Em mundo cada vez mais conectado, empresas e organizações, de todos os portes e áreas de atuação, já entendem a importância de manter uma presença online e investem nessa tarefa. No cenário atual, em que inúmeros sites e páginas disputam a atenção da audiência, ferramentas como o Web Crawler se tornam cada vez mais necessárias.

Por meio dela, a pessoa responsável por um site pode obter informações úteis a respeito das próprias páginas e de seus concorrentes, o que lhe permite elaborar estratégias mais eficientes para atrair e reter visualizações em seu site.

Você tem interesse em aprender mais a respeito dessa ferramenta? Leia o artigo e descubra o que é o Web Crawler e entenda como ele funciona!

  • O que é Web Crawler?
  • Como funcionam os Web Crawlers?
  • Qual a relação entre Web Crawler e o marketing digital?
  • Exemplos de Web Crawlers.

Boa leitura!

O que é Web Crawler?

De um modo simples, podemos descrever o Web Crawler como um algoritmo desenvolvido com a finalidade de verificar o código fonte de sites e de páginas, em busca de informações que lhe permitam classificar o conteúdo oferecido pelo site e identificar uma série de dados relevantes sobre ele.

Embora essa tecnologia aparente ser muito distante, podemos dizer que ela faz parte de nosso dia a dia. Afinal, sempre que fazemos uma pesquisa em plataformas especializadas, como o Google ou o Bing, um Web Crawler entra em ação e filtra uma série de páginas para garantir que o conteúdo apresentado esteja relacionado à pesquisa.

Além disso, esse filtro é usado para garantir que as páginas mais relevantes sejam exibidas primeiro.

Um ponto importante é que o Web Crawler pode ser identificado por outros nomes, como bot ou web spider.

Como funcionam os Web Crawlers?

Basicamente, os Web Crawlers atuam vasculhando a internet, verificando cada uma das linhas dos códigos fontes de sites e páginas web. Além de analisar esse conteúdo, eles seguem os hiperlinks apresentados no site — independentemente se eles guiam as pessoas usuárias para fontes internas ou externas — e verificam o código fonte da página indicada.

Em meio a esse processo, a ferramenta consegue criar um mapa geral de todas as páginas disponíveis na internet. Por meio desse mapa, e com base em fatores como o número de acessos e backlinks, ele ranqueia o site em resultados de busca.

É válido ressaltar que além dos Web Crawlers que pertencem a grandes empresas e buscadores, existem aqueles de menor escala, conhecidos como Web Crawlers particulares. Embora eles atuem de forma parecida com os bots usados por grandes players, como o Google, fazem isso em uma escala muito menor, verificando apenas páginas indicadas pelo usuário.

Essas ferramentas são muito úteis na análise de concorrentes e na verificação interna de sites e páginas particulares e de empresas.

Qual a relação entre Web Crawler e o marketing digital?

Como foi citado, o Web Crawler verifica cada linha do código fonte de uma página, mapeando todas as suas informações. Por meio dessa funcionalidade, uma pessoa programadora pode obter informações importantes a respeito de seu site, principalmente sobre aspectos relacionados ao SEO.

Ao fazer uso dessas informações, a pessoa em questão é capaz de otimizar seu site para motores de busca, conquistando, assim, melhores posições nos resultados de pesquisas realizadas nas plataformas.

Além disso, o bot pode apresentar insights úteis a respeito de outras questões relevantes, como o conteúdo oferecido pelo site e o seu nível de compatibilidade com os dispositivos usados para acessá-lo, sejam eles móveis ou não.

Com base nesses fatores, a pessoa responsável pelo site pode refinar sua estratégia de atuação e aumentar o número de visitantes em suas páginas.

Quais as vantagens de usá-lo?

Levando em consideração essas informações, é fácil perceber o quão útil o Web Crawler pode ser. A grande questão é que a ferramenta ainda apresenta muitas vantagens interessantes. Continue a leitura e descubra algumas!

Análise de concorrência

Embora compreender a fundo a situação de seu próprio site seja fundamental, é importante que as pessoas desenvolvedoras ou proprietárias de páginas deem uma atenção especial às páginas de seus concorrentes.

Esse cuidado é necessário tanto para verificar suas estratégias bem-sucedidas quando para identificar áreas em que eles não atuam, o que pode abrir espaço para uma ótima oportunidade de negócio.

Por meio do bot, essa análise pode ser feita de um modo muito mais ágil e eficiente, o que torna sua implementação altamente recomendada.

Análise de reputação

Em um mercado acirrado, não é uma novidade que a reputação de uma empresa tem grande importância. Afinal, uma fama ruim é capaz de afastar um grande número de clientes em potencial. Por essa razão, grandes empresas investem pesado em estratégias de marketing digital.

Ao fazer uso de um Web Crawler, uma pessoa é capaz de verificar as postagens e os comentários feitos na internet a respeito de sua empresa. O que lhe permite planejar de um modo mais inteligente suas estratégias de marketing e comunicação.

Otimização de vendas

Por fim, ao otimizar seu site para motores de busca, produzir conteúdos mais direcionados ao seu público-alvo e tornar suas páginas amigáveis, criando, assim, uma experiência mais agradável para quem visita o site, a pessoa desenvolvedora será capaz de atrair e reter um número muito maior de visitantes.

Essa audiência, maior e mais direcionada, tende a responder muito bem ao produto ou serviço oferecido pelos responsáveis pelo site, o que se reflete em um grande volume de vendas.

Exemplos de Web Crawlers

Agora que você sabe o que é um Web Crawler e entende como ele funciona, continue a leitura e descubra alguns modelos da ferramenta para aumentar a eficiência de estratégias de marketing e ranqueamento de páginas web!

1. Apifier

O Apifier pode ser descrito como um ótimo bot para pessoas desenvolvedoras que pretendem analisar de perto seus concorrentes. Além disso, é muito útil em processos para tomada de decisões.

2. Crawljax

É um Web Crawler desenvolvido com a finalidade de indexar aplicativos dinâmicos desenvolvidos com base no Ajax. Dentre seus principais benefícios, podemos citar o fato de seu código ser aberto.

3. DataparkSearch

O DataparkSearch pode ser descrito como um bot cuja finalidade é otimizar buscas dentro de sites, sistemas locais ou redes de intranet. Assim como o Crawlerjax, ele é um sistema de código aberto.

O uso de bots abre espaço para que pessoas desenvolvedoras tenham uma visão mais profunda e completa tanto de seus sites quanto dos de seus concorrentes, o que lhes permite elaborar planos para atrair e reter uma audiência de qualidade de um modo mais simples. Levando esse fato em consideração, é fácil perceber o quão importante é essa ferramenta em uma estratégia de marketing digital!

O que achou desse artigo? Se você gostou desse tema, não deixe de conferir nosso artigo sobre internet das coisas.

0 Shares:
Você também pode gostar