Mesmo aquelas pessoas que já estão no mercado de trabalho há algum tempo podem não saber que há uma maneira mais adequada de como se comportar em uma entrevista de emprego

Imagine que você encontrou a vaga ideal para você e que você preenche corretamente todos os requisitos. Seria bastante frustrante se o motivo pelo qual você não conseguisse a vaga fosse somente por não conseguir causar uma boa impressão durante a entrevista, concorda?

Logo, vamos conferir algumas dicas imperdíveis para garantir que essa hipótese nunca se concretize e que você sempre cause um impacto positivo em todas as entrevistas de emprego que participar na construção de sua carreira:

Vamos lá!

Por que é importante saber como se comportar em uma entrevista de emprego?

Um fato é: a grande maioria das pessoas entrevistadoras de processos seletivos já têm em mente um perfil adequado para preencher a vaga. Mesmo se você for a pessoa mais indicada e tiver todas as habilidades necessárias para preenchê-la, nada adiantará se ela acreditar que seu comportamento não será compatível com o que é esperado pela empresa

Assim, parte da preparação para uma entrevista de emprego passa pelo processo de adequação comportamental. Como você se comportará, como responderá, o tom de voz, a postura, a linguagem corporal, todos esses fatores podem ser tão determinantes para que você consiga a vaga quanto os requisitos apresentados na descrição dela. 

Antes de prosseguir, aproveite e faça o download do checklist de currículo para aprender o passo a passo para fazer um currículo completo e atraente para as empresas.

banner para download de checklist. imagem como botão escrito "baixar"

10 Dicas para causar uma boa impressão na entrevista de emprego!

Para causar uma boa impressão, devemos começar a nos preparar com antecedência. Afinal, não é só o que falamos ou fazemos durante a entrevista que conta. Confira algumas dicas de como se comportar e causar um impacto positivo em uma entrevista de emprego:

Como se vestir para uma entrevista de emprego?

DICA 1: VISTA-SE PARA IMPRESSIONAR

Um dos primeiros erros que se pode cometer ao preparar-se para uma entrevista de emprego é esquecer ou negligenciar a escolha de uma vestimenta adequada. Acredite: dificilmente alguém consegue uma vaga — ainda mais em uma empresa de modelo mais tradicional — utilizando regatas e bermudas. 

Portanto, considere:

HOMENS

  • Para ambientes bastante tradicionais, priorizar um terno escuro, com camisa clara, gravata comum e sapatos sociais;
  • Para ambientes mais modernos e casuais, prefira uma camisa de botão e calças formais ou Jeans escuras. 
  • A depender do perfil da empresa, retire piercings e cubra tatuagens. 
  • Deixe o cabelo e barba bem aparados.
  • Não use perfumes muito fortes.
  • Verifique se as unhas estão bem limpas.

MULHERES

  • Para ambientes bastante tradicionais, opte por vestidos formais ou conjuntos de blusa/saia formais, todos em tons escuros. Se estiver usando salto alto, escolha um que não seja tão alto.. 
  • Para ambientes mais modernos e casuais, vestidos sem decote ou uma camisa e calças Jeans escuras, com sapatilhas ou sapatos a nível do piso.
  • A maquiagem deve ser bem leve.
  • Cuidado para não exagerar na quantidade de acessórios.
  • A depender do perfil da empresa, retire piercings e cubra tatuagens. 
  • O cabelo deve estar preso ou arrumado.
  • Não use perfumes muito fortes.
  • Verifique se as unhas estão bem limpas.

Como se comportar antes da entrevista?

DICA 2: PREPARAÇÃO É A CHAVE

Para conseguir a vaga que deseja, tenha como motivação que você deverá saber mais sobre o trabalho do que a própria pessoa que está fazendo a entrevista. Assim, visite todas as páginas disponíveis na internet sobre a empresa, leia tudo que falam sobre ela nas redes sociais, acompanhe suas postagens em mídias, leia atentamente diversas vezes a descrição da vaga e o que é necessário para conseguí-la. Dessa forma, você será capaz de criar uma estratégia de comportamento. 

A empresa espera que você seja uma pessoa mais proativa? Criativa? Inovadora? Deixe que o tom esperado pela empresa guie as suas respostas. 

DICA 3: SAIA COM ANTECEDÊNCIA

“Quanto tempo leva da minha casa até o local da entrevista de carro?”, “E de ônibus?”, “O que eu faço caso as linhas de metrô estejam com velocidade reduzida?”…

Sim, você deverá considerar todos os casos para garantir que você chegue lá a tempo. Faça diversos trajetos e tenha vários planos adicionais caso o primeiro falhe. Chegue no local da entrevista com pelo menos 30 minutos de antecedência para ter uma boa margem de tempo caso as coisas mesmo assim não saiam como o planejado. 

