Uma das maiores dúvidas de quem tem o sonho de trabalhar com programação de jogos é qual a melhor linguagem de programação para usar em cada caso. 

Existem muitos jogos famosos criados com linguagens como Python, C++, Java, Lua, C# e, você também pode criar seu próprio jogo utilizando alguma delas. Porém, cada uma delas tem a sua particularidade no desenvolvimento.

Tudo pronto para conhecer mais sobre as linguagens de programação utilizadas na programação de jogos? Vamos nessa!

No artigo, abordaremos: 

Fique conosco e boa leitura!

1. Java

logo linguagem de programação de jogos Java

A linguagem de programação Java foi desenvolvida pela Sun Microsystems no início dos anos 90. Embora seja usado principalmente para aplicativos baseados na Internet, Java é uma linguagem simples, eficiente e de uso geral. O Java foi originalmente projetado para aplicativos de rede incorporados executados em várias plataformas. 

É uma linguagem portátil, orientada a objetos e interpretada. Ou seja, o mesmo aplicativo Java será executado de forma idêntica em qualquer computador, independentemente dos recursos de hardware ou sistema operacional, desde que tenha um interpretador Java. Logo, é uma excelente linguagem para programação de jogos.

O jogo mais popular criado com essa linguagem, que certamente você já deve ter ouvido falar, é o Minecraft, um dos jogos mais famosos do século XXI. 

Minecraft, feito com Java

Além dele, existe também o jogo Runescape que foi, inicialmente, lançado em 2001 e rapidamente se tornou um jogo definidor dos jogos da década de 2000.

RunesCape, Jogo desenvolvido com Java

2. JavaScript

Logo JavaScript programação de jogos

JavaScript é uma linguagem de programação de computador dinâmica. É leve e mais comumente usada como parte de páginas da web, cujas implementações permitem que scripts do lado do cliente interajam com as pessoas usuárias e criem páginas dinâmicas. É uma linguagem de programação interpretada com recursos orientados a objetos. Também pode ser usada para programação de jogos, especialmente aqueles que são rodados diretamente do navegador.

Muitos navegadores usam JavaScript como uma linguagem de script para fazer coisas dinâmicas na web. Sempre que você vê um menu suspenso (clique para mostrar), conteúdo extra adicionado a uma página e cores de elementos alteradas dinamicamente em uma página, para citar alguns recursos, você está vendo os efeitos do JavaScript.

A linguagem tem como exemplo o jogo HexGL, um jogo de corrida futurista gratuito popular por seu ritmo acelerado de jogo desenvolvido usando Three.js. A jogabilidade é bem simples — é uma corrida muito básica. Não há som, oponentes e multiplayer. O único objetivo é tentar bater o tempo anterior que você tinha antes. 

HexGL, jogo desenvolvido com JS

Além dele, também temos o jogo OpHog, um jogo de defesa de torre que começou a ser desenvolvido em 2012, sendo lançado um ano e meio depois. As pessoas jogadoras precisam derrotar chefes em outros mundos enquanto defendem os portais em seu mundo. O jogo também oferece a possibilidade de coletar diamantes para comprar itens que ajudarão em seus objetivos.

OpHog

Podemos criar diversos tipos de jogos utilizando o JavaScript, tais como: jogo da memória, jogo da velha, jokenpô (pedra, papel, tesoura), dentre outros.

3. Python

Logo Python programação de jogos

Python é uma linguagem de programação interpretada, orientada a objetos e de alto nível com semântica dinâmica desenvolvida por Guido van Rossum. Foi lançada originalmente em 1991. Projetado para ser fácil e divertido, o nome “Python” é uma referência ao grupo de comédia britânico Monty Python. 

Python é usado para desenvolvimento web do lado do servidor, desenvolvimento de software, matemática e script de sistema, e é popular para desenvolvimento rápido de aplicativos. Funciona como uma linguagem de script ou cola para vincular componentes existentes devido a suas estruturas de dados internas de alto nível, tipagem dinâmica e ligação dinâmica. 

