Não é preciso reforçar o fato de que o mundo dos negócios e a área de TI são dois elementos que trabalham em conjunto. Na era em que vivemos, uma companhia precisa desenvolver simultaneamente seu modelo de negócios e suas capacidades tecnológicas. Do contrário, poderá ser nocauteada para fora da constante competição do mercado

Olhando assim, esse processo pode parecer um pouco complicado. Entretanto, não é necessário começar do zero quando o assunto é serviços de TI. Normalmente, esses serviços devem ser dirigidos por um conhecimento prévio sobre os processos atuais e práticas gerenciais dentro de uma organização. Sem isso, as chances de um concorrente disputar e atrair mais clientes é maior.

Para tomar conta desse aspecto, utilizamos a ITIL. Resumidamente, a ITIL é um conjunto de práticas de Gestão de Serviços em TI (ITSM) utilizado por muitas das grandes organizações mundiais, como a NASA. 

Quer saber mais sobre o que é e como funciona essa biblioteca de recursos? Então, confira nossos tópicos de leitura a seguir:

Boa leitura!

O que é ITIL?

A sigla significa “Information Technology Infrastructure Library”, que pode ser traduzida literalmente para Biblioteca da Infraestrutura da Tecnologia da Informação. Como o nome sugere, é um acervo de práticas para criar, adaptar e melhorar processos de gerenciamento de serviços de TI. 

Logo, a ITIL foi moldada para ajudar negócios a gerenciar riscos, fortalecer o relacionamento com clientes, estabelecer práticas que visam o custo-benefício, além de estabilizar um ambiente tecnológico que possa crescer e mudar a todo instante. 

A ITIL não foi pensada em um modelo específico de negócio. Ao invés disso, ela é baseada na experiência coletiva de profissionais da área de TI. Como hoje todas as empresas de diferentes segmentos e portes necessitam do apoio de serviços de TI em algum âmbito, o repertório de aplicações é vasto. Além disso, a ITIL pode ser incorporada por meio de treinamentos e cursos especializados que dão direito à certificação.

Qual a importância da ITIL para empresas e profissionais de TI?

Quando pensamos em uma boa gestão de serviços de TI, pensamos primeiramente em integrar fatores como objetivos desses serviços, riscos em seu desenvolvimento, além da entrega e manutenção. É neste ponto que a ITIL atua. 

A ITIL cobre por completo o ciclo de vida dos serviços, desde identificar os requerimentos dos negócios, até pensar em uma solução e entregar ou arrumar serviços em um constante modo de revisão e melhoramento.

Ao implementar a utilização da ITIL em seu negócio ou profissão, você pode encontrar os seguintes benefícios:

  • Compreender melhor a necessidade de seus clientes, construindo relações a longo termo e melhorando a reputação ou a personal branding;
  • Aprender como prever e reagir a diversas situações provenientes de um serviço;
  • Melhorar a produtividade e o gerenciamento de recursos;
  • Criar um ambiente de desenvolvimento de serviços que comporta constantes mudanças;
  • Garantir que haja alinhamento entre a área de TI e demais áreas dentro do seu negócio;
  • Criar oportunidades de networking e colaboração ao incorporar a metodologia da ITIL no seu negócio;
  • Aumentar o valor útil do seu portfólio;
  • Crescer e acompanhar as mudanças da competição dentro do mercado;
  • Elevar o nível dos serviços oferecidos por meio dessa certificação, que é reconhecida mundialmente.

Como funciona a ITIL? Ciclo de vida dos serviços!

A ITIL é dividida em cinco seções ou livros, cada qual focando em uma parte distinta do ciclo de vida dos serviços. Todos são interligados, providenciando um guia prático que ensina a planejar, instigar e melhorar a atuação de algum serviço ou processo de desenvolvimento. Confira quais são essas seções a seguir!

Estratégia do Serviço

Nesta seção, o importante é compreender quais são os objetivos e metas a serem alcançadas pelo seu negócio. Nesse aspecto, a ITIL ajuda a conectar a área de TI aos processos centrais do negócio, o que pode incluir gerenciamento de portfólio, gerenciamento financeiro e gerenciamento das relações humanas. 

Projeto de Serviço

Aqui, a ITIL ajuda a projetar tudo que envolve os serviços de TI, como sua arquitetura, seus processos internos, políticas, documentação e continuidade. Isso ajudará a avaliar os serviços, bem como se eles vão de encontro com os requerimentos e exigências da organização. Além disso, é possível aprender como fazer com que os serviços se adaptem ao encontrar uma mudança consistente. 

Transição de Serviço

Essa transição refere-se ao momento em que acaba o ciclo de produção de um serviço e entra o contato com a pessoa usuária. Aqui, a ITIL é importante para auxiliar nos testes, avaliações e documentações das mudanças entre um estado e outro.

Operação do Serviço

Nesse ponto, a ITIL vai tratar de como manter os requerimentos estabelecidos anteriormente no dia a dia das operações de gestão do serviço ou produto. Esse passo envolve princípios, processos, atividades operacionais e funções que são necessários para o bom funcionamento do serviço

Melhoria Contínua dos Serviços

Nenhum serviço seria completo se fosse deixado como está. Ao contrário, o serviço deve ser sempre revisado para encontrar pontos de melhoria em seus processos e garantir um melhor aproveitamento. Portanto, o módulo final da ITIL providencia ferramentas para ajudar a estabelecer parâmetros de sucesso e melhorias dentro de um serviço.

Em resumo, a ITIL é uma série de ferramentas e recursos que são utilizados no refinamento e melhoria do ciclo de vida de serviços dentro dos negócios. Independentemente da área ou do tamanho da organização, a ITIL ajuda a potencializar as capacidades e processos, garantindo a sobrevivência dentro do dinâmico e competitivo mercado.

Gostou desse nosso artigo? Talvez você se interesse por saber como construir uma carreira na área de TI sem experiência profissional!

0 Shares:
Você também pode gostar