DICA 4: A ENTREVISTA COMEÇA NO MOMENTO EM QUE VOCÊ ENTRA NA EMPRESA

A partir do momento em que você passa pela porta, a entrevista já começou. Então, nada adianta puxar um sorriso somente na hora de sentar na cadeira da entrevista. Seja uma pessoa educada, simpática e, acima de tudo, trate todo mundo com cordialidade. Não se sabe se a pessoa que entrou no elevador com você é a CEO da empresa, por exemplo. Apresente-se para a recepção e para todas as pessoas que interagirem com você durante o percurso.  

Por isso, até mesmo na recepção, evite ficar mexendo no celular. Mantenha uma postura firme, confiante e atenta a tudo que acontece à sua volta. Antes de entrar para a entrevista, garanta que qualquer aparelho eletrônico está desligado e não vai atrapalhar. 

Como se comportar durante a entrevista

DICA 5: ENTRANDO NA ENTREVISTA DE EMPREGO

Ao entrar na sala para a entrevista: 

  • Mantenha uma postura confiante e entusiasmada. Apresente-se e agradeça a oportunidade por estar ali. 
  • Se forem apertar sua mão, faça com que seu aperto seja firme, porém não de uma maneira exagerada. 
  • Sente-se somente quando pedirem para você sentar. 
  • Coloque itens que você estiver carregando no chão ou embaixo de sua cadeira. 

DICA 6: PRESTE ATENÇÃO NA SUA LINGUAGEM CORPORAL

Não é só por meio de palavras que nos comunicamos. Na realidade, somos pessoas muito mais sinceras e espontâneas por meio de nossas expressões, gestos e reações. A questão é que, provavelmente, as pessoas entrevistadoras saberão ler isso em você. 

Portanto atente-se:

Contato visual: não estabelecer contato visual com a pessoa entrevistadora significa que você está se sentindo intimidado ou intimidada. Dessa forma, certifique-se de olhar no fundo dos olhos da pessoa para responder perguntas, porém, de uma forma natural. Muito contato visual também não será benéfico. 

Postura: Ao sentar-se, mantenha a coluna bem ereta, a cabeça fixa à frente, ombros relaxados, pernas juntas e braços rentes ao corpo. Utilize todo o espaço da cadeira, sentar-se na ponta indicará que você quer sair dali o mais rápido possível. Faça parecer que você está se sentindo à vontade, porém não de uma forma desleixada. Evite ficar se mexendo muito na cadeira ou tremendo, isso indica nervosismo.

Braços e mãos: Aqui está um ponto importante. Tudo bem gesticular enquanto fala, em alguns momentos isso pode adicionar dramaticidade ao seu relato. No entanto, tome muito cuidado:

  • Braços cruzados podem indicar que você está na defensiva ou em desacordo;
  • Tocar boca e nariz frequentemente pode ser um indicativo de que você está mentindo ou sendo uma pessoa desonesta;
  • Coçar a cabeça com frequência ou manter a mão sob o queixo pode dizer que você está com tédio ou com pouco interesse no que está sendo dito.
  • Tocar partes do corpo — como dorso, braços e mãos — com frequência pode indicar nervosismo. 

Sorria: Muitas pessoas deixam de ser contratadas pois se esquecem de sorrir. Quando a pessoa entrevistadora disser algo engraçado ou um pouco fora do esperado, ria para indicar que você está prestando atenção. Porém, cuidado com o sorriso para não parecer que está exagerando.

Uma dica boa para lembrar de prestar atenção na linguagem corporal é mimetizar o comportamento da pessoa entrevistadora. No entanto, só tome cuidado para não exagerar ao ponto da pessoa perceber que está sendo imitada e se incomodar com isso. 

DICA 7: PRESTE ATENÇÃO EM SEU TOM DE VOZ

Outra coisa que comunica bastante é o tom de sua voz. Se ele for trêmulo e incerto, a pessoa entrevistadora saberá que você não está confiante. Para fazer com que o seu tom de voz pareça confiante:

  • Faça uma pausa para pensar antes de responder: assim, você utilizará menos interjeições que indicam que você está hesitante na resposta.
  • Faça com que seu tom de voz seja bastante estável: mudar o tom ao longo da resposta pode indicar dúvida. Faça com que seu tom seja firme, estável e interessado. 

DICA 8: CUIDADO COM A ESCOLHA DE PALAVRAS NA HORA DE RESPONDER A UMA PERGUNTA

A escolha de palavras também determinará se você está confiante ou não. Portante, evite começar frases com:

  • “Olha…”
  • “Na minha opinião…”
  • “Eu acredito que…”
  • “Eu espero…”

Mesmo se você não estiver se sentindo confiante com a sua resposta, faça parecer que está. Se você disser com propriedade, você não precisará justificar que essa é a sua definição ou opinião, deixando essa parte implícita. 

