Quando falamos de algoritmos, pensamos em matemática e programação. Porém, temos exemplos de algoritmos que estão muito presentes nas nossas atividades cotidianas.

Pode parecer difícil entender o que exatamente o algoritmo, ou então, sua utilidade no mundo real. No entanto, vale ressaltar que o algoritmo é um conceito que está presente em várias áreas de atuação, seja de biologia, física, matemática, computação, etc. 

Aqui vamos entender qual sua utilidade e como podemos tirar proveito disso.

O que é um Algoritmo?

O algoritmo é uma estrutura lógica de etapas finitas e que resulta em algo. Com isso, podemos utilizar um algoritmo para organizar um passo a passo na execução de uma tarefa.

Por exemplo, conseguimos criar um bolo a partir de um algoritmo. Começamos organizando os ingredientes, seguimos a sua receita e terminamos com o nosso bolo como resultado final.

Ao transpassar esse exemplo para o campo da programação, em que o conceito de algoritmo é amplamente utilizado, temos que:

  • Nossos ingredientes são a entrada de dados;
  • A receita representa os operadores lógicos e aritméticos;
  • O bolo é o resultado final.

Confira 3 exemplos de algoritmos com ações do dia a dia!

Em nosso cotidiano utilizamos de muitos algoritmos na execução de tarefas que são repetitivas. Aqui veremos alguns desses exemplos.

Sair de casa

Exemplo de algoritmo sair de casa

O ato de sair de casa torna-se comum quando precisamos estudar ou trabalhar, com os horários e locais estabelecidos criamos uma rotina em cima dessas tarefas. Desta maneira, podemos demonstrar esta ação em um simples algoritmo não estruturado:

  1. Acordar no horário certo
  2. Se preparar para sair
  3. Verificar se está levando tudo que é necessário
  4. Escolher qual o meio de transporte (no nosso caso vai ser ônibus)
  5. Sair de casa 
  6. Trancar a porta
  7. Ir até o ponto de ônibus
  8. Esperar até o ônibus desejado chegar
  9. Entrar no ônibus
  10. Esperar chegar no local desejado
  11. Sair do ônibus
  12. Se dirigir para o local da tarefa
  13. Realizar as tarefas
  14. Voltar para a casa

Aqui simplificamos um pouco algumas partes, mas deu para ter uma noção de como estruturamos boa parte do nosso dia em uma lógica de algoritmo.

Arrumar o guarda-roupa

Arrumando o guarda roupas exemplos de algoritmos

Aqui utilizaremos um algoritmo estruturado em pseudocódigo para definirmos como organizar o nosso guarda-roupa.

algoritmo "Guarda-roupa"
var
  tipo : caractere
  limpo : logico
  altura : inteiro // Em metros
inicio
  // Atribuição de valores para as nossas variáveis
  tipo <- "Madeira"
  limpo <- Falso
  tamanho <- 2
  // Função para limpar armário
  limparArmario()
  escrever(limpo) // O retorno dessa função será Verdadeiro
fimalgoritmo

Neste algoritmo iniciamos e finalizamos a limpeza do nosso armário por meio de uma lógica.

Preparar o almoço

Cozinhar exemplos de algoritmos

O ato de fazer um almoço pode ser escrito em formato de algoritmo também. Mesmo que o prato seja diferente para cada ocasião, a sua estrutura sempre é bem semelhante. Exemplificamos da seguinte maneira:

  1. Separamos os ingredientes para a receita
  2. Limpamos os utensílios e aparelhos que vamos utilizar
  3. Realizamos a receita
  4. Conforme a necessidade, usamos o fogão e outros aparelhos
  5. Finalizamos a receita
  6. Logo em seguida almoçamos
  7. Por fim, limpamos e organizamos a louça

Nesse algoritmo simplificamos a parte da preparação da comida em si, que dependendo poderia ter mais ou menos passos.

Confira 2 exemplos de algoritmos na computação!

Algoritmos de computação se estendem desde pequenos problemas lógicos até sistemas operacionais inteiros. Por isso, vamos mostrar como resolver problemas que são recorrentes dentro da computação.

