É seguro dizer que Bill Gates foi uma das personalidades mais importantes para a evolução da tecnologia como a conhecemos hoje.

Graças à sua visão e ao desenvolvimento de uma das maiores e mais relevantes empresas do ramo, hoje em dia temos acesso à computadores pessoais em nossas casas.

Porém, sua história não para por aí. Além de sua excelente atuação na área de tecnologia, ele ainda tem forte impacto na filantropia e teve um importante posicionamento durante o período da pandemia.

É possível que mesmo que você seja uma pessoa aficionada por tecnologia, você possa não conhecer o ilustre bilionário a fundo. Por conta disso, vamos apresentar a você um dossiê completo! Confira o conteúdo abaixo:

Vamos nessa!

Quem é Bill Gates?

Bill Gates

Bill Gates é apelido de William Henry Gates III, um programador norte-americano nascido em Seattle em 28 de Outubro de 1955. Gates ficou conhecido como empresário e fundador da maior empresa de softwares voltados à computadores pessoais, a Microsoft.

Ficha Técnica

Nome CompletoWilliam Henry Gates III
OcupaçãoEmpresário, filantropo e fundador
Local de NascimentoSeattle (Estados Unidos da América)
Data de Nascimento28/10/1955
FundadorMicrosoft Corp. e Gates Foundation
PrêmiosMedalha Presidencial da Liberdade (2016)
Outros membros da família importantesMelinda Ann French (antigamente, Melinda Gates, ex-esposa)
Fortuna112 Bilhões USD (Set. 2022)

Bill Gates é o homem mais rico do mundo?

Não. No momento em que esse texto é escrito (segundo semestre de 2022), Bill Gates ocupa o quinto lugar no índice de bilionários da Bloomberg. Tal índice acompanha a fortuna das 500 pessoas mais ricas do mundo diariamente, após o fechamento da bolsa de valores de Nova Iorque.

A fortuna de Bill Gates, atualmente, é de 112 Bilhões de Dólares.

Seu patrimônio já chegou a 168 bilhões de dólares em 2021. Grande parte dele veio de uma empresa chamada Cascade Investiments, uma empresa sob o controle do próprio Gates usada para investir em outras empresas de diversos setores.

De acordo com o índice da Bloomberg, a fortuna de Gates seria suficiente para:

  • comprar 5.83% de todas as propriedades à venda nos EUA;
  • cobrir 1.59% da fortuna somada de todas as 500 pessoas mais ricas do mundo;
  • equivaler a 0.485% de todo o valor de produto interno bruto (PIB) dos EUA;

Atualmente, o ranking de bilionários da Bloomberg se encontra da seguinte forma:

#1ELON MUSKTecnologia264B (USD)
#2GAUTAM ADANIIndustrial147B (USD)
#3JEFF BEZOSTecnologia147B (USD)
#4BERNARD ARNAULTConsumo138B (USD)
#5BILL GATESTecnologia112B (USD)
#6WARREN BUFFETDiverso96.2B (USD)
#7LARRY PAGETecnologia94.7B (USD)
#8SERGEY BRINTecnologia90.6B (USD)
#9LARRY ELLISONTecnologia89B (USD)
#10MUKESH AMBANIEnergia88.7B (USD)

A história de Bill Gates antes da Microsoft!

Bill Gates quando criança
Bill Gates quando criança

Nascido em Seattle, capital do estado de Washington nos Estados Unidos da América, no dia 28 de Outubro de 1955, William Henry Gates III cresceu entre suas duas irmãs e pais. William H. Gates Sr, seu pai, era um advogado, enquanto sua mãe Mary Gates era professora de escola, regente da Universidade de Washington e presidente de uma organização sem fins lucrativos para ajudar pessoas carentes.

Após ingressar na escola particular Lakeside School, Gates desenvolveu um interesse genuíno por computadores e programação. Ele escreveu seu primeiro código aos 13 anos e ajudou a criar um grupo de pessoas programadoras durante o ensino médio.

