De tempos em tempos surgem pelo mundo da internet jogos e aplicações que são capazes de surpreender. Um dos mais conhecidos é o Akinator, um gênio capaz de adivinhar em quem você está pensando apenas respondendo a algumas perguntas e que virou fenômeno na internet nas últimas décadas.

Para que você entenda melhor como funcionam esses jogos que parecem “ler” nossos pensamentos, preparamos este artigo com os seguintes tópicos:

Boa leitura, e vamos lá!

Como jogar Akinator? O passo a passo!

Como falamos anteriormente, o Akinator está disponível para download em dispositivos móveis e por meio do navegador web. Se você nunca jogou o Akinator e quer tentar agora, confira como fazer isso nas duas versões!

Versão web

Tela de início do jogo Akinator
  1.  Acesse o site oficial do Akinator;
  2. Selecione a opção “Jogar”;
  3. Pense em um personagem fictício ou pessoa real;
  4. O jogo terá como respostas disponíveis “sim”, “não”, “provavelmente sim”, “provavelmente não” e “não sei”.

Assim que o Akinator chegar a uma possibilidade de resposta, ele a apresentará na tela. Selecione “sim” caso esteja correta, ou selecione “não” caso o gênio tenha errado no resultado final. Se ele estiver errado, perguntará se você deseja continuar jogando. Se sua resposta for negativa, ele apresentará uma lista de possíveis pessoas ou personagens.

Se mesmo assim a pessoa em quem pensou não estiver ali, você poderá inserir o nome dela manualmente para ajudar o algoritmo a aprender, contribuindo para um melhor desempenho do jogo!

Versão mobile

O modo de jogo na versão mobile é exatamente igual ao da versão web, para jogar basta acessar a loja de aplicativos do seu dispositivo, procurar por Akinator e fazer download.

A versão mobile apresenta alguns recursos adicionais em relação a versão web, por exemplo a possibilidade de criar uma conta (o que disponibiliza o desbloqueio de recompensas), a participação no ranking com outras pessoas jogadoras e em desafios diários, além da customização da aparência do gênio. 

Como adicionar personagens no Akinator?

Você sabia que é possível adicionar novos personagens no jogo? Sim, é possível, no entanto, apenas figuras públicas podem ser adicionadas como personagens.

Para adicionar um personagem, você precisa jogar o jogo até o final e, se o Akinator não conseguir adivinhar o personagem que você pensou, você conseguirá adicioná-lo ao banco de dados do Akinator.

 Clique em “O meu personagem não está na lista” e informe um nome e uma breve descrição.

Como adicionar perguntas no Akinator?

Uma vez que você chegue ao fim do jogo e o Akinator consiga adivinhar a pessoa ou personagem que você estava pensando, você pode adicionar uma questão clicando em “Adicionar questão”. Para fazer isso, você deverá fornecer palavras-chave que definam sua questão. Então, você terá algumas opções:

  1. Caso o Akinator encontre questões similares no banco de dados, ele vai mostrar uma lista com elas:
  • Se sua questão aparecer na lista, você poderá selecioná-la e editá-la.
  • Se sua questão não estiver na lista, você terá de clicar em “clique aqui” para adicioná-la. 

2. Caso o Akinator não encontre nenhuma questão similar, você precisará adicionar a questão e editá-la desde o princípio.

As questões serão implementadas assim que alguma pessoa moderadora aceitar e validar. 

Para fazer isso, você deverá fornecer palavras-chave que definam sua questão. Então, você terá algumas opções:

  1. Caso o Akinator encontre questões similares no banco de dados, ele vai mostrar uma lista com elas:
  • Se sua questão aparecer na lista, você poderá selecioná-la e editá-la.
  • Se sua questão não estiver na lista, você terá de clicar em “clique aqui” para adicioná-la. 

2. Caso o Akinator não encontre nenhuma questão similar, você precisará adicionar a questão e editá-la desde o princípio.

As questões serão implementadas assim que alguma pessoa moderadora aceitar e validar. 

Como adicionar imagens no Akinator?

Assim que o Akinator descobrir seu personagem e o jogo finalizar, você terá a opção de adicionar ou sugerir imagem para determinado personagem. É importante ter em mente que você não poderá adicionar nenhuma imagem que tenha direitos autorais. Você deverá declarar que leu e que aceita os termos de serviço para qualquer uma das hipóteses.

Adicionando uma imagem

Você pode fazer isso caso o personagem pensado não tenha uma imagem. Basta apenas clicar em “enviar imagem” e seguir as instruções detalhadas no site.

Sugerindo uma imagem

Nesse caso, o personagem já tem uma imagem. Caso você queira sugerir uma nova, você deve clicar em “enviar uma imagem melhor” e seguir as instruções.

As imagens passarão por uma pessoa moderadora e serão validadas. Caso esteja tudo certo, elas serão adicionadas.

Como o Akinator funciona?

Para início de conversa, o Akinator é um jogo da internet disponível para computadores e dispositivos móveis. Nele, um personagem que tem como características visuais a aparência de um gênio e que leva o mesmo nome do jogo, tem como objetivo adivinhar em quem você está pensando. O gênio consegue prever personagens de séries e filmes, pessoas famosas ou até mesmo pessoas da família.

