Gaules, uma das maiores personalidades do mundo de esports brasileiro, divide um pouco de sua experiência de vida e carreira em um webinar com estudantes e ex-estudantes da Escola de Programação Trybe. 

Quem é Gaules?

Alexandre Borba Chiqueta, de 37 anos, é mais conhecido pelo apelido Gaules.
Fonte: Reprodução

Alexandre Borba Chiqueta, de 37 anos, é mais conhecido pelo apelido Gaules, com o qual se tornou uma celebridade em meio à comunidade de esports brasileira. O paulistano acumula já quase 4 milhões de seguidores em seu canal na plataforma de streaming Twitch e é protagonista de uma carreira bastante desafiadora.

O streamer começou sua carreira como jogador do clássico CS:GO, conhecido também como Counter Strike e atualmente possui um repertório mais amplo de jogos em suas lives, que batem recordes de audiência. Ele tem um carinho muito grande pela sua comunidade, ao qual apelidou afetuosamente de Tribo. 

Gaules é atualmente uma das pessoas embaixadoras da Trybe e aproveitou sua ampla experiência e história de vida para transmitir alguns ensinamentos para estudantes, ex-estudantes e pessoas que compareceram ao seu webinar. 

Gaules é atualmente uma das pessoas embaixadoras da Trybe
Gaules é atualmente uma das pessoas embaixadoras da Trybe. Fonte: @betrybe no Instagram

A Trajetória de Gaules

Antes de falar dos ensinamentos, vale a pena falar da trajetória do Gau. No encontro, ele começou contando um pouco sobre sua trajetória de vida e como ele construiu sua carreira de sucesso, em meio a diversos erros e acertos. 

Por mais incrível que possa parecer, Gaules não era uma pessoa muito ligada aos jogos eletrônicos na infância. Ele só foi entrar em contato com esse mundo em sua adolescência, quando o destino resolveu alterar seus planos. 

Isso aconteceu durante sua passagem pela escola. Definindo-se como um aluno regular nas mais variadas matérias, seu brilho e motivação surgiam das aulas de Educação Física, às quais participava jogando Futebol. Segundo ele, era um excelente jogador, pois se esforçava mais do que todas as outras crianças nos treinamentos, chegando antes do horário e ficando até mais tarde. No entanto, uma lesão fez com que ele se afastasse do esporte e necessitasse ficar uma temporada de repouso em casa. 

Foi assim que ele transferiu toda sua vontade de jogar para os esportes eletrônicos. Na época, ele conheceu o Counter Strike, famoso jogo de tiro em terceira pessoa, e logo se apaixonou. O atual streamer descobriu que sua verdadeira paixão não era por um esporte em específico, como o futebol, mas sim pela competição. Ele havia encontrado o mesmo sentimento que tinha quando estava em campo na tela dos computadores. 

Durante o webinar, Gaules ainda destacou o trabalho em equipe, concentração e competitividade como características que fizeram com que ele tivesse a mesma experiência. 

Gaules na final da CPL Brazil, no ano de 2006. Fonte: Reprodução. 
Gaules na final da CPL Brazil, no ano de 2006. Fonte: Reprodução. 

Durante muito tempo, ele batalhou para ser incluído na equipe oficial de CS:GO que jogava na Lan House próxima de sua residência. Por ser jovem e ainda pouco experiente, muitas pessoas não acreditavam no seu valor. No entanto, com muito esforço e trabalho duro, ele conseguiu começar sua carreira e provar que era um verdadeiro jogador profissional

De acordo com Gaules, o segredo do sucesso do início de sua carreira se deve ao fato de que ele sempre enxergou jogos eletrônicos como uma forma de se praticar esportes. Mesmo quando isso ainda não era uma tendência, ele já conseguia enxergar paralelos entre o videogame e os esportes tradicionais. Por conta disso, ele decidiu aplicar a mesma rotina intensa de treinamento que tinha quando praticava futebol, desta vez para o Counter Strike. E deu muito certo!

Com o tempo ele fundou sua própria equipe, a g3nerationX (g3x), e foi convidado para participar de um torneio na Coreia do Sul. Para isso, ele teve que abrir mão de fazer o vestibular, que acontecia na mesma data, em prol desse sonho. Porém, segundo seu próprio relato, a experiência valeu a pena, apesar de terem acabado em sétima posição no campeonato. Por meio dessa viagem, Gaules diz que pode enxergar o futuro. Lá, no país asiático, a realidade já era outra e o videogame já tinha seu espaço conquistado. 

O streamer sabia que demoraria alguns anos até que isso acontecesse no Brasil, mas ter visto de perto o que isso poderia a vir se tornar motivou-o a perseguir seus sonhos. Sua equipe passou por um período invicto depois disso, chegando até mesmo a ser patrocinada pela monumental corporação Intel. 

