Cursar uma faculdade de TI é um dos caminhos para entrar em uma das área da TI ou de tecnologia. Você recebe uma formação completa em desenvolvimento web para atuar como pessoa programadora, desenvolvedora, administradora de redes, entre outras profissões.

Dessa forma, você aproveita as oportunidades de um mercado de trabalho que está aquecido, sempre em busca de novos talentos e com boa valorização salarial. A área de TI é sempre promissora para os profissionais que se qualificam em bons cursos de desenvolvimento web.

Neste artigo, você vai entender melhor como funciona uma faculdade de TI, o que você vai aprender lá e como é o mercado de trabalho que você vai encontrar. Agora, siga conosco ou vá direto ao tópico que te interessa:

O que é a faculdade de TI?

Faculdade de TI Duas mulheres estudando programação

Faculdade de TI é uma formação de nível superior, em que você aprende a base teórica e prática das principais áreas da Tecnologia da Informação.

Ao longo de uma faculdade na área de TI, você aprende sobre computação, algoritmos, bancos de dados, desenvolvimento de software, entre outros conteúdos. Com o diploma em mãos, você pode atuar em diferentes áreas da tecnologia.

Os cursos de graduação em TI podem ser de bacharelado, que duram de 4 a 5 anos, ou de tecnólogo, com duração de 2 a 3 anos — uma formação mais rápida e voltada para a prática, a fim de atender as demandas do mercado.

Os dois tipos de curso oferecem diploma de nível superior, mas devem ser reconhecidos pelo Ministério da Educação para terem validade. Além disso, geralmente é preciso apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e fazer estágios durante a graduação para obter o diploma.

Existe uma faculdade específica de TI (Tecnologia da Informação)?

Faculdade de TI é a forma como chamamos diferentes cursos de graduação na área de tecnologia. Portanto, faculdade de TI existe sim, mas os cursos recebem diferentes nomes, conforme a sua abordagem.

É mesma situação de quem deseja, por exemplo, fazer uma faculdade de programação. Existem cursos de graduação que você aprender a programar, mas os nomes são outros.

A área de TI é um grande guarda-chuva que abrange diversos temas e diferentes abordagens. Você encontrar cursos de graduação em TI com os nomes de Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas da Informação, entre outros, ou ainda cursos mais específicos, como Desenvolvimento Web, Segurança da Informação e Ciência de Dados.

4 cursos principais na área de TI

Cada curso da área de tecnologia tem uma abordagem diferente. Mas, de maneira geral, você vai ter uma formação completa, que permite atuar como profissional de TI em diferentes áreas da tecnologia no mercado de trabalho.

A seguir, vamos analisar quais são os principais cursos de graduação em TI:

Ciência da Computação

O curso de Ciência da Computação geralmente é oferecido como bacharelado. Nesta formação, os alunos aprendem sobre sistemas computacionais, com uma forte base teórica e foco nas operações lógicas e matemáticas. Você vai aprender a programar, mas o foco do curso é mais teórico e acadêmico do que técnico e prático.

Engenharia da computação

Na Engenharia da Computação, oferecida apenas no bacharelado, os alunos aprendem sobre hardwares e softwares e desenvolvem uma visão completa sobre a estrutura de sistemas computacionais. Os conteúdos abrangem matemática, física e engenharia básica, que exigem grande capacidade de raciocínio. É uma formação mais técnica que a Ciência da Computação.

Sistemas da Informação

O curso de Sistemas da Informação ensina a analisar, desenvolver e gerenciar sistemas computacionais. Os alunos aprendem desde a administração de bancos de dados até o desenvolvimento de softwares e programas. Pode ser oferecido como bacharelado ou tecnólogo e é mais direcionado para o mercado, inclusive com noções de Administração.

Curso de Desenvolvimento da Trybe

O Curso de Desenvolvimento da Trybe oferece uma formação completa em desenvolvimento web. Não é uma formação de nível superior, mas você vai aprender a programar e se preparar para as demandas do mercado de trabalho. Além disso, vai desenvolver soft skills necessárias para se destacar nas empresas, o que não costuma ser oferecido nas faculdades de TI.