Criado em 2007, mas com alcance e popularidade no Brasil com a versão em português somente em 2008, o Akinator funciona por meio de algoritmos e de um potente banco de dados formado a partir de perguntas de eliminação — a famosa probabilidade.

Akinator

Outro ponto a se observar é que o jogo e seu resultado final são movidos por meio de um sistema de pontos, ou seja, se sua personagem for uma mulher negra, automaticamente todas as mulheres negras já citadas por pessoas usuárias ou até mesmo por seus próprios criadores, ganham pontos e entram em vantagem, afunilando e influenciando tudo o que o banco de dados já coletou até o momento. 

Além disso, acredita-se que o jogo também utilize um recurso conhecido como “árvore de decisão”, que tem como objetivo visualizar as etapas que a pessoa que joga pode seguir a cada resposta até chegar a um resultado. Apesar disso, não se sabe exatamente qual o algoritmo principal de Akinator.

Árvores de Decisão(ID3)

ID3 é uma sigla que representa um algoritmo chamado Indução Incremental de Árvores de Decisão 3. Tal algoritmo consiste em construir uma árvore de decisão invertida que analisa minuciosamente as características de cada ponto de ramificação.

Ele segue os seguintes passos:

  1. Categorizar e separar as possibilidades por meio de testes de atributos;
  2. Para cada atributo, cria-se um nó derivado que recebe o valor de cada possibilidade;
  3. Repetir o teste de possibilidades para cada nó derivado;
  4. Repetir o teste para cada nó derivado que não tenha o mesmo valor em possibilidades que o nó original.

Para que o algoritmo escolha o melhor atributo a ser considerado, ele utiliza dois conceitos: a entropia e o ganho.

•Entropia

Dentro da Tecnologia da Informação, a Entropia significa o grau de pureza de um determinado conjunto. Pureza, nesse contexto, leva em consideração quanta informação falta para esse conjunto ser considerado como valor completo.

•Ganho

É a definição da redução da Entropia. 

Com esses dois aspectos definidos, o algoritmo utiliza a possibilidade com maior ganho depois de uma iteração, calculado a partir da seguinte fórmula:

Fórmula do algoritmo ID3 possivelmente utilizado em Akinator.

ID4

Esse algoritmo é uma atualização da árvore de decisões original, pois aceita uma instância de treinamento de resultados. O procedimento dele é dado a seguir:

  • Para cada possibilidade no nó atual, a contagem de instâncias positivas e negativas é atualizada para um valor de um atributo na instância de treinamento;
  • Se todos os atributos de uma possibilidade é positivo no nó atual, então um valor positivo é retornado para um nó de resposta, indicando uma instância positiva. A mesma coisa ocorre no sentido inverso.

Se o nó atual já for um nó de resposta, então o algoritmo o altera para um nó de decisão contendo um atributo-teste com menor valor de ganho.

Se esse nó de decisão já contém um atributo-teste que não recebeu um menor valor de ganho, este será convertido em um com a menor nota de ganho e todas as ramificações abaixo dele serão automaticamente excluídas.

A árvore então vai sendo recursivamente atualizada abaixo do nó atual a partir da ramificação do valor do atual tributo-teste que ocorre na descrição da instância. Se for necessário, outra ramificação será adicionada.

O Banco de Dados e a IA foram criados apenas para o Akinator? 

Essa questão não tem exatamente uma resposta, já que as pessoas que são responsáveis pelo desenvolvimento do Akinator, a companhia Elokence, decidiu manter toda a informação acerca do algoritmo de Inteligência Artificial e do Banco de Dados como segredo. Apesar disso, existe uma forte crença de que o banco de dados de Akinator seja global, público ou não, e que é processado em tempo real para adivinhar corretamente o nome do personagem em questão.

O Banco de Dados do Akinator continua sendo atualizado?

A resposta é positiva. O banco de dados da atração é continuamente atualizado, inclusive por meio das pessoas usuárias que a utilizam. Isso é demonstrado a partir do fato de que, quando Akinator não consegue descobrir qual é o personagem, ele pede para que você conte para ele. Logo, no início, é provável que houvesse uma maior margem de erro até que seu banco de dados pudesse ser atualizado por meio da pessoa usuária.  

Perguntas e respostas

Como adicionar personagens no Akinator?

Para adicionar um personagem, você precisa jogar o jogo até o final e, se o Akinator não conseguir adivinhar o personagem que você pensou, você conseguirá adicioná-lo ao banco de dados do Akinator.

Como adicionar imagens no Akinator?

Assim que o Akinator descobrir seu personagem e o jogo finalizar, você terá a opção de adicionar ou sugerir imagem para determinado personagem.

Como adicionar perguntas no Akinator?

Uma vez que você chegue ao fim do jogo e o Akinator consiga adivinhar a pessoa ou personagem que você estava pensando, você pode adicionar uma questão clicando em “Adicionar questão”.

Gostou da proposta do Akinator? Que tal conhecer agora um clássico do Google, o jogo do Dino e suas curiosidades?

0 Shares:
Deixe um comentário
Você também pode gostar