Bilionário aos 37 anos de idade após fundar a maior empresa de software do planeta, a Microsoft, Bill Gates deixou sua sabedoria em diversas frases que ele compartilhou ao longo da vida.

Seja em entrevistas, por meio de tweets ou outros meios, o magnata expôs sua opinião, muitas vezes polêmica e até mesmo cômica, em relação aos mais diversos assuntos.

No entanto, para toda pessoa que é boa entendedora, meia palavra de uma pessoa de sucesso já ensina uma grande lição.

Por isso, neste texto refletiremos um pouco acerca de algumas frases de Bill Gates que deram o que falar, e o que a gente pode aprender com elas!

Boa leitura!

As 30 melhores frases de Bill Gates para você se inspirar!

As melhores frases de Bill Gates sobre Carreira e Sucesso

Gates em um fundo de dinheiro

1.

O sucesso é um péssimo professor. Ele induz as pessoas a pensarem que elas não podem falhar.”

  • O que aprender: Sabemos que é uma sensação muito boa obter sucesso em algum feito que nos propomos a realizar. Porém, essa sensação pode ser viciosa e acabar criando uma imagem de que a pessoa é invencível e não pode ser batida. Bill Gates era uma das pessoas que acreditavam que o fracasso ensina muito mais do que a vitória.

2.

Dinheiro para mim só é útil até certo ponto.”

  • O que aprender: Uma das frases mais famosas de Bill Gates. Apesar de ser um bilionário, Gates não tem medo de sair da lista das pessoas mais ricas e doar todo seu dinheiro, coisa que ele já se propôs a fazer. Para ele, de nada adianta ter muito dinheiro se não é possível levar desenvolvimento para outras pessoas que precisam. De acordo com o que ele pensa, o dinheiro deve ser útil somente até o ponto de proporcionar a estruturação de uma organização que é capaz de devolver à sociedade serviços necessários.

3.

Clientes insatisfeitos são sua maior fonte de aprendizado.”

  • O que aprender: Muitas pessoas, ao empreender ou fazer seu negócio, temem a insatisfação de clientes. No entanto, o que Gates nos ensina é que essas pessoas são aquelas de quem a gente pode aprender mais! Se todas as pessoas a nossa volta elogiarem nosso produto, nunca conseguiremos ter ideias ou compreender como podemos evoluir! Podemos levar essa lição para qualquer área de atuação na nossa vida!

4.

Se você não pode fazer com que algo seja bom, faça com que pareça bom, ao menos.”

  • O que aprender: Gates é bastante eloquente quando ele diz que não dá para vencer todas as vezes. No entanto, isso não significa que precisamos entregar os pontos e desistir. Mesmo quando sabemos que não podemos entregar algo que seja nosso melhor, ainda podemos ao menos encontrar o que há de bom nele e ressaltar. Isso fará com que as pessoas à nossa volta não criem uma imagem nossa relacionada à desistência.

5.

Para ganhar o grande prêmio, por vezes é necessário assumir altos riscos.”

  • O que aprender: Certamente Bill Gates não estaria onde está atualmente se ele não tivesse assumido alguns riscos em sua carreira. Essa frase representa muito da trajetória do magnata, desde que começou sua carreira com a criação da Microsoft. Com ela, aprendemos que as vezes precisamos apostar um pouco mais alto se quisermos crescer e evoluir. Por vezes, pode não dar certo. Mas como ele mesmo diz, o fracasso é um melhor professor que o sucesso.

6.

Uma nova regra fundamental para os negócios é que a internet muda tudo.”

  • O que aprender: Quando Bill Gates diz que a Internet muda tudo, inclusive a forma de se fazer negócio, ele não está errado. Atualmente, pode ser bastante arriscado investir em um negócio desconsiderando o impacto que as mídias sociais têm e a velocidade da troca de informação da internet. Um grande exemplo foi a pandemia do coronavírus. Com todo mundo subitamente tendo que trabalhar diretamente de casa, muitas empresas acabaram fechando as portas por não terem considerado migrar seus serviços para a grande rede mundial de computadores anteriormente.