O jogo mais popular criado, utilizando Python, é o jogo The Sims 4. Nele, as pessoas jogadoras projetam um personagem Sim e gerenciam sua vida para examinar diferentes personalidades que transformam a maneira como o jogo se desenrola.

The Sims 4, jogo feito em Python

Além dele, o jogo Battlefield 2 foi projetado pela Digital Illusions CE no ano de 2005, utilizando Python. É um jogo de tiro em primeira pessoa de simulador militar. Foi desenvolvido com contribuições da Trauma Studios e distribuído pela Electronic Arts apenas para Microsoft Windows como a terceira versão da série de jogos Battlefield.

Battlefield 2

Também feito em Python, temos o Disney’s Toontown, geralmente também é famoso como Toontown ou Toontown Online. É um jogo de role-playing online multijogador em 3D (MMORPGs) projetado em um mundo animal de desenho animado. A série de jogos é desenvolvida pelo estúdio de realidade virtual da Disney e pela Schell Games. É publicado pela Walt Disney Company. As pessoas jogadoras podem construir personagens chamados “Toons”.

ToonTown

4. C++

C++programação de jogos

C++ é uma linguagem de programação de forma livre, com tipagem estática, compilada, de uso geral, sensível a maiúsculas e minúsculas, que suporta programação procedural, orientada a objetos e genérica.

Ela é considerada uma linguagem de nível médio, pois compreende uma combinação de recursos de linguagem de alto e baixo nível. 

Essa linguagem foi desenvolvida por Bjarne Stroustrup a partir de 1979 no Bell Labs em Murray Hill, Nova Jersey, como um aprimoramento da linguagem C. Originalmente foi chamado C com Classes, mas depois foi renomeado C++ em 1983.

O jogo mais famoso feito nessa linguagem é o jogo Counter Strike, um jogo de tiro em 1ª pessoa:

Counter Strike, feito com C++

Além dele, o jogo de tiro estilo battle royale Fortnite:

Fortnite

Todos foram feitos utilizando essa linguagem de programação. 

5. C#

Logo C# Programação de jogos

C# é uma linguagem de programação moderna, de propósito geral e orientada a objetos desenvolvida pela Microsoft e aprovada pela European Computer Manufacturers Association (ECMA) e pela International Standards Organization (ISO).

Foi desenvolvida por Anders Hejlsberg e sua equipe durante o desenvolvimento do .Net Framework. Essa linguagem é projetada para Common Language Infrastructure (CLI), que consiste no código executável e no ambiente de tempo de execução que permite o uso de várias linguagens de alto nível em diferentes plataformas e arquiteturas de computador.

Um exemplo de jogo criado com essa linguagem é o Cuphead, que é um jogo de ação no qual os jogadores assumem o papel de copos animados (Cuphead e Mugman) enquanto pagam sua dívida com o diabo. 

Cuphead, feito com C#

Outro exemplo de jogo que utiliza essa linguagem é o Hearthstone, um jogo de cartas bastante popular: 

Hearthstone

6. Objective-C

Logo Objective-C programação de jogos

Objective-C é uma linguagem de propósito geral, desenvolvida em cima da linguagem de programação C, tornando-a uma linguagem orientada a objetos. É usada, principalmente, no desenvolvimento de sistemas operacionais iOS e Mac OS X, bem como em seus aplicativos.

Inicialmente, Objective-C foi desenvolvido pela NeXT para seu sistema operacional NeXTSTEP, de quem foi adquirido pela Apple para seu iOS e Mac OS X. Esta é a principal linguagem de programação utilizada pela Apple para os sistemas operacionais OS X e iOS e suas respectivas APIs.

Para criar jogos utilizando essa linguagem, é necessário ter um MacOs e uma ferramenta exclusiva para desenvolvimento de jogos, o XCode, presente apenas em sistemas operacionais Apple. 

