Uma das muitas surpresas positivas que tivemos após a aquisição da Codenation, em junho do ano passado, foi a descoberta de uma rede de bons relacionamentos que o Eduardo Varela estabeleceu e cultivou com o ecossistema de startups de Florianópolis e do Brasil ao longo de seus anos à frente da Code (hoje, ele é meu sócio na Trybe). Sobretudo, relacionamentos com negócios que atuam com educação e desenvolvimento de tecnologia.

Sempre me chamou a atenção a maneira como o Eduardo falava sobre uma empresa em especial, a Jungle Devs. Não foram poucas as vezes em que ouvi comentários positivos e vibrantes sobre o fundador e CEO, Antonio Duarte, seus sócios e a alta qualidade do trabalho que desenvolviam com time e clientes. Já era o último trimestre de 2020 quando decidimos marcar uma conversa entre nós (pelo Zoom, obviamente).

O papo foi espetacular. Para começar, me surpreendeu o fato de os fundadores terem conseguido criar uma operação sólida com seus próprios esforços, sem recursos de investidores. Hoje, a empresa atende com alto nível de qualidade uma rede de clientes majoritariamente internacionais e tem cerca de 80 pessoas colaboradoras. Todas elas, aliás, são treinadas para se tornarem fluentes profissionalmente em inglês — uma das maneiras pelas quais a Jungle Devs prepara profissionais de tecnologia para o mundo. Há uma preocupação genuína da companhia com a formação e evolução profissional de suas pessoas, inclusive para que elas prosperem em outras empresas no futuro. A missão deles explica bem a história:“rethink the way people learn and create technology” (“repensando a maneira como as pessoas aprendem e criam tecnologia”).

Essa visão me marcou bastante. É uma outra forma valiosa de entregar educação em desenvolvimento de software. Enquanto a Trybe forma pessoas que não são desenvolvedoras para ingressarem no mercado de trabalho em posições de início de carreira, a Jungle Devs acelera a formação de pessoas que estão um passo à frente, no início ou no meio de suas jornadas como desenvolvedoras, para evoluírem e ganharem ainda mais experiência na área. Profissionais que ingressam na empresa dedicam 75% do tempo à entrega de valor para clientes, e 25% do tempo a atividades que contribuem para o seu crescimento profissional, adquirindo experiência em projetos e desenvolvendo habilidades essenciais de comunicação e liderança. Essa combinação promove uma evolução exponencial das pessoas.

O dia a dia da empresa, seja no Slack, seja em reuniões de time, é conduzido em inglês, assim como os projetos feitos para a maioria de seus clientes espalhados pelo globo. A preocupação em entregar um serviço de excelência ao mesmo tempo em que desenvolve profissionais talvez seja um dos motivos que fizeram a Jungle Devs conquistar a 4º posição do ranking Great Place to Work de 2020, na categoria pequeno porte – empresas com 30 a 99 colaboradores.

Aquele primeiro papo com Antonio abriu caminho para novas conversas ao longo dos meses até que, em fevereiro de 2021, ganhamos, Jungle e Trybe,  a convicção que precisávamos. 

A longa história curta: estou feliz em anunciar que assinamos hoje a união da Trybe com a Jungle Devs. O Grupo Trybepassa a ser controlador integral da Jungle Devs e os fundadores de Jungle Devs passam a ser nossos sócios no Grupo Trybe. 

Essa parceria que começa agora é fundamentada em 4 pilares:

(i) Gente:

Sempre nos baseamos nas pessoas para tomar decisões na Trybe. Ao conhecer os fundadores da Jungle tivemos a certeza de que se tratava de um grupo de pessoas especiais, que construíram um negócio com muita dedicação e trabalho duro, focando sempre no desenvolvimento do time e no sucesso do cliente. Ter a oportunidade de ser sócio dessa turma é o principal motivo que justifica essa transação. Para nós, é motivo de orgulho. 