7.

“Paciência é o elemento-chave para o sucesso.”

  • O que aprender: Um conselho simples, porém poderoso. Tudo tem seu tempo. Se soubermos andarmos um passo após o outro, no ritmo adequado, nossa chance de obter sucesso é ainda maior. Porém, como já dito em outra frase, é necessário também se movimentar e tomar riscos. Do contrário, somente esperar não levará você a lugar nenhum.

As melhores frases de Bill Gates sobre Liderança

Bill Gates frases liderança

8.

Eu sempre escolho uma pessoa preguiçosa para um trabalho difícil. Afinal, uma pessoa que não quer se esforçar vai encontrar um jeito fácil de resolvê-lo.”

  • O que aprender: Quando Gates insinua escolher uma pessoa preguiçosa, ele está falando sobre aquelas pessoas que não desejam se esforçar completamente para realizar uma determinada tarefa. Enquanto muitas pessoas na liderança considerariam isso um defeito, Gates vê nisso uma oportunidade, afinal, tendo que realizar a tarefa, a pessoa encontrará a forma mais eficiente e rápida de fazê-la.

9.

Tratamento sem prevenção é simplesmente insustentável.”

  • O que aprender: Apesar dessa frase do Bill Gates provavelmente ter sido usada para outra questão, uma mais sanitária, existe atrás dela uma grande lição que pode ser aplicada em outras áreas da vida, inclusive na liderança. Por que você deixaria uma situação acontecer para ficar remendando ela mais tarde, se você poderia simplesmente preveni-la? Muitas vezes deixamos que situações que são desnecessárias acabem trazendo consequências negativas para nosso trabalho, quando poderíamos simplesmente ter evitado que elas existissem para início de conversa.

10.

Eu acredito que ao mostrar o problema para as pessoas e então as soluções, elas serão impelidas a agir.”

  • O que aprender: Essa é uma boa lição de como conduzir pessoas em alguma determinada tarefa dentro de uma empresa ou organização. Gates é conhecido por sua liderança um pouco rígida e autoritária, mas mesmo assim é possível ver que acredita no empoderamento das pessoas a sua volta. Por isso, seu conselho é valioso. Evite somente dar o problema e sair, ou então resolver tudo para sua equipe. Mostre o problema e formas de resolver, assim elas vão querer resolvê-lo por conta própria!

11.

A vida não é justa, acostume-se!”

  • O que aprender: Apesar de parecer um pouco áspero, o conselho de Gates reflete em muito a realidade. Diversas situações na vida não são justas e não há nada que possamos, por conta própria, fazer em relação a isso. Logo, o que você fará? Reclamar e apontar essas injustiças somente ou aceitar isso e procurar trabalhar para criar uma nova realidade mais justa?

12.

Se você der as ferramentas certas para as pessoas e deixar com que elas usem suas habilidades naturais e curiosidade, elas desenvolverão coisas que surpreenderão você para além de suas expectativas.”

  • O que aprender: No quesito liderança, Bill Gates coordenava sua empresa com punhos de ferro. Porém, ele sabia equilibrar para que isso não desmotivasse ou matasse 100% da criatividade das pessoas colaboradoras. E ele nos deixa essa lição que serve para toda e qualquer liderança: deixe espaço para que as pessoas lhe surpreendam. Se houver essa liberdade e espaço para inovação, coisas grandiosas poderão surgir. No entanto, há um porém: elas devem ter as ferramentas certas para isso. Logo, de nada adianta esperar um resultado se sua equipe não tem a matéria-prima básica para isso.

As melhores frases motivacionais de Bill Gates

Bill Gates discursando

13.

Assim como meu amigo Warren Buffett, eu me sinto muito sortudo de fazer algo que eu amo diariamente. Ele chama isso de “ir trabalhar sapateando”.”

  • O que aprender: Warren Buffett é outro bilionário que tem uma história muito interligada com Bill Gates por conta do projeto de filantropia. Além de maior beneficiário da fundação de Gates e sua ex-exposa, Buffett ainda fez parte da fundação de um projeto com eles para doar a maior parte de sua fortuna. Podemos aprender aqui tanto de Buffett quanto de Gates que o maior sucesso da vida é conseguir fazer o que se gosta de fazer. Devemos perseguir aquilo que gostamos, ou podemos nos desmotivar com facilidade no meio do caminho.