“Gau” e a antiga g3x, sua equipe de CS:GO. Fonte: Reprodução
“Gau” e a antiga g3x, sua equipe de CS:GO. Fonte: Reprodução

Nessa época, Gaules conta que fazia mais que apenas jogar. Enquanto muitas pessoas estavam preocupadas em ser apenas boas jogadoras, o streamer buscava criar relações. Ele fazia o papel de capitão e relações públicas, o qual gerenciava a equipe e, ao mesmo tempo, atraía parcerias. Nesse período, eles chegavam a fazer em torno de 8 a 10 viagens internacionais ao ano, relata o jogador profissional. 

Um pouco mais velho, o streamer decidiu dar um passo para trás e voltar a estudar, com intenção de se desenvolver profissionalmente. Logo, ele se dedicou a uma formação em Marketing. Por meio das conexões que havia feito com a Intel anteriormente, Gaules conseguiu um estágio na Samsung. 

Conta ele que, durante esse estágio, ele carregou toda a competitividade que dirigia sua vida dentro dos jogos e campeonatos para a empresa, demonstrando ser um colaborador modelo. Ele se dedicava a fazer todas as funções que ninguém desejava fazer, esperando receber reconhecimento em troca. Apesar de não ter sido uma época que o recompensou financeiramente, ele conta que valeu a pena por toda a experiência corporativa que ele conseguiu adquirir no processo. 

Com essa experiência, ele deixou o estágio e dedicou-se à criação de seu próprio negócio, que visava a criação de materiais audiovisuais voltados para o mundo gamer, uma vez que ainda não havia nenhuma empresa que ocupava esse nicho. No entanto, a produtora de vídeo criada por ele passou por complicações e, o próprio Gaules se viu passando por períodos bastante difíceis em sua vida pessoal, sendo diagnosticado com depressão. 

Isso fez com que ele abandonasse tudo e passasse a se dedicar à vida de streamer na plataforma Twitch. Ele conta que, no começo, foi bastante difícil, fazendo live para quantidades mínimas como 10 pessoas. Porém, assim como em todos os outros aspectos de sua vida, ele decidiu dedicar-se a esse ponto. Começou a fazer lives no momento quando as maiores pessoas streamers não estavam disponíveis, para que quem as acompanhasse passasse a lhe dar uma chance. E deu resultado. 

A competitividade de Gaules resultou em um enorme número de seguidores e uma grande comunidade que o segue desde então. Atualmente, “Gaules” é tanto streamer quanto uma empresa de mesmo nome, pertencente ao grupo Omelete. A empresa de produção de conteúdo Gamer, do segmento de tecnologia, já conta com mais de 50 pessoas funcionárias de diversos ramos trabalhando para seu sucesso. 

“Agora a gente alcançou um lugar, a gente chegou aonde a gente queria chegar, que era ser o principal canal de esporte eletrônico do mundo. Agora, o que a gente vai se preocupar em questão de valores, em questão de devolver para comunidade coisas que a gente pode devolver. Acho que é isso que as pessoas podem esperar esses próximos anos (sic)”

Finaliza o streamer. 

8 Ensinamentos de Gaules para desenvolver a Resiliência

Confira na íntegra o bate-papo exclusivo de Gaules com pessoa estudantes e formadas na Trybe

Qualquer pessoa que venha a conhecer a história de Gaules concorda que “Resiliência” é uma palavra que pode ser usada para definir sua trajetória. Inclusive, esse termo é bastante importante para ele. Durante o webinar, Gau deixou algumas dicas e ensinamentos de como podemos desenvolver essa soft skills tão necessária para nossa carreira, especialmente necessária na área de tecnologia. Confira:

1. Esforço é essencial

Durante o relato de sua vida, Gaules deixou bem explícito que nada na sua vida veio de maneira fácil. Seja nos treinamentos de Futebol ou de Counter Strike, ele era a primeira pessoa a chegar no local de treinamento e a última a deixá-lo. Ele queria ter certeza de que não havia ninguém mais dedicado do que ele nesse quesito. 

Logo, ele ensina que não podemos esperar que as coisas surjam espontaneamente. Ao contrário, é necessário colocar trabalho duro e esforço para fazer com que o que desejamos aconteça!

2. Aproveitar oportunidades

Apesar de esforço e dedicação serem necessários, não adianta aplicar um enorme esforço em prol de um resultado que pode ser obtido de uma maneira mais simples caso as oportunidades sejam bem aproveitadas

Em sua escalada como streamer, Gaules poderia tentar bater de frente com os maiores nomes da plataforma logo de cara, mas decidiu explorar as oportunidades que estavam postas. Ele conta que abria lives em horários pouco comuns, como madrugadas e manhãs, em que as pessoas streamers mais famosas não estavam disponíveis. Isso fez com que seu esforço e dedicação dessem resultado mais rápido!