No entanto, sua genialidade precoce não era seu único traço de personalidade marcante. De acordo com entrevistas, a relação entre Gates e seus pais se tornou um pouco conturbada durante adolescência, tendo seu ápice no dia em que houve um bate-boca bastante aquecido entre ele e sua mãe, que culminou em seu pai jogando um copo de água em sua cara.

Após o ensino médio, Gates tirou a quase perfeita nota 1590 de 1600 no SAT (uma prova que funciona como um vestibular para entrar na universidade dos Estados Unidos), o que garantiu para ele uma vaga na famosa universidade de Harvard.

Bill Gates e a criação da Microsoft!

Retrato de Bill Gates e Paul Allen
À esquerda, Paul Allen e Bill Gates à direita.

Um dos colegas de Gates na Lakeside School foi Paul Allen, um nome bastante importante na fundação da Microsoft. Durante o segundo ano de Bill Gates em Harvard, em 1975, Allen convidou-o a participar da produção de um sistema operacional para computadores, o que que fez com que ele tirasse uma licença temporária e não mais retornasse à universidade.

Esse foi o início da Microsoft.

Naquela época, não eram comuns os microcomputadores (computadores considerados “pequenos”) uma vez que a maioria dos computadores eram grandes e ocupavam bastante espaço. Por conta disso, não havia um sistema operacional dedicado exclusivamente para eles. Por isso, eles personalizaram a linguagem BASIC para se adequar à essa necessidade.

O objetivo principal deles era que, em um futuro, todas as pessoas pudessem contar com essa tecnologia em suas casas.

No ano de 1980, Gates e Allen fizeram um acordo com a empresa de computadores IBM, em que a Microsoft providenciaria um sistema operacional (MS-DOS) para o novo produto dela, o IBM-PC. O sistema operacional foi vendido por 50 mil dólares na época, porém, a empresa ainda manteve a patente do software. Com a popularização dos Personal Computers, (computadores pessoais), a Microsoft vendeu o mesmo software para outras empresas.

Foi em 1985 que um nome conhecido por nós surgiu na história: o sistema operacional Windows. O sistema Windows 1.0 foi o primeiro da famosa linha que ainda está presente nos diversos computadores atualmente. No entanto, havia um problema: a empresa de Steve Jobs, Apple, também havia lançado um sistema operacional um ano antes, em 1984, o que gerou muita comparação. De acordo com as críticas, o sistema de Gates perdia muito em relação ao da Apple.

Porém, a jogada de fazer um sistema operacional que funcionaria em computadores das mais diversas marcas e fabricantes fez com que a empresa conseguisse se expandir, afinal, o sistema operacional da Apple apenas rodava nos dispositivos fabricados pela própria em empresa.

Em 1986, a Microsoft abriu seu capital no mercado, o que tornou Bill Gates um bilionário.

Em relação ao amigo de infância de Gates, Paul Allen, que ajudou a fundar a empresa, ele deixou seu trabalho na Microsoft em 1982, após descobrir um câncer no sistema linfático. Ele continuou como vice-presidente da empresa até o ano de 2000, em que deixou o cargo ficando somente como conselheiro estratégico da empresa. Apesar das constantes brigas ao longo da história da Microsoft, Gates e Allen conseguiram se resolver e ambos continuaram amigos até a morte de Allen, em 2018.

A família de Bill Gates!

Falamos um pouco da família de Bill Gates antes de ele se tornar o famoso bilionário que conhecemos.

Seu pai, William H. Gates Sr. trabalhava como um advogado bem renomado.

Sua mãe, Mary Maxwell Gates, era educadora e presidente de uma organização sem fins lucrativos. O pai de Mary era o presidente de um dos bancos nacionais.

Logo, é possível dizer que Gates nasceu em uma família com bastante aporte econômico.

Suas irmãs eram chamadas de Kristi e Libby em sua infância. Gates era o filho do meio.