DICA 9: FAÇA PERGUNTAS 

Fazer perguntas indicará à pessoa entrevistadora que você tem um interesse genuíno pelo que acontece na empresa. Assim, separe algumas informações que gostaria verdadeiramente de saber e pergunte para a pessoa entrevistadora ao final da entrevista. 

Como se comportar após a entrevista de emprego?

DICA 10: AGRADEÇA

Ao sair da entrevista de emprego, agradeça novamente a pessoa entrevistadora pela oportunidade de estar ali. Se houver abertura, mande uma mensagem por escrito bem breve, agradecendo novamente pela entrevista. 

Como se comportar em uma entrevista de emprego

Como se comportar em uma entrevista de emprego por videoconferência?

Atualmente, diversas empresas estão adotando o processo de seleção à distância com entrevistas por videoconferência. O motivo para isso é que diversas pessoas colaboradoras estão sendo contratadas de regiões geográficas diferentes daquela que se encontra a empresa. 

Portanto, caso esse seja seu caso, grande parte das dicas acima ainda se aplicam, como é o caso da vestimenta, da postura, da linguagem corporal, etc. No entanto, há algumas novas preocupações para ter em conta:

  • A internet deve ser boa e veloz, afinal, dificilmente a pessoa entrevistadora indicará uma pessoa cujas respostas não foi possível entender muito bem.
  • O fundo deve ser simples e não chamar muita atenção. Evite fazer a reunião em lugares que tenham muitas distrações. A melhor escolha é ter um fundo branco.
  • Crie uma boa iluminação. Sentar contra a luz fará com que seu rosto não fique em evidência, o que pode prejudicar a entrevista. 
  • Teste previamente se os dispositivos (microfone, câmera) estão funcionando perfeitamente.
  • Entre no link da reunião indicado com pelo menos 10 minutos de antecedência. 

Como NÃO se comportar durante uma entrevista de emprego? 10 dicas!

Depois de vermos como se comportar em uma entrevista de emprego, vejamos agora alguns toques sobre atitudes que podem acabar não passando uma boa impressão. Confira:

  1. Não se atrase para a entrevista. A pontualidade é um dos fatores que mais contam em uma entrevista de emprego. Afinal, se no dia da entrevista você não foi capaz de se comprometer a chegar no horário, como será quando estiver trabalhando há algum tempo? É assim que as pessoas entrevistadoras pensarão. 
  2. Não mexa no celular ou atenda uma ligação. Isso demonstrará que talvez você não tenha interesse na entrevista. 
  3. Não faça pedidos. Isso inclui pedir por algo para beber ou permissão para fumar. Apenas aceite bebidas ou qualquer outra coisa se a pessoa entrevistadora oferecer.
  4. Evite segurar pastas ou bolsas no colo. Isso é visto como uma barreira que você cria entre você e a pessoa entrevistadora. É por isso que elas devem ir para o chão. 
  5. Não diga nada que possa ser ofensivo a outras pessoas. Isso inclui, por exemplo, antigas pessoas colaboradoras com quem trabalhou e lideranças. Mesmo que não tenha sido uma boa experiência, mantenha a parte negativa para você. 
  6. Não interrompa quando a pessoa entrevistadora estiver falando. Aguarde atentamente até que seja sua vez e certifique-se que a outra pessoa terminou de falar. 
  7. Evite dizer que está nervoso/nervosa. Isso não servirá como justificativa de uma eventual confusão para as pessoas entrevistadoras, apenas parecerá que você não se preparou devidamente. Se errar, peça perdão naturalmente e continue. 
  8. Não minta. Pessoas entrevistadoras são experts em detectar mentiras. Logo, evite mentir ou isso poderá comprometer toda a entrevista. 
  9. Não coloque questões delicadas em pauta. Definitivamente, a entrevista de emprego não é o melhor lugar para trazer questões pessoais como inclinação política, religiosidade ou questões familiares. Guarde-as para você.
  10. Evite usar palavras difíceis apenas para impressionar. Quando utilizar palavras mais complexas, tenha certeza de seu significado e do que ela representa. Utilizar uma palavra complexa em um contexto errôneo fará com que pareça que você não está sendo uma pessoa autêntica.  

Certamente, muitas pessoas já perderam vagas por pequenos detalhes relacionados ao fato de não saberem como se comportar em uma entrevista de emprego. Por isso, esse tópico é bastante importante quando estamos em preparação para essa etapa da carreira profissional. 

Caso mesmo assim você não seja capaz de colocar as dicas acima em prática, não desista! Não é fácil lembrar de tudo em um momento tão crucial, ainda mais sob pressão. Procure anotar o que deu errado e preparar-se ainda mais para a próxima vez!

Agora que você já sabe como se comportar em uma entrevista de emprego, aprenda mais sobre Pitch, para que serve e como elaborar!

0 Shares:
Você também pode gostar