14.

Se você acha que seu professor é rígido, espere até ter um chefe!”

  • O que aprender: A frase polêmica, e até mesmo bem-humorada, é ideal para quem está estudando e próximo ao estágio de conseguir seu primeiro emprego. Muitas vezes reclamamos de que as pessoas educadoras nos cobram muito e passam muitas atividades a serem feitas. Porém, a verdade é que após essa fase, não será mais fácil! Inclusive, nem todos os lugares contam com um ambiente organizacional leve e uma liderança consciente. Por isso, devemos utilizar o que vivemos no ambiente acadêmico como uma preparação para o que a vida profissional pode nos trazer em algumas etapas da nossa vida!

15.

Se eu realmente tivesse uma ideia fixa sobre o que seria uma linha de chegada, você não acha que eu a teria cruzado anos atrás?”

  • O que aprender: Convenhamos: Bill Gates é uma das pessoas mais ricas do mundo, pelo menos até então. Não há nada no mundo que ele não poderia conseguir por meio de seus recursos financeiros e influência. Porém, mesmo tendo tudo isso, Bill Gates não para. eEe continua perseguindo diversos objetivos. Podemos nos inspirar em sua força de vontade e tirar essa ideia fixa de que há uma linha de chegada para chegar. Afinal de contas, o que conta nessa vida é a jornada, e não o destino!

16.

Não se compare com ninguém mais nesse mundo. Se você fizer isso, estará se insultando.”

  • O que aprender: Por vezes, as palavras de Gates podem soar um pouco duras, mas, em uma segunda análise, você verá que ele tem razão. Afinal de contas, cada pessoa pensa de um jeito, tem um determinado conjunto de habilidades no qual se sai melhor e possui diferentes características. Por conta disso, ao medir o seu sucesso ou desempenho baseado nos de outras pessoas, você poderá estar desmerecendo sua história e esforços. Procure reconhecer tudo aquilo que você já vez e honrar sua trajetória profissional e pessoal até então.

17.

“Nascer pobre não é culpa sua, porém, morrer pobre pode ser.”

  • O que aprender: Nesta frase, Bill Gates quis evidenciar que muitas pessoas que têm condições ou oportunidades de mudar seu status somente aceitam essa realidade e não procuram mudar. É verdade que muitas vezes a ausência de recursos impede as pessoas de terem muitas oportunidades (o próprio Gates é ciente disso, uma vez que sua instituição trabalha para levar essas oportunidades para quem não as tem), mas muitas pessoas deixam de sonhar ou atuar em algo, mesmo tendo como fazer isso. Precisamos usar aquilo que temos e jamais deixar de lutar para conquistar nosso espaço.

As melhores frases de Bill Gates sobre desenvolvimento pessoal

Bill Gates lendo

18.

Todo mundo precisa de alguém para dar feedbacks. Essa é a forma como melhoramos.”

  • O que aprender: Os feedbacks são ferramentas que comprovadamente melhoram o desempenho e a produtividade em qualquer relação seja ela pessoal ou profissional. Bill Gates demonstra em sua frase que ele está de acordo com isso. Até mesmo o magnata precisa de alguém que lhe dê um conselho uma vez ou outra! Logo, se você quer melhorar e se autodesenvolver, procure adotar a cultura de feedbacks em sua vida!

19.

Eu era uma criança muito sonhadora. Acho que isso se deve ao fato de que eu tive a chance de ler muito.”

  • O que aprender: Bill Gates era conhecido por ser uma criança muito curiosa. Teve curiosidade em fuçar em computadores, entrou no grupo de programação e, cedo na vida, já estava desenvolvendo soluções. Essa curiosidade nasceu, segundo ele, de seu hábito de leitura. A leitura pode abrir as portas para nossa criatividade e nosso desenvolvimento pessoal. Logo, se queremos ser pessoas tão criativas e sonhadoras como Gates, podemos começar incorporando um hábito de leitura em nossas rotinas!