Bill Gates e Melinda

Bill Gates e Melinda Gates
Bill e Melinda Gates

Bill e Melinda Gates se conheceram em 1987, quando ela começou a trabalhar para a Microsoft. No início a relação de ambos era somente um “passatempo”, uma vez que, segundo o que diziam, não havia nada sério. Foi somente em 1994 que Gates e Melinda decidiram se casar em uma festa bem reclusa no dia de Ano Novo, em uma ilha no Havaí.

Depois de nove anos na empresa, Melinda decide deixar seu trabalho para focar na família. No entanto, ela e Gates começam um trabalho inicial voltado à filantropia, que futuramente se consolidaria no Bill & Melinda Gates Foundation,uma associação bastante reconhecida até os dias de hoje.

De acordo com Gates, a relação era sempre de igual para igual, uma vez que o casal compartilhava muitas características em comum. Segundo ele, ela é melhor com pessoas.

A fundação foi o ponto alto da história do casal, que infelizmente se desfez legalmente em agosto de 2021. A corte de justiça determinou que a relação estava invariavelmente quebrada e não havia nada a ser feito. Ambos partilharam os bens de uma forma que foi considerada justa e adequada.

Em entrevistas posteriores, Melinda debateu acerca das razões que levaram ao rompimento. Segundo ela, havia algumas discordâncias em como o casal lidava com os negócios, incluindo negociações com um empresário que havia sido condenado por diversas ações abomináveis perante a lei e a sociedade, o que Melinda repudiava.

Adicionalmente, Bill Gates deu declarações polêmicas acerca dos boatos de que havia acontecido casos de infidelidade no matrimônio. Segundo ele, ele cometeu erros que haviam causado bastante dor e sofrimento.

Apesar das dores e da mágoa da separação, o casal continua com sua proposta de filantropia intacta, na qual ambos determinaram que seguirão trabalhando em conjunto.

Bill Gates tem filhos?

Sim! Bill e Melinda Gates tiveram três filhos durante o seu matrimônio.

Jennifer Katharine Gates

Jennifer Katharine Gates
  • Nascimento: 26 de abril de 1996 (26 anos)

Jennifer é a filha mais velha de Melinda e Bill. Ela se formou na faculdade de Stanford e na escola Monte Sinai de Medicina em Nova Iorque.

Ela desenvolveu um gosto especial pelo Hipismo, esporte relacionado a cavalos. Foi graças ao esporte que ela conheceu seu atual marido, Nayel Nassar. norte-americano descendente de pessoas egípcias que é atleta profissional da área.

Rory John Gates

Rory Gates
  • Nascimento: 23 de Maio de 1999 (23 anos)

Assim como o próprio Gates, Rory é o irmão do meio entre duas irmãs. Reservado, ele mantém sua vida íntima fora dos holofotes. Segundo a mãe, ele é um garoto amável que é um excelente filho e irmão. Assim como o pai, ele adora desafios de lógica. Criado no meio de suas irmãs, Rory acredita fielmente nas pautas relacionadas à igualdade de gênero.

Tudo indica que Rory seguirá o caminho dos pais na área tecnologia e se encaminhará para a Microsoft, uma vez que acredita-se que ele tenha cursado Engenharia da Computação na Duke University.

Phoebe Adele Gates

Phoebe Gates
  • Nascimento: 14 de Setembro de 2002 (20 anos)

A caçula, Phoebe, também não havia estado na mídia até seus dezoito anos, quando apareceu ao lado dos pais recentemente. Aficionada pela dança clássica, ela se formou nas melhores academias de dança, como a Juilliard e American Ballet Theatre School. Atualmente, ela está estudando na universidade de Stanford

A relação de Bill Gates com a filantropia!

Bill Gates é amplamente conhecido pelo seu trabalho de filantropia desempenhado ao lado de sua esposa, Melinda Gates. Juntos, eles formaram o projeto Bill & Melinda Gates Foundation que tem como objetivo “criar um mundo em que cada pessoa possa viver uma vida saudável e produtiva”.

