversos dispositivos. A partir dele, é possível utilizar os serviços do Google com maior praticidade, tendo em vista que muitas funções já são incorporadas no navegador. 

Chromecast

O Chromecast é um dispositivo que transforma qualquer televisor com entrada HDMI em uma Smart TV, permitindo transmitir músicas, filmes e outras formas de multimídia diretamente do smartphone. Esse é um dos produtos Google mais populares no Brasil.

Gmail

O Gmail é um serviço de email gratuito que utiliza tecnologia HTTPS, o que garante segurança e privacidade para as pessoas usuárias. Foi o serviço de email que mais se destacou e revolucionou a indústria de webmails. 

Drive

O Google Drive é um serviço de armazenamento de arquivos e sincronização em nuvem. Nele, é possível armazenar e acessar arquivos em qualquer momento, até mesmo off-line. Além disso, é possível criar documentos, planilhas e apresentações por meio de extensões integradas. 

7 dicas para otimizar suas pesquisas!

Apesar dos resultados do Google já serem bastante específicos para a pesquisa de cada pessoa, é possível tornar sua busca ainda mais efetiva e otimizada por meio do uso de alguns caracteres especiais. O objetivo é trazer os resultados desejados logo na primeira página de busca de maneira mais efetiva. Veja a seguir nossas dicas!

Redes sociais

Vamos supor que queira pesquisar algo que esteja em alguma rede social e que, ao pesquisar, encontra resultados em outras páginas da web que estão ranqueando na frente do resultado desejado. Tudo que você precisa fazer nesse caso é inserir (@) antes da palavra digitada e as buscas serão feitas dentro das redes sociais!

Exclusão de termos de busca

Muitas vezes sofremos um pouco com a pluralidade e polissemia da língua. Caso queira saber sobre algum termo específico e que pode ter outros significados, sem que os resultados referentes à outra possibilidade ranqueiem na sua busca, basta adicionar o sinal de subtração (-) com um sinônimo do significado indesejado.

Um exemplo na prática: você quer saber mais sobre tamanhos de manga de camisas, mas uma porção de resultados relacionados à fruta continuam aparecendo. Nesse caso, é só buscar “tamanho de mangas -fruta”.

Preço de produtos

Essa dica é útil ao buscar algo para comprar. Coloque ($) antes de um número e o Google buscará todos os itens disponíveis por aquele valor.

Se o produto desejado estiver entre dois valores, um mínimo e um máximo, coloque (..) entre os dois números, e todos resultados pertencentes à sequência entre esses dois números serão contemplados na busca. 

Termos exatos

Se você quer que a frase ou palavra que você está buscando esteja presente integralmente no resultado da busca, a única coisa que precisa fazer é colocá-la entre aspas (“”) e todas as correspondências exatas serão buscadas. 

Pesquisar termos desconhecidos ou esquecidos

Por vezes esquecemos o nome de algo ou alguma palavra que desejamos buscar, mas sabemos como colocá-la em uma frase. Nessas situações, você pode inserir um (*) no lugar da palavra e ela será substituída por diversas possibilidades na busca. 

Site específico

Se o resultado desejado estiver disponível dentre as páginas de algum determinado website, você pode digitar “site:” antes do domínio (site:blog.betrybe.com) e inserir as palavras-chave em seguida. Todo resultado disponível será proveniente do site desejado. 

Sites relacionados

Caso você goste do conteúdo de um site, poderá pesquisar por sites que apresentam páginas semelhantes àquelas apenas inserindo “related:” antes do endereço web já conhecido (related:blog.betrybe.com).

Como você viu, o Google não é apenas mais um site de buscas famoso, mas sim, todo um complexo de serviços e funcionalidades disponíveis online e para download. Dentre seus produtos, é possível encontrar informações sobre rotas, livros, produtos, notícias, vídeos e ainda fazer seus dispositivos fazerem parte da internet das coisas. Além do mais, existem uma porção de dicas e técnicas que podemos utilizar para refinar nossas buscas e garantir um melhor aproveitamento do mecanismo!

Gostou de aprender mais sobre o Gigante das Buscas? Então, aproveite a visita ao nosso blog e saiba mais sobre o Jogo do Dino que pode ser jogado por meio do navegador do Google!

0 Shares:
1 comment
Deixe um comentário
Você também pode gostar