A Hyundai apresentou um novo conceito, chamado “Mobility of Things”, em que a robótica está presente em quase todos os objetos do dia a dia, de estantes de livros a pequenos veículos de mobilidade individual. 

A multinacional de automóveis sul-coreana já havia apresentado alguns produtos no mês passado em preparação para o evento 2022 Consumer Electronics Show (CES), que ocorrerá entre os dias 5 e 8 de janeiro. No entanto, a gama de soluções apresentadas esta semana é muito maior. 

Segundo a empresa, as aplicações da robótica são “ilimitadas” e o objetivo é fazer com que a tecnologia viabilize todos os tipos de mobilidade pessoal, permitindo que esses objetos conectados possam se comunicar, movimentar e executar tarefas de forma autônoma.

Apresentação virtual do projeto da Hyundai.
A Hyundai apresentou um novo conceito, chamado “Mobility of Things”.

Para isso, a Hyundai está desenvolvendo uma plataforma modular chamada “Plug and Drive (PnD) e outra batizada de “Drive and Lift” (DnL). Enquanto que a primeira combina direção, tração elétrica e hardware de suspensão, a segunda é capaz de levantar objetos e movê-los para cima e para baixo. 

Plug and Drive

De acordo com a Hyundai, o módulo PnD foi desenvolvido pensando na realidade que se aproxima, em que as pessoas não precisarão mover objetos – eles é que vão se movimentar para atender às nossas necessidades. 

A solução utiliza rodas capazes de girar 360 graus, além de sensores LiDAR e câmera para que um objeto habilitado com o PnD consiga se mover com autonomia. Esse módulo pode ser implementado em qualquer objeto, desde mesas até containers; basta selecionar as configurações e tamanhos de plataformas de acordo com suas necessidades. 

Uma das aplicações propostas pela empresa são veículos pequenos para um único passageiro. Em seu vídeo promocional, a Hyundai mostra uma mulher idosa deslocando-se pela cidade em uma “cápsula” com quatro rodas que é posteriormente agregada a um veículo maior contendo várias outras cápsulas, como uma espécie de ônibus futurista. 

Investimentos em robótica

As novidades anunciadas pela fabricante sul-coreana evidenciam seus planos para investir no futuro da robótica. A Hyundai já possui o controle acionário da Boston Dynamics e, no ano passado, lançou uma nova versão do veículo com quatro pernas batizado de TIGER, sigla em inglês para “Transforming Intelligent Ground Excursion Robot”.

Este já é o segundo veículo lançado pelo estúdio Ultimate Mobility Vehicles da empresa, mas é o primeiro a ser desenvolvido com o propósito de funcionar de forma totalmente autônoma, sem qualquer espaço disponível para motoristas ou passageiros.

Apesar das soluções apresentadas para a CES deste ano sinalizarem o interesse e dedicação crescentes da empresa no setor de robótica, isso não é exatamente uma novidade para quem já acompanha a Hyundai há um tempo.

Na CES de 2017, a fabricante sul-coreana havia introduzido alguns conceitos para ilustrar a sua visão de um futuro caracterizado pela integração de casas inteligentes e veículos autônomos, com mobílias sendo capazes de se mover de forma natural entre os dois. 

O cenário acabou não se tornando realidade, mas isso não significa que a Hyundai abandonou completamente os seus planos de apostar em um futuro dominado pela robótica, como mostra o anúncio recente. Com a evolução da tecnologia, o desafio agora é encontrar as aplicações adequadas para esses conceitos futuristas no mundo real.

0 Shares:
Deixe um comentário
Você também pode gostar