3. Não deixar de lado o networking

Gaules diz que somente foi possível o sucesso em sua trajetória por meio da ajuda das pessoas com quem ele criou relações ao longo de sua vida. Quando ele precisou, diversas delas estiveram lá para ajudá-lo. Além disso, no webinar ele cita que um comportamento muito comum de quem quer ser jogador (e que pode ser aplicado em qualquer área) é somente focar na atividade principal, isto é, jogar.

Ele conta que, enquanto liderava as equipes ao longo de sua trajetória, ele fazia mais do que o papel de capitão. Ele gerenciava papéis, articulava estratégias e criava relações com diversas pessoas que poderiam vir a ser aliadas em um futuro próximo. Portanto, a dica deixada aqui é tentar atuar em diversas frentes explorando seu potencial, não se prendendo a somente uma única função

4. Não é vergonha “dar passos para trás”

Logo após o auge de sua carreira como jogador profissional, Gaules sentiu que precisava se profissionalizar. Então, ele fez uma escolha difícil: deixou de ser capitão de equipe para dedicar-se à faculdade de Marketing e ao estágio na Samsung. Isso, que poderia ser visto como retrocesso em alguns pontos de vista como ele mesmo aponta, na verdade permitiu que o streamer construísse novas habilidades e pudesse abordar sua carreira de outro ângulo. 

Logo, não é vergonha nenhuma retroceder um pouco em prol de se chegar mais longe a longo prazo. 

5. Valorize a competição

“Competição” também pode ser adicionado ao dicionário de termos que definem Gaules. Ao longo de sua vida, a competição foi uma enorme força motriz para seu sucesso. Para Gaules, a competição deve existir e deve ser utilizada como forma de intimidar a concorrência. 

O streamer dá uma dica valiosa sobre como ganhar uma vantagem em relação à competição, que é criar mecanismos para fazer a concorrência acreditar que não tem chance contra você. Se as pessoas rivais acreditarem que não compensa competir e desistem antes de tentar, você não precisa se preocupar com elas. “Se você não subir a barra, alguém vai subir”, alerta. 

6. Não espere que tudo seja fácil

Durante o webinar falando sobre sua carreira, apesar de amar o que faz, Gaules alerta: “Não é bonito, não é fácil, não é prazeroso”. Com toda certeza, quem olha atualmente o sucesso do streamer não tem dimensão de todas as dificuldades que ele teve de enfrentar para ocupar o espaço que está então. 

Portanto, uma dica importante para ser resiliente e não desistir é ter noção que dificuldades surgirão e que, mesmo que você esteja fazendo aquilo que faz bem, haverá momentos que não serão bonitos e nem prazerosos. Serão esses os momentos que colocarão sua resiliência à prova. Logo, é essencial ter ciência que haverá altos e baixos em qualquer carreira ou trajetória profissional

7. Aprenda a lidar com as expectativas das outras pessoas

Algumas das grandes inimigas da nossa resiliência são as expectativas, tanto nossas quanto as das outras pessoas. No entanto, por vezes, as terceiras podem ter um impacto ainda maior em nossa auto estima, dificultando nossa capacidade de ser resiliente. 

Em relação a isso, Gaules tem uma opinião bastante formada: “a certeza tem que ser sua, se for dos outros, tanto faz”. Isso significa que você tem que se tornar a pessoa responsável pela sua narrativa, pelas suas expectativas e pela sua trajetória, o que vier de fora, não pode lhe atingir. 

8. Autocobrança pode ser uma aliada

É evidente que, em excesso, a cobrança que vem de nós mesmos pode acabar nos prejudicando e paralisando frente a um desafio ou obstáculo, impactando diretamente na nossa resiliência. Porém, em relação a isso, Gaules, que lidou bastante com a autocobrança em sua vida, recomenda usar essa energia como catalisadora para evitar a estagnação na trajetória. 

Logo, segundo o que pensa o streamer, você pode usar essa energia ao seu favor para fazer com que você se movimente frente a uma competição, criando mecanismos para alcançar a vitória e o sucesso. 

Em relação ao que o futuro reserva, Gaules não tem nada definido. Para ele, pessoas bem sucedidas nunca estão pensando em como fazer algo, elas estão simplesmente fazendo. Logo, ele pretende levar a carreira dessa forma, se aperfeiçoando, desenvolvendo e trabalhando na manutenção de seus valores internos. 

Por fim, Gaules deixa um recado para todas as pessoas que o assistem no webinar, dizendo que aproveitem cada momento nos estudos, em sala de aula, e se esforcem ao máximo, pois ao final valerá a pena. 

0 Shares:
Você também pode gostar