Ao longo de toda a história de filantropia de Gates e Melinda, juntos eles já haviam doado mais de 50 bilhões de dólares. Ao final de 2021, a fundação já havia injetado 65.6 bilhões de dólares desde sua criação em inúmeros projetos nas áreas de:

  • desenvolvimento global;
  • saúde global;
  • políticas públicas e apoio;
  • igualdade de gênero;
  • entre outros.

Juntamente com Warren Buffet, Bill e Melinda Gates ainda formularam outra instituição filantrópica chamada The Giving Pledge. O projeto consiste em uma chamada (ou desafio) às pessoas donas de grandes riquezas a doarem a maior parte de seus patrimônios durante sua vida ou após ela.

Bill Gates deixou explícito recentemente que seu objetivo é deixar todos os seus 112 bilhões de dólares para a fundação que fez juntamente com sua ex-companheira, deixando a lista de bilionários, como ele atesta no seguinte tweet:

Tweets de Gates

Qual o envolvimento de Bill Gates com a pandemia?

A fundação de Gates foi um importante fator durante a pandemia do coronavírus. A Bill & Melina Gates Foundation doou 751 Milhões de Dólares entre 2020 e 2021 para a Organização Mundial da Saúde, quantia que foi maior inclusive do que a doada pelo governo dos EUA.

Maiores contribuintes da Organização Mundial da Saúde em 2020 ou 2021 Gates Foundation
Maiores contribuintes da Organização Mundial da Saúde em 2020 ou 2021

A ajuda dessa e outras instituições comandadas pelas pessoas mais ricas desempenhou um papel crucial na luta contra o coronavírus, uma vez que os governos não estavam preparados para essa batalha.

Por meio da fundação, Gates estudou doenças infecciosas por quase 20 anos, área que para ele é de muito interesse. Inclusive, há 5 anos atrás, ele já havia alertado de um possível surto de uma doença desse nível em palestras e outros eventos.

O dinheiro doado pela instituição foi primordial para fornecer equipamentos de testagem no mundo todo e para o desenvolvimento de uma vacina capaz de conter a COVID-19.

10 curiosidades sobre Bill Gates que poucos conhecem!

1. Micro-soft

No início, Bill Gates e Paul Allen deram o nome de sua empresa de sistemas operacionais de Micro-soft, com um hífen. A ideia era juntar as palavras micro, de microcomputador, com software.

2. Apelido de infância

Bill é um apelido de William nos EUA, que vem do nome completo dele William Henry Gates III. No entanto, nem sempre foi dessa forma. Quando era criança, Gates era chamado de “Trey” por sua avó, uma vez que ele era o terceiro de uma linhagem. A referência é que “Trey” se assemelha foneticamente à palavra “Three”, que é três, em inglês.

3. Primeiro programa de Gates

O primeiro programa escrito por Bill Gates foi uma versão do jogo da velha, que permitia que a pessoa pudesse jogar contra o computador.

4. Microsoft não foi o primeiro negócio de Gates e Allen

Após ajudar Gates a finalizar um projeto que automatizava o sistema de agendamento de classes no ensino médio, Paul se junta a ele para criar um sistema que ajudaria a medir o tráfego de carros chamado Traf-o-Data. Isso aconteceu quando ambos se inscreveram para um trabalho de verão em que esse processo acontecia manualmente. Ao final, eles conseguiram juntar quase 20 mil dólares cada!

Com a inexperiência, o projeto não deu certo. Porém, preparou ambos para o que seria a grande revolução dos computadores pessoais a seguir!

5. Gates é super detalhista

Há boatos de que, quando a Microsoft estava apenas começando, Gates jamais deixou que um novo produto fosse lançado sem que ele conferisse linha por linha do código escrito!

6. A vez que Bill Gates errou

Uma das previsões de Gates que falharam foi relacionado ao Spam, aqueles e-mails indesejados. Para ele, tal conteúdo estaria extinto até o ano de 2006! Uma pena que ele não acertou essa!

7. “Sir” Bill Gates

Bill Gates recebeu o título de cavaleiro honorário pela própria Rainha Elizabeth! No entanto, ele não pode usar o “Sir” no nome por não ser um cidadão britânico.