O que você vai aprender na faculdade de TI?

Várias pessoas estudando em uma sala

Uma faculdade de TI é voltada para conteúdos de ciências exatas. Em qualquer curso de tecnologia, você precisa desenvolver habilidades em cálculo, lógica e raciocínio, que são essenciais para desenvolver programas e trabalhar com a estrutura física dos dispositivos.

Estes são alguns conteúdos que você deve aprender em uma faculdade na área de TI:

·       Programação

·        Infraestrutura de TI

·        Bancos de dados

·        Redes de computadores

·        Sistemas operacionais

·        Linguagens de programação

·        Desenvolvimento de software

·        Desenvolvimento de algoritmos

·        Qualidade de software

·        Gestão de projetos

·        Governança de TI

Com esses conhecimentos, você vai desenvolver uma base sólida de conhecimentos em computação. Mas, caso queira se especializar em alguma área, é importante seguir os estudos em cursos de especialização ou cursos técnicos mais específicos.

Quantos anos para terminar uma faculdade de TI?

As faculdades de TI oferecem dois tipos principais de graduação: o bacharelado, que geralmente dura de 4 a 5 anos, e o tecnólogo, que tem duração de 2 a 3 anos.

Já o Curso de Desenvolvimento Web da Trybe oferece uma formação mais concisa: você pode aprender a programar em apenas 12 meses de curso, com aulas online e ao vivo

Vamos falar da formação da Trybe mais adiante, mas não deixe de conferir os detalhes da formação em Desenvolvimento Web da Trybe. A empresa é uma das melhores opções para quem deseja ter uma carreira em tecnologia

Banner Curso Desenvolvimento Web

Quanto custa uma faculdade de TI?

Você pode cursar uma faculdade de TI em universidades públicas no Brasil, que oferecem ensino gratuito, desde que obtenha aprovação no vestibular ou aproveite suas notas no ENEM.

Existem também diversas faculdades de TI em universidades privadas. Nesse caso, as mensalidades variam muito conforme a instituição, a região da universidade e a modalidade do curso (presencial ou EAD, que tende a ser mais em conta). Em geral, as mensalidades de uma faculdade de TI variam entre R$ 400 e R$ 1.300.

Em quais áreas você poderá atuar ao finalizar a faculdade de TI?

A faculdade de TI, independentemente do curso que você fizer, abre portas para diversas oportunidades no mercado de trabalho para ser um profissional do futuro. Conheça agora algumas das principais áreas de atuação para quem se forma em tecnologia:

Desenvolvimento

Na área de Desenvolvimento, você pode trabalhar com a criação de softwares, programas para desktop, sites, e-commerce, aplicativos para celular, jogos digitais e outros tipos de aplicações para dispositivos computacionais. Um profissional de TI que trabalha com Desenvolvimento deve saber planejar, programar e testar aplicações, além de conduzir projetos na área.

Business Intelligence

A área de Business Intelligence está se fortalecendo nas empresas, que estão se tornando cada vez mais orientadas por dados. A inteligência de negócio depende de profissionais que saibam construir modelos de análises e extrair conhecimento do big data, além de utilizá-los na automação de tarefas.

Segurança da Informação

Profissionais de Segurança da Informação devem proteger os dados da organização, de modo a garantir a sua confiabilidade, integridade e disponibilidade. É uma das áreas que mais demanda profissionais atualmente, já que as empresas precisam cumprir a LGPD e se proteger de ataques cibernéticos, cada vez mais comuns.

Suporte Técnico

Suporte Técnico é a área que lida com as demandas diárias de uma organização. Profissionais de TI nessa área são responsáveis por atender chamados de usuários para resolver os seus problemas. Além disso, deve configurar sistemas e treinar equipes para o seu uso correto. É uma área essencial nas empresas, mas nem sempre tão valorizada.

Qualidade de Software

A área de Qualidade de Software é responsável por garantir que as soluções criadas pela empresa atendam aos padrões de qualidade. Profissionais dessa área lidam com verificações e testes para identificar bugs, vulnerabilidades de segurança e problemas de usabilidade, que afetam a experiência do usuário.