Um jogo criado utilizando essa linguagem é o Undead Attack! Pinball Lite, o jogo Pinball (famoso em cassinos e alguns computadores) para iOS:

Undead Attack! Pinball

7. Swift   

Logo Swift programação de jogos

Swift é uma linguagem de programação multiparadigma, de uso geral e de código aberto para desenvolvimento de iPadOS, macOS, tvOS, watchOS e iOS. Foi criado pela Apple em 2014 para dar aos desenvolvedores e desenvolvedoras uma linguagem poderosa para desenvolver aplicativos iOS. 

Segundo o site oficial da linguagem, ela foi projetada para ser segura, rápida e expressiva. Destina-se a ser um substituto para linguagens baseadas em C. A linguagem Swift está em constante evolução e a comunidade continua a crescer. O código-fonte Swift pode ser encontrado no GitHub, facilitando o acesso de qualquer pessoa ao código.

Um exemplo de jogo criado com essa linguagem é o Herodom, um jogo inspirado em batalhas de eventos históricos e culturais, como a Batalha de 300 e as Pirâmides Loucas:

Herodom

Outro exemplo de jogo que utiliza essa linguagem é o Crimo, um jogo que, por meio de quebras cabeças e problemas de lógica, você resolve casos de assassinato utilizando as pistas disponibilizadas pelo jogo:

Crimo

8. Blockly

Blocky

Blockly é um projeto desenvolvido pelo Google que apresenta longas strings de código baseadas em texto em blocos visuais. Esses blocos podem ser montados usando arrastar e soltar. 

Isso permite que você crie uma sintaxe complexa em questão de minutos. Ela é uma biblioteca que fornece um editor de código visual. A sintaxe dos programas criados desta forma permanece em segundo plano. 

Essa estrutura é similar a estrutura de um quebra cabeças, que você monta os blocos conforme a sua necessidade, assim como o encaixe das peças quando você está montando o quebra cabeça. 

Tela de Blocky Games programação de jogos

Você pode escolher um tema de sua preferência no jogo e, a partir dele, tentar resolver o desafio proposto (pássaro, por exemplo):

Desafio do Pássaro Blocky programação de jogos

9. Lua

Linguagem Lua programação de jogos

A linguagem Lua é considerada brasileira, criada nos laboratórios de uma faculdade carioca e pensada principalmente para o desenvolvimento de jogos. Ela tem um alto nível de portabilidade, é leve e apresenta alguns paradigmas da programação. São eles:

  • É uma linguagem orientada a objetos;
  • É uma linguagem que permite a programação funcional;
  • É uma linguagem orientada a dados.

Lua tem uma tipagem de dados funcionando de forma dinâmica, ou seja, os valores jamais terão tratamento com um tipo errado, conforme ocorre com as linguagens não tipadas. Além disso, é uma linguagem interpretada e precisa de um compilador para executar trechos de códigos existentes.

O principal jogo que utiliza essa linguagem em seu desenvolvimento é o jogo Angry Birds, que consiste em arremessar os pássaros a alturas grandes para destruir construções dos porcos verdes rivais. 

Angry Birds

Outro jogo criado com a linguagem Lua é o jogo Aquaria, um jogo de ação e aventura subaquático de rolagem lateral 2D desenvolvido e lançado pela Bit Blot para PC

Aquaria

O que são as Games Engines e quais as 5 principais?

Uma Game Engine é um ambiente de desenvolvimento de software principalmente utilizado para criar jogos de vídeo. Outras variações para este termo da indústria são a arquitetura do jogo, a estrutura do jogo ou simplesmente o quadro do jogo.

Ou seja, elas são um conjunto de ferramentas de software ou APIs construídas para otimizar o desenvolvimento de um videogame. Isso normalmente inclui um loop de jogo ou, no mínimo, um mecanismo de renderização 2D ou 3D.

As principais funcionalidades dos mecanismos de jogos geralmente incluem renderização de gráficos 2D ou 3D, mecanismo de física, animação, inteligência artificial, som e streaming, entre outros. 