20.

Eu creio piamente que qualquer ferramenta que melhore a comunicação terá um impacto profundo no que se pode aprender a partir de outras pessoas e em como elas podem obter o tipo de liberdade que lhes interessa.”

  • O que aprender: Até mesmo Bill Gates compreende o papel fundamental que a comunicação tem em nossas vidas. Segundo ele, quanto melhor for nossa comunicação, mais aprenderemos sobre as outras pessoas e, consequentemente, sobre nós. Isso fará com que sejamos mais capazes de compreender limites e proporcionar maiores liberdades nos nossos relacionamentos humanos.

21.

Não compito com ninguém além de mim mesmo. Meu objetivo é me aperfeiçoar continuamente.”

  • O que aprender: Em uma das outras frases, Bill Gates já dizia que não é recomendado ficar se comparando à outras pessoas. Nesta, ele reafirma isso, dizendo que ele mesmo adota a estratégia de nunca cair na bobagem de competir com outras pessoas. Para ele, a competição deve acontecer somente internamente, com você se desafiando a todo momento a se tornar uma melhor e mais aperfeiçoada versão que a anterior.

22.

“Eu lavo a louça todas as noites. Outras pessoas se voluntariam para fazer isso, mas eu prefiro a forma que eu faço isso.”

  • O que aprender: Essa é uma das frases de Bill Gates mais curiosas. Apesar de parecer completamente banal, há uma grande lição por trás. Bill Gates é uma das pessoas mais ricas e importantes do mundo atualmente. Ele não precisaria, em hipótese nenhuma, preocupar-se com atividades tão corriqueiras como as domésticas. Porém, mesmo assim, ele escolhe realizá-la ele mesmo pois gosta do resultado. Isso nos ensina que, quando fazemos algo bem e gostamos do que fazemos, não precisamos deixar de fazê-lo só porque não há mais necessidade disso.

As melhores frases sociais de Bill Gates

Bill e Melinda  usando medalhas

23.

As pessoas filantropas mais incríveis são aquelas que realmente fazem um sacrifício que seja significativo.”

  • O que aprender: Bill Gates é amplamente conhecido por gastar sua fortuna em um trabalho de filantropia impecável, que leva acesso à educação, saneamento básico e condições sociais para lugares desamparados. Gates deixa uma provocação com essa frase que serve tanto para pessoas colegas do ramo quanto para nós, em menor escala. Boas ações e altruísmo são medidas na proporção do nosso sacrifício. Se aquilo que estamos fazendo não nos custa nada, provavelmente não estamos fazendo um bom trabalho nisso.

24.

A crença de que o mundo está cada vez pior, que fome e doenças não são solucionáveis, não é apenas errônea, como perigosa.”

  • O que aprender: Há uma visão muito pessimista de que o mundo é um lugar ruim de se viver e nada do que fazemos pode mudá-lo. Porém, Gates alerta: aceitar que não se pode fazer nada só fará com que essa visão se concretize. Mesmo que seja um grande desafio, devemos acreditar que nossas pequenas ações são capazes de mudar alguma coisa. Cada pessoa deve ajudar na proporção que pode.

25.

O poder não vem do conhecimento que é mantido cativo, do contrário, vem daquele que é compartilhado.”

  • O que aprender: Para Gates, é essencial que todo conhecimento seja público e acessível para todas as pessoas. De acordo com sua frase, ele deixa explícito que manter informações em segredo não faz com que você seja uma pessoa poderosa. Do contrário, o verdadeiro e útil poder somente poderá vir daquilo que se compartilha. Um exemplo desse pensamento na prática são as pesquisas e desenvolvimento. Uma empresa poderá guardar uma tecnologia disruptiva para lucrar individualmente, porém, imagine se o que poderia ser feito se pessoas especialistas do mundo todo pudessem ter acesso a ela para estudá-la e desenvolvê-la. Seu uso, nesse último caso, seria muito mais benéfico para a sociedade como um todo.