Algoritmo de soma

Somar dois números é simples e serve como um bom exemplo de algoritmo. A seguir temos a sua definição em pseudocódigo:

algoritmo "Somar dois números"
var
  numero1, numero2, resultado : inteiro
inicio
  ler(numero1)
  ler(numero2)
  resultado <- numero1 + numero2
  escrever(resultado)
fimalgoritmo

Começamos criando as variáveis que são usadas no algoritmo, logo depois com a função ler ,recebemos os valores dos dois números. Para finalizar, atribuímos a soma dos valores na variável resultado e acionamos a função escrever para exibir o resultado.

Encontrar o maior número

Neste outro exemplo um pouco mais complexo, vamos encontrar o maior entre três números.

algoritmo "Maior número"
var
  numero1, numero2, numero3, maior : inteiro
inicio
  ler(numero1)
  ler(numero2)
  ler(numero3)
  se numero1 > numero2 E numero1 > numero3 então
    maior <- numero1
  senão se numero2 > numero1 E numero2 > numero3 então
    maior <- numero2
  senão
    maior <- numero3
  escrever(maior)
fimalgoritmo

Definimos as variáveis iniciais, lemos os valores inseridos, verificamos com a estrutura de comparação qual o maior valor e finalizamos escrevendo o resultado para a pessoa usuária.

3 exemplos de aplicações dos algoritmos!

O simples ato de navegar pela internet já nos mostra diversos tipos de algoritmos, sejam eles visuais ou não. 

Confira alguns exemplos de sites que utilizam muitos algoritmos a seu favor.

1- Google

O Google é um dos sites mais populares e conhecidos da internet, e isso se deve ao fato de seu algoritmo de busca funcionar muito bem na grande maioria dos casos. O processo é bem simples: a pessoa usuária entra com a pesquisa e a ferramenta de busca do Google retorna uma lista ordenada com temas semelhantes a pesquisa.

Chamado de PageRank, o algoritmo que classifica as páginas da web é bem conhecido por pessoas que trabalham com marketing de conteúdo. A lógica é simples, quanto mais links a página tiver, mais alto no ranqueamento o PageRank vai classificar.

Além disso, o Google possui muitos outros algoritmos que não foram abertos ao público, mas que servem também para auxiliar na decisão do motor de busca.

2- Instagram

O Instagram é a rede social do momento e, semelhantemente ao Facebook, acaba tendo muita controvérsia sobre engajamento e popularidade orgânica em um perfil.

Não temos uma noção aprofundada de como funcionam os algoritmos destas redes sociais. Diferentemente do Google, a Meta não divulga muitas informações sobre o funcionamento de seus algoritmos.

3- Spotify

O Spotify é uma das maiores plataformas de streaming de música atualmente e o mérito principal é do seu algoritmo de recomendações.

Além das músicas, o algoritmo do Spotify tenta aumentar o engajamento utilizando lógicas de recomendações de músicas que podem ser compatíveis com o gosto musical das pessoas usuárias.

A regra do algoritmo é bem simples, quanto mais o usuário ouve um estilo musical, mais a plataforma recomenda músicas semelhantes. No fim, a conversão para a assinatura premium da plataforma é o foco principal da empresa.

Quais as vantagens e importância dos algoritmos?

Os algoritmos definem os padrões da nossa vida e até mesmo da sociedade. Com os avanços da tecnologia e o mundo ficando cada vez mais conectado, é importante entender o papel do algoritmo.

Ao organizarmos nossa vida em algoritmos, tendemos a melhorar o fluxo de funcionamento e de realização de tarefas repetitivas no nosso cotidiano, assim facilitando as lógicas preestabelecidas. 

Vale ressaltar que os algoritmos ainda podem ser usados de maneira benéfica como no caso do aprendizado de máquina, mas também podem ser utilizados para fins inadequados, como quando ajuda a propagar Fake News.

O algoritmo define as etapas de um processo lógico, seja ele de qualquer área, podendo ser uma tarefa que fazemos corriqueiramente ou então uma ação lógica do computador, como o simples ato de somar dois números no programa da calculadora.

Além dos algoritmos tradicionais, os sites utilizam algoritmos otimizados para o seu público-alvo, seja para fazer a pessoa usuária mais satisfeita, ou então vender algo a partir de uma recomendação. Muitos dos algoritmos são de código fechado e apenas a sua lógica é parcialmente aberta para o público.

Aprenda mais sobre algoritmos lendo sobre código fonte: o que é e qual sua importância na programação!

0 Shares:
Você também pode gostar