Administração de Redes

Administração de Redes é a área da tecnologia que se dedica à infraestrutura de comunicação de dados corporativos. Uma pessoa administradora de redes deve lidar com instalação, manutenção e ampliação da rede local, a fim de integrar corretamente a infraestrutura de equipamentos, cabeamentos, hardwares e softwares.

Administração de Bancos de Dados

Administradores de Bancos de Dados são responsáveis por instalar, configurar e gerenciar data centers. Sistemas de bancos de dados exigem cuidados com segurança da informação, realização periódica de backups e correta integração com os sistemas computacionais, de maneira que os dados sejam sempre confiáveis e disponíveis.

Cloud Computing

Faculdades de TI devem abordar também a computação em nuvem, já que é uma realidade cada vez mais presente nas empresas. Profissionais de Cloud Computing devem planejar, executar e gerenciar o armazenamento de dados na nuvem, além de garantir a segurança e a disponibilidade dos dados da organização.

Internet das Coisas

Internet das Coisas também é uma área relativamente nova, que as faculdades de TI também devem abranger. Embora a IoT (Internet of Things) ainda não seja tão popular, muitas empresas já fazem grandes investimentos em objetos conectados à internet. Portanto, também é uma possibilidade de atuação para quem se forma em uma faculdade de TI.

Como é o mercado de trabalho para a área de TI?

O mercado de trabalho na área de TI é tido sempre como promissor. Afinal, o desenvolvimento da tecnologia é constante — a todo momento, surge uma nova tecnologia, um novo tipo de dispositivo, uma nova ferramenta, uma nova linguagem de programação.

E as empresas precisam de profissionais que saibam trabalhar com essas tecnologias, de maneira que contribuam para a sua competitividade no mercado. Por isso, as empresas tendem a demandar e valorizar bastante os profissionais de TI, especialmente nas áreas em alta, como BI, Segurança da Informação e Cloud Computing.

Como profissional de TI, você também encontra oportunidades no setor público, em empresas estrangeiras e serviços de freelancer. Portanto, o campo de atuação no mercado de trabalho em TI é bastante amplo, com boas perspectivas de remuneração.

Apesar disso, você deve saber que a área de TI é bastante concorrida. Com a promessa de muitas oportunidades e altos salários, muitas pessoas procuram formação em tecnologia. Porém, as empresas têm dificuldades de encontrar profissionais qualificados para as suas vagas em tecnologia. Portanto, a sua qualificação tende a ser um diferencial.

É possível trabalhar na área de TI sem fazer faculdade?

Sim, você pode trabalhar na área de TI sem fazer faculdade. Em alguns casos, pode ser exigido o diploma de nível superior, como em concursos públicos, na área de Engenharia ou nos processos seletivos de determinadas empresas.

Mas você pode construir uma carreira em tecnologia apenas com cursos livres ou uma formação autodidata. Em geral, o que as empresas querem saber é se você tem o conhecimento e as habilidades que elas precisam, não se você tem um diploma na mão.

No Curso de Desenvolvimento Web da Trybe, você tem uma formação completa para aprender a programar e resolver os desafios do mercado. Em apenas 12 meses, você já pode trabalhar nas melhores empresas, mesmo sem cursar uma faculdade.

Isso não quer dizer que não vale a pena fazer uma faculdade de TI. Em uma graduação, você vai construir uma base sólida de conhecimentos, ter experiências na área e fazer networking, que ajudam a entrar no mercado de trabalho.

Fazer uma faculdade de TI é um caminho para trabalhar no mercado de tecnologia e aproveitar as boas oportunidades que as empresas oferecem. Mas não é o único: você também pode ser profissional de TI sem fazer faculdade, desde que tenha uma boa qualificação.

Agora, conheça o programa da Formação em Desenvolvimento Web da Trybe, que vai te preparar para o mercado de tecnologia e te colocar nas melhores empresas.

0 Shares:
Você também pode gostar