Em seu dia a dia, é comum utilizar uma calculadora para realizar cálculos das operações matemáticas, como adição e subtração. Contudo, fazer os cálculos e depois armazená-los em uma tabela seria um trabalho a mais, concorda? Pois bem, no Excel, podemos fazer operações matemáticas nele e já salvar o arquivo com a lógica desejada. No caso, você verificará a seguir como a soma no Excel funciona.
Nem todas as pessoas possuirão o pacote da Microsoft, que contém o Excel instalado para realizarem os testes em seus arquivos. Mas, caso você possua conta no Gmail, você poderá utilizar o Google Sheets, para fazer as suas planilhas e seus cálculos de testes. O Google Sheets poderá ser encontrado no Google Drive que você utiliza.
As somas no Excel são de grande importância para quem trabalha com um volume de dados extenso, pois, já pensou em somar 1000 linhas ou mais, uma por uma, na calculadora? O Excel já soma essas linhas em questão de segundos. Vamos aprender mais sobre como funciona a soma nas planilhas? Vamos lá!
- O que é a função =SOMA() no Excel e para que serve?
- Como fazer soma no Excel? Principais fórmulas e maneiras diferentes!
O que é a função =SOMA() no Excel e para que serve?
Essa função possui um nome bem sugestivo, que seria para realizar adicionar valores entre linhas e colunas no Excel. Para utilizá-la, imagine que você tenha uma doceria em sua cidade e ela tem os seguintes doces, com os respectivos preços:
Agora, imagine que você deseja fazer um somatório dos preços de todos esses doces. Como faremos?
Isso será assunto para o tópico a seguir, pois, serão exibidas as operações utilizadas no Excel, para fazer somas de diversos tipos.
Como fazer soma no Excel? Principais fórmulas e maneiras diferentes!
SUM ou SOMA
No caso, a palavra SUM, traduzida para o Português, significa SOMA. Ou seja:
- Para as pessoas que utilizam o Excel no idioma Português, utilizam a função SOMA().
- Para as pessoas que utilizam o Excel no idioma Inglês, utilizam a função SUM().
Continuando nosso exemplo anterior, na linha abaixo de que a planilha se encerra, digitaremos um sinal de igual (=), e escreveremos SOMA(). Observe que o próprio Excel já traz os parâmetros necessários para colocarmos entre os parênteses:
Os parâmetros a serem inseridos serão:
- O início do intervalo que desejamos fazer a soma, e;
- Até qual local desejamos que a soma seja feita.
No caso, concorda que a posição inicial que queremos está na coluna B, linha 2 (preço do chiclete) e, termina na coluna B, linha 6 (preço do pirulito)?
Para isso, nos parâmetros da função SOMA(), devemos inserir os valores B2, um sinal de dois pontos para representar um intervalo e, ao lado dele, o B6.
Apertando ENTER, após digitarmos a fórmula acima, teremos o seguinte resultado:
SOMASE
A função SOMASE só realiza a soma mediante a uma condição passada a ela. Para isso, vamos analisar o caso de alguns alunos que fizeram uma prova e que queremos saber qual deles acertou o maior número de questões da prova, somando todas as áreas de conhecimento:
Para verificarmos isso, devemos digitar o comando SOMASE em qualquer lugar do Excel fora das tabelas acima.
Como queremos verificar qual foi o melhor aluno somando todas as disciplinas da prova, o primeiro parâmetro será o intervalo dos nomes dos alunos. Devemos selecionar ele:
Após a seleção, adicionamos um ponto e vírgula (;), para adicionarmos o nome do aluno que desejamos selecionar:
O nome dele precisará vir entre aspas e, selecionará todas as questões que o aluno X acertou. Por fim, devemos selecionar o intervalo da quantidade de pontuação. Depois do nome, adicionamos um ponto e vírgula (;) também:
Ao apertar ENTER, veremos que o aluno X acertou 25 questões ao todo:
O mesmo procedimento acima deverá ser feito com os demais alunos (Aluno A e Aluno Y) e, ao final veremos que o Aluno X , foi o que acertou mais questões:
SOMASES
A função SOMASES é similar à função SOMASE, mas ela tem mais uma condição para ser utilizada nos parâmetros. Vejamos a tabela a seguir:
Digamos que eu queira pegar todas as vendas que a região Sul fez que sejam apenas Bebidas. Para isso, devemos utilizar como primeiro parâmetro da função SOMASES() a coluna Total de Vendas, por querer o somatório dela:
Como só queremos dados da região Sul, devemos passar a coluna de regiões e seu nome, entre aspas, na função:
Como queremos somente o somatório de vendas de bebidas, devemos colocar também o intervalo da listagem tipo, passando o nome Bebida, entre aspas:
Ao dar Enter, aparecerá apenas a venda com Bebidas, da região Sul, o seu somatório.
Usando a opção AutoSoma!
Voltando ao exemplo da tabela de doces, abaixo dela, você deixará o cursor de seu mouse apontado no local onde a planilha se encerra e, no canto direito, você verá um símbolo de somatório:
Ao clicar na seta acima, ao lado dele, serão exibidas algumas opções e, devemos clicar em soma:
Fazendo isso, ele nos fornecerá a fórmula pronta da soma de todos valores da tabela, bastando apenas apertar Enter para o resultado ser exibido:
Somando uma coluna ou uma linha com apenas um clique
Vamos imaginar que você tenha um resumo de quanto cada mês recebeu em vendas, de sua loja. A tabela será a seguinte:
A soma da primeira linha, com o lucro total do mês já está feita:
Para não precisarmos fazermos a soma, linha por linha, para cada mês, podemos arrastar essa coluna, clicando no ponto que fica no canto inferior direito da célula. Clique com o botão esquerdo e arraste até o fim da tabela:
O resultado será o somatório do lucro de todos os meses do ano.
Somando apenas as fórmulas filtradas usando o subtotal
Vamos utilizar o exemplo da listagem de venda de roupas para esse caso:
Para isso, devemos selecionar as colunas de uma tabela (seu cabeçalho), clicar em Classificar e Filtrar e, na janela em que se aparecer, clicar em F
Vamos selecionar o mês de janeiro apenas e, clicar em OK:
Clicar no somatório (autosoma) e, clicar em soma:
A função soma é automaticamente substituída pela SUBTOTAL(). Apertando Enter, o procedimento será feito.
Ou seja, para quando houver filtros no Excel em sua tabela, o total exibido será das linhas que estiverem visíveis a você, apenas.
Muito legal fazer a soma no Excel, não acha? Ela auxilia as pessoas que têm uma grande quantidade de dados para trabalhar em seu dia a dia. Afinal, a calculadora pode até ser boa para isso, mas você perderá muito mais tempo nela do que fazendo no Excel, em que o resultado é exibido em questão de segundos.
Além disso, ela é uma excelente forma de uma padaria, por exemplo, armazenar todo o valor mensal, para facilitar o fechamento feito no fim do mês. Ou seja, esse recurso facilita a vida das pessoas, economizando seu tempo e dando resultados corretos.
Ficou interessado em ver mais fórmulas do Excel? Confira esse artigo, relacionado a como fazer a subtração em planilhas.