1. Unity

Uma das maiores comunidades criativas do mundo, o Unity oferece tudo o que você precisa para realizar sua visão criativa rapidamente.

Jogos publicados com Unity: System shock, Shadow Fight 3, Assassin’s Creed Identity;

Linguagem: C#, JavaScript;

Plataforma: Window, OSX;

Plataforma de destino: Windows, OSX, Linux, iOS, Android, Web;

Preço: Gratuito, mas pode variar entre 35 e 125 dólares mensais a versão paga.

2. Godot

Godot é um mecanismo de jogo 2D e 3D de código aberto avançado, repleto de recursos e multiplataforma.

Jogos publicados com Godot: DOLPHIN ISLAND 2, THE LOST CATACOMBS;

Linguagem: Python;

Plataforma: Qualquer sistema operacional de desktop;

Plataforma de destino: OS X, Windows, Linux, iOS, Android, Web;

Preço: Gratuito, Open Source.

3. Unreal

O Unreal Engine 4 é um conjunto completo de ferramentas de desenvolvimento de jogos feitas por pessoas desenvolvedoras de jogos para desenvolvedores e desenvolvedoras de jogos. De jogos para celular 2D a blockbusters de console e VR, o Unreal Engine 4 oferece tudo o que você precisa para começar, lançar, crescer e se destacar da multidão.

Jogos publicados com Unreal: Batman: Arkham City; Ark: Survival Evolved

Linguagem: C++;

Plataforma: Windows, OSX;

Plataforma de destino: Windows, OSX, Linux, iOS, Android, Web;

Preço: Gratuito (5% de royalties sobre a receita bruta do produto após os primeiros US$ 3.000 por jogo por trimestre). Histórias e narrativa linear são gratuitas.

4. CryEngine

Com a CryEngine, eles têm um objetivo simples: criar o mecanismo de jogo mais poderoso do setor e fornecer às pessoas criadoras de todo o mundo as ferramentas para aproveitar esse poder para criar experiências de jogo de classe mundial, independentemente do orçamento ou do tamanho da equipe.

Jogos publicados com CryEngine: Everybody’s Gone to the Rapture, Sniper 3

Website: www.cryengine.com

Linguagem: Lua;

Plataforma: Windows, OSX;

Plataforma alvo: Windows, OSX, Linux, iOS, Android, Web;

Preço: Pague o que quiser.

5. Defold

O Defold permite que você crie rapidamente jogos multiplataforma de alto desempenho junto com sua equipe.

Jogos publicados com Defold: Hammerwatch Coliseum;

Linguagem: Lua;

Plataforma: Windows, OSX, Linux;

Plataforma alvo: Windows, OSX, Linux, iOS, Android, Web;

Preço: Gratuito.

Como está o mercado de programação de jogos atualmente?

Qual o salário de um programador de jogos?

A média salarial de pessoas programadoras de jogos, de acordo com algumas regiões do país, é a seguinte: 

  • Salário inicial: a partir de R$ 2550,00;
  • Salário médio: a partir de R$ 8200,00;
  • Salário de pessoas mais experientes na área: acima de R$ 11000,00.

Existem vários jogos criados com as linguagens de programação mais tradicionais do mercado. O jogo Minecraft foi desenvolvido em Java, os jogos Fortnite, Mortal Kombat 11 e Counter Strike foram feitos utilizando C++, dentre outros. Podemos criar qualquer jogo de nosso interesse utilizando outras linguagens, como Lua, Python, JavaScript, etc. 

Para criarmos nosso jogo, precisamos escolher uma game engine, responsável por fornecer um kit completo de ferramentas necessárias para a programação de jogos de vídeo. Ou seja, seria o equivalente a ter um ambiente de desenvolvimento para executar um aplicativo em uma ferramenta como o Android Studio, por exemplo. As games engines possuem ferramentas para jogos 2D e 3D. 

Para aprofundar seus conhecimentos no mundo dos games e na programação de jogos, confira como criar jogos em JavaScript.

0 Shares:
Você também pode gostar