Deixo também uma mensagem de boas-vindas a toda a equipe da Jungle Devs. Será um prazer fazer parte da história da empresa e contribuir para que vocês cheguem ainda mais longe. Reforço que temos a mesma missão enquanto empresa e que a nossa chegada é para reforçar a busca por oportunidades na vida de vocês. 

Às empresas clientes da Jungle, vocês têm minha palavra de que nada muda e que vamos apoiar o Antonio e toda equipe para continuarem prestando o serviço de excepcional qualidade que vocês já conhecem. 

Reforço que todos os compromissos assumidos pela Jungle Devs com atuais clientes, empresas fornecedoras e parceiras serão devidamente honrados. 

(ii) Autonomia operacional:

A Jungle Devs permanecerá operacionalmente independente da Trybe. Estamos fazendo essa aquisição pelas sinergias que vamos obter como grupo e entendemos que a melhor forma de mantermos essas sinergias é respeitando a autonomia operacional dos negócios e deixando os fundadores, que são os maiores especialistas na operação, à frente da Jungle. As operações de Jungle Devs e Trybe seguirão separadas e independentes. Apesar de a transação abrir possibilidades de cooperação entre os dois negócios, este não é o foco da movimentação.

Confiança genuína é um valor da Trybe. Portanto, confiamos genuinamente que Antonio e a equipe da Jungle Devs são as melhores pessoas para estarem à frente do negócio e não iremos impor nenhum novo nível de controle.

(iii) Formação World Class

A Jungle Devs já era uma empresa parceira da Trybe. A união com Antonio e time não só fortalece essa relação, como também gera uma fonte inesgotável de conhecimento para a formação de nossas pessoas estudantes. O nosso curso é desenhado e aprimorado continuamente para atender às principais demandas de empresas. A partir de hoje, teremos feedback proveniente tanto de Jungle Devs como de seus clientes internacionais para aperfeiçoarmos a nossa formação e, assim, garantirmos um currículo em desenvolvimento web que seja de excelência global. 

Essa parceria também representa a geração de mais oportunidades, em uma etapa mais avançada da carreira de desenvolvimento de software. Com a Jungle Devs, a Trybe estará presente e será referência no início da jornada e também nos passos seguintes da formação e da trajetória de pessoas desenvolvedoras.

(iv) Construindo uma via alternativa à formação tradicional:

Hoje, as principais alternativas privadas de ensino tradicionais demandam das pessoas estudantes ~05 anos de formação e um alto valor de investimento, não vinculado necessariamente ao sucesso profissional que essas pessoas terão. Muitas dessas ofertas são positivas e importantes, não escrevo aqui no intuito de criticar, mas sim de apresentar uma via adicional de formação.

Com a união entre Trybe e Jungle Devs teremos condições de nos mesmos ~05 anos ofertar para as pessoas que forem aprovadas em ambos os processos um mix entre (a) formação da Trybe e (b) trabalho e formação na Jungle, sendo: 

  1. ~01 ano de formação com Trybe em desenvolvimento de software e 
  2. ~04 anos de trabalho e formação na Jungle para a evolução da trajetória de desenvolvimento de software com foco no mercado internacional e na fluência profissional em inglês; 

Temos confiança que assim estamos abrindo a porta do mundo para essas pessoas. 

O objetivo disso tudo é um só: gerar oportunidades para as pessoas, construindo a primeira opção para profissões digitais da América Latina. Muito felizes em contar com o reforço do Antonio e da equipe da Jungle Devs para essa jornada.

#vqv #goTrybe

Agradecimentos

Agradecimento especial a todo nosso time que colaborou direta e indiretamente para chegarmos nesse momento, aos fundadores de Jungle Devs pela confiança depositada e pelo compartilhamento do sonho conosco. A BCZP e Grounds pelo apoio na transação.

Um fato curioso: um dos fundadores da Jungle, Vinícius Justo, morou com o Marcos Paulo, meu sócio, amigo e um dos fundadores da Trybe, lá em 2013. Na época, os dois estavam fazendo intercâmbio nos Estados Unidos. Enfim, coisas que só o destino consegue explicar...

0 Shares:
Deixe um comentário
Você também pode gostar