8. Os hobbies de Bill Gates

Quando criança, Bill Gates era descrito como uma criança inteligente a ponto de se entendiar rapidamente com o conteúdo que era ofertado na escola. Por isso, ele precisava fazer uma série de atividades para não acabar causando problemas a seus pais.

Ele amava jogar jogos de tabuleiro, era aficionado em matemática e participou do grupo de escoteiros mirins. Dizem que ele era altamente competitivo em tudo que fazia!

9. Resolvendo problemas impossíveis

Durante sua permanência em Harvard, Bill Gates desenvolveu um algoritmo para resolver um problema colocado por seu professor no curso de combinatória. O algoritmo fez tanto sucesso que ele publicou o artigo acadêmico com outro teórico da área de ciência da computação. É possível conferir o trabalho aqui.

10. Bill Gates foi preso

Foto de Bill Gates sendo Preso em Albuquerque

No ano de 1977, o famoso bilionário foi preso no Novo México por conta de uma infração de trânsito. Posteriormente, ele deixou a entender que o amigo Paul Allen estava presente porém o havia deixado na mão.

As 5 melhores frases de Bill Gates!

Não só ele é um famoso filantropo, empresário e magnata, Bill Gates também é um estudioso que tem um vasto conhecimento acerca de muitos assuntos. Sua fundação criada ao lado de sua ex-companheira permitiu que ele pudesse expandir sua área de pesquisa para outras diversas, o que contribuiu inclusive para o combate à pandemia.

Vamos conhecer algumas das frases dele que mais impactaram e contribuíram para disseminar sua sabedoria. Confira:

É legal celebrar o sucesso, mas é ainda mais importante se atentar às lições doo fracasso”

Gates é sempre bastante veemente sobre tomar cuidado com a sedução do sucesso. Para ele, é um perigo cair na armadilha do sucesso e acabar acreditando que se é invencível. Para ele, o fracasso é um melhor professor do que o sucesso.

Seja legal com nerds. Há chances de que você vai acabar trabalhando para essas pessoas.

Nerds são aquelas pessoas que, na cultura popular, são extremamente inteligentes e pouco populares. Bill Gates foi um nerd por excelência, então, certamente essa frase se aplica a ele!

Eu escolho uma pessoa preguiçosa para fazer um trabalho difícil, por que ela vai achar a forma mais fácil de realizá-lo.

Por mais polêmica que possa parecer essa constatação, é compreensível o que Gates quis dizer. Muitas vezes a solução mais complexa não é a mais rápida ou efetiva. Uma pessoa que não deseja se esforçar muito vai encontrar uma forma de realizar essa tarefa com maior eficiência.

Clientes mais descontentes são a maior fonte de aprendizado.

Muitas pessoas tendem a fugir de críticas. No entanto, como diz Gates, a maior possibilidade de evoluir vem a partir do esforço de aceitar esse descontentamento e procurar uma forma de aprender com ele.

Se você acha que a pessoa que é sua professora é dura, espere até você conhecer a que será sua chefe…

Outra frase dita com muito bom humor, Gates deixa explícito sua posição em relação à autoridade na escola e nas vidas profissionais. De fato, uma pessoa educadora pode ser dura, mas o objetivo dela é fazer com que você aprenda e se desenvolva. A pessoa que será chefe, poderá cobrar ainda mais. Logo, deve-se aprender com essa relação e preparar-se para as dificuldades nas relações profissionais que poderão vir a acontecer.

Neste texto, conhecemos um pouco melhor esse famoso e carismático bilionário Bill Gates, seu trabalho, a Microsoft e seu trabalho de filantropia. Na vida pessoal, ele é frequentemente descrito como uma pessoa otimista e estudiosa. E para você, após ler esse texto, quais são suas impressões sobre Bill Gates?

Acompanhe, também, mais sobre bilionários lendo sobre o polêmico Elon Musk, que atualmente lidera a lista das pessoas mais ricas do mundo!

0 Shares:
Você também pode gostar