As melhores frases de Bill Gates para quem quer ser programador

Bill Gates e Paul Allen

26.

A melhor forma de se preparar para ser programador é escrever códigos e estudar o código de outras pessoas. Eu mesmo, por exemplo, pescava listagens de sistemas operacionais nas latas de lixo do Centro de Ciência da Computação.”

  • O que aprender: Uma dica de ouro para qualquer pessoa que está começando sua carreira na área de programação ou que deseja aprender a programar. Bill Gates é o pai de uma das maiores empresas de software do mundo, que fez com que ele ficasse bilionário. Logo, seguir seus passos poderá resultar em uma maior chance de sucesso em uma carreira da área!

27.

Medir o progresso na programação por meio de linhas de código é a mesma coisa que medir o progresso na construção de uma aeronave pelo seu peso.”

  • O que aprender: Outro conselho importante que Gates deixa para pessoas programadoras é não preocupar-se tanto com como seu código aparenta inicialmente. O progresso no estudo da programação vem por meio de muitos outros fatores que não podem ser medidos unicamente na forma como você constrói seu código. Muitas vezes, a pessoa com o código completamente limpo e bonito somente aprendeu a copiar e colar blocos de bibliotecas prontas, mas não tem a mínima ideia do que acontece por trás. Logo, não se pode medir aprendizado e progresso pautado somente nesse indicador, ao contrário do que muitas pessoas acreditam.

28.

“Software é uma excelente combinação entre a arte e a engenharia”

  • O que aprender: Essa é uma bonita e poética visão sobre a área de desenvolvimento de software. Muitas pessoas associam diretamente essa área à exatas e à matemática, algo mais fechado, frio e previsível. Porém, ela é mais multidisciplinar do que a gente pensa. A criatividade e a imaginação provenientes do campo artístico são habilidades imprescindíveis, uma vez que envolve a criação de algo completamente novo. Logo, é bastante importante enxergar esse outro lado da tecnologia.

29.

“Inovação em Software, assim como qualquer outro tipo de inovação, requer a habilidade de colaborar e compartilhar ideias com outras pessoas, além de sentar-se com clientes para colher seus feedbacks e compreender suas necessidades.”

  • O que aprender: Para qualquer pessoa que deseja desenvolver um software ou criar uma empresa responsável por software, não há outro caminho! É necessário muitas habilidades comunicativas, troca de informação e contato com pessoas que são clientes do serviço. Foi dessa forma que a Microsoft conseguiu se desenvolver e somente assim qualquer software poderá evoluir e ganhar espaço no mercado.

Um último conselho de Bill Gates

Por fim, uma das frases mais marcantes de Bill Gates é:

“Seja legal com nerds. Há uma chance de você terminar trabalhando para eles.”

  • O que aprender: Gates é um nerd declarado. Isso significa que ele assume orgulhosamente sua posição enquanto uma dessas personalidades tímidas, inteligentes e excêntricas muitas vezes não compreendidas pela maioria das outras pessoas. É de grande conhecimento da mídia e do senso comum que essas pessoas não costumam ser muito apreciadas ou até mesmo populares durante o período escolar. No entanto, por terem um olhar diferenciado e colocarem seus interessem em outros lugares, muitas dessas pessoas atualmente ocupam posições de poder. Por isso, Gates utiliza essa icônica frase como uma pequena ironia relacionada a essa questão toda.

Como vimos, Bill Gates semeou muito de seu conhecimento ao longo dos anos, disponibilizando sabedoria em pequenas doses durante sua carreira. Apesar de muitas de suas opiniões serem bem diretas e até mesmo um pouco ríspidas, o bilionário não teme se expressar e fazer sua voz ser ouvida.

Se souber interpretar corretamente o posicionamento de Bill Gates e outras pessoas por meio da frases que dizem, você pode adquirir ótimas dicas para usar em sua carreira e vida profissional, especialmente se ela está voltada para a área de tecnologia.

Não pare agora e confira algumas frases de outras pessoas importantes sobre um tema muito buscado: a liderança! Clique aqui!

0 Shares:
Você também pode gostar